"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

SEM AVISO, BOLSONARO CANCELA ENTREVISTA COLETIVA EM DAVOS

Segundo assessores, cancelamento se deu por 'comportamento antiprofissional da imprensa'. Organização do evento não foi avisada com antecedência


A coletiva de imprensa era uma das programações mais importantes desta quarta (Foto: Alan Santos/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (PSL), assim como três de seus ministros, cancelaram, em cima da hora, uma coletiva de imprensa durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. O cancelamento ocorreu nesta quarta-feira, 23, surpreendendo a organização do fórum e a imprensa internacional.

Cerca de 40 minutos antes do início previsto para a coletiva de imprensa, às 16h (13h, no horário de Brasília), o Palácio do Planalto enviou uma nova versão da agenda de Bolsonaro. No horário previsto para a coletiva, estava um “almoço de trabalho”.

Toda a organização para a coletiva de imprensa já estava montada. Os nomes dos ministros, assim como do presidente, já constavam em frente às suas respectivas cadeiras. A organização do Fórum, porém, não havia sido avisada, com os jornalistas vendo uma movimentação incomum por parte dos auxiliares do evento.

“É normal que haja alterações de horário, que um ou outro ministro seja incluído ou excluído na entrevista, mas não sumirem todos”, afirmou um funcionário da organização ao Globo. Além de Bolsonaro, os ministros Ernesto Araújo, das Relações Internacionais; Paulo Guedes, da Economia; e Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública, não compareceram à entrevista.

O cancelamento teria ocorrido por “comportamento antiprofissional da imprensa”, conforme foi dito por um assessor de Bolsonaro. Minutos depois, porém, outro pessoa da comitiva brasileira afirmou que a coletiva havia sido cancelada para poupar o presidente, pois sua agenda estava muito cheia.

Não se sabe ao certo o que houve, mas não está descartada a possibilidade do cancelamento ter sido motivado pela reação da imprensa internacional ao discurso de abertura de Bolsonaro, ocorrido na tarde da última terça-feira, 22.

A coletiva de imprensa era uma das programações mais importantes desta quarta-feira no Issue Briefing Room de Davos. O evento estava previsto desde a quarta-feira da semana passada, 16.


23 de janeiro de 2019
opinião & notícia

COLÔMBIA, PERU, PARAGUAI, EQUADOR E COSTA RICA RECONHECEM JUAN GUAIDÓ



Diversas nações da América Latina estão reconhecendo o parlamentar Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.

Os governos do Brasil, Colômbia, Peru, Equador e Costa Rica anunciaram nesta quarta-feira (23), em Davos, na Suíça, que reconhecem Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.

O anúncio foi feito após uma reunião entre os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro; Colômbia, Iván Duque; Costa Rica, Carlos Alvarado; Equador, Lenín Moreno e a vice-presidente do Peru, Mercedes Aráoz, informa o “Público“.

“O Paraguai expressa seu apoio ao presidente da Venezuela, Juan Guaidó. Conte conosco para abraçar a liberdade e a democracia novamente”, publicou o presidente paraguaio Abdo Benítez, em sua conta no Twitter.


23 de janeiro de 2019
renova mídia

IMPRENSA ESTRANGEIRA CRITICA DISCURSO DE BOLSONARO

Jornais dos EUA e da Europa apontam que o presidente brasileiro perdeu uma grande oportunidade de se apresentar ao mundo



A atuação breve e superficial do presidente frustrou expectativas (Foto: Alan Santos/PR)
O discurso do presidente Jair Bolsonaro no Fórum Econômico Mundial, em Davos, repercutiu nos principais veículos de comunicação do mundo. Porém, não exatamente como esperava o governo brasileiro.

Jornais dos EUA, Alemanha, França, Reino Unido e Espanha chamaram atenção para a curta duração e a superficialidade do discurso do presidente brasileiro, que era aguardado com grande expectativa, pela falta de líderes presentes e pela curiosidade em conhecer aquele que se apresenta como um “Trump dos trópicos”.

No entanto, Bolsonaro, que tinha 45 minutos para discursar, passou apenas 15 minutos no palco. Durante pouco mais de sete minutos, ele prometeu abrir a economia do Brasil para o mundo, relembrou promessa de campanha de governar sem viés ideológico e de implementar as reformas tributária e da Previdência. Em seguida, respondeu a questões do presidente do fórum, Klaus Schwab.

A atuação breve e superficial do presidente frustrou as expectativas de quem esperava que Bolsonaro detalhasse propostas de tornar a economia brasileira mais liberal. Em geral, a atuação de Bolsonaro foi considerada uma oportunidade perdida.

Nos EUA, a jornalista chefe da editoria de economia do Washington Post, Heather Long, classificou o discurso do presidente brasileiro como um “grande fracasso”. “Para resumir: o presidente brasileiro Bolsonaro falou por menos de 15 minutos. Grande fracasso. Ele tinha o mundo inteiro o assistindo e o melhor que conseguiu dizer foi para as pessoas passarem férias no Brasil. Ele é chamado de ‘Trump da América do Sul’, mas pareceu morno”, escreveu Long, em sua conta no Twitter.


23 de janeiro de 2019
Opinião & notícia

CELULARES EM PRESÍDIOS NO CEARÁ É ALGO INTOLERÁVEL (MARCO ANTONIO VILLA)

BOLSONARO EM DAVOS



10:37

Bolsonaro em Davos

23 de janeiro de 2019

TV RECORD VAI DEMITIR PAULO HENRIQUE AMORIM APÓS ATAQUES A BOLSONARO EM DAVOS

DITADURA MADURO BLOQUEIA ACESSO AO GOOGLE E YOUTUBE NA VENEZUELA


O serviço de inteligência da ditadura de Nicolás Maduro, na Venezuela, bloqueou o acesso da população ao YouTube e ao Google, de acordo com o agência NetBlocks.

A restrição teve início nesta quarta-feira (23), por volta do meio-dia, e engloba serviços do Google e da plataforma móvel Android.

“Confirmado: grandes interrupções na Venezuela em meio aos protestos. Youtube, Google Search e redes sociais foram colocadas offline”, disse o perfil Netblocks, no Twitter.


Ver imagem no Twitter



Nesta segunda-feira (22), a RENOVA já havia alertado que o Twitter e Instagram haviam sido tirados do ar pelo regime de Nicolás Maduro para conter o início dos protestos pelo País.

As redes sociais Twitter e Instagram estão fora do ar na #Venezuela desde que um grupo de militares se rebelou contra o ditador Nicolás Maduro na cidade de #Cotiza.https://renovamidia.com.br/ditadura-maduro-tira-twitter-e-instagram-do-ar-para-conter-rebeliao-em-cotiza/ …




Ditadura Maduro tira Twitter e Instagram do ar para conter rebelião em Cotiza - Renova Mídia

A ditadura socialista de Nicolás Maduro costuma tirar sites do ar sempre que entende necessário. A revolta na cidade de Cotiza é um desses casos.renovamidia.com.br


23 de janeiro de 2019
renova mídia

PADRES DA VENEZUELA SE JUNTAM AOS PROTESTOS CONTRA MADURO



Os cidadãos da Venezuela saíram às ruas neste dia 23 de janeiro para expressar sua rejeição ao ditador Nicolás Maduro.

Os sacerdotes da capital Caracas também demonstram seu apoio ao protesto que foi convocada pela Assembleia Nacional da Venezuela.

No bairro de El Paraíso, os sinos do “Santuário de Nossa Senhora de Coromoto” soaram em apoio aos cidadãos que tomaram as ruas da cidade.

O sacerdote agostiniano Rafael Hernández explicou que o som dos sinos é uma forma de apoiar o sentimento das pessoas que pedem liberdade.

“A voz dos sinos é também a voz de Deus que se manifesta na escuta deste povo que pede a paz e a reconciliação do nosso país, a Venezuela”, afirmou ao jornal “El Nacional“.

O padre indicou que grupos de diferentes comunidades religiosas estão ao lado do povo venezuelano.

“As pessoas precisam de liberdade, em face de tanta miséria, diante de tanta fome, estamos acompanhando nosso povo que caminha e faz peregrinações”, acrescentou.


23 de janeiro de 2019
renova mídia

TRUMP RECONHECE JUAN GUAIDÓ COMO PRESIDENTE INTERINO DA VENEZUELA


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acaba de reconhecer o parlamentar Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.

A decisão de Donald Trump foi anunciada na tarde desta quarta-feira (23) em comunicado divulgado pela Casa Branca.

O presidente dos Estados Unidos publicou o comunicado após Juan Guaidó se autoproclamar presidente interino da Venezuela.

“Diante de Deus Todo-Poderoso juro formalmente assumir o Executivo Nacional como o presidente encarregado da Venezuela”, disse Guaidó, em discurso minutos atrás, na capital Caracas.


Confira o comunicado da Casa Branca:

23 de janeiro de 2019
renova mídia

JORNAL DIZ QUE LÉO PINHEIRO, EX-PRESIDENTE DA OAS, DELATOU O JUDICIÁRIO



O empresário Léo Pinheiro entregou membros do Judiciário em sua delação premiada, assinada com a Procuradoria-Geral da República após dois anos de negociações.

A informação foi publicada com exclusividade nesta quarta-feira (23) pelo jornal “O Antagonista“.

O ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, também confirmou o pagamento de propina nas reformas do sítio de Atibaia e do Triplex, e acrescentou detalhes de como bancada despesas da família do presidiário Lula da Silva.

Léo falou ainda do caixa 2 na campanha de Eduardo Paes para a Prefeitura do Rio de Janeiro, no ano de 2012.

Ao todo, o empreiteiro delatou 14 políticos de diferentes partidos – PT, PMDB, PSDB, PP e DEM.

A PGR, porém, não aceitou o acordo proposta pela família Mata Pires, acionista da OAS. Esse, aliás, foi um dos motivos da demora. César Mata Pires, um dos donos, foi preso pela Lava Jato em novembro – e solto após fiança de R$ 29 milhões.

Em relação ao Judiciário, ainda não há detalhes.

Em 2016, Rodrigo Janot cancelou as tratativas do acordo após matéria da “Veja” sobre uma reforma que a OAS realizou na mansão de Dias Toffoli, acrescenta “O Antagonista“.

O então PGR garantiu que não havia menção a Toffoli na delação do ex-presidente da OAS. Mas não explicou sua decisão.


23 de janeiro de 2019
renova mídia

CHINA DIZ QUE 2o.BEBÊ GENETICAMENTE MODIFICADO TEM DE 12 A 14 SEMANAS


O segundo feto humano geneticamente modificado na China tem entre 12 e 14 semanas.

O professor de Neurobiologia da Universidade de Stanford, William Hurlbut, afirmou:

“Na conferência de Hong Kong foi dito que a gravidez era detectável ‘quimicamente’ (em um teste de laboratório de níveis hormonais), mas era cedo demais para detectá-la clinicamente.”

Segundo os cálculos do professor, a partir desse dado, a gestação se encontraria neste momento “em uma categoria geral de entre 12 e 14 semanas”.

Em novembro de 2018, o cientista chinês He Jiankui causou perplexidade na comunidade internacional ao afirmar que tinha conseguido criar os primeiros bebês manipulados geneticamente para resistir ao vírus do HIV.

A revelação acarretou várias críticas, gerou sua demissão e levou as autoridades chinesas a abrir uma investigação, conforme noticiou a RENOVA.


23 de janeiro de 2019
renova mídia

CIENTISTA CHINÊS QUE CRIOU BEBES GENETICAMENTE MODIFICADOS É DEMITIDO



O cientista foi desligado da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China. Autoridades dizem que ele agiu sozinho.

O cientista He Jiankui, que editou os genes de duas bebês para torná-las imunes ao HIV, foi demitido nesta segunda-feira (21) da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China.

A demissão ocorreu no mesmo dia em que investigadores do regime comunista da China anunciaram que ele agiu sozinho e “realizou a pesquisa ilegalmente para conseguir fama pessoal e lucro”.

Além disso, também nesta segunda, as autoridades confirmaram que uma segunda mulher está mesmo grávida de um bebê editado geneticamente, informa o “G1“.

O regime chinês garantiu ainda que He será punido por violações da lei — mas não esclareceu quais podem ter sido essas violações.

He Jiankui já tinha anunciado o fato, agora confirmado por investigadores, conforme noticiou a RENOVA.


23 de janeiro de 2019
renova mídia

VENEZUELA: MULTIDÃO PROTESTA CONTRA MADURO

GUAIDÓ PRESTA JURAMENTO E ASSUME COMO PRESIDENTE INTERINO DA VENEZUELA


Em discurso diante de milhares de manifestantes nas ruas de Caracas, capital da Venezuela, o parlamentar Juan Guaidó se autodeclara presidente interino do País.

“Diante de Deus Todo-Poderoso juro formalmente assumir o Executivo Nacional como o presidente encarregado da Venezuela”, disse Juan Guaidó minutos atrás.

Guaidó é presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, órgão controlado pela oposição venezuelana, mas sem poder efetivo perante a ditadura de Nicolás Maduro.

Mais informações em instantes.


23 de janeiro de 2019
renova mídia

GRUPO DE LIMA PODE SER AMPLIADO PARA CONTER NICOLAS MADURO


Após ter cortado relações diplomáticas com a Venezuela, o Paraguai está em discussões com o Brasil para ampliar o Grupo de Lima.

O fórum é composto atualmente por 14 nações e tem servido como principal instrumento de pressão contra a ditadura de Nicolás Maduro.

O Grupo de Lima também vê o Brasil como “ponte” para convencer China e Rússia, hoje alicerces internacionais para a sobrevivência política de Maduro, a mudar de posição, informa “O Globo“.

“É uma facilidade que tem o Brasil como membro dos Brics”, disse o chanceler paraguaio, Luis Castiglioni, à margem do Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Para o ministro do Paraguai, é necessário mostrar aos chineses e aos russos como o regime da Venezuela é “pernicioso”.

Pequim, sobretudo, vem fazendo empréstimos bilionários a Caracas em troca de compromissos de fornecimento de petróleo no longo prazo.


23 de janeiro de 2019
renova mídia

MODESTO CARVALHOSA: "UM ATO DE COVARDIA, O VOTO SECRETO PARA O SENADO"

BOLSONARO EM DAVOS



Bolsonaro em Davos

23 de janeiro de 2019

TRANSAMAZÔNICA FARÁ PARTE DAS CONCESSÕES DO GOVERNO BOLSONARO


O ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro disse nesta terça-feira (22) que o Brasil incluirá a Rodovia Transamazônica na lista de concessões.

O ministro da Infraestrutura, Tarcisio Freitas, está buscando investimentos para pavimentar a estrada, apontada como uma das principais responsáveis pelo desmatamento da floresta Amazônica.

A BR-163, uma das principais rotas do Norte para embarque de grãos, também entrará na lista de prioridades do governo para concessões em uma reunião no mês que vem, informa a agência “Reuters“.

O governo do presidente Jair Bolsonaro está buscando reformular a infraestrutura de transportes do Brasil, e assim reduzir custos e atrasos na exportação de commodities, ao buscar investidores privados para operar dezenas de projetos rodoviários, ferroviários e aeroportuários.

Para rodovias, cinco concessões estão previstas para este ano. A BR-262/381, em Minas Gerais, apelidada de “estrada da morte”, também será incluída na lista de licitações.


23 de janeiro de 2019
renova mídia

RENAN CALHEIROS JOGA A TOLHA. O POVO VENCEU! ELE DESISTIU DA PRESIDÊNCIA

'CALIFORNIA DREAMIN'



Artigo para O Estado de S. Paulo de 22/1/2019


Queixam-se do Congresso mas o nosso maior problema está no pedir e não no que nos é entregue. A falta de qualquer referência não européia nos põe mais longe da saída que todos os outros percalços somados.

A relação interpessoal proporcionada pela internet, lamentava-se o franco-uspiano Fernando Henrique Cardoso num programa que comparava os fenômenos Trump e Bolsonaro na TV na virada do ano, bagunçou um coreto que foi armado para e pela intermediação dos partidos (sustentados pelo governo), através das TVs (outorgadas pelo governo), da imprensa e do resto desse nosso "sistema de representação do povo" sem povo. 

Do outro lado da mesa esbravejava um representante da outra corrente européia com que nos alternamos quando a terceira, a abertamente antidemocrática, dá folga. “Prendam todos! Não deixem nenhum à solta”! A provocação era trancafiar FHC também, mas essas duas faces da nossa “persona” européia se odeiam mas são gêmeas. 
Para uma "o sistema" é bom, o que falta é só política. Para a outra "o sistema" é bom, o que falta é só polícia. Nutrem ambas um mal confessado horror à falta de glamour e refinamento da igualdade não intermediada. À vida regida pela base da sociedade e não pela “autoridade dos melhores” (aristo-kratia). Ao império sem filtro da lei, à meritocracia e à destruição criativa.

Mas nós falamos, afinal, do “pior dos regimes políticos, excluídos todos os outros”. E é aí que encaixo Roberto Damatta relatando sua própria experiência de brazuca emigrado para os Estados Unidos no artigo “Encruzilhadas” publicado neste jornal nesta quarta-feira, 16, em que escrevo. “Passar da desigualdade para o igualitarismo requer acrobacias sociopsicológicas (...) impossíveis de praticar sem um exame aprofundado (...) de quem fomos e de quem somos porque os costumes são tão coercitivos quanto as leis”. Não temos conserto dentro desse “passado aristocrático absolutamente eurocentrado de imperadores (...) e a massa negra escravizada (...) que nossos pensadores viam (e inconfessadamente continuam vendo até hoje) como natural”.



“A reforma previdenciária”, resumia Damatta, “tem de fazer parte de um movimento arrebatador. Trata-se, no fundo, de uma guerra do Brasil contra o seu lado equivocado”.

Os Estados Unidos menos americanos, o federal, estão à beira da disrupcão como farsa pela mão de Donald Trump, O Tapeador, mestre da manipulação das redes. Já a Europa saiu do feudalismo mas o feudalismo nunca saiu da Europa. 

De lá vieram e nos foram impostos “os costumes tão coercitivos quanto leis” que estão aí até hoje mas nós já nem sentimos. O Brasil pós-Tiradentes passou a censurar com fúria a nossa americanidade essencial de povo até então sem rei e nunca mais parou. E quanto mais privilégios os nossos “representantes do povo” independentes do povo “adquirem” e transformam em lei, mais se inverte e perverte a hierarquia povo-governo que a democracia nasceu para estabelecer até transformar-se nesse esdrúxulo feudalismo constitucional a que acabamos por nos acostumar.

Para termos democracia será preciso, antes de mais nada, aprendermos a identificá-la. “Esse sistema sempre em débito consigo mesmo, inacabado e caracterizado por permanentes ajustes”, na descrição de Damatta, define-se essencialmente pela quantidade de poder que o eleitor tem antes e depois do momento da eleição para levar adiante esses ajustes. E o brasileiro não tem nenhum.



É essa a doença. Corrupção é só ausência de democracia e não vai acabar apenas com polícia. Não é da Europa que a resposta virá. A democracia real é a anti-Europa. Nasce em função da ausência do rei e caminha de oeste para leste. Da América impôs-se à Europa. Da Costa Oeste impôs-se a Costa Leste dos Estados Unidos. No Brasil será parecido. O último a entrar será o da praia.

Nos primeiros dias deste ano a Califórnia, que ainda no século 19 começou a revogar o modelo estático que nos oprime, contabilizava a safra de democracia dos 12 meses de 2018. Que Trump, que nada! 726 leis de inciativa popular, referendos de leis dos legislativos, votações de retomada de mandatos (recall), eleições de retenção de juízes e outras decisões foram diretamente votadas pelos californianos nas 9 “eleições especiais” convocadas para esse fim além da nacional de 6 de novembro.

Dentro do sistema distrital puro, começando pela célula do bairro que elege o board de pais de alunos que vai gerir a escola publica local e seguindo pelos distritos eleitorais municipais (uma soma dos de bairros), estaduais (uma soma dos municipais) e federais, cada pedacinho do país elege apenas um representante para cada instância de governo. Como o que define o distrito é o endereço do eleitor todo mundo sabe exatamente quem representa quem. E sendo a identificação tão clara ele retem o direito de cassar o mandato do seu representante a qualquer momento mediante a coleta de assinaturas e a convocação de “eleições especiais” só no distrito afetado para decidir essas e outras questões.



As que envolvem impostos não têm exceção. Nenhum nasce ou se mexe sem voto. As que ordenam obras publicas e decidem como serão financiadas idem. Os futuros usuários decidem se as querem ou não no modelo e pelo preço proposto e estabelecem, uma por uma, quem, como e quando vai pagar por elas. Valor do IPTU, construção ou não de uma ponte, valor do salário minimo local, reajuste de planos de saude, liberação ou não da maconha, normas para compra e uso de armas, tudo é decidido no voto em cada distrito eleitoral municipal, estadual ou federal somente por quem vai usar cada bem, pagar por ele ou ser obrigado a se submeter à lei em exame.

Olhado a partir da meca planetária da inovação política, que não por acaso é também a meca planetária da inovação tecnológica, o mundo não parece, portanto, tão disfuncional quanto Fernando Henrique o vê. Essa democracia e as redes têm tudo a ver. Nós é que, desde 1808, andamos com a cabeça sabe-se lá aonde.

Mudar o país de dono, vulgo democracia, é o que cura o Brasil.



23 de janeiro de 2019
vespeiro



DAVOS - BOLSONARO BRILHA E A ESQUERDA O INVEJA



DAVOS - Bolsonaro brilha e a esquerda o inveja.

https://lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com/2019/01/davos-bolsonaro-brilha-e-esquerda-o.html
23 de janeiro de 2019

O EPISÓDIO DOS SIMPSONS MAIS REVELADOR DE TODOS MOSTRA QUEM CONTROLA O MUNDO


O EPISÓDIO DOS SIMPSONS MAIS REVELADOR DE TODOS MOSTRA QUEM CONTROLA O MUNDO


23 de janeiro de 2019