"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 1 de março de 2017

CALDEIRÃO DE RESSENTIMENTOS

É provável que acusem de preconceituosa a narrativa a seguir, sobre uma noite de diversões na cidade (bairro) de Itapoã, uma invasão organizada por políticos brasilienses que se transformou em Administração Regional e hoje conta com 110 mil habitantes. Entretanto, um pouco de preconceito contra lugares e atitudes não faz mal a ninguém, até ajuda a evitar tragédias.

Se livres estivéssemos de ideias preconcebidas, andaríamos em qualquer lugar, a qualquer hora, expostos a perigos diversos, e aceitaríamos como normais atitudes que reputamos indevidas e indecorosas. Eu tenho, por exemplo, restrições contra quem arrota e libera flatos à mesa, mesmo que em outra cultura isso seja considerado lindo e maravilhoso.

Voltando ao Itapoã, as adolescentes e jovens, de 12 a 18 anos, começam no fim da tarde a se preparar para a balada da noite, formando rodinhas nas pontas de rua. Cada uma tem algo tatuado no corpo ou um piercing, mas não sabem ainda o que aqueles adereços significam. Uma delas, na delegacia, quando perguntada sobre quem era Bob Marley, disse que era um artista da Bahia.

Os rapazes também se aprontam e vestem o chamado kit-mala: bermudão tectel, camiseta ou camisa grandes, tênis de marca, correntão de prata e boné virado para trás. Tomam para esquentar um ligante feito com vodka, leite moça e Redbull, uma espécie de bomba H para a cabeça, complementando com drogas ilícitas.

Aos grupos, dirigem-se para a farra, que consiste em beber e ouvir música zoadenta em bares e carros com sons potentes.

Os pais que tentaram convencer os filhos a não saírem para o meio do perigo já levaram sopapos e tiveram o dissabor de ver alguma louça quebrada pela ira dos meninos que não aceitam ser contrariados, porque estão no sagrado direito de curtir a vida.

Os jovens, rapazes e moças, pouco falam, cumprimentam-se mais com o corpo, alguma piada ou um alô monossilábico. Andam se sacudindo e peneirando. Qualquer deslize é motivo para brigas. Por ali ferve um caldeirão de ressentimentos, e há na classe média quem ache legal visitar o Bar da Galega ou o Escurinho da Rua do Pau Grande.

Na segunda-feira, as delegacias ficam abarrotadas de registros decorrentes da diversão dos meninos. A sorte é que eles atiram mal, senão os índices de crimes fatais seriam o triplo do que se registra atualmente.



01 de março de 2017
Miguel Lucena - Delegado da PCDF e jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário