"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

AS TREZE COLÔNIAS INGLESAS


As 13 colônias inglesas que desencadearam o processo de formação dos Estados Unidos foram instaladas na costa leste da América no Norte no decorrer do século XVII.

Os colonos se fixaram entre o oceano Atlântico e os montes Apalaches.




As treze colônias eram:
Carolina do Norte
Carolina do Sul
Connecticut
Delaware
Geórgia
Ilha de Rodes
Massachussetts
Marilândia
New Hampshire
Nova York
Nova Jérsei
Pensilvânia
Virgínia
Formação

Os territórios foram fundados em épocas diferentes e não tinham vínculos. A colonização ocorreu no decorrer do século XVII, quando a Grã-Bretanha vivia um período de revoluções e disputas políticas e religiosas. Os conflitos abalavam o absolutismo monárquico.

Por discordar dos ideais absolutistas, grupos de protestantes calvinistas deixaram a Grã-Bretanha e procuraram a América. A colonização não encontrou entraves porque a coroa espanhola, dona dos territórios, estava em crise e fixou povoamento entre o México e Peru.
Independência

As colônias eram administradas por governadores nomeados pelo rei inglês. Os governadores recebiam assessoria de uma assembleia eleita por colonos que ficava responsável pelo recolhimento de tributos.

Desde o início, as colônias inglesas na América tiveram autonomia política e administrativa. Foi esse o indutor do processo de Independência. A metrópole tentou violar o pacto colonial e impor uma política monopolista. A reação foi a luta pela independência.
Principais causas da Independência das Treze Colônias
Guerra dos Sete Anos, que elevou a crise financeira da Grã Bretanha
Difusão das ideias iluministas da Europa
Imposto do Selo estabelecido pela Grã-Bretanha
Venda do Chá à Companhia das Índias Orientais
Resumo
Colônias do Norte

A região norte das 13 colônias foi denominada Nova Inglaterra. A fixação do colonizador foi facilitada pelas condições climáticas muito semelhantes às da Inglaterra. O processo foi denominado colonização de povoamento.

Nessa região foi desenvolvida a agricultura de subsistência e o trabalho de mão-de-obra livre. Começam a surgir as primeiras cidades da costa leste: Nova York, Filadélfia e Boston.

A economia era baseada no comércio marítimo com as colônias espanhola e portuguesa da América do Sul. Também eram realizadas transações comerciais com a África.
Colônias do Sul

Ao contrário das colônias do norte, as áreas exploradas na região sul da costa leste desenvolveram o sistema de exploração. Nessa região o clima era subtropical, o que favoreceu a implantação da monocultura de produtos como arroz, algodão e tabaco.

No sul também foi difundida a exploração da mão-de-obra escrava negra africana. Praticamente toda a produção do sul era voltada para a exportação, enquanto o norte concentrava-se no mercado interno
.


Consulte mais sobre esse assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário