"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 12 de julho de 2016

LAVA JATO REALMENTE ESTÁ CORRENDO RISCOS, MAS PODE SER SALVA PELA INTERNET





Charge do Jarbas (jarbascartunista.blogspot.com









O juiz Antonio Di Pietro está para a Itália como o juiz Sérgio Moro está para o Brasil. O magistrado italiano coordenou a operação Mãos Limpas em seu país, e sua atuação serviu de incentivo para a Lava Jato. Atento aos acontecimentos no Brasil, Antonio Di Pietro alerta para um momento que parece se reprisar agora na Lava Jato, porque na Itália os principais investigados também usaram o artifício de alterar leis e jogar o discurso contra os procuradores, exatamente como estão fazendo o senador Renan Calheiros e comparsas, que até agora não foram realmente molestados pelo Supremo Tribunal Federal.

A preocupação de Di Pietro é válida e o alerta deve ser absorvido por todos os envolvidos, desde os agentes federais aos próprios entusiastas da operação. Mas existe uma diferença fundamental, que favorece o êxito da Lava Jato, que hoje possui algo que a operação Mãos Limpas não possuía nos anos noventa: a internet.

Portanto, cabe a nós usarmos a internet para enfrentar as manobras de parlamentares como Renan Calheiros e ajudar a coibir a corrupção no Brasil, porque acabar inteiramente com ela ainda é sonho inatingível em nosso país.



12 de julho de 2016
Celso Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário