"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 5 de outubro de 2014

CHEGOU A HORA DE CONFERIR OS NÚMEROS DAS PESQUISAS E OS DAS URNAS



 
É isso aí. Nesse início das eleições presidenciais, para os governos dos estados, parlamentares federais e estaduais, estamos todos nós a pouco tempo de podermos conferir o que disseram o Datafolha e o Ibope e o que as urnas deste domingo vão revelar.
Amanhã, provavelmente, já teremos os resultados parciais, porém indicativos das tendências gerais dos eleitores. Escrevo este artigo na sexta-feira, antes de levantamentos apontarem se o julgamento sobre o desempenho dos candidatos no debate de quinta-feira da Rede Globo refletiu ou não, ou de que maneira produziu reflexos nas intenções de voto do eleitorado. Aécio Neves saiu-se muito bem, Marina Silva não alcançou o mesmo resultado.
O confronto entre o senador mineiro e a ex-ministra do Meio Ambiente é fundamental porque essa é a única dúvida existente em torno de quem alcançará a segunda colocação, o que dará direito a disputar o segundo turno com a presidente Dilma Rousseff, líder das pesquisas, nas urnas definitivas de 26 de outubro.
O Datafolha, Folha de São Paulo de sexta-feira 3, apontou 24 pontos para Marina, 21 para Aécio. Três pontos a diferença. Mas é que nos últimos três dias Marina recuou de 25 para 24. Aécio subiu de 20 para 21%. Para o IBOPE, a diferença é de 2 pontos. Quem terá razão? – eis um confronto interessante.
Mas dúvida não existe quanto a primeira colocação: Dilma Rousseff alcança 40 pontos contra 24 de Marina Silva e, como citei há pouco, 21 para Aécio Neves. Não existe portanto possibilidade dela ser ultrapassada. O Datafolha divulgou, momentos atrás, pesquisa sobre os votos válidos, ou seja, excluindo os brancos e nulos: Dilma 45; Marina 27; Aécio 24%. Os nulos e brancos, assim, situam-se na escala de 11%. Os nulos e brancos, assim, situam-se na escala de 11%. Mais uma estatística a ser conferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário