"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 16 de setembro de 2017

FALTA DE COMPROVANTE DE ALUGUEL DE IMÓVEL DERRUBA A NOVA DEFESA DE LULA

Resultado de imagem para cristiano zanin
Lula não é obrigado a mostrar recibos, diz Zanin 
Pelo que se viu na audiência da quarta-feira (dia 13), a falta de comprovação de pagamento de um aluguel pelo ex-presidente Lula pode ser um dos principais elementos que o juiz Sergio Moro levará em conta para condená-lo pela segunda vez. Moro, Lula e a defesa discutiram por 12 minutos sobre como o ex-presidente pagava o aluguel do imóvel contíguo ao que mora em São Bernardo do Campo (SP) e tido como adquirido com propina da Odebrecht.
A suspeita é um dos focos da ação penal na qual Lula foi ouvido na quarta. Para a acusação, o engenheiro Glaucos da Costamarques comprou o imóvel com dinheiro da DAG Construtora, empresa apontada como intermediária da Odebrecht, e cedeu o local ao ex-presidente sem cobrar aluguel.
CULPA DA MARISA – Questionado por Moro, Lula se esquivou, atribuiu a responsabilidade sobre o aluguel à ex-primeira-dama Marisa Letícia, que morreu em fevereiro, e prometeu ao juiz buscar comprovantes de quitação de aluguel, o que deixou o magistrado desconfiado.
Lula respondeu que iria revirar seu “baú” atrás dos comprovantes e demonstrou irritação com a insistência do magistrado sobre o assunto.
Moro falou que a defesa também não apresentou depósitos bancários e fez praticamente a mesma pergunta nove vezes: “Depois de formulada essa acusação no fim do ano passado, não foi possível levantar como isso foi pago, com as pessoas ao seu redor?”
SEM RESPONDER – O petista respondeu com crítica ao Ministério Público Federal e repetiu a explicação de que desconhecia a falta de pagamento. Disse que soube do suposto favorecimento somente na semana passada, quando Costamarques prestou depoimento a Moro.
“Nunca chegou a mim qualquer reclamação de que não estivesse pagando aluguel.”
O advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, interveio na discussão e disse: “Se não mudou ainda o modelo, cabe à acusação fazer a prova da culpa e não ao acusado fazer a prova da inocência.”
Moro afirmou que procurava apenas “auxiliar” o ex-presidente no assunto e recomendou ao advogado que também providencie os recibos.
FICAR CALADO – O assunto voltou a ser tratado quando o Ministério Público Federal fez perguntas a Lula. Quando a procuradora Isabel Vieira também insistiu no assunto, Zanin Martins interrompeu e recomendou que Lula não respondesse a respeito. “A defesa técnica orienta que não responda porque isso já foi esclarecido.”
No processo, a defesa de Lula já afirmou que ninguém é obrigado “a carregar todos os documentos dos fatos” passados para demonstrar à Polícia Federal quando solicitado, “a licitude” de seus atos.
MEDIDA DE SEGURANÇA – Segundo a acusação do Ministério Público Federal, o apartamento custou R$ 504 mil. Lula disse que paga hoje R$ 4.000 mensais como inquilino. Ele declarou o pagamento em Imposto de Renda, assim como Costamarques.
O engenheiro disse a Moro na semana passada que comprou o imóvel a pedido de um amigo em comum com Lula, José Carlos Bumlai, já condenado na Lava Jato. Falou que só recebeu os aluguéis a partir de 2015, após a prisão de Bumlai.
Afirmou ainda que recebeu dinheiro da DAG Construtora porque participou da venda para a empresa do terreno onde seria instalado o prédio do Instituto Lula, que também é alvo da ação.
SUBIR NA LAJE… – Lula lembrou que o apartamento já foi alugado, por medida de segurança, pela Presidência e afirmou que ocupa o local para ter mais privacidade. “Se alguém subir na laje [no imóvel vizinho], vai ver o meu apartamento.”
Quando deixou o cargo, em 2011, declarou, Marisa Letícia providenciou a locação.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – É tudo conversa fiada. Quando a Polícia Federal chegou para busca e apreensão, constatou que a parede que dividia a sala dos apartamentos tinha sido derrubada, o imóvel fora duplicado. Na verdade, pertence a Lula, Costamarques é apenas um laranja, está mentindo e inevitavelmente será condenado como cúmplice de lavagem de dinheiro (pena de 3 a 18 anos de reclusão). Culpar dona Marisa é fácil, difícil será Lula escapar da condenação neste processo, no qual as provas são mais abundantes do que o caso do tríplex. (C.N.)

16 de setembro de 2017
Felipe Bächtold
Folha

2 comentários:

  1. A falta dos recibos endossam as delações e será condenado novamente podendo até ser preso antes da 2ª instância...

    ResponderExcluir
  2. De acordo. Luiz Inácio, que não é bobo, tenta confundir as coisas, uma hora ele quer dar aula.. quando o bicho pega, se finge de morto, vira um bobão, sabe de nada.... lá no fundo ele sabe que não tem saída, fica tirando onda, tenta irritar o magistrado, malandragem.

    ResponderExcluir