"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

PIADA DO DIA: LULA DIZ NÃO SABER DE CONVITE PARA DEPOR NA POLÍCIA FEDERAL



 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que não recebeu convite para depor à Polícia Federal em um dos inquéritos complementares do mensalão. Ao ser questionado pela reportagem se iria prestar o depoimento, respondeu:
“Quando eu for convidado, meu amor. Eu não recebi nada.”
Lula participou de dois comícios do candidato do PT ao governo paulista, Alexandre Padilha.
À noite, o ex-presidente disse estar “tranquilo”, mas viu conotação política na divulgação do caso.
“Certamente, o objetivo de quem manda vocês fazerem a pergunta para mim é eleitoral. O que não é o comportamento da Polícia Federal”, afirmou. “Quando você quer fazer uma investigação séria, você não se preocupa com o período eleitoral. Não tem data, não tem limite, não tem eleição. Eu estou tranquilo.”

A tentativa dos federais de ouvir Lula foi noticiada ontem. Há sete meses, policiais tentam ouvir o ex-presidente no inquérito que investiga a suspeita de repasses ilegais da Portugal Telecom ao PT. Lula ironizou a situação: “É a primeira vez que alguém é convidado pela imprensa.”

Havia previsão de que o depoimento ocorresse esta semana em Brasília. Mas Lula não vai aparecer, segundo Paulo Okamotto, diretor do Instituto Lula. “Depois da eleição, talvez”, afirmou. Como ex-presidente, o petista tem prerrogativa de negociar quando será ouvido pelos policiais.

INVESTIGAÇÃO

 A investigação foi aberta a pedido do Ministério Público Federal com base em denúncia do operador do mensalão, Marcos Valério Fernandes de Souza.
Em depoimento prestado à Procuradoria-Geral da República em 2012, Valério acusou o petista de intermediar pagamento de R$ 7 milhões da telefônica ao PT.
O objetivo seria pagar dívidas de campanha. O conteúdo do depoimento foi revelado pelo Estado em 11 de dezembro daquele ano.
Lula não é alvo da investigação em andamento. A ideia da PF é ouvi-lo como testemunha.

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG - Se a poderosa Polícia Internacional (Interpol) não consegue achar Paulo Maluf, que tem endereço sabido e mandato de deputado federal, não é surpresa que a Polícia Federal tenha dificuldades para encontrar Lula, especialmente por ele vive viajando, não é mesmo? (C.N.)
30 de setembro de 2014
Valmar Hupsel Filho e Carla Araújo
O ESTADO DE S. PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário