"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 11 de outubro de 2020

PRAGMÁTICO - LUIZ FUX COLAPSANDO O SISTEMA. O QUE VOCÊ ESTÁ ACHANDO?

 


PENSAMENTOS & SENTIMENTOS 03

 


12 de outubro de 2020

PENSAMENTOS & SENTIMENTOS 02

 


12 de outubro de 2020

CARPE DIEM






Na tradução literal, Carpe Diem significa aproveite o dia. Mas, seu significado não se prende apenas a aproveitar um dia específico e sim aproveitar ao máximo o presente.

O poeta romano Horácio (65 – 8 a.C), utilizou a expressão em um poema, ao qual aconselhou a uma amiga “…Carpe diem, quam minimum credula postero”. Ou seja, “Colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”.

Logo, a expressão Carpe Diem, se refere a viver o presente intensamente, sem ficar ansioso com os tempos que ainda virão.

Filosofia Carpe Diem

A filosofia Carpe Diem pode ser resumida em uma chamada para aproveitar o presente. Vivendo cada momento com intensidade, sem grandes preocupações com o que o futuro tem reservado.

Esse pensamento de Horácio está alinhado ao epicurismo (um sistema filosófico que acredita em pensar na vida e levar esses pensamentos com “prazeres tranquilos”).

Para Epicuro (341 – 270 a.C), o ser humano não deve temer a morte, pois somente assim, pode-se aproveitar totalmente a vida.

Carpe Diem na cultura

O significado que Carpe Diem transmite fez com que a expressão fosse muito utilizada em diversos contextos antigos. Por exemplo, o filme Sociedade dos poetas mortos. 
No contexto do filme, o professor ensina aos jovens estudantes que a vida deve ser vivida de forma extraordinária.

Ainda mais, é possível encontrar o dito em livros filosóficos, como O Segredo da autora Rhonda Byrne. Além disso, muitas pessoas gostam de fazer tatuagens da expressão latina


12 de outubro de 2020

PENSAMENTOS & SENTIMENTOS 02

 


11 de outubro de 2020

'ATROPELADO' NOS EUA, PROFESSOR OLAVO DEVE A ABANDONAR A LUTA. ENTENDA.

PRESIDENTE FUX VIRA O STF DE PONTA CABEÇA: "AGORA VOU MOSTRAR QUEM É QUE MANDA".

PRESIDENTE, FUX VIRA STF DE PONTA CABEÇA "AGORA VOU MOSTRAR QUEM É QUE MANDA"

11 de outubro de 2020

PENSAMENTOS & SENTIMENTOS

 


11 de outubro de 2020


OS SEGREDOS ESCONDIDOS EM "A ÚLTIMA CEIA"