"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A NAÇÃO ESPOLIADA

Recursos minerais do Brasil o maior roubo da nação ...

www.youtube.com/watch?v=y4J2gEJ633w
7 de out de 2012 - Vídeo enviado por BASTA DE CORRUPÇÃO POLÍTICO BOM É POLÍTICO MORTO
EUA TOMA RIQUEZAS DO POVO BRASILEIRO AGENTE DA CIA DENÚNCIA A NAÇÃO: LINK PARA ...

28 de outubro de 2015
m.americo

NIÓBIO: O GRANDE ROUBO OFICIAL

nióbio o maior roubo oficial constituição,dnpm ... - YouTube

www.youtube.com/watch?v=AyPeFZFwIIg
7 de out de 2012 - Vídeo enviado por BASTA DE CORRUPÇÃO POLÍTICO BOM É POLÍTICO MORTO
ALTA TRAIÇÃO E LESA A PÁTRIA NIÓBIO POVO ROUBADO: ... NIÓBIO O ROUBO OFICIAL CONTRA A ...


28 de outubro de 2015
m.americo

NIÓBIO: SAIBA O QUE A MÍDIA E O GOVERNO ESCONDEM DA SOCIEDADE



Nióbio Saiba o que a mídia e o governo escondem da ...

www.youtube.com/watch?v=h9nb7JrPrNE
21 de jun de 2013 - Vídeo enviado por bruno diacov
Nióbio Saiba o que a mídia e o governo escondem dasociedade. bruno diacov .... Muito bem já foi ...

28 de outubro de 2015
m.americo

NIÓBIO: UMA VERDADE OCULTA PELA MÍDIA E PELO GOVERNO

Nióbio: Saiba o que a mídia e o governo ... - YouTube

www.youtube.com/watch?v=JMmJJGoPIUs




28 de outubro de 2015
m.americo

NIÓBIO: MEGA-CORRUPÇÃO

Enéas fala: Nióbio, TV, mega-corrupção .avi - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=bfFPyzhbOdg




28 de outubro de 2015
m.americo

O HUMOR DO SPONHOLZ...



28 DE OUTUBRO DE 2015

MUITO PREOCUPANTE; LULA: ABUTRE OU CHACAL?


Este é um dos mais sérios e arrepiantes alertas já dados até hoje. O Ipojuca Pontes, além de ter pertencido ao alto escalão da República, conhece como ninguém a metodologia empregada pelos adeptos marxistas-leninistas da estrela vermelha, tanto por suas pesquisas de cunho cultural quanto por ser documentarista. 
Conhece muito bem uma das mais importantes fontes do comunismo internacional que nutre a grande serpente de três cabeças aqui no nosso continente: o Foro de SP, o PT e o comunismo bolivarianista, travestido de socialismo. 
Com essa hidra pretendem dominar o continente latino-americano e se juntar aos inúmeros países comunistas/socialistas de orientação marxista-leninista. E olhe que não são poucos!

Só pra ter uma ideia
:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_partidos_comunistas


ESTA MENSAGEM É NA MEDIDA PARA AS ALTAS PATENTES DAS FFAA, O QUE EU ACABEI DE LER É ATERRORIZANTE!!!!! NÓS ESTAMOS PRECISANDO DE UM MORO NAS FFAA! PRECISAMOS DE UM JAIR BOLSONARO NA PRESIDÊNCIA!!!


A pergunta que se faz é a seguinte: para onde vai a dinheirama que o Partido dos Trabalhadores acumula desde que teve livre acesso aos cofres públicos do País, em 2003?


Melhor: onde se esconde a "colossal fortuna que a legenda mais rica do planeta" sacou do Erário, nos sucessivos governos de lula da silva e dilma rousseff? Melhor ainda: que misteriosos caminhos percorrem as incalculáveis contribuições que mais de 100 mil militantes (aparelhados em “cargos de confiança” e nas boquinhas da máquina do Estado) enfiam mensalmente no saco sem fundo deste partido comunista que institucionalizou entre nós a “ética de resultados”? E mais: para onde vai o repasse milionário das cotas do Fundo Partidário dispensado pela nação perplexa ao partido da estrela vermelha?

Em geral, diante das escandalosas evasões de recursos públicos tragados pelas correntezas do mensalão e do petrolão, transbordantes de maracutaias e pixulecos, a cúpula do PT costuma responder, em estribilho monótono, que “todas as doações recebidas foram consideradas legais e as contas de campanhas do partido aprovadas pela Justiça Eleitoral”. E fim de papo.

No entanto, legal ou ilegal, ante as denúncias diárias dos delatores da operação Lava-jato, a resposta da cúpula petista se desmancha no ar e a pergunta, renitente, persiste: para onde vai a espantosa soma de recursos sacada dos cofres da nação pelos comunistas do PT? Seria apenas para o enriquecimento pessoal da cúpula partidária? Só para manter a hegemonia do poder ao preço da compra de votos dos políticos da base aliada? Ou tão somente gastas nas prodigiosas campanhas eleitorais administradas pelo PT?.

Todas essas respostas são mais do que comprováveis, mas acrescento uma outra quanto ao destino dos fabulosos recursos sugados dos cofres da VIÚVA pelo partido da estrela vermelha. Antes de evidenciá-la, abro aqui um necessário parêntese.

É o seguinte: a práxis política do PT segue ao pé da letra as lições professadas pelo bolchevique Vladimir Lênin, o guru do socialismo soviético, e ainda mentor do famigerado Terror Vermelho, responsável direto, entre 1919/21. pelo massacre de 24 milhões de russos indefesos. Já nas suas Obras Completas, Lênin, para fincar os pilares de sua doutrina criminosa, ensina a cada página como o militante da causa deve matar, roubar, mentir e espoliar os bens da população, burguesa ou não. E olha que suas obras completas somam 250 volumes.

No capítulo da gestão financeira, Lênin sustenta, com ênfase revolucionária, que é dever do Politburo (comitê central do PC) “expropriar” o dinheiro público para aliciar futuros aliados políticos, devendo, para tal fim, meter a mão nas sólidas reservas de ouro do Banco de Moscou.

Outra orientação dada por ele ao Comitê Central reporta-se a sigilosa remessa de proventos para a expansão, no exterior, do movimento comunista internacional. Aliás, com esse objetivo, o “pragmático” Lênin, após saquear meio bilhão de rublos-ouro pertencente à família imperial, ordenou que a escória vermelha fuzilasse, na calada da noite, os dezessete membros do clã Romanov.

Não foi por outra razão, de resto, que o historiador russo Dmitri Volkogonov, ao tecer considerações sobre o caráter predador do guru ideológico do PT, indaga na sua biografia sobre o chefão russo: “Lênin, afinal, era abutre ou chacal?”
Quanto à resposta sobre a fortuna do PT, sou dos que admitem que boa parte da dinheirama que abastece os cofres petistas deve servir para financiar no exterior a ação subversiva do Foro de São Paulo, entidade instituída pela dupla Fidel-Lula, em 1990, em São Paulo, com o objetivo de “criar na América Latina o espaço (comunista) perdido no Leste Europeu”, depois da queda do Muro de Berlim. Alguma dúvida, é só olhar o seu mapa manchado de vermelho.

De fato, sem o dinheiro petista dificilmente países como Argentina, Venezuela, Bolívia, Equador, Uruguai, Nicarágua, etc., poderiam expandir o comunismo leninista na América Latina, um projeto subversivo bilionário, que mobiliza hoje mais de 200 mil ativistas. Como se sabe, essa gente se reúne de dois em dois anos em assembléias regionais, propondo “avanços programáticos” e tomando deliberações para recriar e sustentar no subcontinente “o que foi perdido no Leste Europeu”. É muita grana!

Para manter o Foro atuante, o socialista lula tem feito do Brasil gato e sapato. Não tanto quanto Lênin, ainda. Todavia, como Lênin também.


UMA NAÇÃO SE TORNA MENOR...

QUANDO O SEU POVO PERDE O PODER DA INDIGNAÇÃO!!

AS FORÇAS ARNADAS NÃO PODEM ATRAIÇOAR O BRASIL DEFENDENDO PRIVILÉGIOS DE CLASSES RICAS, OU, NA MESMA LINHA ANTIDEMOCRÁTICA, SERVINDO...

A "DITADURAS FASCISTAS OU SÍNDICO-COMUNISTAS!!"


(Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco 1962)


28 de outubro de 2015
Ipojuca Pontes, ex-secretário nacional da Cultura, cineasta, documentarista
do cinema nacional, jornalista, escritor, cronista.

"DILMA ESTÁ EM SITUAÇÃO PIOR DO QUE COLLOR" - DIZ CÉLIO BORJA



Borja acha Dilma despreparada para governar o país
Em entrevista à revista Época, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e jurista Célio Borja afirmou que a situação da atual presidente da República Dilma Rousseff consegue ser pior que a do ex-presidente Fernando Collor de Mello à época de seu impeachment. “Ela não me parece uma pessoa preparada para governar o país”, disse.
Segundo o jurista, a “volatilidade do governo” e a falta de articulação com a maioria do Congresso assustam. “A liderança não é capaz de articular uma maioria ou ao menos um número considerável de votos a favor do governo”, salientou.
Para Borja, o Brasil vive hoje uma dupla crise, política e econômica. Por isso, é razoável que sociedade brasileira considere o impeachment, que é um “instrumento democrático”.
IMORALIDADE
“Diante da imoralidade que grassa em setores da administração pública, como na Petrobras, alguém há de ser responsável. A condução das finanças públicas também é questionada. Há ainda a questão do destino dado a recursos imoralmente tirados da Petrobras e de outros órgãos para sustentar campanhas políticas, então existe a possibilidade forte de que sejam convertidos em crimes de responsabilidade da Presidência da República. Há fortes motivos para acusações”, considerou.
O jurista acrescentou ainda que não há golpismo em defender o impeachment. “Quem fala em golpismo é a presidente. Não há golpismo nenhum. Não se diz que o mandato dela seja encurtado. O que se diz é que ela responda por crimes de responsabilidade que lhe podem ser imputados. Mais nada. Não é golpismo, mas o rigoroso cumprimento da Constituição”, completou Borja.
(texto enviado pelo comentarista Antonio Carlos Fallavena)
28 de outubro de 2015
Deu no Correio de Curitiba

RELATOR CORRUPTO DA CPI ULTRAPASSOU OS LIMITES DA HIPOCRISIA






Luís Sérgio, deputado federal do PT do Rio de Janeiro, destacou a “principal conclusão” da papelada que apresentou como relator da CPI da Petrobras: a estatal “foi vítima de um cartel de maus fornecedores”. Luis Sérgio tornou-se conhecido como prefeito corrupto de Angra dos Reis (vendia licenças para construções de casas em áreas de preservação ambiental. Ministro de Relações Institucionais de Dilma, foi apelidado de “garçom” por limitar-se a anotar pedidos. Nesta CPI, inventou o crime sem criminosos. A corrupção sem corruptores. O bandido sem vítimas.

Quer dizer que a culpa foi somente dos malvados fornecedores da Petrobras? Que o governo não escolheu e nomeou os diretores e executivos da Petrobras, instruídos para dividir o butim com o PT, o PMDB e o PP? Os fornecedores colocaram armas na cara dos nobres dirigentes da estatal para obrigá-los a aceitar? Sofreram ameaças? Foram forçados a “colaborar” para não perder contratos?

RELATÓRIO ABSURDO

De tão absurdo, o relatório do descerebrado Luis Sérgio é mais uma ofensa a quem ao menos sabe ler. A CPI da Petrobras acabou sem sequer um pedido de prorrogação do prazo de encerramento. Seus integrantes não acharam necessário aprofundar as investigações para além do que foi feito. Ou seja, do nada. Foi parido no quartinho dos fundos do prostíbulo de ponta de rua esse monstrengo que vem a ser o atestado de imbecilidade de Luis Sérgio, o Corrupto de Angra.

Não se trata de defender a bandidagem empresarial. O que não se pode engolir é que eles sejam “maus” e os ladrões oficiais não passem de inocentes enganados.Ficaram milionários. Irrigaram o PT com grana para campanhas e para bolsos dos donos da seita. Protegeram os seus até a casa cair. E o “garçom” não vê nada de mais. Os “sujos e malvados” eram somente os empresários. Inocente-se o resto. Libertem Vaccari, Duque, Paulo Roberto, Cerveró et caterva.

Coitados! Foram usados.

CULPA DOS EMPREITEIROS

A Petrobras quebrou? Culpa dos empreiteiros gananciosos e desonestos que assaltam os cofres da empresa nas madrugadas e no escuro. Chega! Hipocrisia tem limite. A cupidez, a corrupção, a desonestidade e o roubo só se sustentam quando todos aceitam tudo! Basta alguém gritar que o “rei está nu!”, ou que “a rainha é uma ladra louca”, para que o castelo construído na pocilga desabe.

A imoralidade de um Luis Sérgio não é exceção. Talvez isto explique o fato de Luis Sérgio ter recebido R$ 200 mil de Ricardo Pessoa, o chefe dos “sujos e malvados” que desvirginaram as meninas do bem da Petrobras e do PT. Uma das vítimas foi o pobre e indefeso relator.


28 de outubro de 2015
Reynaldo Rocha
Veja

FLEXIBILIZAR PORTE DE ARMAS É UM ESCÂNDALO - DIZ FHC

EX-PRESIDENTE CRITICA VOTAÇÃO DE COMISSÃO QUE ALTEROU ESTATUTO
EM VÍDEO, FERNANDO HENRIQUE CARDOZO AFIRMA QUE LEGISLAÇÃO FOI 'CONSTRUÇÃO POLÍTICA FEITA COM A SOCIEDADE' (FOTO: ABR)


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) considerou um "escândalo" a votação realizada nesta terça-feira, 27, em que deputados revogaram, em comissão especial, o Estatuto do Desarmamento, facilitando o acesso a armas de fogo. Em vídeo gravado na manhã desta quarta-feira, 28, em seu apartamento, em São Paulo, FHC apela aos deputados que derrubem em plenário o chamado Estatuto de Controle de Armas de Fogo.

"O Estatuto do Desarmamento foi uma construção política feita com a sociedade e teve efeitos, reduziu o número de mortes, que continua sendo absurdo", disse FHC. "Como é que vamos agora derrubar este estatuto e permitir que pessoas, até criminosos, tenham, legitimamente, armas? Isso é um escândalo", afirmou o ex-presidente.

O texto foi aprovado por 19 votos a 8. A comissão ainda precisa analisar destaques apresentados, o que deve acontecer na próxima terça-feira, 3. Em seguida, o texto vai para apreciação do plenário da Câmara e, depois, do Senado.

"Eu faço um apelo: que se recuse essa votação que houve na comissão especial e que o plenário mantenha o Estatuto do Desarmamento", diz Fernando Henrique no vídeo de 29 segundos.

O relatório assegura a todos os cidadãos, a partir de 21 anos, o direito de possuir e portar armas, para defesa própria e do patrimônio, bastando cumprir requisitos legais. Deputados e senadores poderão andar armados e pessoas que respondem a inquérito policial ou processo criminal também poderão ter porte.

A autorização para compra de armas baixa de 25 para 21 anos. Atualmente, o Estatuto do Desarmamento estabelece que é preciso justificar a necessidade de ter uma arma, o que é analisado pelas autoridades e pode ser negado. Os destaques serão votados na terça-feira, antes da análise em plenário.

O substitutivo do deputado Laudívio Carvalho (PMDB-MG), um dos 293 integrantes da Frente Parlamentar da Segurança Pública, prevê que deputados e senadores podem andar armados. O texto permite ainda que policiais legislativos da Câmara e do Senado andem armados em aviões quando realizam escolta de parlamentares, além de estender o porte de armas em horário de trabalho a agentes de trânsito ("marronzinhos") e de medidas socioeducativas - os agentes da Fundação Casa, em São Paulo.

De acordo com o texto, "estando a arma registrada, o seu proprietário terá o direito de mantê-la e portá-la, quando municiada, exclusivamente no interior dos domicílios residenciais, de propriedades rurais e dependências destas e, ainda, de domicílios profissionais, ainda que sem o porte correspondente".

Segundo o relatório, o porte passa a ter validade de dez anos, enquanto hoje é preciso renová-lo a cada três anos. Prevê-se ainda que o cadastro de armas seja gratuito.

O registro e a autorização do porte de armas, hoje tarefa exclusiva da Polícia Federal, passam a ser exercidas também por órgãos de segurança dos Estados e do Distrito Federal.

Em seu relatório, Laudívio Carvalho diz que a revisão do Estatuto do Desarmamento está "restabelecendo o direito universal à posse de armas de fogo". Esse direito teria sido tolhido pelo Estatuto do Desarmamento, em 2003. O parlamentar foi escolhido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Conservador, Cunha tem pautado temas polêmicos que agradam às bancadas "BBB" (bala, Bíblia e boi), respectivamente as bancadas de segurança, evangélica e ruralista. (AE)



28 de outubro de 2015
diário do poder

PT VAI DENUNCIAR "CAÇADA" DE "SETORES CONSERVADORES" A LULA

IDEIA É VINCULAR NOTÍCIAS A TENTATIVA DE INVIABILIZAR CANDIDATURA

IDEIA É VINCULAR NOTÍCIAS NEGATIVAS SOBRE LULA A TENTATIVA DE INVIABILIZAR CANDIDATURA (FOTO: RICARDO STUCKERT/ INSTITUTO LULA)


O PT vai denunciar o que considera uma "caçada" ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ideia é vincular as notícias negativas sobre Lula a uma tentativa da oposição e de "setores conservadores" da sociedade de inviabilizar sua candidatura ao Palácio do Planalto, na eleição de 2018.

A ação de busca e apreensão da Polícia Federal na empresa de Luí­s Cláudio, filho mais novo de Lula, acabará mudando o foco da reunião da Executiva do PT -, que ocorre nesta quarta-feira, em Brasília, 28, e também do encontro do Diretório Nacional da sigla, marcado para quinta-feira.

Embora a pauta petista ainda preveja discussões sobre mudanças na polí­tica econômica e a posição do partido em relação ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) - suspeito de esconder contas secretas na Suíça com dinheiro desviado da Petrobras -, a defesa de Lula, do PT e do projeto polí­tico deve acabar ofuscando outras polêmicas. O ex-presidente participará da reunião do Diretório Nacional. A presidente Dilma Rousseff também foi convidada para o encontro.

Apesar das cobranças de oito correntes do PT, a cúpula do partido não vai fechar questão pela condenação de Cunha no Conselho de Ética da Câmara. A ideia é ganhar tempo para não provocar o deputado, que tem em mãos o poder de deflagrar o processo de impeachment de Dilma.

Nesta terça-feira, a presidente comandou uma estratégia de reaproximação com Lula, evitando que a crise política se agravasse ainda mais. Um dia depois de Lula ter culpado a sucessora pela operação de busca e apreensão da Polícia Federal na empresa LFT Marketing Esportivo, de seu filho caçula, o governo entrou em cena para impedir que a guerra interna no PT atingisse o ápice, contaminando o relacionamento entre criador e criatura.

Dilma participou da festa de 70 anos do presidente, no Instituto Lula, levando a tiracolo ministros e amigos de seu padrinho polí­tico. "Somos todos filhos do Lula", disse o presidente do PT de São Paulo, Emí­dio de Souza, em mensagem enviada pelo aniversário do ex-presidente.

Emídio deu o tom de como será a solidariedade do partido ao fundador do PT, batendo na tecla do combate ao ódio e à intolerância. "A caçada a Lula vem antes do PT, prosseguiu quando criou o partido, aumentou quando resolveu disputar o poder, amainou-se durante os anos da Presidência e voltou com força descomunal nesse tempo de império do ódio (Â…)", comentou o presidente do PT paulista.

Lula não perdoa o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e há tempos pede sua saída do cargo, sob a alegação de que ele não controla a Polícia Federal. O coro contra Cardozo, puxado pela corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), grupo de Lula, majoritário no PT, deve ser retomado nas reuniões da sigla, em Brasília.

A tendência Mensagem ao Partido, que tem Cardozo entre seus integrantes, argumenta que, em vez de discutir a saí­da do ministro, o PT deveria pedir a cabeça de Eduardo Cunha.

Dilma não aceita a pressão para tirar o ministro da Justiça. A pedido da presidente, o titular da Casa Civil, Jaques Wagner, tenta desde a semana passada, sem sucesso, marcar um encontro entre Lula e Cardozo. (AE)



28 de outubro de 2015
diário do poder

VIVEMOS UM DOS PIORES PERÍODOS DA HISTÓRIA DE NOSSO PAÍS



Alguns cidadãos que frequentam este blog, tecendo seus comentários acolhidos democraticamente pelo administrador, dão elevado show de hipocrisia quando procuram demonizar os “malfeitos” dos adversários tentando justificar a execrável e emporcalhada roubalheira da “cumpanheirada”. Bom lembrar, a esses incautos, tacanhos e pegajosos partícipes, que o PT está no poder há treze anos e não consta, historicamente, que qualquer autoridade constituída tenha procurado levantar o tapete para erradicar a sujeira a que invariavelmente se referem (e que existe, de fato).
Pretendo registrar que, conquanto a choradeira seja livre, parece conveniente lembrar que o universo de comentaristas não é formado de idiotas. E pelo que percebo há muitas luas, este é um espaço ocupado por gente séria: basta observar com carinho a manifestação da maioria dos comentaristas que invariavelmente demonstram elevado respeito pela coisa pública e pela ética e apresentam sentimentos voltados para a moralização dos três poderes.
NA ERA DAS TREVAS
Vivemos um dos piores períodos da história de nosso país. Todas as boas idéias, manifestações e sugestões devem ser recebidas. As ruins, descabidas e dispersivas devem ser lidas e esquecidas.
Não podemos perder mais tempo. Não percamos tempo com quem não quer soluções, mas apenas tentam usar os podres de outros para esconder a podridão dos seus aliados!
Onde impera a cafajestagem, pouco importa a moral, a ética e a penúria do Estado. Que se dane o povo, desde que pague esdrúxulos impostos para sustentar mordomias. Saúde, educação, segurança, para quê? Farinha pouca, meu pirão primeiro. E os ditos cujos sequer se envergonham. Estamos numa era das trevas, aqui no Brasil.

28 de outubro de 2015
Luiz Álvaro

AÉCIO LIDERA INTENÇÃO DE VOTO ESPONTÂNEA DOS BRASILEIROS



Eis aí a questão mais relevante da pesquisa CNT-MDA, tendo em vista que ainda faltam três anos para a eleição presidencial: o nome de Aécio surge com o maior percentual de escolha espontânea do eleitor, obtendo praticamente o dobro da intenção de Lula, o triplo de Marina e dez vezes mais qualquer outro nome dentro do próprio partido. Este dado mostra que Aécio é um candidato consolidado para 2018, não havendo espaço para nenhum outro tucano ou nome de direita para competir com ele.

1º turno: Intenção de voto espontânea

Aécio Neves: 13,7%
Lula: 7,9%
Marina Silva: 4,7%
Dilma Rousseff: 1,8%
Geraldo Alckmin: 1,2%
José Serra: 1,1%
Jair Bolsonaro: 0,9%
Joaquim Barbosa: 0,4%
Luciano Genro: 0,2%
Branco/Nulo: 17,3%
Indecisos: 47,9%

