"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 17 de janeiro de 2015

OLHO DO FURACÃO

Jornal francês destaca que Petrobras “foi infiltrada por uma máfia ligada ao poder político

petrobras_15


Em reportagem de página inteira publicada na edição de quinta-feira (15), o diário econômico francês “Les Echos” relata que “a maior empresa brasileira foi infiltrada por uma máfia ligada ao poder político”. Incapaz de apresentar seu balanço financeiro, destaca o jornal, a Petrobras é um “transatlântico à deriva”.

O diário adverte os investidores para o fato de que fundos que detêm títulos da Petrobras no exterior, principalmente os chamados fundos abutres, flertam com a colossal dívida da estatal.
Maior empresa brasileira e atuando em várias partes do planeta, a Petrobras, que um dia já foi o orgulho do País e tem valor de mercado estimado em US$ 100 bilhões, está desmoronando na esteira de um cipoal de escândalos que cresce com o avanço da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal.

O “Les Echos” explica o escândalo de corrupção desde o início, a partir da prisão do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que assinaram acordos de delação premiada para diminuir eventuais condenações.

O jornal francês revela a cobrança de comissão (3%) nos contratos com fornecedores, a fim de financiar o caixa dois dos partidos políticos no poder. O noticioso revela também as tentativas de denúncia da geóloga Venina Velosa, ex-gerente da estatal; os contratos superfaturados; a conivência das empreiteiras, ou seja, um apanhado de tudo o que os brasileiros, “completamente aturdidos”, têm ouvido e visto nos jornais e na TV desde março de 2014, quando foi deflagrada a operação da PF.

A Operação Lava-Jato, que só foi possível por causa das denúncias feitas pelo editor do UCHO.INFO, jornalista Ucho Haddad, e elo empresário Hermes Magnus, no início de 2009, tem semelhanças com a operação “Mãos Limpas”, que desmantelou as ligações da máfia com os políticos e juízes na Itália. Contudo, conforme destaca “Les Echos”, o Brasil está longe de tirar do escândalo do Petrolão as mesmas lições que levaram os italianos a repensarem as relações bisonhas entre o poder e o crime organizado.
Inquérito nos EUA

O “drama” da Petrobras ultrapassou rapidamente as fronteiras do Brasil. As ações da petroleira estão em queda livre nos mercados internacionais e fundos abutres manobram para cobrar rentabilidade antecipada, reporta o jornal.

Alvo de investigação nos Estados Unidos, a Petrobras acumula dívida de US$ 135 bilhões e precisa de novos empréstimos para explorar as reservas do pré-sal, relata o diário francês. Se a empresa não publicar seu balanço do terceiro trimestre do ano passado, que auditores independentes se recusaram a endossar diante da possibilidade de maquiagem das contas, a empresa será punida e os fundos abutres certamente cobrarão compensações financeiras milionárias.

Nesse profundo e fétido mar de lama, que a presidente Dilma Rousseff afirma “vir de inimigos do exterior”, empresas francesas que fornecem para a Petrobras também podem sair prejudicadas.
O jornal “Les Echos” encerra a matéria com uma declaração do jurista Walter Maierovich, ouvido na reportagem:
“A corrupção está ganhando terreno no Brasil. Caso medidas urgentes não sejam tomadas, o Brasil corre o risco de se tornar um país dominado por ladrões.” (Com RFI)

17 de janeiro de 2015
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário