"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

BERNARDO CERVERÓ EXPLODIU DELCÍDIO E ESTEVES, DEIXANDO DILMA PERPLEXA




Bernardo Cerveró soube misturar a arte e a vida












É isso, exatamente isso. O filho do ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró, impulsionado por sua sensibilidade de ator e conseguindo participar de estranha conversação reservada, munido de três gravadores, um provavelmente para ser pressionado a desligar, outros para assegurar o registro, conseguiu ao mesmo tempo explodir o ainda senador Delcídio do Amaral, o banqueiro André Esteves, que se julgava blindado contra tudo e todos, e levar a presidente da República à perplexidade. Aliás, como ela própria afirmou a Vivian Oswald, enviada especial de O Globo a Paris, reportagem publicada na edição de terça-feira.
Os caminhos que os fatos políticos percorrem são sinuosos, inesperados, às vezes sombrios, surgindo entre as nuvens do pensamento humano. Esses fatores em seu conjunto se traduzem em situações surpreendentes, daí o seu fascínio. O imprevisto supera o previsto, como destaca o médico Pedro Campello, amigo meu, colocando a melhor tradução para o episódio ocorrido no Hotel Windsor, zona sul do Rio. Prefiro a palavra tradução no lugar de explicação, porque, em termos da lógica comum, a atuação de Bernardo Cerveró partiu de um lance mágico. E a mágica é o maior antônimo da lógica.
Qual lógica conduziu André Esteves, o principal acionista do BTG Pactual, a se envolver numa espécie de filme de mistério? Não faz sentido. Ele, no fundo, estava sendo usado por Delcídio Amaral, como capaz de garantir um pagamento à vista de R$ 4 milhões de reais (muito pouco para ele), além de mesada de 50 mil reais para Nestor Cerveró viver na Espanha, após uma fuga, via Paraguai, estupidamente urdida. Qual a troca proposta a Nestor? Na delação premiada que negocia com o Ministério Público, nela não incluir Delcídio do Amaral e o próprio André Esteves. Quem tem medo de André Esteves? Ele próprio, ao que parece.
DÚVIDAS DE BERNARDO
Mas não se encontrava sozinho nessa sombra. Ela abrigava também Bernardo, que começou a duvidar da sinceridade de Delcídio e de seu advogado, Edson Ribeiro. Possivelmente pelo tom da voz, admitiu a hipótese de a proposta do senador ser uma verdadeira armadilha para, juntamente com André Esteves, retirar-se previamente de alguma acusação, algum segredo do qual Nestor Cerveró pudesse ter em seu poder. Por isso, o ator entrou em cena munido dos gravadores e assim pôde registrar as intenções reveladas por Delcídio do Amaral. O episódio transformou-se num verdadeiro capítulo da história moderna do Brasil, ao ponto de deixar perplexa até a presidente da República.
Coisas da política, poder-se-á dizer. Porém, um caso de grande profundidade, sobretudo porque refletiu no deputado Eduardo Cunha, que atravessa um momento crítico na Câmara dos Deputados, podendo comprometê-lo ainda mais do que já se encontra.
VIDA E ARTE
O ator Bernardo Cerveró ampliou o palco dos acontecimentos, fazendo girar o círculo das contradições e envolvimentos muito além da imaginação. Prova o fato, mais uma vez, que nem a vida imita a arte, tampouco a arte imita a vida. Vida e arte são, no fundo, uma coisa só. Ninguém escreveu até hoje nada que não haja acontecido. Jogar com os fatos e os momentos é a diferença. Foi o momento de Bernardo Cerveró na vida e no palco da política.

02 de dezembro de 2015
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário