"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

OBSERVAÇÃO PERTINENTE


http://andremansur.com/blog/



31 de dezembro de 2014
 

LÊNIN E O EGITO ANTIGO: O PARTIDO OU O DITADOR COMO DEUS

Lênin criou um monstro: A ditadura do proletariado. A ditadura do proletariado nada tem a ver com o povo, os trabalhadores, o proletariado, ela é a ditadura do partido comunista, e a ditadura do partido comunista é a ditadura dos seus líderes que sempre converge para a ditadura absoluta do seu líder [e.g., Stalin, Mao, Pol Pot,…].

A fonte de poder é o líder, o ditador, sua vontade é o poder total, não há espaço para regras gerais e comportamento ético, tudo pode mudar segundo suas preferências. Evidentemente isso afeta o comportamento dos indivíduos e sociedade como um todo que por temor do terror do Estado, exercido para manter o poder do ditador, agem com uma racionalidade limitada, oportunista, independente de um código de ética tradicional.

Basta ler qualquer grande autor que viveu sob ditaduras comunistas como Solzhenitsyn, Kundera ou Herta Muller, para verificar a imensa corrupção de uma sociedade sem princípios éticos, que vive sob o terror totalitário. Interessante, no Egito antigo cada rei era um novo Deus renascido, uma fonte nova de leis.

O Egito antigo jamais teve um código de leis, como as civilizações contemporâneas, as da Mesopotâmia, por exemplo.
Todo o poder e todas as leis emanavam do rei-deus. Uma consequência dessa estrutura política de poder e força segundo o artigo de John A. Wilson (1954) Authority and law in Ancient Egypt, Journal of the American Oriental Society, Supplement, 74, 1-7, é que ela afeta profundamente a sociedade e sua forma de pensar e agir:

“The ancient Egyptians always shrank from the finality of carrying a series of concepts or a series of experiences on to their logical conclusions. They preferred to compromise or conciliate, to work things out on a topical basis, rather than to systematize experience into a set of working principles for the future. (…) it is impossible to claim that ancient Egypt formulated any ethical basis for government and law.”
 
01 de janeiro de 2015
in selva brasilis

AS DUAS ALMAS DE DILMA E LULA

As almas intercambiáveis permitem a Lula e Dilma serem ao mesmo tempo governo e oposição

Dilma Rousseff compôs dois ministérios. Um novo, na área econômica, cujo principal expoente foi recrutado na banca. Outro, velho, nas demais pastas. Novidade, só a emergência das principais facções petistas como se fossem partidos políticos.

À primeira vista, a corrente majoritária que se denomina Construindo um Novo Brasil, CNB, perdeu espaço para a Democracia Socialista. Olhando-se de perto, isso quer dizer pouca coisa. Nem um grupo quer construir um novo Brasil, nem o outro sabe qual tipo de socialismo busca.
Tanto é assim que o ex-deputado André Vargas, que se desligou do partido e teve o mandato cassado, ainda está listado na coordenação nacional da CNB. Esse seria o grupo de Lula. Já se chamou Articulação, rebatizou-se como Campo Majoritário e celebrizou-se por hospedar a maior parte da bancada dos condenados pelo mensalão.

Doze anos de poder mostraram que essas facções operam no varejo. Às vezes, no balcão dos cargos. Em outro casos, no perigoso varejo das empresas amigas.

A partir de amanhã vai-se saber se a doutora efetivamente renunciou ao cargo de ministra da Fazenda. Se isso acontecer, a maior influência sobre o novo governo terá vindo de Lula. Foi ele quem primeiro soprou a ideia de se defenestrar Guido Mantega e novamente foi ele quem sugeriu a busca de um novo ministro na banca.
De certa maneira, foi isso que aconteceu em 2003, quando o ministro Antonio Palocci buscou no mercado e no rigor fiscal os comandantes da economia petista.
O que vem por aí será um ano de apertos ou, como diria o prefeito Fernando Haddad, de “deslizamento” das promessas de campanha.

Lula flertou com a ideia de substituir Dilma na disputa pela Presidência, mas nunca chegou a explicitar esse desejo. Limitou-se a estimular a onda. Quando estava no Planalto, fortalecia o ministro Palocci, mas dava voo livre ao vice-presidente José Alencar para criticar a política econômica de seu governo. Agora esse papel cairá no seu colo, ocupando um espaço onde a oposição tucana estará condenada ao silêncio, visto que a doutora capturou-lhe a agenda.

Essa guinada funcionará enquanto Dilma Rousseff tiver sangue-frio para segurar maus indicadores econômicos e um inevitável desgaste das estatísticas do emprego. Durante seu primeiro mandato, Lula conseguiu essa proeza e viu-se favorecido por uma economia mundial benfazeja.

Dilma e Lula têm almas intercambiáveis. Ambos podem ser eles mesmos, mas também podem ser o outro. Nessa mistura não há indefinição, mas estratagema. Lula defende como pode a desgraça da Petrobras, Dilma promete faxina. Dilma cortará despesas, Lula culpará a elite de olhos azuis pelo que seria uma crise internacional.

Não há Dilma sem Lula e até 2018 não haverá Lula sem Dilma. Eles não podem se aproximar a ponto de parecer que ela não governa, nem se distanciar a ponto de a doutora dispensar o carisma de Nosso Guia. No limite, criador e criatura só se separam em circunstâncias especiais. Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso afastaram-se, mas faltava ao primeiro uma base partidária que Lula tem. Ainda assim, FH jamais chegou ao ponto do rompimento, premiando seu antecessor com duas embaixadas.
As almas intercambiáveis permitem a Lula e Dilma serem ao mesmo tempo governo e oposição.

Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (Foto: Reuters)Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (Imagem: Reuters)

01 de janeiro de 2014
Elio Gaspari,
O Globo

31 DE DEZEMBRO: UM TEMPO DE PROMESSAS E COMPROMISSOS...


Acreditar no futuro como o tempo das transformações, é próprio do homem. Ano após ano, sob o brinde de champanhes, ou de um simples refrigerante. desejamos que o ano seguinte opere o milagre de nos dar uma nova esperança, de nos livrar do que em nós já não serve a bons propósitos... E juramos que vamos fazer a nossa parte com promessas de jogar fora a casca velha que nos envolve, assim como as serpentes, ou como as águias que se recolhem para o sacrifício de se depenar, de arrancar as pesadas penas que já não permitem o voo sagaz da perseguição a presa; de arrancar as desgastadas garras, que encurvadas, já não se prestam para caçar...
É nosso destino representar o futuro, um tempo que apenas existe na criativa imaginação que moldamos segundo os nossos desejos, aspirações, sonhos...
Acreditamos no futuro, invisível aos nossos sentidos, mas não cremos no invisível mistério da vida que escapa a nossa condição de apenas percebermos o macrocosmos ao nosso alcance, e sequer imaginar que sob o silêncio de misteriosas existências, a vida se manifesta, rica, plena, vigorosa.
O tempo é um feiticeiro, brinca com nossas mentes e nos mostra a nossa efemeridade.
Mostra-nos a transitoriedade da nossa passagem, desfazendo a noção de permanência que torna a nossa existência possível, e nos leva constantemente a criar o futuro, como um escape do presente, que na sua fugacidade, nos amedronta, porque somos a única espécie que sabemos que vamos morrer.
Olho para o meu gato, e lá está ele, sereno, sossegado, mergulhado no silêncio da sua pacífica vida, ignorando a morte. Chiquinho não sabe que vai morrer. Chiquinho não tem noção do que seja futuro. Para ele, basta o presente, o único tempo no qual se espreguiça e ronrona indolentemente.
Aprendo com ele, que realmente, o futuro não existe, não passa de uma grande ilusão que nos ajuda , a suportar o tempo que nos devora no presente.
Com humor gosto da proverbial anedota: "tudo na vida é passageiro, menos motorista e trocador".
Fica nesse 31 de dezembro, do ano que termina , o poeta e trovador... E com ele três canções que nos falam ao coração...
Ah! e um vídeo que nos mostra a invisibilidade da vida maravilhosa que nos cerca. Aqueles que percebam e procurem o que mais se oculta nesse  mundo invisível, talvez encontrem a mão de Deus...

QUE EM 2015 NÃO REPITAMOS OS MESMOS ERROS. BUSQUEMOS A VERDADE, OU AO MENOS SEJAMOS CRIATIVOS E INVENTEMOS NOVAS FORMAS DE ERRAR...

31 de dezembro de 2014
m.americo


PARA ASSISTIR EM TELE CHEIA

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=o2oLXU2bWQU


*** *** ***

https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=Y5RI77hYTI4


 https://www.youtube.com/watch?v=yJ0dii2ilf4&feature=player_detailpage&list=RD2cfvBNnL0o4


https://www.youtube.com/watch?v=6Mnj0tDilQ8&list=RD2cfvBNnL0o4&feature=player_detailpage


http://lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com/2014/12/31-de-dezembro-um-tempo-de-promessas-e.html
 

ISTO AQUI É UM PUTEIRO!

                


Dona Dilma mandou a amiga Graça Foster, a do marido de 42 contratos com a Petrobras, avisar a quem interessar possa que não arreda pé de lá sejam quantas forem as provas que aparecerem contra ela como estas da funcionária que publicou na imprensa, para o Brasil inteiro ler, os emails atraves dos quais lhe dava conta desde 2008 do assalto que a empresa estava sofrendo, ou os bilhões que aparecerem nas contas pessoais de funcionários nomeados por ela e reconfirmados depois de denunciados.
Normal.
 
Se mesmo depois de assinar a compra por bilhões do ferro velho lá de Pasadena que seus comparsas chamavam de “Ruivinha”, tal era a quantidade de ferrugem; se mesmo depois de reconfirmar no cargo o ladrão Paulo Roberto Costa, jubilado com todos os direitos e os “agradecimentos” pelos serviços prestados à Petrobras; se mesmo depois de se ter reeleito sem dizer rigorosamente nem uma única palavra de verdade ao longo de toda a campanha eleitoral tem um monte de gente boa que ainda afirma que “Dilma é pessoalmente honesta” porque é que a Graça, com todos os emails do mundo registrados no seu hard disk, com a autora desses emails degredada para o Extremo Oriente, primeiro, ameaçada com um revolver apontado para a cabeça, depois e finalmente expulsa da Petrobras sem nenhum dos benefícios garantidos ao “Paulinho”, amigo do Lula, não haveria de ser?
 
Nestor Cerveró é outro que também “é”. Na mesma noite do domingo passado em que foi denunciado criminalmente pelo Ministério Público Federal, ele embarcou nas amplas poltronas da Classe Executiva do vôo das 23h55m da British Airways para passar o reveillon com a família em Londres, aquela cidade onde tudo é tão baratinho, em plena disparada do dólar que, afinal de contas, é também obra dele.
 
E o que é que tem que a Petrobras tenha caído de 737 bilhões de dolares em valor nas bolsas em 2008 para os 114 bi que sobraram hoje?
 
Enquanto isso o Tribunal de Contas da União e a Advocacia Geral da União negociam semi-abertamente a “solução” para as empreiteiras também passarem a “ser”. Segundo se cochicha em Brasilia, a “solução” será, proverbialmente, “chamar o ladrão”. Elas só terão de “assumir a culpa, devolver o dinheiro e tomar providências para evitar novos casos no futuro”.
 
Só resta acertar devolver o dinheiro roubado a partir de que década...
Na Camara ja foi abortada a cassação de Luiz Argolo, aquele a quem o doleiro Youssef presenteou com nada menos que um helicópero e mais ninguém sabe quantos “caminhões carregados de bezerros”, a serem vendidos, depois de engordados, à JBF, claro.
 
Ja o STF anulou todo o processo contra “o Sombra”, aquele lídimo símbolo da integridade petista, pelo assassinato com oito tiros no rosto do “companheiro” Celso Daniel, que não teve a mesma sorte da funcionária que denunciou a roubalheira de Graça Foster e cia. quando, 13 anos atras, denunciou a de Zé Dirceu e cia.
 
De modo que, da “Comissão da Verdade” para baixo, tudo neste país é uma mentira. Punição mesmo, só a que houver contra a Petrobras na justiça dos Estados Unidos, até porque esta, que será em dinheiro, somos nós mesmos que vamos pagar.
 
31 de dezembro de 2014
vespeiro