"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

LIMINAR DE GILMAR SOBRE CONDUYÇÃO COERCITIVA CAUSA DESCONFORTO NO SUPREMO

Resultado de imagem para prisão coercitiva charges charges
Charge do Tacho (Jornal NH)
Causou desconforto entre alguns integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) a decisão liminar (provisória) do ministro Gilmar Mendes proibindo, em todo o país, a realização de conduções coercitivas para interrogar investigados. O ministro considerou que esse procedimento é inconstitucional.
A contrariedade de alguns colegas da Corte é que a decisão foi tomada pouco antes do recesso do Judiciário. A avaliação feita internamente é que essa liminar deveria ser analisada imediatamente pelo plenário pelo alcance de medida.
Há uma visão de parte do STF que a liminar tem poder para esvaziar ações da Lava Jato. E, por ser um assunto tão complexo, deveria ser tomada pelos 11 ministros da corte.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O fato concreto é que o ministro Gilmar Mendes perdeu as estribeiras. A condução coercitiva vem sendo utilizada desde que entrou em vigor o Código de Processo Penal, em vigor desde 1941. Quase 70 anos depois, aparece um ministro do Supremo (ele, sempre ele) e de repente descobre que se trata de uma lei inconstitucional, determinando que seja imediatamente revogada. A verdade é que Gilmar Mendes está fazendo o possível e o impossível para vencer o concurso Piada do Ano, mas acontece que suas criativas anedotas não têm a menor graça. Ele deveria se dedicar a escrever peças de terror. (C.N.)

20 de dezembro de 2017
Gerson CamarottiG1 Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário