"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 25 de agosto de 2019

"NHANDÊ COIVE ORE RETAMA - ESTA TERRA É NOSSA!

Adicionar legenda

Todo ano tem fogo em alguns dos seis biomas da Amazônia Legal. Seja por acidente natural, pela baixa umidade relativa do ar. Ou, majoritariamente, por queimadas claramente criminosas, na expansão ilegal das fronteiras agropecuárias. Os incêndios só não podem ser usados como falsos argumentos para contrariar a verdade de que a Amazônia pertence, legitimamente, ao Brasil.

A discussão que temos a obrigação de levar muito a sério, a partir de agora, é se o Brasil efetivamente está exercendo, corretamente, seu direito de propriedade sobre a maior fatia (mais de 70%) do que se conceitua Região Amazônica. Ao longo da História, é forçoso admitir que o Estado Brasileiro tem falhado na missão ocupar e conservar nossa gigantesca fatia amazônica. É tal postura que tem de mudar a partir do Governo de Jair Bolsonaro.

A Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal, que atualmente tem como titular o General de Exército na reserva Maynard Marques de Santa Rosa, definiu a Amazônia como “prioridade”, através do Projeto Barão do Rio Branco. Agora, só é fundamental que a sociedade brasileira pressione as instâncias do poder federal para que a “prioridade” seja plenamente exercida, com verbas, recursos humanos e sabedoria (o uso correto do conhecimento com a aplicação exata da inteligência).

É importante, mas não basta botar na cabeça que a “Amazônia é do Brasil”. Agora, além disto, é fundamental trabalhar para que a frase se torne realmente verdadeira. Temos de cuidar da região, ocupá-la racionalmente, conservá-la e dar a ela a importância econômica e ecológica que tem de verdade. Este é o compromisso patriótico de um Brasil que não quer mais ser uma mera colônia de exploração na periferia do Globalitarismo.

“Nhandê Coive Ore Retama”. Ou, na variação inscrita na bandeira de Tocantins: “CO YVY ORE RETAMA”... Não importa se quem falou foi o cacique Amberê, da Confederação dos Tamoios, ou se foi dita pelo chefe indígena Guarani Sepé Tiaraju, nos Sete Povos das Missões. Os brasileiros têm de dizer “Esta Terra é Nossa” com a firme convicção de que cuidamos corretamente da Amazônia. Infelizmente, isto ainda não é verdade. Mas pode ser... E será!

O Brasil só precisa aprender a sair do discurso e partir para a realização prática das expressões da vontade nacional. Os escusos interesses estrangeiros nos atrapalham? Claro que sim... Mas devemos parar de jogar a culpa nos outros e cumprir a nossa responsabilidade. Do contrário, nunca seremos respeitados pela Oligarquia Financeira Transnacional que controla o globalitarismo.

Resumindo: Basta de ufanismo babaca e vamos para a ação patriótica efetiva. Cuidemos bem do que é nosso por conquista histórica dos heróicos antepassados!

Simples, assim: Brasil Acima de Tudo com Capitalismo Democrático, ou bunda de fora...


Leia os artigos:

“Esta Terra tem dono”

A Caravana passa...

Os incêndios na Amazônia são articulados e executados por mentes e mãos humanas

Chamas da Discórdia





Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

25 de agosto de 2019
Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário