"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

TCU CONVIDA TODOS OS PARLAMENTARES PARA A SESSÃO DE ANÁLISE DAS CONTAS DA DILMA.

O nome disso é transparência. Governo chora copiosamente.


O Tribunal de Contas da União (TCU) enviou convite a todos os deputados e senadores para acompanhar o julgamento das contas da presidente Dilma Rousseff em 2014, previsto para ocorrer na tarde desta quarta-feira (7) na Corte. Na sessão, o relator do caso no TCU, ministro Augusto Nardes, irárecomendar a rejeição das contas da presidente pelo Congresso Nacional.
Após receberem os convites, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), e a senadora petista Gleisi Hoffmann (PR) usaram o plenário da Casa, na noite desta terça-feira (6), para criticar o convite enviado pelo tribunal. Para Gleisi, o envio de convites é de "grande gravidade". Ela afirmou ainda que a intenção da Corte é transformar o julgamento em um ato político.

"Não me consta que, em outras situações, o Tribunal de Contas tenha emitido um convite para ver a apreciação de contas da Presidência da República. Parece-me que querem transformar esse ato em um ato político, de discussão política. Política é esta Casa. Quem tem que fazer o debate, quem tem que discutir, é esta Casa, é o Congresso Nacional, e não o Tribunal de Contas da União", disse a petista.

Em seguida, Humberto Costa argumentou que o fato indica que "há intenção de se produzir um espetáculo". O líder do PT disse, ainda, que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), determinou que a TV Câmara faça a transmissão ao vivo do julgamento. Procurada pelo G1, a assessoria da presidência da Câmara informou que não tem a informação citada pelo senador.

"Nada mais trivial, corriqueiro que o Tribunal de Contas julgar as contas de um governante. E, ao que tudo indica, está se preparando um grande espetáculo que tem objetivos absolutamente claros, o de tentar criar as condições para o questionamento ao mandato legitimamente conquistado pela presidente Dilma pelas mãos do povo brasileiro", disse Humberto Costa.
Procurada pelo G1, a assessoria do TCU disse que os convites foram enviados a todos os parlamentares e informou que é "praxe" o envio de convites para "100% dos parlamentares", independente de partidos políticos, em "acontecimentos relevantes" no plenário do tribunal, Integrante da base aliada do governo, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou que nunca havia recebido convite da presidência do TCU para acompanhar julgamento de contas presidenciais.

"Nunca recebemos convite da presidência do Tribunal de Contas para acompanhar julgamento das contas da presidente. É algo inédito. O que mais nos estranha é que isso acontece num momento em que nunca se travou tanto debate a respeito da prestação de contas", disse a senadora.

07 de outubro de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário