"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 19 de abril de 2016

DEPOIS DE 13 ANOS, O GOVERNO DO PT TEM UM BALANÇO ALTAMENTE DESFAVORÁVEL



Charge do Benett, reprodução da Folha


















Até parece que o PT nem começou a governar. Após 13 anos (curiosa coincidência) no poder, aí estão os trabalhadores sem terra reivindicando a reforma agrária, há déficit de moradias populares, desemprego crescente, inflação, insegurança pública, infraestrutura caótica, notadamente nas áreas dos transportes e energia, saúde pública e educação lastimáveis,. enfim, um conjunto de ineficiências, iniquidades e inabilidades que, junto com a corrupção desenfreada, resultaram nesse ambiente de insatisfação geral.
Domingo, na Câmara, o que vimos foi o repúdio a esse conjunto orquestrado de incompetência gerencial e política.
COMPRA DE VOTOS
Quanto à compra de votos dos parlamentares, que desta vez não deu certo, lembro do Maluf, em 1978, numa eleição indireta para governador de São Paulo, contra o Laudo Natel, com um talão de cheques sobre a mesa onde negociava os votos dos deputados estaduais paulistas.
É claro que Maluf derrotou o Natel, que era o candidato do ditador da hora – creio que era o general Ernesto Geisel.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Em 1985, na eleição indireta contra Tancredo Neves, no Congresso Nacional, Maluf tentou repetir a dose, mas se deu mal. Tancredo era muito esperto e tinha o apoio de seu companheiro de chapa, José Sarney, que era ainda mais esperto. Com facilidade, neutralizaram o balcão de negócios de Maluf, sem oferecer dinheiro, mas prometendo cargos importantes no governo. Eu estava lá e testemunhei uma conversa de Sarney com um deputado, na ponte-aérea Rio-Brasília. Se Sarney cumpriu as promessas de nomeações, é bem provável, mas quem mandava nos cargos principais chamava-se Ulysses Guimarães. Como dizia Ibrahim Sued, em sociedade tudo se sabe. (C.N.)

19 de abril de 2016
Mário Assis Causanilhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário