"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

MANHATTAN JAZZ QUARTERR - VOCAL JAZZ CLASSICS

CASO DE POLÍCIA - JEAN WYLLYS E MARCELO FREIXO DO PSOL, SÃO 'ACUSADOS DE VENDA DE MANDATO'

PRESIDENTE BOLSONARO ANUNCIA REELEIÇÃO E É CHAMADO DE 'MITO' EM FESTA JUNINA EM BRASÍLIA

FIM DA AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA! DEPUTADOS DETONAM A ONU E SEUS DIREITOS DOS 'MANOS'

PRESIDENTE BOLSONARO MANDA RECADO DIRETO AO STF

CONDIÇÃO "SINE QUA NON"

Apesar da aprovação do texto-base da reforma da Nova Previdência na Comissão Especial da Câmara por ampla maioria e das últimas declarações do presidente do Banco Central (BC), ainda prospera a discussão no mercado financeiro em relação à condicionalidade quanto ao início no corte da Selic (taxa básica de juros da economia) e, também, à velocidade de sua tramitação no Congresso. A sua importância para a economia brasileira, assim como se ter uma política monetária exitosa, é consensual para os executivos que atuam neste segmento. O seu fracasso causaria imediatamente depreciação do real e, fatalmente, o retorno às pressões inflacionárias, o que eliminaria qualquer chance de curto prazo para cortes de juros.

Existem pontos de vistas discordantes relacionados em qual etapa de tramitação da reforma o BC poderá se iniciar a queda da Selic e, até mesmo, se é necessário aguardar o ritmo do Congresso diante da inércia da nossa atividade econômica, apesar de termos uma inflação benigna sob controle. No entanto, este poderá ser o terceiro ano consecutivo em que ela poderá ficar abaixo da meta projetada.

Muitos economistas e financistas não aceitam que o regime de política monetária seja indexado a decisões congressuais. Os modelos previstos pelo BC já contemplam a expectativa sobre a reforma e a inflação num horizonte abaixo da meta prevista. Portanto, o momento adequado para iniciar o corte dos juros é competência exclusiva do Copom (Comitê de Política Monetária do BC). A partir daí, a autoridade monetária tem condições de intervir rapidamente em caso de choque como, por exemplo, a não aprovação da reforma, embora ainda não se cogite a possibilidade disso vir a acontecer.

A redução da Selic no Brasil foi redesenhada a partir do instante em que a perspectiva do exterior mudou com o FED (banco central americano) sinalizando para o mundo a queda dos juros norte-americanos a fim de sustentar a expansão econômica do país. Acontece que, por aqui, ultimamente, as projeções do PIB (Produto Interno Bruto) só têm feito cair semanalmente (19ª vez consecutiva), a projeção da inflação anual está praticamente estável, entretanto aumenta o consenso sobre a aprovação de uma reforma mais sólida do que se admitia no início das negociações.

Outro ponto importante que vem sendo debatido é qual será o tamanho do corte a ser feito na Selic e a extensão do ciclo de alívio monetário, considerando o cronograma do Congresso e o conservadorismo do BC. Se por acaso, no próximo encontro do Copom em 31 de julho próximo, a reforma já estiver sido aprovada na Câmara, especula-se que o BC poderá cortar inicialmente em 0,50 pp, e não os 0,25% admitidos há meses atrás. Caso contrário, teremos a imagem de um BC muito rigoroso ou, até mesmo, de um presidente “hawk” (muito duro com a inflação).

Um eventual atraso da reforma possibilitará um ciclo de baixa ainda maior da Selic. Quanto mais demorada for a reforma, igualmente demorada será a retomada da economia, devido à sua ociosidade ser crescente, aumentando o risco de a inflação prolongar-se abaixo da meta.

Convivemos hoje com a menor Selic da história, por isso é natural que os agentes econômicos, diante das circunstâncias atuais, pressionem pela retomada da sua queda após estar ela congelada por dez meses e depois de uma devastadora recessão. Até então, no Brasil, ela tem sido o maior mecanismo de controle da inflação. À medida que a certeza aumenta no mercado quanto à celeridade da reforma previdenciária no Congresso e sua potência fiscal, consequentemente, deverá crescer ainda mais o horizonte de juros menores no País.

10 dse julho de 2019
Arthur Jorge Costa Pinto é Administrador, com MBA em Finanças pela UNIFACS (Universidade Salvador). 

RECEITA DE MANTEIGA DE ALHO

IDOSOS E OS DIREITOS QUE MUITOS DESCONHECEM

15 BENEFÍCIOS DA CEBOLA NO VINAGRE

ALHO COM AZEITE DE OLIVA

COMO ESCOLHER UM BOM AZEITE

SEIS MARCAS DE AZEITE DE OLIVA SÃO REPROVADAS PELA ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

"EU TENHO AQUI 10 ALIMENTOS QUE MAIS CAUSAM PROBLEMAS"

O MELHOR EMAGRECEDOR E LAXANTE DO MUNDO TODO

COMO ELIMINAR GORDURA DO SEU FÍGADO

PODER DO ALHO NO AZEITE EXTRA VIRGEM (DR. DAYAN SIEBRA)

INTESTINO: SEU SEGUNDO CÉREBRO ( DR. DAYAN SIEBRA)

5 ITAMINAS EM EXCESSO CAUSA QUEDA DE CABELO!

10 BENEFÍCIO DE VINAGRE DE MAÇÃ!