"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 17 de março de 2018

POVO FOI ÀS RUAS CONTRA ASSASSINATOS, CORRUPÇÃO E ROUBOS EM SÉRIE, SEM FIM

Resultado de imagem para marielle o carro
Marielle simboliza todos os que são reféns do medo
O assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes desencadeou uma revolta popular que causou a ida de multidões às ruas do Rio e de São Paulo, além de grandes manifestações em várias outras cidades. O crime, nitidamente planejado, tornou-se a centelha que fez explodir a revolta popular. Essa revolta tem origem na corrupção generalizada, nos assaltos seguidos a residências e pessoas nas vias públicas, além da reação também aos assassinatos que tanto atingem a condição humana.
Hoje no Rio, principalmente homens e mulheres são reféns do medo gerado por ameaças que tornam a locomoção uma aventura incerta, no que se refere à ida e a volta para as residências. A violência ganhou terreno ocupando um espaço abandonado pelo governo estadual, principalmente a partir de 2006.
GOVERNADOR VIRTUAL – No momento o Rio de Janeiro possui um governador apenas no exercício nominal do cargo, resultado de sua própria afirmação que antecedeu a investidura do general Braga Netto, quando confessou que o estado não estava preparado para sozinho enfrentar o maremoto da criminalidade.
E o crime avançou na esteira de uma onda alucinada de corrupção que destruiu o respeito pelos limites da propriedade alheia, pelo direito à movimentação das pessoas, tudo desaguando numa catástrofe que passou a dirigir os destinos da própria vida humana.
A vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes tornaram-se tragicamente as vítimas na primeira página dos grandes jornais brasileiros. Mas a repercussão não se limitou a nosso país. Ela se projetou internacionalmente através dos meios de comunicação dos mais diversos países. O duplo assassinato transformou-se numa comoção nacional e também internacional.
INTERNACIONALIZAÇÃO – É tudo resultado do crime por si internacionalizado nas principais cidades brasileiras. De onde vêm as armas e as drogas vendidas entre nós? Vêm através das fronteiras, das rodovias, dos portos e aeroportos, através dos quais a indústria da morte obtém seus lucros. Lucros que se avolumam na proporção em que se omitem autoridades que deveriam empenhar-se pela ordem, mas que em casos diversos transformam-se em elementos da desordem.
O assassinato perpetrado pelos sicários da noite no Estácio foi mais um golpe contra não apenas duas pessoas, mas sim contra multidões que identificaram nas armas da morte os dedos da conivência que terminaram por acionar as balas que fizeram cessar duas vidas humanas.
Marielle e Anderson tornaram-se vítimas silenciosas das armadilhas sinistras que se implantaram para calar, ao que tudo indica, revelações sobre compartimentos obscuros instalados nas curvas do destino.
PUNIÇÃO – A população brasileira aguarda e exige a punição dos culpados, executores e mandantes do crime hediondo. O general Braga Netto, como interventor federal no Rio, foi atingido pela faixa de insegurança que se instala exatamente na contramão da via da segurança pública que ele tem como missão restabelecer. O governador Luis Fernando Pezão é um ausente. O prefeito Marcelo Crivella limitou-se a divulgar uma gelada nota oficial. E Por falar nisso, congeladas se tornam as esperanças do povo, se depender do governador e do prefeito.
No Rio, a multidão assumiu o governo desocupado pela incapacidade e pela omissão.

17 de março de 2018
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário