"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

CERVERÓ TEM CIDADANIA ESPANHOLA E PODERIA FUGIR DO PAÍS

 


Cerveró foi imediatamente levado para Curitiba

O delegado Igor Romário de Paula afirmou que a princípio a informação da polícia era a de que o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró  estava em férias em Londres com a família, mas havia a preocupação de que ele poderia tentar fugir pois tem cidadania espanhola, além da brasileira, e realizou movimentações financeiras suspeitas quando estava no exterior.

Segundo o delegado, as buscas no Rio foram iniciadas a partir das 16h, quando a PF obteve a informação de que Cerveró já estava dentro do avião rumo ao Brasil.
Foram alvo da medida quatro imóveis: dois no bairro de Ipanema e um no bairro de Humaitá, no Rio de Janeiro, e um em Itaipava, na cidade de Petrópolis (RJ).
A PF apreendeu documentos e mídias que agora passarão por análise da força-tarefa do caso.

DINHEIRO VIVO
O delegado Igor Romário de Paula, da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado, afirma que Cerveró fez essas movimentações financeiras para conseguir dinheiro vivo, e que isso poderia indicar duas coisas: ou o ex-diretor planejaria uma fuga, ou tentaria tornar seu patrimônio mais líquido, e dessa forma, o blindaria.

Cerveró chegou a perder R$ 200 mil para conseguir os valores em espécie, diz o delegado.
O Ministério Público Federal, que fez o pedido de prisão preventiva, destacou haver indícios de que “Cerveró continua a praticar crimes, como a ocultação do produto e proveito do crime no exterior, e pela transferência de bens (valores e imóveis) para familiares. Além disso, há evidências de que ele buscará frustrar o cumprimento de penalidades futuras”.

NA HORA DO VOO, AS BUSCAS
A Polícia Federal esperou o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró embarcar no avião em Londres para deflagrar buscas nos imóveis do suspeito no Estado do Rio de Janeiro, na tarde de terça-feira (13).

Ele foi preso nesta quarta (14), ao chegar ao Brasil, por ter feito movimentações financeiras suspeitas após ser denunciado pelo Ministério Público Federal e responder a uma ação penal por corrupção e lavagem de dinheiro.

Normalmente as ações de busca e apreensão da PF são iniciadas às 6h, horário a partir do qual as medidas desse tipo podem começar, segundo a legislação. Porém, no caso de Cerveró a adoção do horário padrão poderia alertar o denunciado sobre as ações da PF.

15 de janeiro de 2015
Flávio Oliveira
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário