"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

A MARGEM DE ERRO DA SENSUS ESTÁ ERRADA: É DE 4%

      





Diferentemente do que divulgou o instituto SENSUS de pesquisa a margem de erro de estimativa admitido para esta pesquisa é de 4% para mais ou para menos.

É grande as chances do intervalo de confiança estar comprometido justamente pelo baixo número de elitores entrevistados nesta amostragem.

De qualquer forma a diferença entre o candidato Aécio e a candidata Dilma demonstrada pela pesquisa é muito ampla. E mesmo se expurgarmos das médias apresentadas pelos candidatos a faixa do erro de estimativa, ainda sobra uma diferença considerável em favor do Senador Aécio Neves.

Assim, segundo o levantamento, o tucano registrou 52,4% – 4% (para baixo) = 48,4%, enquanto Dilma foi preferida por 36,7 + 4% (para cima) = 40,7% dos entrevistados.

Logo, é possível dizer que se as eleições fossem hoje, Aécio Neves venceria a eleição com uma diferença mínima de (48,4% – 40,7%) = 7,7% dos votos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário