"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

NÃO É VINGANÇA, É JUSTIÇA!!!




Não é VINGANÇA, é JUSTIÇA!!!

22 de janeiro de 2018

Um comentário:

  1. Como muito bem esclareceu NIETZSCHE, NEM TODA VINGANÇA É JUSTIÇA, MAS TODA JUSTIÇA É VINGANÇA.

    Explica-se:

    O que é Justiça?
    Justiça é e assim deveria ser entendido, uma questão OBJETIVA.

    Ou seja, Justiça é RETRIBUIÇÃO.

    Causar dano intencional a um INOCENTE é injusto.

    Causar dano a um culpado de causar dano a inocentes É JUSTO.

    Ao prender um criminoso não se esta apenas impedindo-o por algum tempo de continuar causando danos a inocentes, mas sobretudo se deveria ESTAR PUNINDO o CRIMINOSO com DANO SEMELHANTE ao que causaou a um inocente.
    Prende-lo só o impede de causar danos a inocentes por algum tempo. Não se pode dizer que é algo justo impedir um criminoso de causar danos a outros APENAS por ALGUM TEMPO.
    Isso não faz sentido algum.
    Ou seja essa conversa de "pagou por seu crime" é uma falácia. Não pagou e num caso de assassinato jamais se pode pagar pela morte de um inocente.
    Justo é dar a quem de direito. Porém é impossível se restituir a vida a vítima, logo não ha como "PAGAR a DIVIDA".
    Ademais, a pena deveria ser mais dolorosa do que o crime praticado, devido a incorrência de "MULTA e JUROS", tal como o Estado faz qdo se lhe atrasa o pagamento de impostos. O faz injustamente com a intenção de desestimular os atrasos e sonegações.

    ...mas se é bom para o estado ele prartica e se é bom para os inocentes pagadores de impostos ...aí o Estado se OSTENTA BONZINHO, MISERICORDIOSO e cheio de AMOR e PERDÕES.

    JUSTO É PUNI-LO, causar-lhe um DANO.

    Assim a idéia de Justiça tem como efeito colateral o DESESTÍMULO à pratica de novos danos a inocentes.

    Já a vingança em si pode não ser Justiça.
    por exemplo um familiar de um assassino pode vingar-se de quem o prendeu causando um dano a este. Isso não é Justiça, mas apenas vingança. Afinal se esta causando dano a quem apenas executou a Justiça contra um assassino.

    Se alguém reage a um assalto para não ceder a vontade do facínora, este VINGA-SE atirando na vítima (vitima do assalto). Isso não é justiça é vingança.

    Se um sujeito MATA um facínora que assaltou ou matou um inocente, ISSO È A MAIS PURA JUSTIÇA. Retribuindo o ato do FACÍNORA com a JUSTA RECIPROCIDADE.

    ResponderExcluir