"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

ACESSO NEGADO

MINISTRA CÁRMEN LÚCIA NEGA ACESSO A INQUÉRITO A LUÍS CLÁUDIO LULA
FILHO DE LULA É INVESTIGADO NA VENDA DE MEDIDAS PROVISÓRIAS

LUÍS CLAUDIO, FILHO DE LULA, RECEBEU PAGAMENTOS DE LOBISTA PRESO PELA PF.

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia negou o pedido da defesa do filho mais novo do ex-presidente Lula, Luís Claudio Lula da Silva, para que ele tivesse acesso ao conteúdo integral do inquérito da Operação Zelotes, na qual ele é investigado. A defesa argumentou que o direito de defesa de Luís Claudio está prejudicado sem o conhecimento total das investigações. O conteúdo da decisão da ministra não foi publicado.

Luís Claudio recebeu R$ 2,5 milhões da Marcondes & Mautoni, consultoria contratada pelas montadoras para fazer o lobby por medidas provisórias. Os sócios da consultoria, Mauro e Cristina Marcondes, estão presos pela Polícia Federal e já foram denunciados.

O esquema de compras da MP foi revelado pelo Estado em uma série de reportagens. O filho do ex-presidente já prestou depoimento.

Wikipedia. Perícia da Polícia Federal identificou que o trabalho que Luís Claudio diz ter prestado para a Mautoni se resume a uma cópia de material produzido na internet, em especial o site Wikipedia.

A defesa de Luís Claudio rechaça a tese da de que o trabalho de consultoria, via LFT Marketing Esportivo Ltda., foi baseado em "meras reproduções de conteúdo disponível na rede mundial de computadores, em especial no site do Wikipedia".

"São improcedentes e descabidas as manifestações da PF", disse o advogado Cristiano Zanin Martins. "Adjetiva-se no lugar de se produzir provas. Não se aceita a afirmação de que os conteúdos sejam meras ‘cópias’ de materiais extraídos da internet."

A Polícia Federal já indiciou 19 pessoas supostamente envolvidas no esquema. Luís Claudio Lula da Silva não consta da relação dos indiciados.

21 de dezembro de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário