"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 30 de março de 2018

O CERCO SE FECHA, COM AMIGOS PRESOS E O PRESIDENTE TEMER EM APUROS

Michel Temer
Temer agora está próximo à terceira denúncia no STF
A prisão dos amigos do presidente deu início a uma nova contagem regressiva em Brasília. O Congresso e o Planalto já esperam uma terceira denúncia contra Michel Temer. Desta vez, ele deve ser acusado de chefiar um esquema de corrupção no setor portuário.
O ministro Luís Roberto Barroso apontou indícios “fortíssimos” de que a quadrilha operava havia mais de 20 anos. Sua base era o porto de Santos, onde o presidente exerce notória influência desde o governo FH. Em 1999, Antonio Carlos Magalhães avisou: “Se abrirem um inquérito sobre o porto de Santos, Temer ficará péssimo”.
TERCEIRA IDADE – Já estavam na cadeia políticos próximos do peemedebista, como Eduardo Cunha e Geddel Vieira Lima. Agora chegou a vez do entorno pessoal de Temer. Ontem ele assistiu à prisão de três escudeiros fiéis, todos acima dos 70 anos de idade.
O coronel João Baptista Lima é suspeito de recolher propina para cobrir gastos de campanha e despesas da família presidencial. Foi a sombra de Temer desde que ele entrou na política, na década de 1980.
O primeiro-amigo José Yunes é apontado como o administrador dos recursos. Ele já perdeu o gabinete no palácio, mas nunca se afastou do poder. Completa a trinca Wagner Rossi, ex-ministro e ex-presidente da estatal que controla o porto de Santos.
EM DINHEIRO VIVO – Segundo o ministro Barroso, a investigação revelou um esquema de arrecadação “para fins pessoais e eleitorais”. Sua decisão cita o “pagamento de altos valores em espécie” para bancar a reforma da casa de uma das filhas de Temer.
A trama parece repetir o escândalo PC farias, com o coronel no papel do tesoureiro de Collor e a residência no Alto de Pinheiros no lugar da Casa da Dinda. A nova contagem regressiva começou em clima de ansiedade. A primeira questão é saber quanto tempo a Procuradoria levará para apresentar a terceira denúncia. Se a flecha chegar à Câmara até julho, a possibilidade de afastamento do presidente passará a ser real.
Em fim de mandato, Temer tem pouco a oferecer aos parlamentares que o salvaram duas vezes. Ele também perdeu a blindagem do mercado, que deixou de acreditar na conversa das reformas. O deputado Rodrigo Maia assiste ao jogo no banco de reservas, e já trocou o uniforme de aliado pelo de candidato.

30 de março de 2018
Bernardo Mello Franco
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário