"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

COM A PALAVRA, BERNARDINHO...


"ESTAMOS NO PIOR MOMENTO DA NOSSA HISTÓRIA, COM TODOS ESSES 'ÕES': MENSALÕES, PETROLÕES. MAS VOU NO CLICHÊ: TODA CRISE É UMA GRANDE OPORTUNIDADE. É HORA DA MUDANÇA EFETIVA, O BRASIL TEM DE DAR UM BASTA!"

22 de dezembro de 2014
(Entrevista: Bernardinho, Revista Veja)
 

2 comentários:

  1. Pergunto-me: a quem de fato interessa a matéria de forma a trazê-la para sua vida cotidiana...sabe-se lá!

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo, não consegui entender o seu comentário, a menos que você tenha lido a entrevista completa na Revista Veja, e não tenha feito o comentário em cima de um pequeno excerto, que traduz o sentimento de uma grande maioria de pessoas conscientes da atual situação do país.
    De qualquer maneira, cumpre observar que o conteúdo da entrevista mostra a opinião política de Bernardinho, diga-se de passagem, bastante lúcida quanto ao difícil momento que atravessa o país: corrupção, impunidade, aparelhamento do Estado por um Partido, descontrole da economia, PIB ridículo, inflação desmantelando a economia e outras mazelas. Por que digo tudo isso? Para responder a sua pergunta.
    Tal matéria interessa a todo cidadão participante, pois a POLÍTICA faz parte da organização da cidadania, das leis, dos costumes... Enfim, vale registrar que o Estado moderno gravita em torno da Política e nós gravitamos em torno dela, pois a qualidade da nossa vida e das gerações futuras depende basicamente de uma Política construtiva e voltada para o bem-estar social, para a geração de emprego, Saúde, Educação, Segurança...
    Obrigado pela sua participação. Um Natal de saúde e paz. Um novo ano melhor do que o que está acabando.
    m.americo

    ResponderExcluir