"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 18 de fevereiro de 2017

CARTA ABERTA PARA A PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Sinto-me triste por ter que escrever esta carta à Excelentíssima Ministra e Presidente do STF – senhora CARMEN LÚCIA. Faço-a porque, de outra maneira, não chegaria às mãos da Presidente.

Escrevo esta missiva com o maior respeito ao PODER JUDICIÁRIO, pois sou de um tempo, Exma. Presidente que:

- O professor era o mestre querido;

- O idoso era respeitado e não precisava de código,

- Ao passar pela rua um juiz ou desembargador, todos se levantavam e tiravam o chapéu;

- Meu professor de Direito gritava: “A LEI – A LEI – A LEI. (não sou advogado e, sim, militar);

- A Leitura da fala do TRONO Inglês tem a porta da frente do parlamento fechada e todos entram pelos fundos, até o Rei, assim li em algum lugar. Pela frente só o Presidente do (STF inglês) que chega numa carruagem. Dirige-se para a porta, que se abre, e o arauto anuncia: SUA MAGESTADE A LEI. TODOS SE LEVANTAM, ATÉ O REI, PARA SAUDAR A LEI;

- Vi no governo Itamar Franco, um amigo e assessor direto ser afastado pelo presidente por ter sido acusado de algo contra a lei e assegurado sua volta, provado sua inocência. Voltou com a cabeça erguida;

- Estou vendo hoje o que nunca vi. Fica claro que não tenho partido. Minha preocupação é com STF e a figura de Vossa Excelência. Sem a lei – Sem o respeito a lei – Sem o cumprimento da lei, somos uma sociedade em decomposição e ameaçada de desaparecer.

Aprendi que a figura do magistrado é intocável, contudo o que estou vendo, são críticas e desconfiança quanto ao PODER sagrado da JUSTIÇA. Longe de pensar qualquer coisa de falta de respeito aos magistrados, mas o silêncio de todos, ou não se tomar conhecimento de algo a respeito de ataque até a honra, deixa-me apreensivo quando a intocabilidade do Tribunal que é a última defesa do cidadão.

A sociedade ficou suspensa com a morte do Ministro Teori Javaski. Quem será o relator? Ficou uma impressão que a escolha do Ministro Edson Fachin foi um arranjo que permitiu a chegada de oxigênio. Nova esperança.

Ministra CARMEM LÚCIA. Estamos todos confiantes na senhora. Veja o que aconteceu no Senado na eleição da CCJ.

Meu BOM DEUS! ESTÃO ESQUECENDO, NO MEU BRASIL, O QUE ARISTÓTELES (384 – 322 aC), (2.401 anos atrás) ESCREVEU e nós ainda não aprendemos:

“A BASE DA SOCIEDADE É A JUSTIÇA; O JULGAMENTO CONSTITUI A ORDEM DA SOCIEDADE: ORA O JULGAMENTO É A APLICAÇÃO DA JUSTIÇA.”

Meu sincero respeito a pessoa de Vossa Excelência e curvo-me perante a MAJESTADE DA LEI.

Fortaleza, 13 de fevereiro de 2017

GENERAL DE DIVISÃO REFORMADO
FRANCISCO BATISTA TORRES DE MELO

VAMOS NOS JUNTAR E CHEGAR AO STF.


18 de fevereiro de 2017
Recebido por email
postado por m.americo

2 comentários:

  1. Que seja bem vindo ao grupo que se Preocupa com o Estado de Direito!
    Não sou advogada nem tão pouco tomo parte na área jurídica, entretanto também desejo que seja salvaguardado o Estado de Direito pelos órgãos competentes e seus respectivos RESPONSÁVEIS.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com o texto em número, gênero e grau. Eu nunca esqueço quando estava fazendo o vestibular o professor explicou para nós a função da Suprema Corte. Ele falou que pra lá ia pessoa de uma ilibada conduta e um notório saber jurídico. Eu fiquei encantado, só não mudei de direção nos estudos porque eu estava encantado com o surgimento do computador e queria uma profissão que fosse usar um computador. Na época quando se falava em STF e na OAB, era com todo o respeito. Mas aí os tempos mudaram aqueles comunistas que foram derrotados em 1964 por tentarem transformar o Brasil num país comunista, conseguiram chegar ao poder pregando uma falsa Democracia conseguiram enganar o povo. Aí as nossas instituições que antes eram respeitadas pelo povo foram contaminadas por eles e perderam a credibilidade, como o STF e a OAB, para citar só duas mais a contaminação foi em milhares. A contaminação das nossas instituições deu no que deu, ou seja, a corrupção tomou conta da política, o desvio do dinheiro público foi escandaloso, como nunca tinha acontecido no Brasil, as nossas fronteiras foram abertas para a entrada de armas e drogas e hoje nós estamos vendo no que deu a insegurança nas ruas de nossas cidades Brasil a fora, está uma vergonha, até porque os bandidos estão mais bem armados que a própria polícia. Está havendo uma campanha velada contra a ação da Lava Jato, simplesmente porque ela está conseguindo desmascarar os bandidos de colarinho branco, que hora estão travestidos de políticos, hora de funcionários públicos e hora de empresários, mas na verdade são bandidos piores do que os que andam assaltando pelas ruas das nossas cidades. Por causa desses bandidos de colarinho branco, milhares de brasileiros morrem por ano por falta médicos e remédios nos hospitais públicos, por falta de saneamento básicos nas nossas cidades, principalmente no interior do Nordeste e por fim por segurança nas ruas de nossas cidades, simplesmente, porque o dinheiro que deveria ser investidos nessas necessidades do povo é desviado através das obras superfaturadas. Este é o Brasil que nós estamos vivendo.

    ResponderExcluir