"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

UM CHEIRO DE BARBA QUEIMADA INFESTA OS ARES DE BRASÍLIA

                     ... MELHOR POR A BARBA DE MOLHO!


 
Lula, aliás, "Barba", segundo as denúncias de Tuma Junior, nos tempos do movimento sindical. Acima, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, sentindo o cheiro de barba queimada.
O Brasil é o país da piada pronta e da também da fotomontagem. Esta, como vêem acima, não era de se perder... Ambas as fotos aprecem ilustrando post muito bem escrito, como sempre, pelo Reinaldo Azevedo, que faz uma indagação que tem tudo a ver com as recentes denúncias formuladas pelo ex-Secretário Nacional de Justiça do Governo Lula, o delegado Tuma Junior, que acusa Lula de ser informante do DOPS, nos tempos em que seu pai, o finado deputado Romeu Tuma Junior, era o chefão da polícia política dos governos militares. 
 
Mais adiante, o jornalista lembra que José Eduardo Cardoso, o Ministro da Justiça do governo da Dilma, afirmou na Câmara dos Deputados que manda investigar tudo, inclusive denúncias anônimas. 
 
Ocorre que agora, tem razão o articulista, a denúncia tem assinatura sendo de um ex-colaborador do alto escalão do governo do próprio Lula.
Segundo Tuma Junior, naquele tempo em que Lula exercia a agitação sindical ao mesmo tempo servia como informante do DOPS. Tinha até codinome: “Barba”. 
 
Por enquanto, pelo que tenho notado, a grande imprensa, os principais grandes jornais e televisões, estão praticamente ignorando as denúncias. E tome o defunto de Mandela e que tais. A única exceção foi o Estadão, que mesmo assim publicou um titica de matéria em seu site.
 
A televisão, como não vejo, embora tenha a Net em HD, não sei se deu alguma matéria sobre o “Barba” e o turbilhão de dossiês e intrigas produzidos nos porões do Planalto, segundo as graves denúncias de Tuma Junior veiculadas pela revista Veja desta semana.
Os leitores que acompanham a televisão podem contribuir com esta informação.
 
09 de dezembro de 2013
in aluizio amorim

PESQUISA DATAFOLHA: CONSIDERAÇÕES A SEREM FEITAS E O ESPAÇO PARA A DIREITA


A Folha de São Paulo publicou matéria comentando sobre o perfil do brasileiro. Algumas considerações devem ser feitas. Em primeiro lugar, ela cria um leque de bondades e atribui isso a esquerda. Já afirmações do tipo: "o pobre é pobre pois tem preguiça de trabalhar" o jornal classifica como pensamento de direita. Evidente que isso é incorreto!!!

Não meus amigos, a direita não é má. Nós não qualificamos os pobres de preguiçosos e vagabundos como a Folha de São Paulo indica. A direita defende que toda pessoa deve ter chances de ter sucesso na vida e perseguir sua felicidade. A direita defende comportamentos conservadores no lado moral, isso implica ser contra a liberação das drogas, implica em ser contra o aborto. Aliás, cadê a pergunta referente ao aborto na pesquisa??? O que é que estão querendo esconder??? Você faz uma pesquisa para ver o perfil comportamental do brasileiro e a pergunta sobre aborto não aparece????? Estão querendo enganar quem??? Ou essa pergunta foi feita, e estão escondendo o resultado; ou a pesquisa já nasceu tendenciosa, pois deixou de lado uma das maiores bandeiras da direita.

Mas vamos continuar, desde quando a direita diz que os crimes são culpa da maldade das pessoas? A direita é a favor de prender bandidos, colocar policiais nas ruas, e punir os criminosos justamente por acreditar que a falta de punição é o principal motivador do crime. A direita acredita em Deus, como alguém pode acreditar em Deus e dizer que os crimes são obra primordial da maldade humana? Existem pessoas más, não restam dúvidas, mas a matéria da Folha de São Paulo tenta passar a idéia que a direita é um bando de bocós.

A questão das armas é emblemática. Se eu tiver que apostar, aposto que a pesquisa está ERRADA. Veja bem, a população brasileira REJEITOU de forma contundente o plebiscito para limitar a posse de armas de fogo. Como é que na pesquisa aparecem 68% de pessoas querendo limitar tal direito???

Por fim, a boa notícia. Apesar da reportagem não explorar tal ponto: 49% da população brasileira preferem pagar MENOS impostos e arcar com seus próprios gastos de saúde e educação, contra 43% que preferem mais impostos para essas despesas. Outra boa notícia: sobre ajuda estatal (por mais viesada que tenha sido a pergunta) 47% dos brasileiros deixam claro que querem menos governo. Isto é, a direita propriamente dita (valores conservadores em questões morais, e liberdade econômica) tem espaço para vencer eleições majoritárias no país. E isso com toda a propaganda esquerdista, e com toda difamação sofrida pela direita. Será que finalmente as oposições irão acordar para essa agenda???

 
09 de dezembro de 2013
Adolfo Sachsida

A "FÁBRICA DE DOSSIÊS" DO PT COLOCOU UM MILITANTE DE CARTEIRINHA NO COMANDO DO CADE.

                            Resultado é o Dossiê do Metrô.
 
As revelações do livro de Tuma Jr. publicadas por Veja, neste final de semana, desmascaram a "fábrica de dossiês" do PT, montada dentro da máquina pública.
O Cade, que plantou o Dossiê do Metrô, comandado pelo petista filiado e fichado Vinícius Carvalho, subordinado ao ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, continua nas manchetes de jornal.
A atuação deste órgão aparelhado pelo PT justifica todas as afirmações do livro "Assassinato de Reputações".
Abaixo, notícia de hoje do Estadão.
 
A Justiça eleitoral barrou estratégia do presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Vinícius de Carvalho, que pretendia reconhecimento retroativo de sua desfiliação do PT a 16 de maio de 2008 - data em que afirma ter comunicado sua decisão ao Diretório Municipal do partido. Como não fez o mesmo perante a Justiça, ele continua ligado ao PT, segundo a decisão.
 
Para a juíza Rosângela Maria Telles, da 252.ª zona eleitoral de São Paulo, o fato de Carvalho ter notificado apenas o partido não lhe confere a desfiliação no âmbito da Justiça. Ao requerer a retroatividade, Carvalho alegou que pretendia evitar questionamentos acerca da legitimidade do exercício de seu mandato no Cade, cadeira que ocupa desde 30 de maio de 2012, mas que lhe seria vedada caso não tivesse efetuado a comunicação de sua desfiliação.
 
São antigos os vínculos de Carvalho com o PT. Ele trabalhou no gabinete do deputado licenciado Simão Pedro, secretário de Serviços da gestão Fernando Haddad na Prefeitura de São Paulo, mas omitiu esse dado de seu currículo em ao menos quatro oportunidades, como revelou o Estado, em setembro. O gesto lhe custou advertência da Comissão de Ética da Presidência. Ele disse que foi "um lapso".
 
Em maio, o Cade fez acordo de leniência com a Siemens que revelou cartel no sistema metroferroviário em governos do PSDB em São Paulo (1998/2008) e no governo do DEM, do DF. Os lenientes são 6 executivos da multinacional alemã, entre eles Everton Rheinheimer, que fez delação premiada na Polícia Federal e apontou suposto esquema de propinas para parlamentares.
 
Em meio à polêmica, Carvalho bateu à porta da Justiça eleitoral. Em despacho de 17 de outubro, a juíza Rosângela Telles assinalou. "O requerente comunicou a sua desfiliação tão somente ao Diretório do Partido dos Trabalhadores. Contudo, nada comunicou ao Juízo eleitoral."
 
A juíza cita que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já se posicionou sobre a matéria. "Dessa forma, o eleitor deveria ter comunicado não apenas a desfiliação ao diretório do partido, como também ao Juízo Eleitoral. Caso não adote esta última providência, continuará a ser considerado filiado ao partido. Isto vale para as hipóteses em que o eleitor pretende apenas a sua desfiliação, sem se filiar novamente a outro partido, como também no caso de desfiliar-se de um partido e filiar-se a outro, situação que configurará dupla filiação partidária. De sorte que não há como acolher a pretensão inicial (de Carvalho)."
 
09 de dezembro de 2013
in coroneLeaks

FEDOR DO ESTADO POLICIAL: LULA COLABORACIONISTA

Assassinato de Reputações - Rede Petralha - Extrema esquerda - Tuma Jr
A “Comissão da Verdade” vai apurar se Lula colaborou com a ditadura? Ou ainda: E agora José Eduardo Cardozo? A denúncia de Tuma Júnior não é nem anônima nem apócrifa. O ministro vai ou não mandar investigar?
 
 
Lula é carregado pelos companheiros em 1979: segundo Tuma Junior,
o “Barba” era informante de Romeu Tuma
Os petistas e a rede petralha na Internet tentam reagir ao livro “Assassinato de Reputações – Um Crime de Estado” (Editora Topbooks), que traz o longo depoimento do delegado Romeu Tuma Junior ao jornalista Claudio Tognolli. A ordem que emana da cúpula do partido e chega à Al Qaeda Eletrônica é desmoralizar o denunciante, lembrando que ele foi acusado de envolvimento com a máfia chinesa em São Paulo. Já chego lá. Há duas coisas no livro que incomodam os petistas: uma tem um peso, digamos, moral e pode contribuir para jogar ainda mais luzes nas origens do PT. A outra tem a ver com o presente e revela o modo como o PT entende o exercício do poder.

No livro, Tuma Junior diz ter a convicção de que Luiz Inácio Lula da Silva foi um informante de Romeu Tuma, então chefe do Dops, lá no fim dos anos 1970, quando apenas líder sindical. Não é a primeira vez que a, como vamos chamar?, intimidade de petista com o regime militar é posta em debate.
O delegado sugere que a colaboração tenha deixado rastro e dá uma dica: que se procurem as contribuições de um certo “Barba” com os órgãos de repressão. A esta altura, ninguém com um mínimo de honestidade intelectual pode ignorar que parte considerável do establishment militar via com bons olhos a emergência política do tal “sindicalista” porque avaliava — e com razão neste particular — que sua ascensão enfraqueceria os líderes pré-64 que voltaram ao Brasil com a aprovação da Lei da Anistia. Nesse sentido, a escrita se cumpriu. O petismo exilou Leonel Brizola no Rio de Janeiro e Miguel Arraes em Pernambuco. É inegável que Lula cumpriu o desígnio de quebrar as pernas dos antigos líderes populistas, que encontraram um novo Brasil ao voltar ao país.

O Lula “colaboracionista”, pois, é um dado da própria equação. Ainda que seus propósitos fossem os mais, digamos, puros — criar um partido só de trabalhadores —, a verdade inegável é que sua liderança rompia duas pretensões de unidade:
 
a) a unidade da oposição defendida pelo MDB;
 
b) a unidade das esquerdas, que Brizola tinha a ambição de liderar. E aquilo era música para os estrategistas da transição, especialmente o general Golbery do Couto e Silva. Eu era um fedelho, militante da Convergência Socialista, e me lembro bem como a extrema esquerda lia, então, a questão:
 
a: Lula era considerado um nosso aliado contra a “frente burguesa” que pretendia se apresentar como “falsa alternativa” (era o que achávamos então) ao regime;
 
b: Lula era considerado um nosso aliado contra a “falsa esquerda”, que considerávamos não marxista (e era mesmo!), que vinha do exílio com pretensões de liderar as massas, o que repudiávamos;
 
c: Lula era considerado um nosso aliado APENAS ESTRATÉGICO, já que julgávamos que ele não passava de um reformista, com sérios “desvios de direita”, interessado apenas em reformar o capitalismo;
 
d: a extrema esquerda entendia que fortalecer Lula era importante, para que pudesse ser descartado mais tarde.

Bem, meninos, é desnecessário dizer que Lula jantou os militares, o MDB, Brizola, Arraes e a extrema esquerda… Reproduziu na política a sua carreira no sindicato, conforme demonstrou José Nêumanne Pinto no livro “O que sei de Lula”. Também ali se acercou do poder pelas beiradas, fez acordos com os pragmáticos, tomou o poder e deu um pé no traseiro das velhas lideranças.
 
Foi além
 
Tuma Junior, na entrevista concedida à VEJA na edição desta semana e, consta, no livro (ainda não li), sugere muito mais do que uma colaboração mediada pela história. Ele fala é de outra coisa: é de ação coordenada com o regime, combinada mesmo.
Cumpre investigar, não como quem procura um crime, mas como quem busca a verdade. Eu já ouvi de um ex-alto executivo da Villares e de um ex-membro do então chamado “Grupo 14”, da Fiesp, que o então grande sindicalista e herói das massas e da imprensa negociava com os patrões até as propostas que seriam recusadas. Fazia parte do show.

Bem, o Brasil tem uma “Comissão da Verdade”, não é mesmo? Que tal chamar o “companheiro” para depor — depois, claro, de uma minuciosa investigação dos arquivos?
De volta ao presente

Se Lula foi ou não uma espécie de dedo-duro a serviço da ditadura é matéria de interesse histórico. A questão pode doer na reputação do petismo, mas não se tem muito além disso. O outro pilar do livro de Tuma Júnior é, sim, muito grave.
O delegado diz estar disposto a demonstrar que, na Secretaria Nacional da Justiça, foi instado a dar curso a dossiês fabricados pelo petismo contra seus adversários. E cita uma penca de casos (leia post). Mais: assim como perseguia adversários, protegia o PT ao não dar curso a investigações que poderiam comprometer o partido.
 
 
A Al Qaeda eletrônica, a rede petralha, já começou o trabalho de desqualificação do denunciante. Alguns bobinhos enviaram mensagens para cá apontando que eu mesmo publiquei posts sobre a demissão de delegado, por conta da sua suposta ligação com a tal máfia chinesa… Sim, publiquei. E daí? Pra começo de conversa, foi Lula quem decidiu nomear Tuma Junior para a Secretaria Nacional de Justiça. Não fui eu, não foram os opositores do PT, não foram os inimigos do partido. Justamente porque não tenho nenhuma vinculação com o delegado, publico o que penso ser relevante. Antes e agora.

E me parece relevante que alguém escolhido pelo próprio PT para um cargo tão importante venha a público revelar as muitas vezes em que foi instado a desrespeitar a lei para atender a uma demanda política — coisa que ele diz não ter feito. Quer dizer que Tuma Junior é um desclassificado, alguém a ser ignorado, mas era bom o bastante para permanecer três anos à frente da Secretaria Nacional de Justiça?
 
O fedor do estado policial – Na Câmara, ele disse que manda investigar
tudo. E agora? Denúncia, desta vez, tem assinatura
Não há como: alguém com nome e endereço, que esteve na cúpula do Ministério da Justiça, acusa uma ação coordenada de um partido com órgãos do estado para perseguir adversários políticos. Nos depoimentos dados ao Senado e à Câmara, Jose Eduardo Cardozo afirmou que seu papel é encaminhar as denúncias que recebe, mesmo as anônimas, à Polícia Federal. Pois bem: a acusação de agora anônima não é. Tem assinatura. E Tuma Junior já disse que quer falar.

E nesse caso? O que fará o ministro da Justiça? Cumpre lembrar que, na lista dos dossiês que os petistas queriam pôr para circular, está justamente a suposta formação de cartel para a compra de trens em São Paulo. Se papeluchos sem assinatura, supostamente deixados na casa de Cardozo por um deputado do PT, bastam para que a PF passe a fazer uma investigação, como agirá o ministro com acusações que têm assinatura?

Os petistas acham que Tuma Junior não é de confiança? Não é da confiança de quem, cara-pálida? De Lula e da cúpula do Ministério da Justiça, pelo visto, ele era. Tanto que foi nomeado para o cargo de secretário nacional da Justiça. Agora, ele decidiu contar o que diz ter visto, ouvido e vivido. E afirma ter como provar as acusações que faz. O mínimo que se pode esperar é que seja convocado para depor na Câmara. 

Acusando a imprensa de não dar a devida atenção à questão do cartel de trens — é mentira, como se sabe —, afirmou Gilberto Carvalho: “Tirando o (jornal) O Estado de S. Paulo, não se pergunta pelo crime, se recrimina o acusador”. Muito bem: por que a rede petralha não segue o conselho de Carvalho? Ora, pare de ficar recriminando o acusador e passe a se preocupar com os crimes que ele aponta. Tuma Junior, diga-se, mira também no próprio Carvalho, que lhe teria confessado que havia mesmo um esquema de desvio de dinheiro em Santo André, questão que estaria na raiz do assassinato de Celso Daniel. O ministro diz que vai processar o delegado.

Tuma Junior não era só um datilógrafo do Ministério da Justiça que agora diz ter ouvido coisas. Não! Ele ocupava um cargo central na pasta e afirma ser testemunha da forma como atua a máquina petista de moer a reputação dos adversários, seguindo aquela que, há muito tempo, digo ser a máxima do partido: “Aos amigos, tudo, menos a lei; aos inimigos, nada, nem a lei”.
 
09 de dezembro de 2013
Reinaldo Azevedo

MANDELA: PARA QUEM SE IMPORTA COM OS FATOS

                   UM POUCO MAIS SOBRE MANDELA
Ainda sobre a onda de mistificação midiática em torno da figura cultuada de Nelson Mandela, segue o link para uma notícia antiga, de 20 de maio de 1983.
Vejam as fotos, se tiverem estômago (aviso logo que é coisa pesada).
Vale a pena lembrar um pouco do que fazia o braço armado do Congresso Nacional Africano (CNA), criado por Mandela.
Vejam como então atuava a organização liderada pelo "pacifista" Mandela...
 
Em tempo: Mandela renunciou à luta armada, após sair da cadeia, e crimes como esse foram expostos pela Comissão da Verdade e Reconciliação criada na África do Sul após o fim do apartheid.
Tratou-se de uma comissão para expor os crimes cometidos por ambos os lados e promover a reconciliação nacional no país. Nisso, deve-se reconhecer o mérito de Mandela.
Nessa tarefa, repito, ele foi um gigante. Mas fatos são fatos, por mais desagradáveis que sejam. Escondê-los para edulcorar a biografia de alguém é uma forma de culto da personalidade. Ponto. 

Toda vez que algum Bono Vox da vida lembrar como Mandela foi uma pomba da paz e um santo, lembrem de notícias como essa. Porque a verdade precisa ser dita.
 
Agradeço ao João José Horta Nobre pela dica.
 

P.S.: O link acima é recomendado para quem tem um mínimo de honestidade intelectual. Não deve ser acessado, portanto, por tipos como o rapaz que respondo em meu último post. Além de ser um tipo muito sensível, que coloca a emoção acima da razão, o jovem ainda disse que, no tocante a seu ídolo Mandela, ele não dá bola para os fatos.
Ou seja: está se lixando para a verdade.
Pois é...  
 
09 de dezembro de 2013
in blog do contra

QUANDO O HUMOR DESENHA A REALIDADE


O DELATOR

09 de dezembro de 2013
 

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Lula queima imagem como colaborador do esquema de inteligência da repressão, na dita-dura militar
O mito Luiz Inácio Lula da Silva sofreu uma radical desconstrução de imagem, de forma midiaticamente ampliada, com o livro “Assassinato de Reputações – um Crime de Estado” (Editora Topbooks, 557 páginas, R$ 69,90). Graças à obra escrita pelo ex-delegado Romeu Tuma Júnior em parceria com o jornalista Claudio Tognoli, que será lançado esta semana, fica arranhada a noção de um Lula “democrata e lutador pela liberdade”.
 
O livro fortalece a versão (até então pouco conhecida e divulgada publicamente) de um Lula pragmático, puro sindicalista de resultados. Agora, Lula passou de vítima a colaborador do regime militar. Tuminha confirmou que Lula foi um informante que colaborava com a inteligência do Departamento da Ordem Política e Social, comandada pelo falecido delegado e senador Romeu Tuma, que servia de base à repressão operacional contra a esquerda dirigida pelo também falecido delegado Sérgio Paranhos Fleury (pintado pela esquerda como o maior demônio repressor da ditadura pós 64).
 
Não adianta convidar Luiz Inácio Lula da Silva para prestar esclarecimentos sobre sua ação como o informante “Boi” (segundo ex-agentes do DOPS) ou “Barba” (na versão de Tuminha). Na CV, simplesmente, Lula contará as mentiras de sempre. Alegará que tudo não passa de intriga da oposição e da mídia. Como Romeu Tuma e Sérgio Fleury não estão mais vivos para confirmar ou negar a versão de Tuminha, Lula simplesmente vai deixar o assunto morrer sob o rótulo de uma “grande calúnia contra um santo democrata que sempre lutou pela libertação do povo e do trabalhador brasileiro”.
 
Pela entrevista de Tuminha à edição 2351 da revista Veja, não vai ser fácil Lula driblar a verdade, como de costume. A reportagem perguntou quem mais saberia da história, além dele e de Lula, e Tuminha garantiu: “Meu pai está morto. Então, só eu e ele. Talvez alguma pessoa próxima a ele saiba. Digo e repito isso em público, pessoalmente e até no estádio do Pacaembu. Quero que o Lula se sente na minha frente e diga que é mentira. Tenho fotos com ele desde a época do DOPS. Ele e o meu pai tinham uma relação muito sigilosa. Se isso vazasse, os dois estariam mortos”.
 
A Veja perguntou se Tuminha tinha provas de que Lula foi colaborador da inteligência do DOPS. Tuminha detonou: “Não excluo a possibilidade de algum relatório do DOPS da época registrar informações atribuídas a um certo informante de codinome Barba. Era esse o codinome dele. Os relatos do Lula motivaram inúmeras operações e fundamentaram vários relatórios de inteligência para evitar confusões maiores com os movimentos daquela época”.
 
O que Lula informava para o pai de Tuminha só eles sabem. O certo é que Lula sofre a maior desconstrução de sua imagem como “informante da dita-dura”. E o filme tende a ficar ainda mais queimado quando chegar a hora de Lula ser forçado a se justificar, nas barras dos tribunais, todas as ações movidas contra sua íntima amiga e super-assessora Rosemary Nóvoa Noronha. Do Mensalão ele foi milagrosamente poupado. Mas assim que o PT perder o poder, a coisa tende a ficar feia para ele.
 
Lula não tem futuro, e sabe disto. E seu passado pouco conhecido, que agora vem à tona, vai atrapalhar ainda mais seu incerto presente. Sorte dele que o “General” Golbery do Couto e Silva – um dos que ajudou a inventá-lo como líder sindical para inviabilizar o retorno à política dos trabalhistas históricos – não deixou nada escrito sobre o assunto. Do contrário, Lula teria sua reputação de "democrata" ainda mais assassinada...
O negócio, que está ruim, poderia ser pior. Imagina se o Celso Daniel pudesse voltar do mundo dos mortos para contar tudo que sabe sobre os petralhas muito vivos que arquitetaram seu seqiuestro, tortura, sevícia e assassinato hediondo?
 
Releia o artigo: Como superar a Herança Maldita Petralha
 
Fora da Linha de Tiro


Vão com Deus...


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.
 
09 de dezembro de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor