"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

UMA MENSAGEM ESPECIAL PARA OS PAULISTANOS

Paulistano, veja vereadores que ajudaram Haddad a aumentar o IPTU - até 35%
 
Paulistanos, tirem cópia da lista e guardem naquela gaveta em que ficam o título de eleitor e o carnê do IPTU


Em 2016, eleitor paulistano, você será chamado a eleger vereadores, certo? O prefeito Fernando Haddad conseguiu aprovar na Câmara a elevação escorchante do IPTU. Abaixo, vai a lista dos que votaram a favor da derrama e contra. Não precisa ser esse, é certo, seu único critério na hora de decidir o voto. Mas pode ser um deles.
 
vereadores IPTU
 
30 de outubro de 2013
 Reinaldo Azevedo - Veja
 

APEDEUTA INSISTE QUE PROTESTOS OCORRERAM PORQUE AS PESSOAS MELHORARAM DE VIDA

Ao receber homenagem indevida no Congresso, Lula volta à sua tese estapafúrdia: os protestos de rua no Brasil ocorreram porque as pessoas melhoraram de vida


Lula coloca medalha recebida do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (Foto: Agência Brasil)
Lula coloca medalha recebida do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (Foto: Agência Brasil)

O ex-presidente Lula voltou ontem a despejar bobagens, ataques à imprensa e grosserias como a frase “se me encherem muito o saco, voltarei em 2018″reveladora, a um só tempo, de seu nível de educação e de sua arrogância –, no curso de celebrações dos 25 anos da Constituição, em meio das quais recebeu uma medalha, homenagem inteiramente indevida para os então constituintes que, como ele e seus colegas de PT, não quiseram aprovar o texto da nova Carta, em 1988.
 
Uma de suas declarações mais simbólicas foi proferida quando comentou os protestos de rua ocorridos em junho em inúmeras cidades. Lula afirmou então que a população está exigindo mais dos governos porque já alcançou um melhor nível de vida, e disse o seguinte:
 
– O povo foi para a rua para dizer que precisa de mais coisas, porque ele aprendeu a comer contrafilé e não quer voltar a comer acém. Ele quer comer agora filé de verdade.
 
Ou seja, as pessoas protestaram porque sua vida melhorou. E aí considero oportuno reproduzir aqui o genial artigo de meu irmão Augusto Nunes, publicado em seu blog sob o título neste sábado, 29, sob o título que se segue:
 
Ao explicar que os brasileiros protestaram nas ruas porque a vida ficou boa demais, Lula criou a Teoria do Quanto Melhor, Pior.
 
Com o patrocínio da Odebrecht, que celebrou nesta semana 25 anos de atividades em Portugal, Lula baixou por lá no duplo papel de camelô de empreiteira e doutor honoris causa.
 
O primeiro personagem, sempre disfarçado de palestrante, limitou-se a reprisar na terça-feira o numerito apresentado desde 2011, quando deixou a Presidência. Sem jornalistas por perto, garante aos empresários na plateia que é um negócio e tanto contratar construtoras brasileiras para a execução de obras de grande porte.
 
Quem seguir o conselho, exemplifica, poderá pagar em suaves prestações a dinheirama antecipada pelo BNDES em forma de financiamento com juros mais que camaradas.
 
O doutor honoris causa está mais inventivo que o camelô, atestou na noite seguinte a performance de Lula no lançamento do livro A confiança no mundo – sobre a tortura e a democracia, do ex-primeiro-ministro José Sócrates. O prefácio é assinado por Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Até deixar a Presidência, em janeiro de 2011, Lula produziu dois bisonhos textos manuscritos „Ÿ um bilhete cumprimentando um sobrinho pelo aniversário e meia dúzia de anotações rabiscadas num pedaço de papel durante uma reunião especialmente tediosa. Depois que virou colecionador de canudos honoríficos, faz de conta que é o autor de dois prefácios que Luiz Dulci escreve e ele assina.
 
O primeiro ornamenta mais um encalhe do companheiro Aloizio Mercadante. O segundo foi encomendado por José Sócrates. Como nem sequer folheou o livro, e tampouco tentou decorar o prefácio que não escreveu, o feroz inimigo de vogais e consoantes resolveu discorrer sobre as manifestações de rua que agitaram o fim do primeiro semestre.
 
“Muitos de vocês foram pegos de surpresa com os movimentos sociais que aconteceram no mês de junho no Brasil”, decolou o palanque ambulante. “O país estava em ascensão, conseguimos que 32 milhões de pessoas saíssem da pobreza, foram criados 20 milhões de postos de trabalho, o número de alunos nas universidades subiu de 3,4 milhões para 7 milhões”.
 
Como entender a explosão de descontentamento se falta tão pouco para chegar-se à perfeição?
 
Por isso mesmo, descobriu o orador.
 
“Na medida em que o povo conseguiu estar na universidade, ter emprego, ter um automóvel, era natural que a população quisesse mais, que começasse a reivindicar melhorias na própria vida. Era normal que o povo começasse a discutir mais saúde, mais educação, mais mobilidade. E o povo foi para rua”.
 
Ao ensinar que os brasileiros ficaram indignados porque a vida se tornou boa demais, Lula criou a Teoria do Quanto Melhor, Pior.
 
Quer dizer: antes da invenção do Brasil Maravilha, ninguém se indignava porque gente que tem pouco nada pede. Os protestos só começaram com o fim dos problemas. Os ex-pobres que viraram ricos não aceitam menos que um vidaço de milionário.
 
Se a teoria valesse para o resto do mundo, nações ultradesenvolvidas „Ÿ a Noruega, a Dinamarca ou a Suíça, por exemplo „Ÿ estariam esquartejadas por guerras civis, e os países africanos teriam a cara da Suécia.
 
A sorte do planeta é que a tese exposta em Portugal não faz sentido em lugar nenhum, incluído o Brasil. É só conversa de 171.
 
Enquanto chefiou a oposição, Lula fez o que pôde para infernizar a vida de todos os governos por achar que quanto pior, melhor.
 
Pura maluquice. Agora que chefia a seita no poder, finge acreditar que quanto melhor, pior.
 
Pura vigarice.

30 de outubro de 2013
Ricardo Setti - Veja

CHEFE DO MENSALÃO, LULA ATACA MARINA E DIZ QUE POLÍTICA CAMBIAL DE FH QUEBROU O PAÍS

 
Lula ataca Marina e diz que política cambial de FH quebrou o país três vezes.  Segundo o ex-presidente, a ex-ministra ‘precisa não aceitar com facilidade algumas lições que estão lhe dando’


Dilma e o ex-presidente Lula participam da cerimônia de comemoração dos 10 anos do programa Bolsa Família
Foto: André Coelho / O Globo
Dilma e o ex-presidente Lula participam da cerimônia de comemoração dos
10 anos do programa Bolsa Família André Coelho / O Globo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou nesta quarta-feira que a presidente Dilma Rousseff esteja em campanha e rebateu a ex-ministra Marina Silva (PSB) que afirmou que o governo Fernando Henrique Cardoso deixou como legado a estabilidade econômica, que a gestão Lula trouxe inclusão social, mas que Dilma não tinha uma marca própria.
 
- A Marina precisa só compreender o seguinte: ela entrou no governo junto comigo em 2003 e ela sabe que o Brasil tem hoje mais estabilidade em todos os níveis que a gente tinha quando entramos. Herdamos do FHC um país muito inseguro, não tinha nenhuma estabilidade - disse. - Ela deve se esquecer que em 1998 a política cambial fez esse país quebrar três vezes. Acho que é importante perguntar para ver se ela se lembra. Nunca tivemos tanto tempo de estabilidade econômica como temos agora. Nunca tivemos um país tão seguro do seu futuro como temos agora - acrescentou.

O ex-presidente sugeriu ainda que Marina procure informações sobre economia “com mais gente”.
 
- Eu penso que Marina precisa não aceitar com facilidade algumas lições que estão lhe dando. Ela precisa acompanhar com mais gente o que era o Brasil antes de a gente chegar.
 
 
- Nossa presidente tem consciência que tem de governar o país, a melhor campanha dela é cumprir com as obrigações e continuar governando o país. Ela já é muito conhecida e aparece com bom destaque em todas as pesquisas. Quanto mais ela cuidar do país, melhor para ela. Os adversários é que precisam ficar conhecidos, tem de gravar programa de TV, de dar entrevista, viajar - disse.
 
O ex-presidente comentou também que é favorável a ter apenas dois candidatos na disputa à Presidência da República no ano que vem, para que houvesse um debate maior de ideia. Perguntado se considerava mais fácil ou mais difícil uma disputa com três candidatos, Lula disse:
 
- Não sei. Cada eleição é um jogo. Já participei deste jogo. Se fosse o enfrentamento direto, seria melhor, porque aí era um confronto de ideias direto. Pão pão, queijo queijo. Se tiver debates, vai ter de debater, mas vai chegar um momento em que vão ficar com dois (candidatos). Eu não tenho preferência da quantidade de candidaturas.

30 de outubro de 2013
Chico de Gois - O Globo

PASSAGENS AÉREAS SOBEM 131% MAIS QUE INFLAÇÃO. CASA DE MÃE DILMA É UMA ZONA

Governo se reunirá com aéreas nesta quinta para pedir 'bom-senso' contra preços altos. E afirma: liberdade tarifária pode ser revogada


Flávio Dino, presidente da Embratur
Além de Flávio Dino, presidente da Embratur, participarão da
reunião representantes das aéreas, SAC, Anac e Ministério da Justiça
(Elza Fiúza/Agência Brasil)

Dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o preço das passagens aéreas no Brasil cresceu 131,5% acima da inflação oficial do país desde 2005. Segundo a Agência Brasil, esta informação será apresentada por Flávio Dino, presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) em uma reunião marcada para quinta-feira entre o governo e representantes das companhias aéreas. 
 
O objetivo da reunião, segundo Dino, é mostrar às empresas que os preços são altos demais no país e pedir "bom-senso". A possibilidade da revogação da liberdade tarifária não é descartada, caso as empresas mostrem resistência. “A liberdade tarifária não é um dogma, pode ser revista a qualquer tempo. Esse seria um caminho, voltar a praticar uma administração de preços como já foi feito no passado”, explicou.
 
Para ele, o desequilíbrio entre demanda e oferta e o aquecimento do mercado faz com que haja práticas comerciais abusivas, claramente vistas em datas festivas. Ele cita que foram constatados aumentos de até 1 000% no preço das passagens nestes períodos. “Não temos nenhum fator econômico objetivo no que se refere a custo ou tributação que justifique esse aumento, que é obviamente abusivo”, acrescentou.
 
Além das quatro empresas que operam no Brasil (TAM, Gol, Azul e Avianca), vão participar da reunião representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e do Ministério da Justiça. 
 
Ainda segundo a agência de notícias, outra medida para reduzir o preço das passagens no país é o aumento da oferta, com a abertura do mercado para empresas estrangeiras fazerem voos domésticos no país. 
 
“Se as empresas atuais não conseguirem ter práticas adequadas e oferecer bons serviços a preços justos, o mercado brasileiro é altamente atrativo para outras empresas”. Segundo ele, o argumento de que essa ação levaria a uma desnacionalização do setor não é válida porque algumas companhias brasileiras já não são 100% nacionais. Contudo, esta mudança exigiria a alteração do Código Brasileiro Aeronáutico.
 
Hotéis - Os preços da hotelaria também serão discutidos pela Embratur na reunião. Dino irá apresentar um ranking em que o Rio de Janeiro aparece em quarto lugar nas tarifas de lazer, com diária média de 210 dólares, atrás apenas de Miami, Punta Cana e Nova York. Segundo ele, associado ao preço (muitas vezes alto) das passagens aéreas, os brasileiros acabam optando por viajar ao exterior. 
 
Com relação à Copa do Mundo, a Embratur acusa a Fifa e a Match, empresa suíça escolhida para intermediar as vendas de pacotes de turismo para a Copa, de ter o monopólio dos hotéis nas cidades-sede e de colocarem uma taxa de intermediação de 40% sobre o valor que estão pagando, o que considera "abusivo". "Se não rompermos esse monopólio, temos uma oferta muito diminuta no mercado”, disse.

30 de outubro de 2013
Veja
(com Estadão Conteúdo)

CÂMARA RECUA E APROVA FIM DO VOTO SECRETO SÓ PARA CASSAÇÕES

Proposta aprovada é mais restritiva do que outra matéria em tramitação no Congresso, que estende o voto aberto para indicações de autoridades

 
Abertura da Sessão de eleição da nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados aprova voto aberto restrito apenas a
deliberações de cassação (Layzer Tomaz/Agência Câmara)
 
A comissão especial criada na Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim do voto secreto dos parlamentares apenas para cassações de mandato. Como o texto já foi aprovado pelo Senado, falta apenas a análise do plenário da Câmara. A proposta apreciada pelo colegiado, no entanto, é mais restritiva do que outra já aprovada em setembro pelos deputados, que determina o fim do sigilo em todas as deliberações: indicação de autoridades, análise de vetos presidenciais e a própria perda de mandato. Essa matéria ainda aguarda o aval do Senado para entrar em vigor.
 
Após a vergonhosa sessão que poupou o deputado-presidiário Natan Donadon (Sem Partido-RO) da cassação, o Congresso Nacional ainda patina para aprovar o fim do voto secreto.
 

No Senado, a PEC do Voto Aberto para todas as votações foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na semana passada e espera análise do plenário, que poderá ocorrer ainda hoje. Se aprovada em dois turnos, a proposta será promulgada – o que tornaria desnecessária a matéria que limita o voto aberto apenas para cassações em tramitação na Câmara.
 
