"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 7 de março de 2018

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA LIMONGI

O ENCALACRADO ROMÁRIO
O Globo revelou estarrecedores negócios escusos do senador Romário (25/2), envolvendo ocultação de patrimônio para fraudar credores que acionam o parlamentar na justiça. 

No âmbito político, o encalacrado Romário terá que se explicar, também, no Conselho de Ética do Senado. 
Jogo duro e complicado para o senador obscuro e raivoso e escritor de araque. 
O ex-peixe brilhou nos gramados, mas agora pisa na bola e marca gols contra com frequência. Sem perder a pose de paladino de meia pataca. 
Romário iludiu os eleitores cariocas que acreditaram na sua lisura, isenção e caráter. Antipático, farsante, melancólico, medíocre,inútil, e sempre fantasiado de pseudo isento. Romário tem o péssimo, cretino e covarde hábito de insultar dirigentes da CBF e desportistas, escondido pelo manto da imunidade parlamentar. 
Romário é patético e trágico. Dirigentes que, ao contrário dele, trabalham pelo engrandecimento do futebol e da seleção penta campeã. O ex-peixe não é levado a sério por ninguém.

Amazonino vai ao STF pela zona franca
O governador Amazonino Mendes apresentou Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) para assegurar as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus (ZFM), cujos incentivos estão ameaçados pela Lei Complementar n⁰ 160/2017, que permite aos demais estados e ao Distrito Federal deliberarem sobre incentivos fiscais, até então prerrogativa exclusiva da ZFM. Em São Paulo para acompanhar os trabalhos do escritório jurídico que construiu a Adin, Amazonino informou que a ação foi distribuída ao ministro Marco Aurélio de Mello. Na ação ingressada pelo escritório do jurista Ives Gandra, o Governo do Amazonas pede que seja declarada a inconstitucionalidade da LC 160/2017, considerando sobretudo o que diz o artigo 40 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição Federal, que assegura à ZFM a prerrogativa de modelo de área de livre comércio, de exportação e importação, e de incentivos fiscais.

Tite despreza o talentoso Ganso

O técnico Tite abriu o coração e o jogo (O Globo - 25/2) para os repórteres Carlos Mansur e Márvio dos Anjos. Tite passa confiança e entusiasmo. Tem consciência do árduo trabalho. Aconselhou-se com eternos craques, como Gerson e Rivelino. Tite sabe que a copa do mundo é uma guerra de 6 jogos. Os fracos ficam pelo caminho. Lamento, apenas, que Tite revele que procura um jogador para exercer a função de ritmista, sem fazer nenhuma referência a Paulo Henrique Ganso. O pior: Mansur e Márvio perguntaram sobre as chances de Oscar, esquecendo de lembrar, também, o nome de Ganso. A meu ver, tremendo escárnio e insulto ao futebol técnico, vistoso e inteligente, outrora características da seleção penta campeã. Virtudes e qualidades que Ganso tem de sobra.

Assassinaram o JB

Jorge Oliveira analisou bem, aqui no Diário do Poder, a perplexidade e o desapontamento dos leitores e dos profissionais que sempre admiraram e zelaram pelo legítimo Jornal do Brasil. O "novo" JB surge rastejando ao PT. Patético e lamentável. O bom e isento jornalismo perdeu-se nos bueiros do PT.

07 de março de 2018
Limongi é jornalista. Sócio da ABI há 49 anos. Trabalhou no O Globo, ÚLtimas Hora de Brasília, UNiversidade de Brasilia, Ministério da Justiça, Senado Federal, Confederação Nacional das Agricultura e TV-Brasilia. Tem face e blog. É servidor aposentado do Senado Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário