"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 1 de maio de 2018

O "VERDINHO" ESTÁ ASSANHADO

As cotações do dólar vinham se mantendo relativamente estáveis há aproximadamente dezoito meses, mas, há dias atrás, começaram a se “assanhar”, disparando no mercado interno e chegando a ultrapassar a marca de R$ 3,50 (maior alta desde junho de 2016), surgindo, naturalmente, inúmeras explicações para isso, sobretudo nessa fase de incertezas que estamos enfrentando.

O mercado financeiro, sempre presente, procura encontrar justificativas para os acontecimentos ocorridos, porém, dessa vez, parece-me que ele patina sobre alguns pressupostos.

É bem possível que outras explicações venham a ter uma maior correlação com o nosso ambiente interno, talvez em função do iminente risco eleitoral predominante. A grande verdade é que, até então, não vejo ninguém querendo arriscar a proclamar quem será o próximo presidente a ocupar o Palácio do Planalto a partir de 2019, nem tampouco, a direção que tomará a política econômica traçada pelo novo governo. Todavia, se tudo fosse por aí, outros indicadores bastante sensíveis já estariam refletindo imediatamente essas incertezas. A Bolsa já teria submergido e os títulos do Tesouro Nacional teriam sinalizado uma perceptível rejeição na mesma intensidade, o que, felizmente, ainda não ocorreu.

Outra justificativa pode estar relacionada ao comportamento dos juros internos e a possibilidade de uma eventual reversão do jogo de arbitragem. Traduzindo melhor: quando existe uma diferença significativa entre os juros internos e os externos, o mercado financeiro como sempre procura tirar logo sua ”lasquinha”. Os recursos chegam através de empréstimos contraídos no mercado internacional a juros baixos, trocam-se os dólares recebidos por reais, aplicando o resultado no mercado interno a fim de obter lucro através dos juros. Logicamente, quanto mais elevados os juros internos em relação aos externos, a operação se torna mais lucrativa. O resultado disso é uma entrada mais acentuada de dólares no mercado, gerando a queda das cotações do câmbio através do aumento da oferta.

Não podemos deixar de lembrar que há nove meses os juros básicos da nossa economia (taxa Selic) encontravam-se ao redor de 10,25% ao ano e, agora, em maio, na próxima reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central), provavelmente estarão em 6,25 ao ano, enquanto que os juros externos antes próximos de 1%, atualmente oscilam ao redor de 2%, com previsão de estarem maiores até ao final desse exercício. Em função disso, as operações denominadas de arbitragem envolvendo juros vêm perdendo seus encantos no País. Nessas circunstâncias, o volume em dólares que eram carreados para o Brasil em busca de lucros teria diminuído ou, até mesmo, sofrido uma possível reversão.

O principal impacto diante de uma alta prolongada do dólar, sem dúvida, será o aquecimento da inflação, provocado pelo encarecimento no preço dos importados. Assim sendo, no momento em que o Banco Central (BC) julgar necessário, poderá intervir no mercado, derramando parte das suas reservas existentes que estão próximas a US$ 400 bilhões. Até hoje, o BC ainda não emitiu o mínimo sinal de que possa vir a fazê-lo.

Existem dois, dentre outros fatores que julgo interessantes a considerar, que podem impedir uma forte alavancagem do dólar. A nova safra de alta das commodities é um deles, o que deverá proporcionar um aumento nas receitas em dólares. O outro, para quem estiver sobressaltado com as incertezas eleitorais, é que continua pairando um certo sentimento de que o presidente que deverá ser eleito em outubro próximo, seja lá quem for, não deverá conduzir uma política econômica tão irresponsável e inconsequente quanto a do primeiro desgoverno da “iluminada” Dilma.

Evidentemente existe uma explicação consensual no pensamento econômico mundial de que o movimento de alta nos últimos dias acontece em meio a temores de que o ritmo de aumento de juros nos Estados Unidos pode ser mais forte do que o que foi inicialmente projetado, o que pode afetar o fluxo de capital global. Além disso, ainda temos que encarar a nossa realidade de que, por aqui, as coisas ainda não estão claras, apesar de que parecem convergir para uma definição e por isso mesmo, não existe espaço para apostas firmes seja lá qual for a tendência.


01 de maio de 2018
Arthur Jorge Costa Pinto é Administrador, com MBA em Finanças pela UNIFACS (Universidade Salvador).

Nenhum comentário:

Postar um comentário