"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 7 de julho de 2017

CRÍTICAS DO JUDICIÁRIO FAZEM COM QUE CÁRMEN LÚCIA SE SINTA COMO "MULHER QUE APANHA"

"NA HORA QUE PEGAM O CHICOTE PRA BATER, ELA JÁ SAI CORRENDO", DECLAROU
"MUITAS VEZES, A EMOÇÃO DOMINA E O DIREITO É RAZÃO", DISSE. (FOTO: FOTO FERNANDO FRAZÃO)

Após o ex-presidente Lula tecer críticas em que compara as reformas econômicas de Temer à bomba de Hiroshima, desta vez, a demonstração pública de insensibilidade ficou a cargo da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia.

Durante o 3º Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais, em Belo Horizonte, ela afirmou que se sente como "uma mulher que apanha" frente a críticas que tem recebido de membros do Poder Judiciário. "Eu estou igual a mulher que apanha. Na hora que alguém pega o chicote pra bater no cachorro, ela já sai correndo", declarou à audiência. "Na democracia, nós temos o grande desafio de comunicar à sociedade as ações, e a sociedade aqui não é abstrata... É um conjunto de cidadãos de carne e osso, que pede sapato, remédio, educação para o seu filho", refletiu a ministra.

Na opinião dela, os juízes, que são servidores públicos, têm o dever de comunicar bem e ouvir a sociedade. "Apesar de termos que cumprir a lei mesmo que as decisões não sejam, num determinado momento, o que o povo mais gostaria... Até porque, muitas vezes, a emoção domina e o direito é razão", disse.


07 de julho de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário