"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

STJ NEGA LIBERDADE AO PRESIDENTE DA ANDRADE GUTIERREZ

DECISÃO SOBRE TORNOZELEIRA DE MARCELO ODEBRECHT SAIRÁ NA TERÇA

NEGATIVA DO STJ DEU TOM DO QUE DEVE ACONTECER COM PEDIDO ODEBRECHT


A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou nesta quinta-feira, 10, pedido de habeas corpus para o empresário Otávio Marques de Azevedo, presidente do grupo Andrade Gutierrez. Por quatro votos a um, os ministros decidiram mantê-lo preso sob suspeita de envolvimento no esquema de corrupção da Lava Jato.

Apenas o ministro Ribeiro Dantas, relator da Lava Jato no STJ, votou a favor da liberdade do executivo. Os demais ministros da turma - Felix Fischer (presidente da turma), Gurgel de Faria, Reinaldo Soares da Fonseca e Jorge Mussi - foram contrários ao voto do relator.

Os ministros adiaram para a próxima terça-feira, 15, decisão sobre pedido de liberdade apresentado pela defesa do empresário Marcelo Odebrecht. O ministro Ribeiro Dantas já se posicionou a favor do habeas corpus e sugeriu a aplicação de pena alternativa.

Conforme pessoas com acesso aos demais ministros, contudo, a tendência é que o placar de hoje se repita na próxima semana e Odebrecht continue preso.

Os dois executivos estão presos desde o dia 19 de junho deste ano em Curitiba. Eles foram alvos da 14ª fase da Operação Lava Jato que também atingiu outros empresários.

Também foram negados nesta quinta os habeas corpus pedidos por Elton Negrão, executivo da Andrade Gutierrez, e Ricardo Hoffman, publicitário. A 5ª turma suspendeu o julgamento relacionado a Rogério Araujo, ex-diretor da Odebrecht, por um pedido de vista do ministro Felix Fischer. Ele já conta com um voto a favor do ministro Ribeiro Dantas.



10 de dezembro de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário