"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 6 de março de 2019

MADURO SÓ SAIRÁ "MUERTO"

Tanto o Presidente interino autodeclarado da Venezuela, Juan Guaidó, quanto o Grupo de Lima, formado por 14 países, inclusive o Brasil, ”viajam na maionese” com suas ridículas estratégias para eventualmente derrubar o tirano venezuelano Nicolás Maduro do seu trono, mediante novas eleições livres devidamente fiscalizadas por organismos internacionais. 
Com absoluta certeza não dará nenhum resultado positivo as pressões “diplomáticas” e “econômicas” para fazê-lo ceder ao uso dessa alternativa, democraticamente limpa, conforme decidiram. Sentado no” colo” da ONU, e com as “costas quentes” com os “colegas” Rússia e China, Maduro sente-se absolutamente confortável para não ceder a qualquer tipo de pressão, seja diplomática, seja econômica. 
O “Grupo de Lima” descartou ,por completo, na reunião que teve na Colômbia ,durante a semana em curso, qualquer “intervenção” ou medida militar de força contra o governo venezuelano ,plenamente consciente, com certeza, do perigoso estopim que estaria acendendo, se assim decidisse, no sentido de um possível e incontrolável conflito bélico envolvendo as Grandes Potências Mundiais , uma contra, outras a favor de Maduro. 
O Grupo de Lima “borrou-se” de medo, resumindo. E com inteira razão. Mas é evidente que nenhum bloqueio econômico à Venezuela dará qualquer resultado, mesmo porque mais “quebrada” que a Venezuela já está ,certamente não poderá ficar. 
E qualquer bloqueio econômico porventura decretado contra esse país traria como única vítima o próprio povo venezuelano. 
As suas elites políticas, militares e econômicas nada sofreriam, uma vez que possuem o poder de escolher e selecionar quem seriam os prejudicados com essas medidas ,reservando para si próprios o “bom”, e repassando para o povo o “mau”. 
Mas não há mais o que tirar do povo venezuelano. Além das “garantias” que possu i para manter o seu mandato, “roubado” em eleições fraudadas, Maduro conta com um “exército” de generais dentro do seu próprio Exército , que alguns garantem que seria em torno de 2 mil generais, todos comprados com as suas “estrelas”, os quais estariam incluídos entre os poucos privilegiados desse país, militarmente sustentando Maduro, muitos dos quais participando ativamente dos negócios ilícitos dentro do país, inclusive relacionados à cocaína e outras drogas. 
Maduro também controla a Justiça venezuelano, através dos juízes que nomeou para os tribunais superiores. Resumidamente, não há como se ter alguma expectativa de eventual rebelião militar exitosa. 
Maduro tem absoluto controle sobre as suas Forças Armadas ,tanto quanto Kim-Jong-un o tem na Coreia do Norte, os quais inclusive têm muitas semelhanças. 
Por seu turno o povo venezuelano não tem forças nem armas para se opor a Maduro. E as eleições, quando feitas, são fraudadas . 
A própria “fome” decretada por Maduro para controlar o seu povo se encarrega de inutilizar esse povo para qualquer reação. 
Parece então que a única chance de derrubar Maduro do poder seria algum “acidente”, ou iniciativa interna de algum “herói”, que o “eliminasse” definitivamente do mundo dos vivos.. 
A história está cheia de exemplos desse tipo de acontecimento , os quais infelizmente não beneficiaram os respectivos povos, ao contrário do que poderia acontecer na Venezuela. 
Talvez excepcionalmente valesse a expressão tão censurada que “os fins justificam os meios”. 

06 de março de 2019
Sérgio Alves de Oliveira/advogado e sociólogo 

STJ DEVE DECIDIR EM MARÇO SE LULA CONTINUA PRESO, E AS CHANCES DELE SÃO MÍNIMAS.

Resultado de imagem para felix fischer ministro
Félix Fischer, que é o relator, votou contra a libertação de Lula
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve julgar ainda neste mês um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que tenta reverter a condenação no caso do triplex. Em janeiro de 2018, Lula teve condenação pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que aumentou a pena para 12 anos e um mês de prisão. Os desembargadores entenderam que o apartamento em Guarujá era pagamento de propina a Lula por parte da construtora OAS.
Em abril do ano passado, Lula começou a cumprir a punição por conta da decisão do STF que permitiu a execução da pena para condenações a partir da segunda instância.
FISCHER NEGOU – No fim de 2018, o recurso de Lula foi analisado pelo relator da Lava Jato no STJ, o ministro Felix Fischer. Em decisão individual, Fischer negou o recurso e decidiu encerrar a questão no STF. A defesa de Lula recorreu por meio de um agravo regimental, recurso que precisa ser analisado pelo colegiado.
Esse recurso deve ser levado à Quinta Turma ainda neste mês por Felix Fischer. Ministros do colegiado já foram alertados que o caso será levado “em mesa” – quando não precisa estar na pauta de julgamentos.
A defesa de Lula questionou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o fato de Fischer ter dado uma decisão individual no recurso. O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, negou liberdade a Lula por considerar que isso não foi ilegal.
RECOMENDÁVEL – Mas Fachin afirmou considerar “sempre desejável, recomendável ou mesmo necessário” que um ministro não decida sozinho sobre esse tipo de recurso. “A decisão atacada foi proferida monocraticamente pelo Relator no STJ; a colegialidade é sempre desejável, recomendável ou mesmo necessária; de qualquer modo, o proceder está regimentalmente autorizado e o recurso respectivo será colegiadamente apreciado.”
O julgamento do recurso pode ser a palavra final do STJ sobre o caso do triplex. Se o recurso foi rejeitado, isso abrirá caminho para o Supremo analisar o recurso contra a condenação. O Supremo já analisou diversos pedidos de liberdade de Lula, mas será a primeira vez que o tribunal entrará no mérito da condenação, ou seja, decidirá se mantém ou não a condenação.
Além disso, com a condenação confirmada pelo STJ, Lula não poderá mais ser afetado caso o Supremo mude o entendimento sobre prisão em segunda instância e decida que as prisões só podem ser executadas a partir de decisão do STJ.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Mariana Oliveira fez uma excelente e oportuna matéria. Em tradução simultânea, Lula não tem a menor chance no STJ, onde seus recursos foram todos rejeitados por 5 a 0. Como o relator já votou, o placar está 1 a 0 e são necessários apenas mais dois votos para decidir a parada. Isso significa que Lula vai mofar na cadeia. Quanto ao “possível” recurso ao Supremo, só será analisado se houver sinais de “inconstitucionalidade” na condenação de Lula, e “isso non ecziste”, segundo mensagem do Padre Quevedo. (C.N.)

06 de março de 2019
Mariana OliveiraTV Globo — Brasília

A DETERIORAÇÃO NO ENSINO PELA ESQUERDA BRASILEIRA É ALARMANTE

O PRESIDENTE VAI LARGAR O TWITTER E GOVERNAR.

BRASILEIROS CONCORDAM COM HINO NACIONAL NAS ESCOLAS


O levantamento da Paraná Pesquisas foi divulgado na segunda-feira (4) de Carnaval.

O Instituto Paraná Pesquisas fez um levantamento sobre a polêmica envolvendo a carta do ministro da Educação, Ricardo Velez Rodriguez, com pedido para que alunos fossem filmados cantando o hino nacional.

De acordo com as informações, 62,4% concordam com a carta do MEC orientando diretores a filmarem os alunos e funcionários das escolas cantando o hino nacional brasileiro.

Apenas 29,5% discordam e 8,2% não apresentaram nenhuma opinião sobre a questão.

Ainda de acordo com a pesquisa, 82,7% dos entrevistados acreditam que falta mais orientação cívica nas escolas e 13,5% afirmam que não falta civismo nos estabelecimentos de ensino.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2.206 brasileiros de 162 municípios, em 26 Estados e o Distrito Federal, entre os dias 25 e 28 de fevereiro de 2018. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.



06 de março de 2019
renova mídia

LAVA JATO PEDE SUSPEIÇÃO DE GILMAR POR CONTATOS COM ALOYSIO


Lava Jato não quer Gilmar Mendes julgando casos relacionados ao operador tucano Paulo Preto.

A força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná encaminhou à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, informações para eventual “arguição de suspeição” do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, em julgamentos relacionados ao operador tucano Paulo Vieira de Souza.

De acordo com procuradores, ligações telefônicas e mensagens demonstram que o ex-chanceler Aloysio Nunes buscou interferir em julgamento de habeas corpus em favor de Paulo Vieira de Souza, apelidado de Paulo Preto, em contato direto e pessoal com o ministro Gilmar Mendes.

Paulo Preto e Aloysio Nunes foram alvo da Operação Ad Infinitum, Lava Jato 60, deflagrada no dia 19 de fevereiro.

Nesta etapa, a força-tarefa mirou contas na suíça atribuídas a Paulo Preto que chegaram à cifra de R$ 130 milhões. Um cartão de crédito também teria sido emitido em benefício de Aloysio Nunes, como noticiou a RENOVA.

Segundo o jornal Metrópoles, a força-tarefa da Lava Jato afirma que, em fevereiro de 2019, Aloysio Nunes atuou, em interesse próprio e do também investigado Paulo Vieira de Souza , junto ao ministro Gilmar Mendes, valendo-se de relação pessoal com este, para produção de efeitos protelatórios em processo criminal em trâmite na 5ª Vara da Justiça Federal de São Paulo.


06 de março de 2019
renova mídia

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA UNIÃO SOVIÉTICA: O MASSACRE COMUNISTA (DOCUMENTÁRIO LEGENDADO)

PLANALTO DIZ QUE ATO OBSCENO VIOLA A TRADIÇÃO CULTURAL DO CARNAVAL


Em nota divulgada à imprensa, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República prestou esclarecimentos sobre o vídeo publicado no perfil pessoal de Bolsonaro na última terça-feira (6).

Segundo o Planalto, no vídeo postado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em sua conta pessoal da rede social Twitter, “há cenas que escandalizaram, não só o próprio Presidente, bem como grande parte da sociedade”.

Ainda no comunicado divulgado na noite desta quarta-feira (6), o ato obsceno praticado em um bloco de Carnaval é um “crime, tipificado na legislação brasileira, que violenta os valores familiares e as tradições culturais do carnaval”.

O vídeo compartilhado por Bolsonaro foi gravado em São Paulo durante evento da agremiação carnavalesca BloCU, realizado na Praça da Sé, no centro da capital paulistana.

A organização também acusa Bolsonaro de “incitar o ódio à comunidade LGBT+ e, acima de tudo, desmerecer a voz das ruas na maior e mais importante festa brasileira”.

Para conter esta narrativa adotada pela esquerda, o Planalto garantiu que a publicação de Bolsonaro não visa atingir o carnaval de “forma genérica”.


“Não houve intenção de criticar o carnaval de forma genérica, mas sim caracterizar uma distorção clara do espírito momesco, que simboliza a descontração, a ironia, a crítica saudável e a criatividade da nossa maior e mais democrática festa popular.”

Confira a íntegra da nota publicada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República clicando AQUI.


06 de março de 2019
renova mídia

UM PRESO, UM MORTO E UM PSICOPATA... ESSA É A AMÉRICA DO PT

OAS/LAVA JATO: EXECUTIVOS DELATAM LÍDERES DA POLÍTICA BRASILEIRA

SÉRGIO CABRAL FALA E FAZ DESMORONAR A REPÚBLICA DO RIO

GILMAR MENDES PROVOCA CAOS NA JUSTIÇA

PADRES ENVOLVIDOS NA LAVA JATO




PADRES ENVOLVIDOS NA LAVA JATO

06 de março de 2019

IGREJA CATÓLICA E A CORRUPÇÃO NA SAÚDE DO RIO DE JANEIRO: PADRE CONFESSA DESVIO DE r$ 52 MILHÕES

LAVA JATO PEDE SUSPEIÇÃO DE GILMAR MENDES

PAULO PRETO RECEBE A PENA MAIS ALTA DA HISTÓRIA DA LAVA JATO


A juíza Maria Isabel do Prado, da 5.ª Vara Criminal Federal de São Paulo, aplicou a mais alta pena da Operação Lava Jato ao condenar o operador tucano Paulo Preto a 145 anos e oito meses de prisão.

A sentença foi publicada nesta quarta-feira (6) em ação sobre desvios de R$ 7,7 milhões que deveriam ser aplicados na indenização de moradores impactados pelas obras do Rodoanel Sul e da ampliação da avenida Jacu Pêssego.

O ex-diretor da Dersa, Paulo Vieira de Souza, apontado como operador do PSDB, está preso desde 19 de fevereiro, capturado pela Lava Jato do Paraná, por suspeita de lavagem de dinheiro.

A psicóloga Tatiana Arana de Souza Cremonini, filha de Vieira de Souza, pegou 24 anos e três meses de prisão pelos mesmos crimes atribuídos a seu pai.

O ex-chefe do Assentamento da Dersa, José Geraldo Casas Vilela, também foi condenado a mesma pena de Paulo Vieira de Souza: 145 anos e oito meses de prisão por peculato e associação criminosa.

A ex-funcionária da Dersa, Mércia Ferreira Gomes, pegou 12 anos e 15 dias de prisão também por peculato e associação criminosa. Sua pena, no entanto, foi substituída por restritivas de direito.

A magistrada Maria Isabel do Prado concedeu perdão judicial à ré Márcia Ferreira Gomes, irmã de Mércia, registra o Estadão.

Ainda nesta quarta-feira (6), a força-tarefa da Operação Lava Jato pediu a suspeição do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), dos casos envolvendo o operador tucano Paulo Preto


06 de março de 2019
renova mídia

JEAN WYLLYS EM PORTUGAL - REPORTAGEM RTP3