"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 14 de abril de 2015

A INFESTAÇÃO DOS PINÓQUIOS. A CULPA É DO "GEPETO"...

Luciano Coutinho mentiu ao depor hoje no Senado Federal

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, participa de audiência pública conjunta das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Serviços de Infraestrutura (CI) (Wilson Dias/Agência Brasil)
Coutinho disse que a lei mantém em sigilo as operação, mas não é verdade

Alegando sigilo bancário, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse esta terça-feira, em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado, que está impedido de divulgar dados referentes a empréstimos feitos pela instituição a empresas privadas. “Se não cumprimos a lei e revelarmos [a informação], seremos potenciais objeto de uma ação, processo judicial ou multas”, disse ele.

As comissões de Assuntos Econômicos e de Infraestrutura realizam sessão conjunta para ouvir Coutinho sobre possíveis conexões entre empréstimos do BNDES e casos de corrupção na Petrobras, investigados pela Operação Lava Jato.

Luciano Coutinho disse que, no âmbito do BNDES, é “impossível” que qualquer área  adote uma decisão monocrática. “Todas as decisões importantes são tomadas por vários comitês. Há ainda uma diretoria de Risco, que não faz parte do colegiado, que analisa todas as solicitações”, explicou.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Para proteger o governo e o PT, além dele próprio, é claro, Luciano Coutinho mentiu descaradamente perante duas Comissões do Senado e não apareceu um só parlamentar para desmascará-lo em público.

Conforme já revelamos aqui na Tribuna da Internet, a Lei de Sigilo Bancário não obriga o BNDES a deixar de dar transparência a suas operações. Muito pelo contrário, um de seus dispositivos faz a importante ressalva de que somente as instituições privadas estão submetidas a sigilo.
É impressionante a falta de preparado dos parlamentares brasileiros, sejam de situação ou oposição. São ignorantes de pai, mãe e vizinhança. Este assunto é importantíssimo e logo iremos voltar a ele. (C.N.)

14 de abril de 2015
Karine Melo
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário