"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 8 de abril de 2017

JÔ SOARES CHORA DE RIR COM AS HISTÓRIAS HILÁRIAS DE RENATO ARAGÃO

MARINHA AMERICANA SE DESLOCA PARA A CORÉIA DO NORTE

#DeuNaTelha: Marinha Americana desloca-se para a Coréia do Norte ...

https://www.youtube.com/watch?v=yYGhmBYIZRM
49 s atrás - Vídeo enviado por Terça Livre
Conheça nosso projeto de TV: http://www.apoia.se/tercalivre » Inscreva-se em nosso canal: https ..

08 de abril de 2017
postado por m.americo

RENAN CALHEIROS PROMETE DERRUBAR MICHEL TEMER E COMEÇA A PARAR REFORMAS DO GOVERNO

STF EM CHAMAS! OPERAÇÃO LAVA JATO ESTÁ CHEGANDO

PROFESSOR VILLA DETONA O 'LACAIO' REINALDO AZEVEDO

JOSÉ DIRCEU AVISA QUE A PRISÃO DE LULA E DILMA ESTÁ BEM PRÓXIMA

RÚSSIA AMEAÇA OS EUA

#URGENTE: RÚSSIA AMEAÇA OS EUA

  • Transmitido 1 dia atrás
  • 69.052 visualizações
»»» Conheça nosso projeto de TV: http://www.apoia.se/tercalivre
» Inscreva-se em nosso canal: https://goo.gl/8mbVdC

08 DE ABRIL DE 2017
POSTADO POR M.AMERICO

O ATAQUE CONTRA A SÍRIA E OS DANOS NA RELAÇÃO ENTRE TRUMP E PUTIN

LAVA JATO: COVARDE RECORRENTE, LULA SABE QUE SERÁ CONDENADO E COMEÇA A ADOÇAR DISCURSO SOBRE SÉRGIO MORO

(Edilson Dantas – O Globo)


Responsável na primeira instância da Justiça Federal pelos processos resultantes da Operação Lava-Jato, o juiz Sérgio Moro frequentava, até recentemente, o universo da oratória peçonhenta de Lula, o dramaturgo do Petrolão, que insiste em abusar da vitimização como forma de provar uma inocência que simplesmente inexiste. Pelo menos é isso que se depreende da atuação de um grupo de advogados e criminalistas contratados a peso de ouro.

Ciente de que o cerco da Lava-Jato fecha-se cada vez mais no seu entorno, Lula decidiu amainar o discurso e, nesta sexta-feira (7), em entrevista à “Rádio O Povo” (Ceará), afirmou que Moro “cumpre um papel importante na história do País”. Esse palavrório visguento surge a poucas semanas do depoimento do petista ao juiz da Lava-Jato, marcado para o próximo dia 3 de maio, em Curitiba.

Sobre o depoimento, o ex-presidente mais uma vez apelou ao dramalhão e disse que “é a primeira oportunidade que vou ter de saber qual é a acusação e a prova que tem contra mim”. Ou seja, Lula, nas entrelinhas, volta a acionar a tese de que é vítima de perseguição política e de caçada judicial, como se nada representassem as provas colhidas nas investigações pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, sem contar os depoimentos dos delatores do Petrolão.

Político experiente e alarife profissional, Lula recorreu ao “non sense” ao afirmar: “A única coisa que eu condeno nisso tudo é utilizar a imprensa para condenar as pessoas previamente, antes de haver provas”.

“A única coisa que ouvi até agora é ‘não esperem prova, tenho convicção’. As pessoas não podem dizer que têm convicção, é preciso mostrar”, disse o petista, em evidente referência à suposta declaração do procurador Deltan Dallagnol, que viralizou na rede mundial de computadores, após apresentar denúncia contra Lula.

Sobre a crise institucional que chacoalha o País, Lula usou a sua eloquência de botequim e

disparou: “O Poder Executivo precisa governar, o Legislativo legislar, e o Judiciário, sobretudo a Suprema Corte, ser a garantia da Constituição”.

O ex-metalúrgico não perdeu a oportunidade e criticou a atuação de alguns juízes, apenas por que esses não se rendem ao viés criminoso que o PT exibiu ao longo dos últimos quatorze anos. “Eu vejo juiz dando declaração na televisão fora dos autos do processo. As pessoas que querem emitir opinião sobre política deveriam deixar um cargo vitalício e entrar num partido político”, disse.

Enquanto esteve na oposição, o PT não apenas condenou por antecipação os adversários, mas vez por outra desembarcava nas redações dos principais veículos de comunicação com provas de origem suspeita contra aqueles que a legenda considerava como inimigos políticos. Agora, com um cipoal de provas à disposição, a Justiça não pode exercer o seu papel apenas porque Lula acredita estar acima de tudo e de todos.

Sobre os Poderes constituídos, Lula perdeu a chance de ficar calado, em vez de regurgitar seu conhecido besteirol. Quem protagonizou o período mais corrupto do País, comprando apoio político no Congresso com o pagamento de mesadas e, na sequência, com a roubalheira sistêmica na Petrobras e outras estatais, não tem moral para dizer o que cada Poder deve fazer, em especial o Judiciário.

Lula é um malandro profissional e conhecido que usa a própria verborragia para anestesiar a massa ignara, que continua tratando-o como se fosse o derradeiro salvador do universo. Sua condenação, além de questão de Justiça, é condição sine qua non para que o País consiga seguir com menos sobressaltos o tortuoso caminho que tem pela frente.


08 de abril de 2017
ucho.info

ENQUANTO GLEISI LUTA PARA ASSUMIR O COMANDO DO PT, EM BREVE O STF PODERÁ MANDAR A SENADORA PARA A PRISÃO



A cúpula petista está às voltas para encontrar uma fórmula que consiga pacificar a disputa entre a senadora Gleisi Helena Hoffmann (PR) e o senador Lindbergh Farias (RJ), que se engalfinham na disputa pela presidência do partido, mas os companheiros poderão, em breve, ter um problema muito maior e de dificílima solução. Talvez não tenha solução alguma.

O problema que se avizinha pega carona no fato de que o Supremo Tribunal Federal (STF) deve antecipar alguns julgamentos no âmbito da Operação Lava-Jato, levando ao plenário a ação penal em que Gleisi Hoffmann é ré por corrupção. 

De acordo com o jornalista Lauro Jardim, de “O Globo”, o julgamento da petista poderá acontecer até o final deste ano.

Com os bens bloqueados pela Justiça, Gleisi Helena enfrenta os efeitos colaterais dos problemas que envolvem o seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo da Silva (Planejamento e Comunicações), que já foi preso na Operação Custo Brasil e é acusado de chefiar a quadrilha que, a partir do sistema Consist, subtraiu mais de R$ 100 milhões de servidores federais e aposentados que recorreram a empréstimos consignados.

Muito além dos efeitos colaterais que uma eventual prisão causaria à própria senadora, o PT enfrentaria consequências políticas graves, caso a previsão chegasse ao campo da realidade. Para uma legenda que já foi comparada a organização criminosa e viu o discurso moralista de décadas evaporar com impressionante facilidade, a prisão de Gleisi seria a pá de cal.

Lula, o petista-mor, que recusou assumir a presidência do PT porque sabe que sua situação perante a Justiça não é das melhores, decidiu apoiar Gleisi Hoffmann para comandar nacionalmente os “companheiros”. 
Algo parecido com o velho ensinamento “quem não tem cão, caça com gato”.

“Se Lula insistir em fazer Gleisi de presidente do PT, é grande a chance de o partido fechar 2017 ou começar 2018 com sua presidente nacional atrás das grades”, escreveu Lauro Jardim no diário carioca.

Roubalheira sistêmica e gatunagens à parte, a possível chegada de Gleisi Hoffmann à presidência do PT levaria outro constrangimento à sigla. 
Continua debaixo de silêncio obsequioso o escândalo envolvendo o pedófilo Eduardo Gaievski. Condenado a mais de cem anos de prisão por estupro de vulneráveis (menores de 14 anos), o petista Gaievski trocava cargos de baixo escalão na prefeitura de Realeza, no interior do Paraná, pelo direito de violentar sexualmente meninas inocentes e indefesas. Em dada ocasião, o pedófilo praticou sexo oral com uma menina de cinco anos, levada a motel da região por uma de suas vítimas.

Então ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann não pensou duas vezes para instalar o protegido Gaievski em cargo de confiança na pasta. Nomeado assessor especial da Casa Civil, Eduardo Gaievski foi incumbido pela “companheira” Gleisi de comandar os programas do governo federal destinados a crianças e adolescentes. Tudo no melhor estilo “raposa tomando conta do galinheiro”.

08 de abril de 2017
ucho.linfo

PÁ DE CAL NO PT

Pá de cal PT - Rui x Gleisi - Perua sabe demais - Lula cede. Agora vai!...

Rui Falcão, discreto na política e na vida pessoal. Calado, na dele, avesso à câmeras, administrador por excelência, pensa muito antes de falar e agir.
Respeitado pelos que o cercam, indiferente à imagem de figura decorativa, trabalha em silêncio e veste a camisa.
Falcão quer o bem do PT. Lula só pensa nele. Falcão tem o título. Lula é quem manda.

Implosão do PT deixou de ser mera semântica de Opositores, Teoria da Oposição, conforme amantes da Estrela tentam transparecer. O Partido está minguando, diante de desfiliação histórica.
Falcão tem segurado o pouco que resta com mão de ferro, mas perdeu a paciência com Lula e abandonou postura obediente.
Rusgas entre eles passaram a fazer parte de rotina interna, com Falcão surpreendendo e falando no mesmo tom com o chefe.
Partido hoje está dividido entre os que apoiam Linha do Presidente, baseada em conceito muito repetido ultimamente:
- Primeiro os interesses do PT, depois individuais, O Partido é de todos, não de um só.
E os "Fanáticos por Lula", prontos a segui-lo, até os confins do Inferno.

Consenso:
Não há mais como manter Rui Falcão na Presidência. Foi colocado ali pra ser "Cordeirinho", não pra impor regras de conduta ao Patrão.

De repente a bomba.
Lula de braços dados com a desequilibrada do Paraná.
Indicação de Gleisi pra ocupar cadeira Maior no PT, não é novidade.
Detalhes dos Bastidores poucos conhecem.
Desavisados concluiram ser jogada de Lula, pra fortalecer a legenda, na "Moro Land"...
Doce ilusão!...


Gleisi é Perua, vaidosa, gananciosa e não abre mão de um flash. Mata se necessário for, pra pousar na foto. 
Barraqueira de salto. Madame da laje. Paga caro pra participar de festas da "granfinagem" e botar a latinha em colunas sociais.

Segundo vizinhos, água oxigenada só não cozinhou o cérebro, por ser impossível cozinhar o inexistente.
Gleisi está em crise existencial, sentindo-se desprestigiada e injustiçada, depois de dedicação explícita à Estrela Menor (O Partido).
Totalmente queimada e sem ambiente no Paraná, certeza de não se reeleger senadora em 2018, levou a deslumbrada à crises de pelanca.

Contar com o Poder do Marido, nem pensar. Decadente, o velho sonha em poder vestir o pijama da aposentadoria, longe da Prisão.
Sem alternativas, procurou apoio em Lula e ele, com a sutileza peculiar, a aconselhou se candidatar pra Deputada Federal.

Verdadeira bofetada. Fora de questão um ego exacerbado cogitar rebaixamento.
Jamais daria esse gostinho às invejosas do Batel, Jardim Social, Água Verde, Cabral, Champagnat!!!
Glicerina Pura.

Gleisi surtou e começou a jogar substâncias mal cheirosas no ventilador. Ela sabe demais.
Ao perceber a "caca" que fez, mais uma para o imbecil que usa a boca como orifício anal, não sobrou outra alternativa ao Gran Czar Bolivariano.
Entre o PT e ele, fod*-** o Partido.

Indicou a desvairada como nome ideal, pra substituir Rui Falcão.
Teoricamente, tacada de gênio. Duas numa só.
Garante "Lealdade" de Gleisi e se livra do problema Falcão.
Na prática, é se livrar da solução e criar um problema gigantesco para um futuro próximo.

Se Lula não conseguiu segurar o sereno Falcão, o que dizer da Barbie ligada no 220?
Não dá nem pra imaginar estragos que vem por aí...
Agora que a debandada dispara. 
Definitivamente Lula assinou o atestado de óbito do PT, em nome de preservar sobrevida ao próprio umbigo.

VOU ALI VOMITAR E JÁ VOLTO
Coisas de um País que virou uma coisa. E Assim o Mundo Gira e o brasil se Afunda​


08 de abril de 2017
implicante

LAVA JATO: LULA ESTARIA IRRITADO COM A PERSPECTIVA DE PALOCCI FECHAR DELAÇÃO PREMIADA



A informação é negada por seu advogado.

Segundo informa a Coluna do Estadão, Antonio Palocci, preso na Lava Jato, pensa em fazer delação premiada. Seu advogado nega, mas a coluna complementa que Lula estaria irritado por conta disso.

Em sendo verdade, talvez a irritação seja muito maior. Afinal, nos últimos dias foram reveladas as delações de João Santana, que fez uma campanha de Lula e duas de Dilma Rousseff, e também Duda Mendonça, que fez a campanha da primeira eleição do petista.

Por ora, deve-se acreditar que de fato Palocci não pense em delação. Mas, caso queira um dia fazê-la, talvez seja preciso ter pressa.

Depois ficará difícil.

08 de abril de 2017
implicante

APÓS CRITICAS DE VILLA A JORNALISTAS LACAIO, REINALDO AZEVEDO NÃO PARTICIPA MAIS DE PROGRAMAS DE RÁDIO

Há dois dias destacamos aqui o que foi entendido por muitos como uma crítica de Villa às opiniões de Reinaldo Azevedo no mesmo programa matinal da rádio Jovem Pan, o “Jornal da Manhã”. Relembre o post nest link.

No programa de hoje, sem maiores explicações, Reinaldo Azevedo não participou do programa. Os comentários gravados do jornalista eram divulgados ao longo do programa e especialmente no final – este chamado de “Pingo Final”. Reinaldo fazia parte do “Jornal da Manhã” desde 2015.


08 de abril de 2017
reaçablopg

DELAÇÕES DE JOÃO SANTANA E MÔNICA MOURA DEVEM EXPLICAR O DUTO DE PROPINAS DO FORO DE SÃO PAULO

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, homologou ontem a delação premiada de João Santana e Mônica Moura, responsáveis pelas principais campanhas do PT desde 2006. 
Além de terem atuado pelas vitórias de Lula, Dilma e Haddad, eles também exportaram as práticas de ocultação de valores e desvios de verba pública para países vizinhos, notadamente aqueles em que atuavam partidos ligados ao Foro de São Paulo. Falamos como o financiamento ilegal de campanhas com dinheiro de obras públicas foi seguido em outros países no post “Odebrecht, a empreiteira de Lula e do Foro de São Paulo“.

Reportagens publicadas pelo Globo e pelo Antagonista informam que, além de entregarem os esquemas do PT em suas campanhas nacionais e as ações de Dilma contra a Lava Jato, João Santana e Mônica Moura entregaram também os esquemas internacionais de propinas que usaram para trabalhar em campanhas de países governados por aliados do Foro de São Paulo, “irregularidades nas campanhas de Hugo Chavez e Nicolas Maduro, na Venezuela, de Maurício Funes, em El Salvador, de Danilo Medina, na República Dominicana e de José Eduardo dos Santos, em Angola“.

Hugo Chávez e Maduro são as principais estrelas do Foro de São Paulo. Maurício Funes foi entusiasta de reuniões do Foro de São Paulo (veja vídeo), seu partido é membro da organização e patrocinador de eventos (leiam aqui). Danilo Medina, atual presidente da República Dominicana, também é de partido associado ao Foro de São Paulo (vejam aqui).

A maioria dos crimes do PT se justificam pela visão de que tinham um projeto nacional de poder ou pelo desejo de enriquecimento de seus líderes. 

Mas como explicar o PT roubar dinheiro no país para financiar campanhas em outros países?

A Lava Jato, cedo ou tarde, terá de se debruçar sobre as conexões internacionais do esquema de corrupção. E tudo levará ao Foro de São Paulo.




CONTRA EL GOLPE DE ESTADO. NO AL OSCURANTISMO, Foro de São Paulo

Sobre a delação do casal, leiam os posts do Antagonista: 1, 2, 3 e 4.


08 de abril de 2017
reaçablog

CONFLITO NA SÍRIA PASSA A SER GUERRA INTERNACIONAL, APÓS ATAQUE DOS EUA

EM 6 ANOS DE GUERRA, É A 1ª VEZ QUE UM GOVERNO LUTA CONTRA ASSAD
APESAR DE TERRITÓRIO SÍRIO TER SIDO ALVO DE COMBATE QUE ENVOLVEU DIVERSOS PAÍSES, NENHUM GOVERNO LUTOU CONTRA ASSAD OFICIALMENTE, ATÉ O ATAQUE DOS EUA (FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER)

Os ataques dos EUA na Síria transformaram o conflito no Oriente Médio oficialmente em um “confronto armado internacional” e não mais uma guerra doméstica. A mudança na classificação foi anunciada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, enquanto a ONU afirma abertamente que teme uma escala militar na região e apela para que potências não recorram a respostas.

Se por anos o território sírio foi alvo de um combate que envolveu dezenas de grupos de estrangeiros, oficialmente nenhum governo externo estava lutando contra o presidente sírio, Bashar Assad. Todos os ataques de uma coalizão internacional eram contra terroristas do grupo jihadista Islâmico, ainda que muitos eram acusações de que diversos governos estavam financiando e armando grupos de oposição dentro da Síria.

Ainda assim, a crise era qualificada como um “confronto armado doméstico”, termo legal para designar uma guerra civil. Mas o cenário mudou depois do ataque dos EUA, o primeiro declarado pela Casa Branca contra o regime de Assad em seis anos de guerra.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que serve como depositário das regras da guerra, a intervenção americana seria alvo de uma reunião de seus membros com o governo dos EUA.

Na ONU, a percepção também é de que o conflito ganhou uma nova dimensão. Criticando os ataques químicos, o secretário-geral da entidade, Antonio Guterres, deixou claro que os responsáveis pelas mortes precisam ser levados à Justiça. Mas sua preocupação mais imediata é com o risco de que o confronto saia de controle. “Consciente do risco de uma escala militar, apelo para que todos se contenham para evitar qualquer ato que leve a um aprofundamento do sofrimento do povo sírio”, disse.

Repetindo um de seus mantras, Guterres insistiu que “não há outra forma de solucionar o conflito que não seja por uma solução polįtica”. “Peço para que cada uma das partes, de forma urgente, renove seu compromisso com as negociações de paz”, apelou ele, alertando que apenas um acordo pode garantir a vitória contra o terrorismo.

O português ainda mandou um recado claro ao governo americano, alertando que “o Conselho de Segurança tem a responsabilidade primeira pela paz internacional”. Em outras palavras, qualquer decisão de ataque deve ser antes aprovada pelo organismo. “Peço para que o Conselho se una e assuma essa responsabilidade”, disse.

O presidente da Comissão de Inquérito da ONU para os Crimes na Síria, o brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, também insistiu que não existe uma solução militar para a guerra em Damasco e teme que a ação americana, os ataques químicos e uma nova retórica na região representem uma escalada militar no conflito que já dura seis anos.

Pinheiro indicou que a Comissão indica que não recebeu qualquer informação ou alegação de que o ataque americano tenha resultado em mortes de civis. “Como nosso mandato é investigar violações de direitos humanos, não existem bases para que façamos uma investigação sobre esse incidente”, explicou.

Na quinta-feira 6, os EUA fizeram sua primeira ofensiva militar direta contra posições do governo Assad na Síria, em retaliação ao ataque com armas químicas que provocou a morte de cerca de 100 pessoas na terça-feira. O bombardeio contra pistas de pouso, aviões e centrais de abastecimento representa uma guinada na posição do governo de Trump. (AE)



08 de abril de 2017
diário do poder

PT IMPÔS A PARTICIPAÇÃO DA ODEBRECHT NO CONTRATO DE SUB MARINOS

ENTRE AMIGOS
COMPRA DE SUBMARINOS À FRANÇA RENDEU R$3,3 BILHÕES AO ESQUEMA

ESTALEIRO DA ODEBRECHT FOI IMPOSTO NA COMPRA DE SUBMARINO FRANCÊS

A Odebrecht ganhou sem licitação o contrato que lhe rendeu ao menos R$ 3,3 bilhões, no programa de submarinos da Marinha, além de propinas milionárias para os petistas. Como em outros projetos mundo afora, que renderam contra Lula a acusação de tráfico internacional de influência, a adesão brasileira ao projeto bilionário foi condicionada à contratação da empreiteira que pagava propinas à cúpula petista. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O governo do PT impôs a contratação da Odebrecht, pela francesa DNSC, para fechar a compra de 5 submarinos por R$ 31,5 bilhões.

À Odebrecht, sem expertise na área, coube a construção de estaleiro e base de submarinos, que lhe renderam R$ 3,3 bilhões sem licitação.

O ex-presidente da construtora Norberto Odebrecht, Benedicto Barbosa Júnior, contou haver pago R$ 17 milhões em propina só para petistas.

As delações de ex-executivos fecham o cerco a Lula nas investigações, sobre seu papel no tráfico de influência a serviço da Odebrecht.



08 de abril de 2017
diário do poder

NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA, NENHUMA PALAVRA SOBRE A SONEGAÇÃO TRILIONÁRIA

Resultado de imagem para SONEGAÇÃO CHARGES
Charge sem autoria, reproduzida do Arquivo Google
Este aspecto merece ser analisado no momento em que o governo Temer recuou em alguns pontos do projeto original, mas nem por isso focalizou a questão da sonegação de parte de empresários para com o INSS, tampouco se referiu ao montante dos débitos existentes que decorreram da falta de compromisso de milhares de empregadores para com a seguridade social do país. Já se falou inclusive que essas dívidas não cobradas ou incobráveis elevam-se ao montante de 1 trilhão e 800 bilhões de reais. A importância significa dois orçamentos anuais do INSS.
A matéria sobre a reforma da Previdência, assinada por Eliane Oliveira, Geralda Doca, Martha Beck e Eduardo Barreto, em O Globo, edição de sexta-feira. focaliza amplamente o assunto, não se notando nenhuma referência por parte do governo ao combate da sonegação.
REGRAS DE TRANSIÇÃO – O relator da matéria na Câmara, deputado Arthur Maia, enumerou várias modificações no projeto original do governo, entre as quais regras de transição. Uma das mudanças refere-se à desvinculação dos vencimentos dos aposentados e pensionistas do salário mínimo, mas não de seu reajuste anual com base no índice inflacionário revelado pelo IBGE. Este fato não produzirá alteração no cálculo. Isso porque o salário mínimo, pela lei atual, é atualizado com base na inflação do ano anterior mais a evolução do PIB. Como o PIB não tem evoluído, o cálculo tem que se basear somente na taxa inflacionária registrada. Uma perda de tempo discutir esse ângulo da questão.
O recuo do governo referiu-se a situação dos professores e policiais principalmente regidos por leis especiais, como também os médicos e enfermeiros. Mas a questão não é essa.
O deputado Arthur Maia, numa entrevista ao canal GloboNews, afirmou que sua proposta é estabelecer o teto de 5.500 reais por mês para todos. Este teto hoje é apenas o do INSS para os regidos pela CLT. Arthur Maia deve estar julgando que tal restrição poderá equilibrar as contas da Previdência Social. Porém ele esquece a legislação relativa aos fundos de pensão das estatais, que asseguram a complementação para os aposentados de acordo com sua remuneração integral.
Assim, quanto menor for o teto do INSS, maior será a parcela de complementação mensal a ser desembolsada pelos fundos, que na realidade são também os maiores aplicadores no mercado de ações, em busca de uma rentabilidade capaz de assegurar seus compromissos.
ASSUNTO COMPLEXO – A reforma da Previdência é uma matéria extremamente complexa e não adianta analisá-la somente pelo lado do pagamento de aposentadorias e pensões. É preciso levar em conta suas fontes de receita. O combate a sonegação é capaz de proporcionar o equilíbrio desejado entre receita e despesa. Basta que o governo modernize seu sistema de fiscalização.
Situação semelhante encontra-se no FGTS uma vez que muitos empregadores deixam de recolhê-lo à Caixa Econômica Federal. O dever de fiscalizar cabe ao poder público, não Às pessoas.
Merece também atenção a questão das aposentadorias rurais. Tais despesas deveriam caber diretamente ao governo e não às contas do INSS. Afinal de contas o governo é responsável pelo fato de a legislação do trabalho não chegar totalmente às áreas rurais.

08 de abril de 2017
Pedro do Coutto