"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 26 de abril de 2014

PMDB, O PARTIDO-MULETA DO BRASIL E A DECADÊNCIA DA POLÍTICA FISIOLÓGICA

PMDB luta contra a progressiva perda de importância e prestígio   



A tendência política caminha para uma redução progressiva da bancada do PMDB na Câmara e no Senado. De um lado, devido á fadiga de material, de outro, pela falta de um projeto amplo de poder, com candidato à Presidência, que empolgue as massas e ajude no crescimento de seus candidatos nas Assembleias Legislativas e no âmbito federal.

Não é por outra razão que o partido está rachado entre o Senado e a Câmara e ensaiou uma ruptura com o PT, mas, de mentirinha, somente para encurralar a presidente Dilma Rousseff em busca de espaço para continuar como o segundo maior partido da base aliada.

O maior temor do PMDB é o PT vencer na maioria dos Estados, principalmente no Rio de Janeiro, reduto maior da legenda. Como consequência, perderia também o direito de comandar o Senado e a Câmara. Esse desastre eleitoral, caso se confirme, seria o início do fim do PMDB, mesmo destino da Arena e do DEM.

Confirmando a história, os partidos nascem, crescem e depois morrem. Não há como fugir dessa máxima. O que ficará? Apenas as raposas políticas, que migrarem para o partido da hora, porque o político tem um DNA da sobrevivência extremamente aguçado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário