"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 30 de março de 2015

O JANINE DE ONTEM NÃO COMBINA COM O JANINE MINISTRO


 
Você pode ler, neste link, um artigo de 2012, de Renato Janine Ribeiro, recém nomeado ministro da Educação de Dilma Rousseff.
E abaixo a matéria publicada hoje em O Valor Econômico, onde ele era colunista.
Se no artigo de 2012 já havia um mar de contradições a respeito da sua visão de Educação e de Universidade, na entrevista abaixo há muita demagogia e muita politicagem. Ruim para um país que precisa de gestores e não de mais filósofos corneteiros.

Escolhido para comandar o Ministério da Educação, o filósofo e professor da USP Renato Janine Ribeiro defendeu ontem a expansão do Pronatec e afirmou que os programas sociais do governo federal devem estar atrelados à educação e à formação de mão de obra para o mercado de trabalho. Em entrevista ao Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor, Janine disse também apoiar mudanças no currículo escolar e melhores salários aos servidores da área.

"A tendência do Pronatec é expandir mesmo. Tem que qualificar cada vez mais a mão de obra. Precisamos ter trabalhadores que saibam cada vez mais atender às expectativas do mercado de trabalho exigente. Toda discussão sobre competitividade e produtividade passa essencialmente pela formação da mão de obra", disse Janine. "A inclusão social está se tornando algo que vai depender cada vez mais da educação para o trabalho e para a vida."

Na análise do futuro ministro, a formação de mão de obra é fundamental e será "o grande gerador de recursos" para o desenvolvimento econômico e a inclusão social. Janine foi anunciado na sexta-feira, conforme antecipou o Valor PRO, e tomará posse na próxima semana, no dia 06. Em meio ao ajuste fiscal comandado pelo Ministério da Fazenda, Janine disse que as restrições orçamentárias representam "um grande pesar" na execução das ações da Pasta, mas não devem prejudicar investimentos na área - considerada como foco do segundo mandato, com o lema "Pátria Educadora".

Janine terá como desafios as medidas de contenção no Fies, que reduziram o número de contratos de financiamento estudantil e dificultaram a renovação do benefício. Há problemas também no repasses de recursos do Prouni e no custeio das universidades federais, além do fraco desempenho dos alunos do ensino infantil e médio.

O novo ministro evitou detalhar suas propostas para o Fies, Enem e Prouni antes de tomar posse no cargo. No entanto, disse que há convergência na sociedade sobre quais devem ser a prioridades. "A sociedade brasileira, no que tange à educação, foi convergindo cada vez mais sobre as questões que são necessárias. Então tem que mexer nos currículos, tem que melhorar a remuneração... Tudo isso tem que ser feito", afirmou. "Agora como vai ser feito, quando vai ser feito é outra história", disse.

Com 65 anos, o futuro ministro assume no lugar de Cid Gomes (PROS) e será o quinto titular da Educação da gestão Dilma. Professor titular de Ética e Filosofia Política na USP, Janine tem feito uma leitura crítica do governo e da presidente. Em entrevista publicada na edição deste mês da revista "Brasileiros", analisou a conduta do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, como uma "quase intervenção tucana", disse que o ministro é o único "indemissível" e que quem votou em Dilma "está meio estupefato pelo caminho tomado e não sabe se esta medicina mais neoliberal vai funcionar ou não".

Na entrevista, feita antes do convite para o cargo, o professor afirmou que a presidente intervém demais nos ministérios e não confia nos titulares, atacou a falta de comunicação e disse que a presidente não tem a concepção de que deve prestar contas à sociedade. Janine apontou ainda o isolamento da presidente e o descolamento dela em relação à política e às bandeiras da esquerda.

Com perfil acadêmico, diferente da ampla maioria dos ministros da Educação, é formado em Filosofia pela USP, tem mestrado pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, doutorado pela USP e pós-doutorado pela British Library. Colunista do Valor até a edição de hoje, Janine foi entre 2004 e 2008 diretor de avaliação da Capes, órgão que cuida da avaliação e eventual fechamento dos programas de pós-graduação.

Na Capes, Janine travou embates com o setor empresarial e, por conta disso, sua indicação foi recebida com receio por alguns representantes do setor de ensino superior privado. Segundo fontes do setor, o professor era contrário aos grupos privados de ensino no período em que esteve à frente da Capes. "Para o setor é uma situação delicada. Na época da Capes, havia ainda aquele 'ranço' da universidade pública com os grupos privados. Mas isso pode ter mudado", disse uma fonte do setor.

Na opinião do consultor especializado em educação Carlos Monteiro, o setor privado de ensino superior não deve ter ganhos relevantes com o novo ministro. "Ele tem gabarito para ser ministro, mas tenho dúvidas de como será o relacionamento com o setor privado. É um nome ligado ao PT e à Academia, que não vê com bons olhos os grupos privados de educação", disse Monteiro. "A época em que ele esteve na Capes foi a mais difícil para aprovação dos programas de mestrado".

O consultor destacou ainda que Janine chega num momento muito complicado no setor tanto para as universidades públicas, que tiveram redução de 30% da verba, quanto para os grupos privados, que sofrem com os problemas do Fies. Para o ex-ministro e acionista da Kroton Walfrido dos Mares Guia (petista envolvido no Mensalão tucano, lembram?) , a nomeação é uma boa escolha.
"Nunca conversei com ele. Mas leio os seus artigos e o considero uma pessoa muito equilibrada. Vejo como uma boa escolha", disse.

30 de março de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário