"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 11 de outubro de 2014

O BRASIL INDIGNADO COMEÇA A DIZER "NÃO" PARA O GOVERNO MAIS CORRUPTOS DA HISTÓRIA DESTE PAÍS.

Aécio arranca na frente no segundo turno em todas as pesquisas.


 
 
O segundo turno da eleição presidencial começa com uma disputa extremamente acirrada e aspectos inéditos. Pesquisa Datafolha finalizada nesta quinta (9) mostra o senador Aécio Neves (PSDB) com 51% das intenções de voto válido ante 49% da presidente Dilma Rousseff (PT). É uma situação de empate técnico, já que a margem de erro é de dois pontos. Assim, o tucano pode ter entre 49% e 53%, e a petista pode ter entre 47% e 51%. 

Considerando todas as pesquisas do instituto desde 1989, é a primeira vez que um candidato que ficou em segundo lugar na disputa inicial aparece numericamente à frente do vencedor numa simulação de turno final. Analisando o histórico da polarização PT x PSDB desde 2002, quando o ex-presidente Lula triunfou, é a primeira vez também que um tucano aparece numericamente à frente de um petista em um teste de embate final. 

Em votos totais, Aécio tem 46% contra 44% para Dilma. Há 4% de eleitores dispostos a votar nulo ou em branco. Outros 6% estão indecisos. 

Aécio vence Dilma em três das cinco regiões do país. Sua maior vantagem proporcional é no Centro-oeste (55% a 33%). A maior dianteira em votos é no Sudeste, região mais populosa (55% a 34%). No Sul, a diferença é mais apertada (50% a 41%). Já Dilma vence Aécio no Nordeste, a segunda maior região (60% a 31%), e no Norte, a área com o menor número de eleitores (56% a 37%). 

Diferenças marcantes também são visíveis em outras segmentações investigadas pelo Datafolha, como nos recortes por idade, renda e escolaridade. Aécio vence entre os eleitores que têm até 34 anos. Dilma ganha junto aos que têm 45 anos ou mais. E há empate (50% a 50%) no grupo intermediário, o dos que têm entre 35 e 44 anos. 

Conforme a renda, as intenções de voto em Dilma crescem quanto mais pobre é o eleitor. Ela tem 26% entre os que vivem em famílias que recebem mais de 10 salários mínimos por mês. Alcança 58% no segmento mais carente (até 2 salários). Com o tucano, a tendência é inversa. 

Na escolaridade, Aécio sobe na medida em que melhora o grau de instrução do eleitor. Ele vai de 40% no ensino fundamental a 67% no superior. Dilma vai na contramão. 

O Datafolha investigou ainda o grau de convicção do voto. O placar também é equilibrado: 43% dizem que votam em Aécio "com certeza", 42% respondem o mesmo para Dilma. Há 22% que "talvez" possam votar no tucano. O "talvez" de Dilma está em 14%. Já os que afirmam que não votam em Aécio "de jeito nenhum" são 34%. Com Dilma, a rejeição alcança 43%. 

MARINA
 
Dos eleitores que declaram ter votado em Marina Silva (PSB) no primeiro turno, 66% optam por Aécio agora, 18% escolhem Dilma. Outros 10% deste grupo estão indecisos. E 6% afirmam que pretendem votar branco ou nulo. 

Para 67%, o apoio de Marina seria "indiferente" na escolha entre Aécio e Dilma no segundo turno. Para 16%, o apoio da pessebista "poderia" levá-lo a votar no indicado. E para 13%, o apoio de marina teria efeito inverso: não o faria votar no indicado. Por encomenda da Folha e da TV Globo, foram ouvidos 2.879 eleitores na quarta e nesta quinta.

(Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário