"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

A ARTE DE LIDERAR

TIRO NO PÉ! DERROTA DE CALHEIROS NO SENADO E JULGAMENTO NO STF PODEM SEPULTAR A ERA DO CORONELISMO

PALESTRA COMPLETA SOBRE VIDA E CARREIRA > MARIO SERGIO CORTELLA

Palestra Completa de Mário Sérgio Cortella sobre vida e carreira ...

https://www.youtube.com/watch?v=4AETcZOv2Ac
6 de nov de 2012 - Vídeo enviado por Chico Macena
Palestra Completa de Mário Sérgio Cortella sobre vida e carreira na Câmara Municipal de São Paulo.

01 de dezembro de 2016
postado por m.americo

ALEXANDRE GARCIA ARREBENTA ARNALDO JABOR E TODA A MÍDIA ESQUERDISTA: "NÃO MANDAMOS NO POVO".

JORNALISTA DIZIMA A QUADRILHA QUE AFRONTOU O POVO BRASILEIRO

MINISTRO DO STF VAI AO SENADO ATACAR AS 10 MEDIDAS E DEFENDER CORRUPTOS

SÉRGIO MORO ARRASA RENAN CALHEIROS E SEU PROJETO CRIMINOSO DENTRO DO SENADO

RENAN ATACA MORO E ONYX E VIRA RÉU NO STF

RENAN ATACA MORO E ONYX E VIRA REÚ NO STF - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=5pyMR7Dn5LY
1 hora atrás - Vídeo enviado por Joice Hasselmann
O castigo veio a jato para Renan Calheiros. No dia em que ele arma uma emboscada para Moro e ...

01 de dezembro de 2016
postado por m.americo

CAI A MÁSCARA: PSDB FOI O PRINCIPAL ARTICULADOR DA URGÊNCIA DE PROJETO FRANKENSTEIN

Charge do Latuff, reproduzida do site Causa Operária


Nenhum senador do PSDB votou a favor da manobra para acelerar a votação do pacote anticorrupção no Senado. O resultado da votação, entretanto, disfarça os acordos costurados ao longo da tarde dessa quarta-feira, (30/11). Interlocutores que participaram das reuniões garantem: Aécio Neves (MG) foi o primeiro a articular a urgência da votação e o PSDB prometeu votos no requerimento, mas não cumpriu.

Presidente do PSDB, Aécio trabalhou ao longo da tarde para costurar o acordo, que foi fechado com lideranças do PMDB, PT, PSD, PP e PTC. O tucano foi o principal articulador do pedido de urgência, afirmam fontes. Se fosse aprovado o requerimento, o senador Roberto Requião (PMDB-PR), que é relator do abuso de autoridade, assumiria também o pacote anticorrupção para apresentar parecer favorável a todas as modificações feitas na Câmara. De acordo com o Ministério Público, o projeto foi desvirtuado pelos deputados.

RENAN CONDUZ – Na noite desta quarta-feira, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), conduziu a manobra. O peemedebista, que não costuma perder votações e, quando observa clima desfavorável, prefere suspendê-las, acabou derrotado por 44 votos a 14.

À primeira vista, Renan pareceu sozinho em sua articulação. Mas, na realidade, líderes que participaram do acordo acabaram desistindo diante da reação do plenário. Renan insistiu na votação porque confiou no acordo firmado mais cedo.

Senadores que estiveram no jantar natalino na casa de Eunício Oliveira (PMDB-CE) após a votação relataram que houve constrangimento entre aqueles que prometeram o voto, mas não entregaram.

ÀS ESCONDIDAS… – A estratégia era que o requerimento fosse votado sem alarde. Ao dar início à votação, Renan não mencionou do que se tratava. O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), ciente da manobra – e contrário à ela -, pediu que o conteúdo do requerimento fosse esclarecido.

Ao saberem que se tratava de pedido de urgência para o pacote anticorrupção, muitos senadores se voltaram contra a iniciativa. A reação do plenário não deixou outra alternativa aos articuladores da manobra se não abandonar a estratégia.

Senadores que participaram do acordo criticaram os líderes do PMDB, Eunício Oliveira (CE) e do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), que nem sequer estiveram presentes na votação para garantir a estratégia firmada. O líder do PSD, Omar Aziz (AC), que assinou o requerimento de urgência, também não estava no plenário no momento da votação.

EM CIMA DO MURO – As maiores críticas, entretanto, recaíram sobre o PSDB. De acordo com um dos senadores que participou das reuniões para a manobra, a bancada tucana foi orientada a votar fechada contra o requerimento de urgência quando Aécio notou que iria perder. Desta forma, o partido sairia insuspeito.

A assessoria do senador Aécio Neves negou que ele tenha participado de qualquer reunião para tratar do assunto. Renan Calheiros, por sua vez, argumenta que não é autor do requerimento de urgência e que apenas cumpriu seu papel, como presidente do Senado, de colocar a proposta em votação.

JUCÁ E AZIZ – O senador Romero Jucá disse desconhecer qualquer articulação para acelerar o pacote anticorrupção e afirmou que estava no Palácio do Planalto no momento da discussão, razão pela qual também não participou da votação. Jucá chegou ao plenário já no fim dos desentendimentos.

O senador Omar Aziz, que assinou o pedido de urgência, afirmou que participou de reuniões para tratar do assunto, mas que a vontade do plenário é soberana. Ele avalia que, apesar da tentativa de urgência, a resolução final da questão foi a melhor possível e que agora o pacote vai tramitar com tranquilidade pelas comissões do Senado.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Cai a máscara, cai o pano. A grande maioria dos parlamentares quer inviabilizar a Lava Jato, por motivos óbvios. Mas, na hora verdade, se acovardam e nem comparecem para votar. É deprimente. (C.N.)


01 de dezembro de 2016
Deu no Correio Braziliense
(Agência Estado)

A JUSTIÇA TARDA... E FALHA!

RENAN ENFIM SE TORNA RÉU NO SUPREMO, MAS DIFICILMENTE SERÁ CONDENADO

Charge do Glauco, reproduzida do Arquivo Google

Em rota de colisão com o Poder Judiciário, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), se tornou réu nesta quinta-feira, perante o Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte julgou que aceita a denúncia contra o peemedebista pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso.

O voto decisivo foi de Marco Aurélio Mello, completando seis ministros a favor da aceitação da denúncia, em situação de maioria absoluta, ainda faltando dois votos, de Celso de Mello e da presidente Cármen Lúcia. 

No inquérito que acaba de se tornar processo e tramita desde 2007, o peemedebista é acusado de receber propina da construtora Mendes Júnior para apresentar emendas que beneficiariam a empreiteira.

Em troca, teve despesas pessoais da jornalista Monica Veloso, com quem mantinha relacionamento extraconjugal e teve uma filha, pagas pela empresa.

RECIBOS FALSOS
– Renan apresentou ao Conselho de Ética do Senado recibos de venda de gados em Alagoas para comprovar um ganho de R$ 1,9 milhão, mas os documentos são considerados notas frias pelos investigadores e, por conta disso, Renan foi denunciado ao Supremo. 

Na época, o peemedebista renunciou à presidência do Senado em uma manobra para não perder o mandato.

A investigação começou em 2007, mas a denúncia só foi oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2013. O caso estava sob a relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, mas passou para as mãos do ministro Luiz Edson Fachin em junho de 2015. No último ano, imbróglios envolvendo mudança de advogados de Renan e um aditamento feito pela PGR atrasaram ainda mais a liberação do caso para julgamento.

Com o recebimento da denúncia, Renan passa a responder a uma ação penal.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG Dificilmente Renan será condenado neste processo. Uma das acusações já prescreveu por decurso de prazo e as outras duas vão pelo mesmo caminho, em função da vagareza que caracteriza o funcionamento do Supremo. Acredita-se que todas as acusações estarão prescritas antes de o processo ir a julgamento. E la nave va, cada vez mais impunemente. (C.N.)


01 de dezembro de 2016
Deu no Estadão

NOTA AO PÉ DO TEXTO

O que nesse momento me ocorre, é a Lei de Murphy: "Se há possibilidade de várias coisas darem errado, dará errado a que causar mais prejuízo."
m.americo

RÉUS NA LINHA DE SUCESSÃO

POR 8 VOTOS A 3, STF ACEITA DENÚNCIA POR PECULATO E RENAN SE TORNA RÉU
POR 8 VOTOS A 3, STF DECIDIU QUE JULGARÁ SENADOR POR PECULATO


CASO O STF ACEITE A DENÚNCIA, RENAN PERMANECE NO CARGO ATÉ O JULGAMENTO DO VETO A RÉUS NA SUCESSÃO PRESIDENCIAL

A maoria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por aceitar denúncia pelo crime de peculato (desvio de dinheiro por agente público) e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), passa a ser qualificado como réu. 
Votaram pelo recebimento os ministros Luiz Edson Fachin (relator), Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux e Marco Aurélio Mello.

Renan só permanecerá no cargo devido ao pedido de vistas do ministro Dias Toffoli que adiou, apesar de maioria formada, a conclusão do julgamento no STF sobre o veto à presença de réus na linha sucessória da Presidência da República. Toffoli, inclusive, votou pela rejeição total da denúncia juntamente aos ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.

Renan é acusado de receber propina da construtora Mendes Júnior para apresentar emendas que beneficiariam a empreiteira. Em troca, teve despesas pessoais da jornalista Monica Veloso, com quem mantinha relacionamento extraconjugal e teve uma filha, pagas pela empresa.

Renan apresentou ao Conselho de Ética do Senado recibos de venda de gados em Alagoas para comprovar um ganho de R$ 1,9 milhão, mas os documentos são considerados notas frias pelos investigadores e, por conta disso, Renan foi denunciado ao Supremo. Na época, o peemedebista renunciou à presidência do Senado em uma manobra para não perder o mandato.

Linha Sucessória

A maioria dos ministros no Supremo decidiu, em 3 de novembro, pelo entendimento de que réus com processo na Corte não podem ocupar cargos na linha sucessória da presidência da República. O julgamento, no entanto, não foi oficializado e foi adiado após pedido de vista de Dias Toffoli.

Pela Constituição, a linha sucessória no caso de o presidente da República se ausentar do país ou ser afastado respeita a seguinte ordem: o vice-presidente da República, o presidente da Câmara, o presidente do Senado e o presidente do STF.

O julgamento pode ameaçar Renan Calheiros na presidência do Senado. O peemedebista responde a 12 inquéritos no STF.
(Com informações AE)



01 de dezembro de 2016
diário do poder

"CUBA É O PARAÍSO - VANESSA, ACORDE, EU JÁ ESTIVE LÁ."

ANA VIDOVIC

Meu mix

SURTO DE LUCIDEZ

Renan Calheiros admite que um que Congresso que se preze não pode abrigar um Renan Calheiros

“O ovo da serpente, a origem de todos os desalinhos, está na decrépita e permissiva legislação política eleitoral do País”. 
(Renan Calheiros, reconhecendo que há algo de muito errado numa legislação eleitoral que permite a um político com 12 inquéritos no Supremo Tribunal Federal exercer a presidência do Senado)

01 de dezembro de 2016
in Augusto Nunes, Veja

ATÉ QUANDO BRASÍLIA, ABUSARÁS DA NOSSA PACIÊNCIA?

Por quanto tempo a tua loucura há de zombar de nós?


Lúcio Sérgio Catilina, um membro da elite romana, queria ainda mais riqueza e ainda mais poder. Para isso, planejava derrubar o governo republicano. Mas foi contido por Marco Túlio Cícero, seria afastado do Senado, montaria uma milícia para uma última tentativa e morreria no campo de batalha. Não sem antes ouvir do próprio Cícero, em 63 a.C., um dos discursos mais marcantes da história.

Rodrigo Janot já batizou uma das fases da Lava Jato com o sobrenome do conspirador. Na ocasião, mirava Eduardo Cunha. Mas o discurso de Cícero pode facilmente ser adaptado contra tudo o que Brasília vem fazendo. 
Em alguns casos, no que não vem fazendo – e Janot talvez seja um dos melhores exemplos.

Até quando, Brasília, abusarás da nossa paciência?
Por quanto tempo a tua loucura há de zombar de nós?
A que extremos se há de precipitar a tua desenfreada audácia?
Nem a ronda noturna da cidade,
nem o temor do povo,
nem a afluência de todos os homens de bem,
nem a expressão do voto destas pessoas, nada disto conseguiu perturbar-te?
Não te dás conta que os teus planos foram descobertos?
Não vês que a tua conspiração a têm já dominada todos estes que a conhecem?
Quem, dentre nós, pensas tu que ignora o que fizeste na noite passada e na precedente, onde estiveste, com quem te encontraste, que decisão tomaste?
Ó, tempos, ó, costumes!


O Brasil não vai tolerar mais esta, Brasília. E só você não percebeu.
Catilina caiu um ano após o discurso acima.


01 de dezembro de 2016
implicante

ENQUANTO ATACAVA A LAVA JATO, DEPUTADOS DIZIAM NÃO SE IMPORTAR COM VOTOS,MAS COM A PRISÃO

“A gente não está preocupado em não ser eleito, a gente está preocupado em não ser preso”


As aspas abaixo foram publicada por Paulo Celso Pereira em O Globo. Nelas, o articulista não identifica o autor. Descreve-o apenas como um parlamentar de oposição que tentava convencer os seus pares a não desferirem aquele duro golpe no trabalho que vem sendo feito pela operação Lava Jato. Mas talvez nem importe saber o nome de quem as proferiu. Mas apenas confirmar muito do que desconfiam os brasileiros que, com seus votos, levaram aqueles representes a atuarem na Câmara Federal:

“A impressão é que todos ficaram doidos. E quando eles discutiam a anistia, você perguntava se eles não temiam perder voto e eles rebatiam: ‘A gente não está preocupado em não ser eleito, a gente está preocupado em não ser preso’.”

Enquanto isso, os brasileiros temem que parlamentares como estes sigam soltos.


01 de dezembro de 2016
implicante

DUAS NOTAS DO BLOG SELVA BRASILIS

O ESTUPRO DA CIDADANIA: MAIA, O VELHACO MOLEQUE, COMANDA A CORJA DE PATIFES

Na calada da noite, Rodrigo Maia liderou a mutilação do pacote contra a corrupção.

A MINEIRINHA MAIS MINEIRA QUE PÃO DE QUEIJO FINGINDO NÃO SER MINEIRA


Cármen Lúcia finge indignação: 'Juiz sem independência não é juiz, é carimbador de despachos'

Ela é responsável por não aceitar a denúncia contra Renan Calheiros, que tinha uma vagabunda de estimação sendo sustentada pela Mendes Junior [que Renan chama de Junho], e que em sua defesa fecal forneceu documentos falsos em juízo.

01 de dezembro de 2016
in selva brasilis

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Renan espera que Toffoli peça vista de processo, impedindo que STF o transforme em réu



Em meio à tensa guerra emocional de todos contra todos os poderes, vaza tudo em Brasília. Renan Calheiros tem uma esperança de não se tornar réu por decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal, nesta quinta-feira. Alvo de 11 inquéritos no STF, o poderoso presidente do Senado tem confidenciado a amigos que “espera que o ministro José Dias Toffoli peça vistas de seu processo, e adie, novamente, uma decisão sobre o caso”. Renan é um dos muitos beneficiados pelo absurdo uso indevido do foro privilegiado para parlamentares.

Renan Calheiros está hoje, frente a frente, com o juiz Sérgio Moro. Mas tudo será numa boa, a convite do próprio presidente quase-réu do Senado. Moro já antecipou que apresentará a Renan Calheiros uma sugestão de artigo para ser incluído no projeto de abuso de autoridade. Para evitar que a divergência entre decisões de juízes seja criminalizada, o artigo explicitaria: “Não configura crime previsto nesta lei a mera divergência na interpretação da lei penal e por si só penal, ou na avaliação de fatos e provas”.

O Juiz da Lava Jato é contra a impunidade, inclusive de seus pares: “Nenhum juiz é conivente com a prática do crime. O juiz que comete um crime, seja de corrupção, de abuso de autoridade, certamente deve ser punido. O problema é eventualmente, a pretexto de se coibir abuso de juízes venais, promover um ataque contra a independência do Judiciário. 
O Direito não é matemática. Pessoas razoáveis divergem razoavelmente sobre a interpretação do Direito, sobre a avaliação de fatos e provas”.

Sérgio Moro é bem claro em seus argumentos sobre o assunto: “Os juízes já são responsabilizados na forma da lei penal como qualquer outro agente público. Há um questionamento que compreendo sobre um juiz punido ficar sujeito apenas à sanção de aposentadoria compulsória; então vamos debater essa questão. Tem que se discutir esses assuntos com objetividade, pragmatismo, sem entrar nessas armadilhas retóricas, utilizadas para caracterizar os juízes como privilegiados irresponsáveis”.

Os absurdos parlamentares prosperam e irritam ainda mais a opinião pública. A desfiguração completa das medidas contra corrupção não foi à toa. 
O Globo informa que o grupo de 28 deputados investigados no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento na Lava-Jato votou em peso contra as medidas de combate à corrupção. A exclusão da figura do “reportante do bem” — que previa recompensa para quem denunciar casos de corrupção — contou com os votos de 24 desses parlamentares.

Vale repetir por 13 x 13: Domingo, dia 4, o jogo será outro. Quem volta às ruas é o cidadão em movimento espontâneo de descontentamento contra os políticos, com pautas bem definidas: o fim do foro privilegiado, a defesa das medidas Anticorrupção e toda força para a Lava Jato. A crescente pressão popular será fundamental na luta contra os corruptos sistêmicos e institucionalizados.

Combater o “Status Quoruptiones” une a maioria dos brasileiros de bem. Por isso, como bem lembra o sociólogo e político profissional peemedebista, Wellington Moreira Franco: “Você não pode afrontar a vontade das ruas”...

Condição real para Intervenção

Do advogado e sociólogo Sérgio Alves de Oliveira em artigo na edição desta quinta-feira deste Alerta Total, uma justificativa para aplicação imediata do artigo 142 da Constituição Federal, dando legitimidade à Intervenção Constitucional:

“Sem dúvida o Poder Legislativo está tentando mutilar o Poder Judiciário com as medidas que estão em curso, sendo requerida imediata intervenção militar para coibir tais abusos, tudo com a total conivência do Senhor Presidente da República, Chefe do Poder Executivo. 
Ora, por expressa disposição constitucional, o Poder Judiciário tem poder para tomar a iniciativa da intervenção, acionando as FFAA, para defesa da LEI e da ORDEM, ao mesmo tempo em que as próprias Forças Armadas podem fazer o mesmo, tendo plena autonomia para intervir na DEFESA DA PÁTRIA e GARANTIA DOS PODERES CONSTITUCIONAIS”.

Maçonaria contra Corrupção



Grande Loja do Amazonas (Gloman) e Grande Oriente do Brasil Amazonas (Gobam) unem força para protestar Domingo contra a Corrupçao, Impunidade e falta de vergonha do Congresso Nacional.

O encontro será às 17 horas ao lado Teatro Amazonas.

Da esquerda para a direita, na foto: Eminente Irmão Marcelo Peixoto Grão Mestre Adjunto GLOMAM; Sereníssimo Irmão Fernando Lima Grão Mestre GLOMAM; Eminente Irmão Armando Corrêa Junior Grão Mestre do GOB-AM e Poderoso Irmão José Campos de Abreu Grande Secretário de Finanças do GOB-AM! Ausentes por questões de trabalho, os irmãos Augusto Sales, Rafael e Marcley, bravos ativistas que batalharam para que este entendimento acontecesse.

Golpe baixo




Todos nas ruas




Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

01 de dezembro de 2016
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.