"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 13 de outubro de 2013

POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA OS TENTÁCULOS DO MENSALÃO DE LULA NO EXTERIOR

Polícia Federal investiga os tentáculos do mensalão no exterior.  Justiça quebra o sigilo de contas e a polícia pede ajuda internacional para rastrear doação clandestina ao PT na campanha de 2002. O ex-presidente Lula será intimado a depor


TEORIA DA CONSPIRAÇÃO - Lula e Valério: as revelações seriam uma tentativa de “golpe das elites” com a participação dos ministros do Supremo
(Juliana Knobbel/Frame/Folhapress e Cristiano Mariz)

Em setembro do ano passado, o empresário Marcos Valério, o operador do mensalão, apresentou-se voluntariamente à Procuradoria-Geral da República em Brasília e prestou um longo depoimento em que formalizava algumas revelações acachapantes sobre o maior escândalo de corrupção da história do país.
 
O julgamento do processo contra os mensaleiros, entre eles o próprio Valério, estava em pleno curso no Supremo Tribunal Federal (STF).
 
O empresário queria proteção e um acordo de delação premiada. Entre as novidades, Valério contou que o ex-presidente Lula não só tinha conhecimento do mensalão como avalizou as operações financeiras clandestinas.
 
Disse ainda que o dinheiro usado para subornar parlamentares também pagou despesas pessoais de Lula, inclusive quando ele já ocupava a cadeira de presidente da República. O depoimento deu origem a várias investigações. Uma delas, envolvendo uma suposta doação ilegal de dinheiro ao PT, agora vai ganhar reforço internacional.
 
A Polícia Federal pediu ajuda para rastrear a movimentação de contas bancárias no exterior que, segundo o publicitário Marcos Valério, foram utilizadas pelo PT para receber doações ilegais que bancaram despesas da campanha presidencial de 2002.
 
Em seu depoimento, o operador do mensalão forneceu aos procuradores os números de três contas usadas para receber 7 milhões de dólares da Portugal Telecom, gigante do setor de telefonia que tinha negócios no Brasil e interesse em se aproximar do governo recém-empossado. Valério disse que a doação foi acertada por Lula, José Dirceu e o ex-ministro Antonio Palocci, e que ele cuidou pessoalmente da operação em Lisboa.
 
Para despistar eventuais curiosos, os depósitos teriam sido feitos por fornecedores da Portugal Telecom em Macau, um pedaço minúsculo de terra no sul da China colonizado pelos portugueses onde a influência de Lisboa se faz presente até hoje.

Leia a continuação dessa reportagem na VEJA

13 de outubro de 2013
Rodrigo Rangel e Hugo Marques - Veja

CAIADO, DO DEMOCRATAS, AVALIA DISPUTAR A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

 



Atacado por Marina Silva (Rede) e renegado por Eduardo Campos (PSB), o deputado goiano Ronaldo Caiado (DEM) diz que passou a considerar a hipótese de entrar na disputa presidencial. Plugado à web neste sábado, ele anotou em seu microblog:

“Este país não se faz com apenas um grupo, se faz com o todo. Avalio seriamente disputar a Presidência da República.”
 
Numa segunda mensagem, reiterou que pode mudar seus planos para 2014: “Busco me viabilizar candidato ao governo de Goiás. Diante do novo cenário, disputar a Presidência é uma real opção.”
Ironizou: “A sociedade brasileira deseja um nome na disputa em 2014 que tenha um conteúdo programático, que não seja ‘pragmático’ nem ‘sonhático’.” Como que decidido a mostrar que fala sério, Caiado escreveu mais uma, duas, três, quatro notas sobre o tema.
 
Não seria a primeira vez. Caiado já disputou a Presidência na sucessão de 1989. Obteve 488.872 votos. Ou 0,72% do total. O que lhe garantiu uma modesta décima colocação, atrás de Aureliano Chaves, Roberto Freire, Ulysses Guimarães, Guilherme Afif, Paulo Maluf, Mário Covas, Leonel Brizola, Lula e Fernando Collor. Hoje, antes de apresentar-se ao eleitor como opção, Caiado terá de convencer o seu eleitorado do DEM, que pende para o tucano Aécio Neves.

13 de outubro de 2013
Josias de Souza - UOL

FACÇÃO CRIMINOSA PLANEJAVA APARELHAR O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL


 
Novas interceptações telefônicas feitas pelo Ministério Público revelam que a maior facção criminosa de São Paulo, que age dentro e fora de presídios, também tentou se aproximar do Supremo Tribunal Federal (STF) e entrar na política para obter benefícios a presos.
A mesma quadrilha, que controla a maior parte dos presídios paulistas, planejou o assassinato do governador Geraldo Alckmin.
 
Uma das escutas, gravadas com a autorização da Justiça e exibida neste sábado pelo Jornal Hoje, da TV Globo, flagrou um preso conversando a advogada Lucy de Lima sobre uma audiência com um ministro do STF:
 
- O João te falou que eu consegui agendar com o ministro? - diz Lucy.
- Ele falou, dia 14 do mês que vem, né? - responde o preso.
- Eu escrevi um testamento para a assessora dele conseguir que ela agendasse. Sabe quem é esse homem que eu vou falar? É abaixo do Lula! - afirmou a advogada.
 
Segundo o Ministério Público, Lucy de Lima se referia ao ministro Cezar Peluso, que, na época, era presidente do STF. Vinte dias depois, o preso voltou a conversar com a advogada.
- Felipe, acabei de vim (sic) do homem! - disse Lucy.
- E aí, doutora? - perguntou o detento.
 
- Ele perguntou para onde aquele amigo do Felipe quer ir. Eu falei aquela (penitenciária) lá de Sorocaba, sabe? Mas ele falou pra eu falar pra qual quer ir.
De acordo com o jornal "O Estado de S.Paulo" deste sábado, em 28 de agosto de 2010, outra advogada, Maria Carolina Marrara de Matos, disse a outro preso, Daniel Canônico, o Cego, que o irmão dela foi chamado para trabalhar no gabinete do ministro Ricardo Lewandowski e que pretendia usar o irmão para beneficiar os interesses da facção criminosa.
 
- Você tem o direito, né? Mas tem essa perseguição. Aí chega no Tribunal e o Tribunal (de São Paulo) não concede e você tem que chegar até o STF. Eu estava pensando em alguma coisa, sabe? - disse Maria Carolina.
 
- É a única opção porque, dificilmente, chega um benefício nesse lugar. Geralmente para no meio, desistem, montam outro. Mas tem que se tentar fazer isso daí sim - afirmou Cego.
 
- Não, mas eu tava pensando em fazer alguma coisa coletiva, sabe, pra tentar levar para algum ministro. Tem meu irmão. Ele foi chamado para trabalhar com um ministro, né? O Lewandowski. E aí eu tava pensando nisso hoje até pra juntar vários pedidos que foram negados, entendeu? - ressaltou Maria Carolina.
A facção criminosa também tentou se infiltrar na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Nas escutas telefônicas do Ministério Público, em uma das conversas, dois presos conversam sobre o apoio de uma candidata, chamada de "gravata" na gravação, que, segundo os bandidos, "está se elegendo".
 
Os criminosos planejam ainda invadir o presídio de Presidente Venceslau, no interior do Estado, para liberar as lideranças da quadrilha que cumprem pena no local. Em uma ligação telefônica interceptada, dois presos falam na compra de oito fuzis para serem usados no resgate.
 
Ainda dentro do presídio de Presidente Venceslau, o Ministério Público descobriu outro plano para matar o governador Geraldo Alckmin. A ameaça foi feita há 40 dias.
Um bilhete escrito por um preso foi interceptado e passado aos promotores. Segundo a investigação, quem também vive recebendo diversas ameaças dos presos é o coordenador das Unidades Prisionais da Região Oeste de São Paulo, Roberto Medina.
 
A assessoria de imprensa de Lewandowski informou ao Jornal Hoje, da TV Globo, informou que ele nunca foi procurado pela advogada Maria Carolina Marrara de Matos.
O ministro diz só soube de um currículo do irmão dela quando foi procurado pela imprensa, que, segundo a assessoria, nem chegou a ser analisado. Cezar Peluso não foi encontrado pela emissora. Já Geraldo Alckmin informou que nada mudou na segurança dele.
 
A advogada Lucy de Lima admitiu ao "Jornal Hoje" que defende o preso Edílson Borges Nogueira a pedido dos familiares dele e contou que pediu ao ministro Ayres de Britto o julgamento de habeas corpus do preso, mas ele não julgou o mérito. Lucy negou que tenha conversado pelo telefone com o preso. Não houve retorno nos contatos feitos com a advogada Maria Carolina Marrara de Matos.
 
 
13 de outubro de 2013
in aluizio amorim

EXPLICANDO O FORO DE SÃO PAULO E A NOVA ORDEM MUNDIAL

O HUMOR DO NANI

 
 
13 de outubro de 2013