"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

PRESO LIBERTADO POR GILMAR MENDES AMEAÇOU DE MORTE DUAS TESTEMUNHAS

Resultado de imagem para Rogério Onofre de Oliveira
Rogério Onofre foi gravado ameaçando delatores
A Procuradoria da República pediu novamente a prisão do ex-presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) Rogério Onofre de Oliveira na Operação Ponto Final – que investiga a cúpula do Transporte do Rio. Em solicitação enviada nesta quarta-feira, 23, ao juiz federal Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Federal do Rio, a força-tarefa da Operação Lava Jato afirma que ‘novos fatos’ foram levados ao Ministério Público Federal e que ‘demandam a decretação de nova prisão’.
Os fatos novos, segundo a Procuradoria, são ‘ameaças de morte’ de Rogério Onofre a outros investigados. O ex-presidente do Detro foi preso em 3 de julho.
GRAVAÇÃO – O Ministério Público Federal narrou que às 7h desta quarta, 23, a defesa do investigado Nuno Coelho entregou aos investigadores uma mensagem e um áudio, que contém a ameaça de Onofre – supostamente feita antes de o ex-presidente do Detro ser preso.
Nuno e outro investigado, que estão custodiados, fizeram relatos à Polícia Federal sobre as supostas ameaças de Onofre. Em petição ao Ministério Público Federal nesta quarta, 23, as defesas de Nuno Coelho e de Guilherme Neves Vialle afirmam que a liberdade de Rogério Onofre é um ‘risco’.
“A concessão da liberdade provisória ao investigado Rogério Onofre coloca em sério e grave risco a vida e a integridade física dos requerentes, de suas esposas familiares, tendo em vista que sofreram diversas ameaças por parte desse investigado, de acordo com o que mencionaram em seus interrogatórios perante a Polícia Federal, na data de 9 de agosto de 2017”, afirmaram as defesas.
AMEAÇAS CONCRETAS – “Ainda que os requerentes estejam custodiados na unidade prisional de Bangu 8, também temem por sua vida e integridade física, uma vez que nas ameaças que sofreram por parte de Rogério Onofre este afirmou manter relacionamento com pessoas, inclusive policiais, que poderiam causar-lhes danos onde quer que fosse”.”
Nuno Coelho disse que foi ameaçado pessoalmente pelo ex-presidente do Detro. “Que teria dito que ‘somente não o havia matado pois Nuno devia dinheiro a ele’, ‘sei aonde a sua família e do Guilherme moram’, ‘já investiguei vocês’; que Dayse não chegava a ser agressiva, mas apoiava seu marido; que também foi ameaçado pelo Rogério Onofre por telefone, via whatsapp”, relatou.
CONFIRMAÇÃO – A força-tarefa informou que Guilherme Vialle ratificou o depoimento de Nuno e pediu para que não ficasse preso no mesmo presídio onde estava Onofre, por temer por sua vida.
“Foi ameaçado pessoalmente por Rogério Onofre, que teria dito que ‘somente não o havia matado pois devia dinheiro a ele’, ‘mandei meu pessoal acompanhar a rotina de vocês, não só a tua como a do teu pai e da tua esposa’; Que em uma das ameaças, Rogério disse que antes de matá-lo iria torturá-lo e empalar; que mostrou fotos de seus capangas, pareciam vinte; que Dayse não chegava a ser agressiva, mas apoiava seu marido”, relatou Guilherme.

25 de agosto de 2017
Julia Affonso e Luiz Vassallo
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário