"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 18 de maio de 2021

BOA NOITE! DEUS ZELE PELO NOSSO SONO

 


18 de maio de 2021


FRAGMENTOS RELEVANTES

 


18 de maio de 2021


CONSELHO...

 


18 de maio de 2021


FRAGMENTOS RELEVANTES

 


18 de maio de 2021


FRAGMENTOS RELEVANTES

 


18 de maio de 2021


FRAGMENTOS RELEVANTES

 


18 de maio de 2021

AS GALOPADAS DA "SELIC"

O Banco Central (BC), em sua última reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária), turbinou pela segunda vez consecutiva a Selic (taxa básica de juros) em 0,75 pontos percentual, atingindo 3,5% a.a. 
Logo após o encerramento, declarou imediatamente ao mercado financeiro que está dentro da previsão elevá-la no próximo encontro em meados de junho, visando impedir o avanço da inflação. 
A decisão já era esperada pelo mercado e foi uma deliberação unânime dos membros do COPOM. Em março passado, a taxa sofreu o primeiro aumento, após seis anos, a partir da sua mínima histórica de 2% a.a. para 2,75% a.a.; portanto, assim nascia um novo ciclo de “normalização parcial”, evitando que a inflação chegasse ao descontrole. 
Através do comunicado que sempre é feito pelo BC ao mercado, a previsão é de que as altas devam continuar dando seguimento ao processo de “normalização parcial” do estímulo monetário, ou seja, a atividade econômica ainda precisará delas ao longo do processo de recuperação da economia. 
Mesmo assim, deverá acontecer outro ajuste na mesma intensidade na próxima reunião, inclusive sem descartar a possibilidade de aplicar um percentual maior se for necessário, visando também assegurar o cumprimento da meta de inflação. 
A meta inflacionária estipulada pelo BC para este ano é de 3,75% com margem de tolerância até 5,25%. Acontece que a elevação dos preços no acumulado de 12 meses já alcançou 6,76%. 
A previsão da inflação para 2021 em janeiro era de 3,34% e, hoje é de 5,06%, de acordo com a última pesquisa Focus que é feita semanalmente pelo BC sobre a expectativa do mercado. Apesar de ainda estar dentro da meta inflacionária, a taxa, atualmente, já se encontra no mesmo patamar do teto máximo permitido. 
Caso venha a repetir outro aumento de 0,75% ponto percentual, o Copom estará com isso, sinalizando que vai continuar agressivo nos movimentos da Selic. Portanto, há mais do que uma duplicação, em um curto espaço de tempo, se comparamos com a taxa de apenas 2% a.a. que era praticada no início deste exercício. 
Por outro lado, observa-se nas entrelinhas do referido comunicado que existem algumas menções ao “dovish” (ser menos agressivo) e insinua-se até a possibilidade de alguma suavização quanto ao ritmo da elevação dos juros. 
Na realidade, se analisarmos atentamente, veremos que o documento traz aspectos tanto “hawkish” (ser mais agressivo) quanto “dovish”, no mesmo texto que anunciou a Selic a 3,5% a.a. 
Quando menciona medidas de Inflação Subjacente (tendências no movimento da inflação, desprezando o impacto de fatores temporários ou circunstanciais relacionados ao índice de inflação), também conhecido como Núcleo da Inflação, refere-se dessa vez ao “topo” do intervalo da meta inflacionária, e não “acima” como foi colocado no comunicado da reunião de março passado. 
O Comitê chegou a admitir que até houve uma redução dela entre um encontro e outro. Até então, basicamente, a inflação tem as suas principais consequências na alta do preço das commodities no ambiente externo, que não deve continuar a pressionar muito e o dólar deve estar bem valorizado frente ao real. 
Sem dúvida, a economia está bastante frágil por conta da pandemia e pode piorar. Dessa forma, ainda continua o risco iminente de estagflação que vem a ser inflação com estagnação da atividade econômica. 
Ainda há muita incerteza pela frente e, atualmente, o cenário nos mercados internacionais não é dos melhores.

18 de maio de 2021
Arthur Jorge Costa Pinto é Administrador, com MBA em Finanças pela UNIFACS (Universidade Salvador)
.

PRESIDENTE JAIR BOLSONARO ACABA DE FAZER FORTE PRONUNCIAMENTO NO PALÁCIO DO PLANALTO

 

REVIRAVOLTA: PF É IMPEDIDA DE 'TOCAR EM DIAS TOFFOLI'. CLIMA ESQUENTA NO STF

 

TUMULTO NA CPI, RENAN CALHEIROS CHORA, RANDOLFE MANDA CHAMAR A POLÍCIA

 

DRONES ATACAM ISRAEL PELO LIBANO

 

INSEGURO, ERNESTO ARAÚJO PRESTA DEPOIMENTO À CPI

 

DECLARAÇÃO DE AMOR À CHINA NA CPI: A COMÉDIA NÁO PARA

 

ESTÁ NA HORA DE ESTOCAR COMIDA E MANTIMENTOS?

 

RENAN CALHEIROS EXPULSO DA CPI! SENADOR DÁ GRA DE NOTÍCIA PARA O BRASIL!

 

BOLSONARO TOMA DECISÁO IMPORTANTE E VAGA NO STF É O ASSUNTO-BOMBA EM BRASÍLIA! MINISTROS SEM SAÍDA