"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 6 de junho de 2017

MEDO DE NOVASD GRAVAÇÕES SIGNIFICA CONFESSAR QUE ELAS PODEM EXISTIR

Resultado de imagem para GRAVAÇÃO DE TEMER CHARGES
Charge do Montanaro (Folha)
Reportagem de Catarina Alencar, Júnia Gama e Jailton de Carvalho, O Globo desta segunda-feira, reproduz declarações de Gustavo Guedes, advogado do presidente Michel Temer, acentuando o temor de que Rodrigo Janot, Procurador-Geral da República, possa divulgar novas gravações de diálogos do presidente da República durante o julgamento da ação, ajuizada inclusive pelo PSDB, que tem início nesta terça-feira. Ora, se há perspectiva da liberação de outras gravações de reflexo negativo para o presidente da República, é confessar tacitamente que elas podem existir.
Caso contrário, se fossem elas falsas, não haveria motivo para temor ou preocupação, pelo contrário, desarmaria totalmente qualquer posição contrária a Michel Temer. Mas o advogado Gustavo Guedes, além da preocupação com o surgimento de novos diálogos relacionados a Joesley Batista afirma, num gesto de inabilidade, que o Palácio do Planalto já tem os votos necessários para vencer o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral. Por isso o governo trabalha – acrescentou – para minimizar o impacto da delação da JBS.
DUPLA MANCADA – Como se vê, em nenhum momento Gustavo Guedes nega a existência de outras gravações, além daquela do encontro a 7 de março no Palácio Jaburu. Além disso, dá outra mancada, extremamente negativa, ao anunciar a vitória antes do término da partida, como é o caso de jogos de futebol. Aliás, pelas declarações de Gustavo Guedes que se encontram na matéria publicada pelo O Globo, fica exposta de forma nítida a antecipação de um resultado, o que deixa em posição desconfortável os sete ministros do Tribunal.
De outro lado, surge a informação de que o presidente do Tribunal, Gilmar Mendes, tem mantido diálogo constante com o Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e com o líder do governo no Senado, Romero Jucá. O que quer dizer isso? Dá a impressão de um entrosamento sem cabimento ético.
PEDIDO DE VISTA – A defesa do presidente Michel Temer, contraditoriamente, admite que possa haver um pedido de vista o que poderia adiar o desfecho da ação. Mas se os advogados que defendem Temer, especialmente Gustavo Guedes, afirmam que o Presidente da República sairá vitorioso do julgamento, não há porque paralelamente admitir que ocorra um pedido de vista. Caso haja, porém, o presidente da República teria seu destino protelado por mais quinze dias.
De qualquer forma o desfecho será político, sobretudo se o PSDB, como a maioria da legenda está desejando, romper com o governo. O presidente Michel Temer teme essa ruptura e inclusive pediu o apoio do governador Geraldo Alckmin para tentar conter a base paulista.
No final da ópera neste momento, o presidente da República está envolto por uma nuvem de dúvida: ao mesmo tempo em que acusa o Procurador Geral da República de agir contra ele, reconhece por ação tácita a existência de novas peças capazes de inviabilizá-la para prosseguir seu roteiro no Palácio do Planalto. Em síntese: Michel Temer balança entre o Planalto e a Planície.

06 de junho de 2017
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário