"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 4 de janeiro de 2015

POR UMA CPI DAS COMUNICAÇÕES JÁ!


 
O governo petista de Dilma Rousseff abriu o ano com um novo ministro das Comunicações, o aloprado, exterminador de velhinhos e criador daquela falcatrua chamada Bancoop, Ricardo Berzoini,  dizendo que quer fazer o controle econômico da mídia, nome soft para a censura ao conteúdo e a implantação de um legislação que acabe com a liberdade de informação. Nada mais justo, então, de que o povo brasileiro possa fazer o "controle econômico" do que o governo petista vem fazendo no ministério das Comunicações e na Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal. De como vem gastando o dinheiro público, bilhões de reais, nesta área.
 
Querem um exemplo da má gestão e do descaso com o dinheiro público na área de Comunicações?  A TV BRASIL INTERNACIONAL é o canal da TV Pública brasileira para o exterior, destinado a divulgar a realidade econômica, política, social e cultural do Brasil para outros povos e para os milhões de brasileiros que vivem em outros países. No entanto, o canal é transmitido em Língua Portuguesa. É o que diz o site da EBC. Ora, qualquer brasileiro no exterior pode assistir o canal pela internet. Já os "outros povos" são pegos em dezenas de milhares de hotéis e resorts que retransmitem este tipo de programação. Exemplo: a rede Meliá, que possui TV a cabo própria. Poderia ser uma excelente mídia, se tivesse uma simples legendagem em inglês e espanhol. E se "vendesse" o Brasil como destino turístico. E olhem só o tamanho da equipe! Cliquem aqui. 
 
A Empresa Brasil de Comunicações (EBC), segundo o seu site, é uma instituição da democracia brasileira: pública, inclusiva e cidadã.  Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, é gestora dos canais TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Radioagência Nacional e do sistema público de Rádio – composto por oito emissoras. Estes, por sua independência editorial, distinguem-se dos canais estatais ou governamentais, com conteúdos diferenciados e complementares aos canais privados.
 
Os veículos da EBC têm autonomia para definir produção, programação e distribuição de conteúdos. Atualmente, são veiculados conteúdos jornalísticos, educativos, culturais e de entretenimento com o objetivo de levar informações de qualidade sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo para o maior número de pessoas. A sua estrutura é formada por: Assembleia Geral; Órgãos da Administração (Conselho de Administração e Diretoria Executiva) e Órgãos de Fiscalização (Conselho Curador, Conselho Fiscal e Auditoria Interna). Quem manda, na prática, é a SECOM, que indica o seu presidente. No caso, o ministro-chefe Thomas Traumann, que também preside o Conselho de Administração.
 
Sem dúvida alguma, a EBC não está cumprindo a sua função, pois a sua audiência é praticamente zero e poucos produtos resistem mais pela tradição do que pela qualidade de produção, como é o caso da Voz do Brasil. No entanto, ao querer regular a comunicação, este é o modelo que o governo petista quer para o país. Se não é, que ponha a viola no saco e vá cuidar de gastar melhor o nosso dinheiro em comunicação pública que funcione. Que dê o exemplo! 
 
O orçamento da EBC é de cerca de R$ 550 milhões anuais. Numa comparação com a TV Cultura, mantida pelo estado de São Paulo, a TV Brasil tem uma audiência muito menor: pouco mais que traço, 0,36% do Ibope. E já gastou mais de R$ 3 bilhões desde a sua criação. Só esta gastança já é motivo suficiente para uma CPI. 
 
Mas há outros motivos para investigar a EBC. As formas de contratação de produtoras e profissionais, que dão cobertura a jornalistas que são financiados para atacar a Oposição. É nesta classe que se integram Luiz Nassif e Luiz Carlos Azenha, além do sociólogo Emir Sader. Produtoras de parentes de gente do governo como Franklin Martins também são beneficiados.
 
Já na SECOM, contratos com Ibope, além de critérios para destinação de verbas de mídia merecem ser investigados. Mesmo práticas de acesso de jornalistas ao Palácio do Planalto precisam ser mostrados ao país. Temos, hoje, uma cobertura parcial porque os jornalistas que criticam o governo são alijados de eventos como forma de retaliação. 
 
No ministério das Comunicações, seria bom fazer um balanço destes 12 anos de PT para verificar as concessões de TV e rádios feitas no período. Especialmente as famosas rádios comunitárias. É um prato cheio. 
Não é difícil ter um conjunto de motivos que justifiquem uma CPI das Comunicações. Basta chamar jornalista em off e funcionários da EBC em sigilo para que surjam pencas de denúncias.
Se o PT quer controlar a comunicação do país, nada melhor do que o país controlar a comunicação do PT.
 
04 de janeiro de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário