"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 26 de abril de 2015

BANCADA DO PSDB NA CÂMARA QUER APRESENTAR PEDIDO DE IMPEACHMENT DA DILMA NA PRÓXIMA SEMANA


Bancada do PSDB na Câmara pretende apresentar pedido de impeachment à presidente Dilma Rousseff na próxima semana. (Foto: Veja)

A bancada do PSDB na Câmara pretende apresentar na próxima semana o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff por crime de responsabilidade, com base nas chamadas pedaladas fiscais e suposta omissão no esquema de corrupção da Petrobras. 
O líder do partido na Câmara, Carlos Sampaio (SP), disse que apresentará o parecer dos deputados ao presidente da legenda, senador Aécio Neves (MG), mas entende que já há elementos suficientes para conseguir o impedimento da presidente. 
Derrotado nas eleições presidenciais do ano passado, Aécio ainda aguarda estudos para anunciar a posição do partido. Um parecer sobre o tema foi encomendado ao professor Miguel Reale Jr.

Tucanos como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se posicionaram contrários ao pedido deimpeachment. No entanto, Sampaio afirma que o protagonismo da decisão é da bancada na Câmara. "Respeitamos a posição do ex-presidente Fernando Henrique e dos ex-senadores que discordam, mas a Casa que decide é a Câmara", disse. 
"As motivações dadas tanto no petrolão, com a omissão dela (presidente Dilma), como nas pedaladas fiscais, são os elementos necessários", disse Sampaio, que afirma ter apoio de 95% da bancada. "A decisão foi tomada, o impeachment é cabível e não precisamos aguardar mais nenhum parecer", disse.

Além do processo de convencimento interno, a bancada tucana também terá de convencer o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que diz não haver elementos para a abertura de um processo. 
O tucano confia que também irá convencê-lo: "Uma coisa é o Eduardo Cunha afirmar por tudo que ele ouviu na imprensa que ele é contrário ao impeachment. 
Outra coisa é ele ter que se debruçar sobre uma peça que tem um raciocínio lógico e jurídico, com respaldo na doutrina e na jurisprudência", disse. 

Do site da revista Veja

26 de abril de 2015
in aluizio amorim


Nenhum comentário:

Postar um comentário