Nesta tarde, o colegiado aprovou um projeto que garante a transparência apenas em parte dos casos. Votações de projetos, nomeação de autoridades e vetos presidenciais continuariam amparadas no anonimato. Por terem votado uma proposta mais ampla, alguns parlamentares, entre eles o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), anteciparam que rejeitariam a proposta que visa a abertura dos votos apenas em casos de perda de mandato.
 
O PT também promete dificultar o avanço da matéria aprovada nesta tarde. Durante análise na comissão, a legenda apresentou uma emenda que estende para todas as votações o voto aberto – ou seja, retoma o texto de uma matéria já apreciada. A alteração foi rejeitada, mas os petistas já avisaram que vão retomar a discussão em plenário. Caso seja feita alguma mudança, o texto não poderá ser promulgado e tem de voltar para o Senado.  
 
“Eu votei a favor hoje, mas o que não pode acontecer é a Câmara aprovar a matéria antes do Senado para não enganar a população. Se isso acontecer, o Senado não vai apreciar uma PEC mais ampla nunca”, afirmou o deputado Alessandro Molon (PT-RJ). Relator do projeto, o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) argumentou que também é favorável ao texto que prevê o voto aberto irrestrito, mas que é necessário “dar celeridade de alguma forma". "Se uma Casa ficar esperando a outra, não acontece nada”, disse.

30 de outubro de 2013
Marcela Mattos - Veja

"INCENDIÁRIOS DE LATAS DE LIXO"


Quebrar vidraças, incendiar latas de lixo e destruir lanchonetes tornaram-se atos políticos de forte apelo.
Com seus smartphones com transmissão de dados em alta velocidade, nossos niilistas vão às ruas virar e queimar carros para, em seguida, postar suas fotos radicais no Facebook. Se conseguirem a atenção da mídia, que fingem odiar, aí o ato vira uma apoteose.

O curioso é que eles reivindicam a violência como um posicionamento político legítimo e representativo. O discurso tem nuances robin-hoodianas: o poder público, fontes de todos os males, vira alvo da desforra como forma de restituir a paz e a justiça social aos oprimidos.
Não é preciso ser um cientista político para perceber que eles não representam nem restituem nada a ninguém.
 
Sob a máscara do radicalismo libertário, nossos camisas negras prestam um desserviço aos desfavorecidos. Autoritários e truculentos, trabalham para entupir os canais de diálogo, reivindicação e protesto legítimos e assegurados. Ao afugentar quem realmente exige mudança dos governos, ajudam a despolitizar e desmobilizar as pessoas. No fundo, são uns reacionários.


O problema é que o delírio arruaceiro tem ultrapassado os limites da desordem. Eles protestam cometendo crimes. A mistificação da violência enquanto instrumento regenerador da política é uma das lembranças mais nefastas do século 20. Somente um idiota, alienado e temerário, pode se orgulhar de uma postura dessas.
 
Ao contrário dos milhares que saíram às ruas em junho exigindo uma democracia mais republicana, esses caras não querem transformar coisa alguma. Eles se alimentam dessas fantasias íntimas de protagonismo e poder, como se vivessem numa noite dos cristais particular. Ideias aproveitáveis eles não têm nenhuma. São bons mesmo em partir vidraças.

30 de outubro de 2013
José Aníbal é economista e ex-presidente do PSDB.
O Globo

ALGUNS ITENS DA ENTREVISTA DE GUILHERME ESTRELLA

Guilherme Estrella, considerado pai do pré-sal (ele detesta isso), em entrevista competente e independente: ‘A Petrobras deveria ter sido CONTRATADA DIRETAMENTE pelo Estado para explorar Libra’.


Antes de mais nada, os royalties obrigatórios. Essa entrevista foi concedida pelo ex-diretor de Produção da Petrobras à repórter Eleonora de Lucena, diretora-executiva da Folha. Publicada em página inteira pelo jornal anteontem.
 
Entendi que quanto mais fosse retumbada a palavra de um geólogo tão respeitado, melhor para o país. E como Eleonora de Lucena fez entrevista, e não biografia, não precisei pedir autorização.
Li e reli a entrevista antes da repórter transformá-la em biografia.
E selecionei dez pontos que facilitam o conhecimento. Observação minha, nesta matéria, apenas o fato estranho: “Por que Dona Dilma fez tudo sem ouvir, rápido que fosse, um estrategista como Guilherme Estrella?”
 
Tudo, a partir de agora (mesmo sem aspas), afirmações de Guilherme Estrella. A entrevista deveria ser distribuída pelo Brasil inteiro, começando na escola primária, até as universidades. E lida por todos.
 
DEZ ITENS
 
Selecionei dez itens dessa grande entrevista, para facilidade:
 
1 – No mundo atual, apenas proteger a tecnologia não é o objetivo das grandes petrolíferas. O esforço maior: garantir a condução das operações, para permitir a inovação contínua.
 
2 – As reservas de Libra são estratégicas. E o Estado deveria ter contratado a Petrobras para operá-las cem por cento, foi a empresa que descobriu as reservas.
 
3 – As grandes empresas petrolíferas mundiais representam e defendem os interesses dos seus países. A Petrobras deveria ter o mesmo objetivo e o mesmo direito.
 
4 – Estrella, como diretor de Produção da Petrobrás no governo Lula, sempre defendeu a participação total e exclusiva da empresa, em todos os setores. Mapeou a megarreserva do pré-sal que foi a leilão, mas fez resistências à forma da partilha.
 
5 – Não esconde e até alerta. Existirão problemas no próprio consórcio que vai extrair o petróleo. Libra deveria ser operada sozinha pela Petrobras. Foi ela que descobriu as reservas, mapeou a estrutura de Libra, perfurou os poços descobridores. Como empresa controlada pelo Estado, a Petrobras deveria ter sido contratada diretamente.
 
6 – Energia é fator crítico da soberania e do desenvolvimento de qualquer país. Há, portanto, um potencial conflito de interesses  geopolíticos. Absolutamente inerentes à presença de estrangeiros numa gigantesca reserva petrolífera como é Libra. Se vai eclodir, não sei. Mas que está lá, está.
 
7 – Minhas críticas se concentram no aspecto estratégico. Trata-se de gigantesco volume de petróleo, agora compartilhado com sócios que representam interesses estrangeiros, de potências estrangeiras. Nesse alinhamento com o posicionamento geopolítico de potências, um país emergente da importância do Brasil não tem a menor garantia.
 
8 – Não conheço a racionalidade econômico-financeira que levou aos 41,65% do petróleo, a ser entregue ao Brasil. Fantástico! Como geólogo, não entendo como chegaram a essa precisão! Acusar de xenófobos aqueles que defendem esta posição é injusto, equivocado e apequena a dimensão estratégica do assunto,
 
9 – O caráter estratégico das reservas petrolíferas é inquestionável. Não se invadem e ocupam militarmente países soberanos em qualquer lugar do planeta. Mas as grandes reservas de óleo e gás natural são diferentes. O pessoal do Iraque, da Argélia, da Nigéria, da Líbia, do Egito, sabe disso na pele.
 
10 – As monarquias medievais, absolutistas e repressoras da Península Arábica são mantidas pelos mesmos motivos. Assegurar reservas de petróleo e gás natural às grandes potências hegemônicas ocidentais.
(Tudo isso dito por um homem que, além de diretor de Produção da Petrobras, é “petrobrasista” desde sempre. Teve que se aposentar por ter completado 70 anos em 2012. Estive com ele apenas uma vez, na sede da Aepet. Ele diretor da empresa na Avenida Chile, a Aepet logo na esquina. E eu, sem ser engenheiro, tinha “passaporte” para frequentar. E dava entrevistas gravadas, que a Aepet distribuía para o Brasil todo, não podia para o Rio e São Paulo. Nos tempos gloriosos da presidência de Fernando Fortes, não confundir com Fernando Siqueira),
 
PS – A Aepet publicava essas matérias sobre a Petrobras em mais de 300 repetidoras pequenas, no interior, não havia dinheiro para voos mais altos.
 
PS2 – Por que eu, sem qualquer remuneração? Por ser sempre “petrobrasista” público e assumido.
 
PS3 – Ocupando esse espaço de satélite, UHF, da forma que fosse possível.
 
30 de outubro de 2013
Helio Fernandes

O HUMOR DO ALPINO

    Maioria aprova ratos como cobaia


NO FUNDO DO POÇO



O Senado vota esta semana o projeto do Orçamento Impositivo, já aprovado na Câmara e velha reivindicação dos principais partidos.

Na teoria, todas as propostas e emendas apresentadas ao orçamento, no Congresso, teriam de ser respeitadas, cumpridas e liberadas pelo Executivo. 

O governo não podia ficar contra mas a presidente Dilma estrilou, durante os debates entre deputados. Assim, chegou-se a um meio termo: metade das emendas individuais terão que ser obrigatoriamente dirigidas à saúde pública.

Quem se opôs a essa vinculação foi o senador Jarbas Vasconcelos, do PMDB de Pernambuco. Em pronunciamento candente, da tribuna, ele alertou para o fato de que a imagem do Congresso é muito ruim, mas vai piorar com a aprovação da matéria. O Legislativo irá para o fundo do poço, em suas palavras, porque o resultado será o aumento da corrupção.

O ex-governador lembrou que  Dilma já é refém de sua base parlamentar, mas ficará muito mais prisioneira do fisiologismo na hipótese da aprovação da emenda constitucional do Orçamento Impositivo. O governo perdeu o controle e logo perderá o pudor, se a proposta for aprovada tal como se encontra.  Parece que a presidente da República sofre da “síndrome de Estocolmo”, onde a vítima acaba fascinada pelo torturador. No caso, os partidos que impõem seus interesses.

Congresso tem grande parcela de culpa, acrescentou Vasconcelos, porque em vez de discutir  um  orçamento acorde com as necessidades nacionais, prepara-se para escancarar as portas para a corrupção.

MUDANÇAS DE RUMO
Quando das reuniões da Assembléia Nacional Constituinte, nos anos 87-88, o PT adotou posição singular. Sua bancada era pequena, ainda que comandada pelo Lula.

Os companheiros não concordaram com o texto afinal promulgado, decidindo-se de início não assiná-lo. Depois assinaram, mas com a ressalva da discordância.
Pois não é que ontem, em sessão solene complementar à realizada dias atrás, a mesa da Câmara condecorou o ex-presidente com a medalha dos 25 anos? Meio sem graça, ele elogiou a Constituição que não era e ainda não é de seus sonhos,  mas, felizmente, abandonou a esdrúxula proposta de convocação de uma Constituinte Exclusiva para revisões. Seria um absurdo assistir o Congresso funcionando de um lado e a “exclusiva” de outro, ambos detento o poder constituinte.

QUE SURPRESAS?
 Declarou José Serra, num périplo pelo interior de São Paulo, que a sucessão presidencial ainda trará muitas surpresas. Claro que a primeira desejada por ele é sua candidatura pelo PSDB, no lugar de Aécio Neves. Mas tem outras, como a queda na popularidade da presidente Dilma, a falta de entendimento entre Eduardo Campos e Marina Silva e  a perspectiva do segundo turno nas eleições do ano que vem. Só de uma surpresa Serra fugirá como o diabo foge da cruz: a candidatura do Lula…

PROJEÇÕES
Caso Renan Calheiros  decida  concorrer ao governo de Alagoas e vença a eleição, mais a hipótese de José Sarney não pendurar as chuteiras, ganhando outra cadeira de senador pelo Amapá, imaginem quem será o presidente do Senado e do Congresso no biênio 2015-2016…

30 de outubro de 2013
Carlos Chagas

ACREDITAMOS, PORQUE ESTAMOS NUM PAÍS CHAMADO BRASIL...

                                      Porta-Retrato

lula_1020-valter-campanato-abr
(Valter Campanato – ABr)
SÓ NO BRASIL – Depois de arruinar a economia nacional em apenas uma década e patrocinar o período mais corrupto da história do País, Luiz Inácio da Silva, agora lobista de empreiteira, é homenageado pela Câmara dos Deputados
 
30 de outubro de 2013
Veja

RASTEIRAS DE OCASIÃO

Operação do MP desmonta esquema de fraudes na prefeitura de SP e prende aliados de Kassab

Algo não foi combinado como deveria e quatro ex-integrantes da equipe do então prefeito Gilberto Kassab, de São Paulo, foram presos na manhã desta quarta-feira (30) em operação do Ministério Público e da Controladoria-Geral do Município de São Paulo. De acordo com as primeiras informações, a quadrilha desviou dos cofres públicos aproximadamente R$ 200 milhões, valor que pode chegar a R$ 500 milhões.
Presidente nacional do PSD, Kassab, por meio de nota, afirmou desconhecer a investigação, mas que defende e apoia eventuais punições, caso a corrupção for devidamente comprovada. De acordo com o texto da nota, a gestão Kassab “sempre se pautou pela correção na administração da máquina pública e transformou as ferramentas de transparência”. De acordo com o MP, foram detidos o ex-subsecretário da Receita Municipal, Ronlison Bezerra Rodrigues (exonerado em 19 de dezembro de 2012); Eduardo Horle Barcellos, ex-diretor do Departamento de Arrecadação e Cobrança (exonerado em 21 de janeiro de 2013); Carlos Di Lallo Leite do Amaral, ex-diretor da Divisão de Cadastro de Imóveis (exonerado em 05 de fevereiro de 2013); e o agente de fiscalização Luis Alexandre Cardoso Magalhães.
Esquema criminoso
As investigações do MP revelam que os quatro auditores fiscais, recolhidos ao 4º Distrito Policial da capital, montaram um esquema de corrupção envolvendo o Imposto sobre Serviços (ISS) cobrado de empreendedores imobiliários.
O recolhimento do ISS, calculado sobre o custo total da obra, é condição básica para que o empreendedor obtenha o “Habite-se”, documento que autoriza a ocupação do imóvel. Os auditores fiscais sempre emitiam as guias com valores menores, mas no contraponto cobravam propinas que, via de regra, eram depositadas na conta bancária da empresa de um dos integrantes da quadrilha. No caso de recusa do pagamento da propina, os empreendedores não obtinham o comprovante de quitação do ISS, o que inviabiliza a liberação do empreendimento.
Na Avenida Brigadeiro Faria Lima, uma das mais conhecidas e badaladas da capital paulista, um enorme e luxuoso empreendimento imobiliário ficou fechado durante meses, apesar de pronto, por falta do tal “Habite-se”. É o caso de se investigar esse episódio, pois no meio de tanta fumaça há inúmeros focos de incêndio.

Hora da verdade

É importante lembrar que na política não há o popular “almoço de graça”. Da mesma forma que ninguém consegue apoio político apenas porque é bem intencionado. Política é negócio bilionário e exclusividade de ínfima minoria.
Quando uma campanha para a prefeitura de uma cidade como são Paulo, com larga chance de sucesso, custa perto de R$ 100 milhões, não se pode esperar boas notícias. Em algum momento os bandidos se desentendem sobre a divisão do produto do crime e o castelo de areia desmorona.

Casos de corrupção existem aos bolhões na prefeitura paulistana, mas os criminosos continuam impunemente porque contam com a conivência de comparsas. Há anos o ucho.info denuncia atividades criminosas na prefeitura da maior cidade brasileira, sem que as autoridades tivessem tomado alguma providência.
Em um dos casos aqui relatados, um fiscal da prefeitura de São Paulo recebeu como pagamento de propina uma mansão, de porteira fechada, no luxuoso condomínio Riviera de São Lourenço, em Bertioga, conhecida cidade do litoral paulista.

Vale destacar que a operação que culminou com a prisão dos outrora aliados de Gilberto Kassab acontece no momento em que o presidente do PSD endurece o jogo na corrida ao Palácio dos Bandeirantes.
Fora isso, o PSD travou, nos últimos dias, intensa queda de braço com Fernando Haddad na questão do aumento do IPTU.
O jogo está apenas começando e muita sujeira ainda há de surgir no caminho até as eleições de 2014.

30 de outubro de 2013
ucho.info

OLHOS ABERTOS



Presidente da Câmara dos Deputados adia votação em plenário do rumoroso Marco Civil da Internet

O polêmico Marco Civil da Internet, que até então era considerado o ponto alto da agenda da Câmara dos Deputados, teve a votação adiada para a próxima terça-feira (5), informou o presidente da Casa, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). “Haverá proposta de uma comissão geral para discutir o marco civil na terça, em plenário. Depois [os deputados] poderão votar na terça à noite mesmo. É um tema muito polêmico e controverso”, declarou o peemedebista potiguar.
 
O projeto do Marco Civil da Internet tramita no Congresso desde 2009 e ao longo desse período tem sido alvo de muitas discussões. Já trancando a pauta de votações da Câmara, o projeto estabelece os direitos e deveres dos usuários da rede mundial de computadores e, também, dos provedores de acesso.
Entre as novas regras está a que proíbe as empresas responsáveis pela conexão de repassarem a tercei
ros dados sobre os acessos dos internautas, exceto em casos de decisão judicial. Fora isso, o projeto exige a qualidade dos serviços oferecidos no momento da contratação, o que nem sempre acontece, além de proibir o monitoramento, fiscalização ou análise dos dados de cada usuário.

A grande polêmica em torno do projeto está na garantia da neutralidade da rede, tema criticado pelas empresas do setor, que deflagraram ostensivo lobby para tentar dificultar a tramitação da matéria no Congresso.
O princípio estabelecido no texto impede que as operadoras definam quais tipos de acesso, por parte do usuário, têm maior ou menor velocidade dentro dos pacotes contratados.
Tal regra obriga que as empresas provedoras de conexão adotem tratamento isonômico em relação ao acesso de dados, impedindo a diferenciação de acordo com o conteúdo, origem, destino, serviço, terminal ou aplicativo.
 
Faz-se necessário redobrar a atenção sobre o tema, pois no momento em que o Brasil se depara com o ressuscitar da censura, além do monitoramento dos críticos do Estado e do poder, toda ação ilegal será tentada como forma de calar os que se rebelam contra o perigoso projeto totalitarista encabeçado pelo PT.
 
Por uma coincidência indesejável, o Marco Civil da Internet irá à votação no plenário da Câmara no auge da polêmica criada a partir das denúncias de espionagem do governo dos Estados Unidos, feitas por Edward Snowden, ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA, em inglês).

30 de outubro de 2013
ucho.info

ÓLEO DE PEROBA

Após arruinar a economia, Lula abusa da face lenhosa e critica FHC, Marina Silva e Eduardo Campos

(Pedro Ladeira - Folhapress)

Nenhum ser humano por mais longeva que seja sua existência, conseguirá superar a mitomania e a desfaçatez de Luiz Inácio da Silva, o embusteiro que tornou-se lobista de empreiteiras e continua dando ordens no governo da inoperante “companheira” Dilma Rousseff.

Um dos mais ácidos críticos dos programas sociais criados por seu antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso, o ex-metalúrgico fez do programa Bolsa Família um obediente curral eleitoral, que garante a eleição de petistas em todo o País, especialmente na região Nordeste.

Na época em que engrossava o vozerio discordante da oposição, Lula disparou duras críticas ao programa que serviu de base para o Bolsa Família, alegando que o objetivo espúrio de FHC era pegar o eleitor pelo estômago.

Covarde e demagogo, Lula participou nesta quarta-feira (30), em Brasília, de evento oficial em comemoração aos dez anos do Bolsa Família, como se o programa tivesse o DNA do Partido dos Trabalhadores, legenda que a história recente provou ser uma quadrilha com todos os vícios. Após participar do evento, em que gargalhou junto com a incompetente Dilma Rousseff, Lula aproveitou a oportunidade para criticar os adversários.
(Pedro Ladeira - Folhapress)
Em rara entrevista aos jornalistas, o petista criticou a ex-senadora Marina Silva, que se juntou ao governador Eduardo Campos, de Pernambuco, para fazer oposição a Dilma na corrida presidencial de 2014. Como se fosse o maior de todos os gênios, Lula disse que Marina precisa parar de “aceitar com facilidade” lições que estaria tomando na área de economia. Sua declaração foi uma resposta provocativa à declaração de Marina e Campos, de que FHC deu estabilidade econômica ao País.

“A Marina precisa só compreender o seguinte: ela entrou no governo junto comigo em 2003 e ela sabe que o Brasil tem hoje mais estabilidade em todos os níveis que a gente tinha quando entramos. Herdamos do FHC um país muito inseguro, não tinha nenhuma estabilidade, não tínhamos dinheiro sequer para pagar suas exportações”, declarou o ex-presidente ao ser questionado sobre a posição de Marina Silva.

“Tínhamos [US$] 37 bilhões de reservas, dos quais 20 bilhões era do FMI [Fundo Monetário Internacional], e hoje a gente tem [US$] 376 bilhões de reservas, mais [US$] 14 bilhões emprestados ao FMI. Tínhamos uma inflação de 12% quando cheguei e tem uma inflação hoje de 5,8%. Então, eu penso que Marina precisa não aceitar com facilidade algumas lições que estão lhe dando. Ela precisa acompanhar com mais gente o que era o Brasil antes de a gente chegar”, completou Lula.

Se a preocupação de Luiz Inácio da Silva é colocar o povo contra os adversários políticos, como está claro, que ele explique como conseguiu arruinar a economia nacional em apenas uma década, de tal forma que a única saída do governo petista foi reinventar a classe média, anestesiando-a com discursos de inclusão social e outros quetais. Para esses falsos gênios do Partido dos Trabalhadores, que acreditam ter redescoberto o Brasil, a nova classe média é formada por pessoas que moram em favelas e ganham mensalmente menos do que dois míseros salários mínimos.

Para finalizar, Lula poderia esclarecer aos jornalistas o escândalo do Rosegate, esquema de tráfico de influência que tinha sua amante, Rosemary Noronha, no comando das operações. Covarde conhecido, o ex-presidente preferiu sair de cena, disponibilizando a Rose, como é conhecida sua namorada, um relacionamento de última hora e de fachada. Assustada com os desdobramentos do caso, Rose está visivelmente mais magra e abatida, sempre sob a proteção de um empresário conhecido na cúpula petista como “Eduardão”.
 
30 de outubro de 2013
ucho.info
 
NOTA AO PÉ DO TEXTO
 
Como diz o velho provérbio, " culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser!"
m.americo

TUDO IGUAL

Escândalo chama atenção para corrupção na imprensa chinesa

Na China, notícias sobre jornalistas encarcerados não são novidade. Mas o caso de Chen Yongzhou, preso há pouco mais de uma semana, provoca atenção especial.

O repórter escreveu para o jornal “New Express” uma série de quinze reportagens sobre a segunda maior fábrica de máquinas de construção do país, a Zoomlion. Todas as matérias em tom duro e crítico, com relatos sobre problemas financeiros e a contabilidade fraudulenta na empresa.

Os artigos levaram a uma queda no preço das ações e acabaram não agradando ao governo da província de Hunan, um dos proprietários da empresa. Chen acabou preso. Numa situação rara na China, pouco tempo depois seu jornal exigia na primeira página a libertação do repórter. Viu-se também uma onda inesperada de solidariedade por parte de jornalistas.

No último sábado (26), a história deu uma guinada. Chen Yongzhou apareceu na TV estatal CCTV com cabeça raspada e usando uniforme prisional. Ao canal, ele disse ter escrito o artigo “sob encomenda de outras pessoas” e que foi pago por isso.

Dessas “outras pessoas”, ele também recebeu parte do material usado nos artigos. Ele afirmou também haver usado fatos fictícios nas matérias. Em seguida, o “New Expres”s se desculpou perante seus leitores na página principal.
“Envelopes vermelhos”

Não se sabe se Chen, de fato, denegriu a Zoomlion sob encomenda ou se sua “confissão” na TV estatal foi realmente honesta. Mas o caso chama a atenção para o lado obscuro do jornalismo na China: a corrupção pode estar presente também entre repórteres e editores.

Segundo Zhan Jiang, professor de jornalismo em Pequim, a corrupção na imprensa decepcionou profundamente o povo chinês, deteriorando a confiança e o apoio ao jornalismo. Por diversas vezes, ele já apelou aos jornalistas para não aceitarem “envelopes vermelhos” – na China, envelopes vermelhos contêm dinheiro e são entregues tradicionalmente em grandes festas ou como presentes.

No país, tais presentes também são entregues regularmente em coletivas de imprensa por empresas, como forma de assegurar uma reportagem positiva. A prática já levou a que, por vezes, golpistas se utilizem de carteiras falsas de jornalistas e assistam a determinadas coletivas somente para conseguir um dos envelopes.

Zhan Jiang diz que ainda deve ser apurado pela Justiça se Chen Yongzhou realmente aceitou suborno para escrever sua série de artigos. Mas o caso confirma a falta de ética na mídia. Segundo o professor de jornalismo, o recebimento de envelopes vermelhos e a divulgação de propaganda disfarçada de reportagem é um fenômeno bastante comum na China. Para ele, isso faz “parte da corrupção na sociedade como um todo”.

Salários baixos e falta de ética

Em seu blog, o jornalista Chai Huiqun, do semanário “Souther Weekend”, diz que o recebimento de envelopes vermelhos é uma regra tácita na mídia chinesa. Coletivas de imprensa sem presentes de dinheiro são vistas como anormais. No caso de um jornalista rejeitar tais presentes, paira sobre ele a ameaça por parte dos colegas. “Para alguns jornalistas, os presentes em dinheiro são a principal fonte de renda”, explica Chai.

Os presentes em dinheiro é um lado da moeda: os jornalistas também aceitam suborno para ficar calados. Em casos de acidentes em minas, por exemplo, eles se dirigem em multidões – não para fazer uma cobertura, mas para cobrar as mineradoras por seu silêncio.

Em 2008, cerca de dez jornalistas cobraram cerca de 250 mil euros para não relatar sobre um desastre numa mina que provocou a morte de 34 pessoas na província de Hebei. Em 2009, o jornalista Dai Xiaojun fotografou repórteres em fila, após um acidente de mineração, para receber suborno em troca de seu silêncio. Num curto prazo, isso levou a indignação no setor de mídia. Em seguida, 60 pessoas foram punidas, inclusive “falsos repórteres”.

Segundo Agnès Gaudu, especialista em China no semanário francês “Courrier International”, os salários baixos e a falta de ética profissional seriam importantes motivos para a vulnerabilidade de jornalistas chineses frente ao suborno.

Para ele, no entanto, o principal motivo seria o fato de os jornalistas chineses não disporem de condições independentes de trabalho. Eles não trabalham diretamente nem para o governo nem para organizações comerciais.

(DW)

30 de outubro de 2013
ucho.info

TOUPEIRAS GERIÁTRICAS ESPANTAM O ALZHEIMER


Artista é bicho esquisito mesmo, com algumas exceções. Fazem de tudo para serem reconhecidos e endeusados, ao mesmo tempo que se escondem do assédio. Permitem sem chiar que os repórteres de perfumarias e os paparazzi revelem suas intimidades em revistas de abobrinhas e aceitam invasões de revistas “chiques” às suas residências, mas não querem ver tudo isso reunido em uma só obra.
 
Simples mesmo foi o Noca da Portela que disse “depois que eu morrer, podem até me chamar de viado”, o que não significa nada para a questão em si, mas apenas a trata com o desprezo que ela deve ser tratada.
 
Tudo isso é falta do que fazer. Riquíssimos, todos os que abraçaram a causa da censura não produzem nada que preste há mais de vinte anos, não sei se por preguiça ou por esgotamento de talento, sé é que isso é possível, resolveram, juntos, sair do marasmo e, para espantar o tédio e o Alzheimer, arrumaram sarna para coçar. Errados ou não, eles estão é tirando as teias de aranha dos seus cérebros que, na maior parte dos casos, nunca funcionaram muito bem quando o assunto é outro que não seja a música. Ou vão querer me enganar que Roberto, Erasmo, Gil, Caetano, Chico ou Djavan já produziram algo relevante, à exceção de belas canções? E já não é o bastante?
 
Dá pena, mas eu, pelo menos, não estou conseguindo separar a cagada conjunta dessas toupeiras geriátricas das suas obras.
 
30 de outubro de 2013

OS ESCARNECEDORES

“Merece minha homenagem pelo seu comportamento digno.”
 
Lula referindo-se a José Sarney, a quem atacava durante a Constituinte, em visita ontem ao congresso (com minúscula  e rebaixado mesmo), onde foi recebido com tapinhas nas costas por alguns dos “300 picaretas” que certa vez afirmou existirem por lá.
 

 
Os dois maiores responsáveis pela merda que é o Brasil de hoje continuam rindo da nossa cara e agradecendo aos imbecis que os elegeram.
30 de outubro de 2013

UMA ASNA DEFINITIVA. MAS AINDA HÁ QUEM DUVIDE!!! (VIDE IBOPE)

 
 
 
30 de outubro de 2013

DIANTE DA ESTUPIDEZ QUE ASSOLA O PAÍS, VAI BEM UMA ANEDOTA SOBRE A ESTUPIDEZ...

Abalos em Crato
Como as atividades sísmicas no Rio Grande do Norte aumentaram muito na última década, o governo brasileiro resolveu instalar um sistema de medição e controle de abalos cobrindo todo o país.

O recém-criado Centro Sísmico Nacional, poucos dias após entrar em funcionamento, detectou que haveria um grande terremoto no nordeste do país, no interior do Ceará. Assim, enviou um telegrama à delegacia de polícia de Crato. Dizia a mensagem:

“Urgente! Possível movimento sísmico na zona.
Muito perigoso. Richter 7. Epicentro a 3km da cidade.
Tomem medidas e informem resultados com urgência.”

Uma semana depois o Centro Sísmico recebeu um telegrama que dizia:

“Aqui é da Polícia do Crato.
Movimento sísmico totalmente desarticulado.
Richter tentou se evadir, mas foi abatido a tiros.
Desativamos a zona.
Todas as putas estão presas.
Epicentro, Epifânio, Epicleison e os outros cinco irmãos estão detidos.

Não respondemos antes porque teve um terremoto da porra aqui!”

30 de outubro de 2013
Blog de Giulio Sanmartini

QUANDO O HUMOR DESENHA A REALIDADE

 
30 de outubro de 2013

 

A ASSOMBRAÇÃO ALGEMADA

Na visita à Pasárgada dos vampiros de verbas federais, Dilma garante ter algemado a assombração que fingia não enxergar


Nos últimos dez meses, enquanto recitava que a inflação estava sob controle, Dilma Rousseff rebaixou a “pessimistas de plantão” ou “pessoas que torcem para que o Brasil dê errado” todos os que enxergaram o perigo escancarado pela altitude dos índices. Nesta segunda-feira, durante a discurseira na cerimônia festiva promovida por uma revista estatizada, a presidente enfim admitiu ter visto o que até agora jurava não enxergar. Mas a assombração apareceu-lhe uma vez só e já foi algemada, mentiu a supergerente de araque.

“A inflação que no início do ano se mostrava alta e incomodava a todos foi enfrentada sem tréguas”, decolou a oradora. Outra salva de palmas reiterou que Dilma estava em casa. Se houvesse no local da celebração um único e escasso jornalista de verdade, a presidente não se atreveria a usar verbos no passado ─ “mostrava”, “incomodava” ─ para tratar de um problema presente que tende a agravar-se no futuro imediato. Muito menos teria confinado “no início do ano” a sequência de porcentagens preocupantes que ainda não foi interrompida.

Em junho, a inflação anual (medida por organismos governamentais) alcançou 6,7% ─ bem acima da meta de 4,5%. Como sempre, a presidente e seu ministro da Fazenda recorreram à taxa de tolerância de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo, para fixar em 6,5% a fronteira do perigo. Guido Mantega apressou-se a ensinar que 0,2% além do limite era igual a nada. Dilma repetiu que o velho fantasma continuava sob controle. Em setembro, o índice foi de 5,86. De novo acima da meta. Mas abaixo dos 6,5%, festejou o neurônio solitário, dando por  resolvido o problema que “incomodava a todos”.

O surto triunfalista não parou por aí. “Nunca é demais lembrar que temos apresentado sistematicamente um dos melhores desempenhos fiscais no mundo já ao longo de alguns anos”, foi em frente a gestora incomparável. Mais aplausos referendaram a réplica fraudulenta às críticas feitas pelo FMI aos truques tributários e maquiagens malandras a que têm recorrido os alquimistas federais para fechar contas que não fecham e esconder buracos no superavit fiscal. Como a companheira Cristina Kirchner, Dilma e Mantega acham que o resto do mundo não sabe o que fizeram no mês passado e farão no próximo.

“Nós vencemos a inflação, estabilizamos as contas públicas, pagamos a dívida externa, saímos da supervisão do FMI e emergimos neste século como uma das maiores economias do planeta”, flutuou na estratosfera a presidente que festeja até leilão de um lance só. Se melhorar, estraga, concordou a ovação dos áulicos. Eufórica com a visita a uma Pasárgada forjada por vampiros de verbas federais, Dilma nem precisou do Aerolula para voltar a Brasília. Mandou chamar o trem-bala.

30 de outubro de 2013
Augusto Nunes, Veja

NOTAS SOLTAS DO RADAR ON LINE

Deixa estar  

Pauta trancada
Pauta trancada

O Marco Civil da Internet segue engavetado na Câmara à espera de acordo. E o governo com isso? Está feliz da vida. Enquanto o Marco não for votado, a pauta ficará trancada, impedindo a tramitação de projetos considerados assunto proibido no Palácio do Planalto, como o que estabelece um piso remuneratório aos agentes de saúde.
Por Lauro Jardim

Sabe por que?


Mario Couto versus Jader: é guerra
Couto: atirando para todos os lados

Conhecido pelo seu temperamento explosivo, o senador tucano Mário Couto estava com a corda toda na sessão de hoje. Depois de chamar Dilma Rousseff e Aloizio Mercadante de mentirosos, sobrou para outra dupla: Rosemary Noronha e Lula. Gritava o senador agora há pouco:
- Sabe por que a Rose nunca vai ser presa? Porque Rose ama Lula e Lula ama Rose.
Por Lauro Jardim    

Edição especial


Homenagem aos mensaleiros
Homenagem aos mensaleiros

O PT resolveu homenagear parte da turma que marcou sua história. A última edição do jornal informativo do partido na Câmara foi totalmente dedicada aos 25 anos da Constituinte – e à família Guimarães e seus amigos de longa data.
A capa é ilustrada com uma foto do líder, José Guimarães. A edição da outra página parece piada pronta. Diz o título: ‘Uma Constituição com as digitais do Partido dos Trabalhadores’ e, embaixo, há uma foto do mensaleiro João Paulo Cunha.
E qual outro personagem poderia ocupar a última página inteira, senão José Genoino? E nada de reportagem. O informativo publicou uma entrevista com Genoino, dizendo: ‘A Constituição garantiu o reencontro do Brasil com si mesmo’ – assim como a edição do jornal promoveu a união do PT com parte integrante de seu DNA.
Por Lauro Jardim

Dilma irritada


Dilma: irritada
Dilma: irritada

Dilma Rousseff odiou com todas as forças a ideia de Renan Calheiros de botar para votar até dezembro no Senado um projeto que fixa mandato para o presidente e diretores do BC (leia mais em Avanço no BC). Não quer ouvir falar disso.
De acordo com um bem-humorado assessor, “nunca antes na história Dilma ficou tão  irritada”.
Aliás, a nota oficial de Lula, divulgada hoje de manhã, negando que o ex apoiasse a medida, foi feita a pedido de Dilma.
Por Lauro Jardim
 
30 de outubro de 2013

"RASGANDO A NOSSA FANTASIA"

    

Pegue o trem-bala em Campinas e vá até o Rio em altíssima velocidade. Faça baldeação para outro trem, o da Ferrovia Norte-Sul, e viaje paralelamente aos canais de transposição das águas do rio São Francisco.
Na região que antigamente era árida, beba água pura à vontade, trazida de mananciais distantes.

É possível? Claro que sim: o trem-bala, que deveria estar pronto para a Copa, e a transposição das águas do São Francisco correm em paralelo ─ ambos são sonhos futuros.
A Ferrovia Norte-Sul, que já provocava escândalo nos antigos tempos do presidente José Sarney, continua no ritmo de Martinho da Vila: é devagar, bem devagar, é devagar é devagar devagarinho.
A transposição do São Francisco vem do império, de D. Pedro 2º, que prometeu vender até a última joia da coroa para acabar com a seca do Nordeste.
Perdeu a coroa, sem vendê-la. E a seca do Nordeste continua ganhando de goleada ─ sempre com a ajuda do apito ladrão.

Oito mil creches! E 800 aeroportos, que a presidente, estimulada pelas luzes de Paris, prometeu construir! E os royalties do pré-sal, revolucionando Educação e Saúde!
O pré-sal ainda não foi extraído, vai levar uns 15 anos para começar a render, mas a festa está no ar. Creches?
Estarão prontas um dia, quem sabe. Os 800 aeroportos não existem, nem caberiam no país, mas o número é tão bonito!
Há as casas dos desabrigados de Petrópolis, que não têm teto, que não têm nada; os caças da Força Aérea, esperando os aeroportos; Internet para todos, espalhando seus sinais sem fio, de graça, pelo Brasil. Sonhar não é um sonho impossível.

Oração do silêncio
Os mestres também se enganam. O monumental Aldous Huxley, no ensaio Music at night,dizia que, depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música. Não é bem assim: o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é o som de uma história certa na hora certa. Comenta-se, por exemplo, que até políticos avessos à religião têm orado com frequência pelo silêncio de José Amaro Pinto Ramos, conhecida personalidade da política brasileira, indiciado na Suíça pelo caso Alstom. Pinto Ramos sempre teve fama de amigo do PSDB. Mas não é radical em sua atuação na área política. 

Na negociação dos caças, por exemplo, conversou com gente de todos os partidos. O caso Alstom ─ Siemens atinge diretamente o Governo tucano paulista ─ aliás, os Governos dos últimos 15 anos, já que o cartel começou a operar na administração de Mário Covas e passou pelas gestões de Alckmin e Serra. Mas tanto uma empresa quanto outra participam de obras comandadas por outros partidos em diversos Estados e no Governo Federal. Pinto Ramos, mudo, será o poeta de todos.

A falha assassina
A tragédia ocorreu no domingo: durante abordagem policial em São Paulo, provocada por uma queixa de som alto, um rapaz de 17 anos foi morto por um PM (que já foi autuado por homicídio culposo e está preso administrativamente). A reação de revolta foi imediata: três ônibus incendiados, barricadas nas ruas, horas de tumultos. Mas há um fato que a população revoltada desconhece: neste ano, conforme minuciosa reportagem apresentada no SBT por Joseval Peixoto e Raquel Sherazade, o comando-geral da PM de São Paulo mandou recolher 98 mil pistolas Taurus .40, séries 640 e 24/7, por disparar sem motivo. O filme mostra que a arma dispara mesmo travada, mesmo sem que haja um dedo no gatilho. 

Pode ter sido falha humana. Mas evitar injustiças exige ampla investigação.

E vai rolando a festa
Lembra do famoso discurso do senador Renan Calheiros, prometendo cortar despesas? Esqueça: naquela ocasião, o presidente do Senado demitiu 512 funcionários terceirizados, que trabalhavam oito horas por dia. Mas, informa o colunista Cláudio Humberto, isso valeu por pouco tempo. Vários já foram recontratados, com menos trabalho e mais dinheiro. Em números: 65 funcionários, que trabalhavam 40 horas por semana, passam a trabalhar 30 horas por semana. Destes, 43 que recebiam R$ 3.541 mensais passaram a R$ 3.669. Outros 21, que ganhavam R$ 4.678, passaram a R$ 4.678 mensais.

Quem disse que fazer economia é difícil? Basta saber como é que político faz
.
E todos em um
A promessa é de Marina Silva: se o PSB ganhar as eleições presidenciais (com ela na cabeça de chapa, ou com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos), vai governar “com os melhores do PT, do PMDB e do PSDB”. Digamos, com Kátia Abreu, do PMDB do Tocantins, senadora boa de voto e de forte atuação, mas, como porta-voz do agronegócio, adversária política de Marina. Sem Fernando Gabeira, que é ótimo mas não é do PT, nem do PMDB, nem do PSDB.

 Com Paulo Skaf, do PMDB, presidente da Federação das Indústrias, “patrão dos patrões”, e o dirigente sindical e político petista Luiz Marinho. 
Falta Gilberto Gil, claro; não para ocupar um cargo, mas para cantar a Geleia Geral.

O pioneiro
E pensar que todos falaram mal de Gilberto Kassab, por ter dito que seu PSD não era de centro, nem de direita, nem de esquerda! Kassab pode ter muitos defeitos, mas tem duas virtudes: saiu à frente dos outros e fala a verdade.


30 de outubro de 2013
Carlos Brickmann