28 de outubro de 2015
in coroneLeaks

AMEAÇA AOS ÍNDIOS NO CONGRESSO


O deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) é um símbolo da direita brucutu no Congresso. Em 2013, ele definiu “quilombolas, índios, gays, lésbicas” como “tudo o que não presta”. O discurso contra minorias fez sucesso na internet. Em 2014, o ruralista foi reeleito com a maior votação do Rio Grande do Sul.
No início deste ano, Heinze apareceu em duas listas. A primeira foi batizada de “lista do Janot”. Enumera parlamentares suspeitos de receber propina do petrolão. A segunda lista é a dos ruralistas que dominam a comissão que discute a chamada PEC 215. A proposta muda as regras para a demarcação de terras indígenas.
Se for aprovada, a tarefa de reconhecer os territórios passará do Executivo para o Legislativo. Na prática, isso significa que o país nunca mais demarcará uma terra indígena. Segundo o IBGE, o Brasil tem 817 mil índios, e nenhum deles é parlamentar. Os ruralistas controlam 191 cadeiras na Câmara e 11 no Senado.
ALEGAÇÕES
Os fazendeiros alegam que os índios têm mais terra do que precisam. Como as reservas representam 13,6% do território nacional, a criação de novas reservas seria um entrave à expansão do agronegócio.
O argumento é falso, entre outras razões, porque 98,4% das áreas demarcadas estão na Amazônia Legal. Hoje os conflitos mais violentos ocorrem no resto do país, que tem apenas 1,6% das terras indígenas. Entre os povos ameaçados estão os guarani-kaiowá, de Mato Grosso do Sul.
A turma de Heinze é maioria na comissão especial, onde a emenda ruralista deve ser aprovada com larga vantagem nos próximos dias. Depois, o texto irá ao plenário da Câmara.
O Supremo pode entrar na questão se entender que a proposta mexe com direitos fundamentais dos índios. Em decisão recente, o ministro Luís Roberto Barroso lembrou que esses direitos estão na Constituição “justamente para que maiorias de ocasião não tenham poder de disposição sobre eles”.

28 de outubro de 2015
Bernardo Mello Franco
Folha

DILMA E LEVY ERRAM NA POLÍTICA E PREJUDICAM A ECONOMIA


O ministro da Fazenda Joaquim Levy é um excelente economista, mas mau político. A presidente Dilma Rousseff é socióloga teórica, mas péssima política. Então a estratégica dupla, presidente e ministro da Fazenda, funciona muito mal politicamente. E a política é o principal fator responsável pelo crescimento ou pela queda da economia de um país.
Depois de 12 anos de crescimento econômico, motorizado por aumento do salário mínimo acima da inflação, expansão máxima do crédito para empresas e famílias, e deficits crescentes do Orçamento Federal, tudo “bombando a demanda”, o modelo se esgotou. O salário mínimo, aumentando acima da Inflação e descolando cada vez mais da produtividade, engessa a economia. O endividamento das empresas e principalmente das famílias, quando chega no “ponto de saturação”, também freia a economia, e o deficit orçamentário federal leva a um endividamento do Governo cada vez mais custoso de girar.
Nessa conjuntura, logo depois das eleições presidenciais de 2014, esgotado o motor da demanda, a presidente Dilma chamou o ministro Levy para proceder ao Plano de Ajuste Fiscal, mantendo o melhor possível a demanda interna, mesmo aceitando certa queda no consumo(recessão), para preparar o futuro crescimento, agora baseado mais no mercado externo via exportações líquidas. Crescer pelo lado da oferta. Por isso o ministro mexeu bastante no câmbio, desvalorizando o real em cerca de 50% em apenas um ano. Mais dificuldades momentâneas para preparar ganhos futuros.
DOIS ERROS
Erraram politicamente, presidente e ministro da Fazenda, por não explicarem ao povo o que estava acontecendo e por não prepararem um plano emergencial para conter o desemprego, maior efeito colateral da mudança de modelo de demanda, para um sistema de oferta. Para esses 2 anos de recessão, o ministro deveria prever para o serviço público, onde fosse possível, e para toda a iniciativa privada, programas de Lay-Off (redução de até 30% de horas de trabalho e salários), aumento do Programa “Minha Casa Minha Vida etc.
O Banco Central, que agora tem plena autonomia para perseguir a meta de Inflação de 4,5% ao ano para 2017, tem de ir baixando a Selic em pelo menos 0,25% ao ano já na próxima reunião do Copom, uma vez que a recessão se mostra até maior do que o previsto. Cada 1% de queda na Selic representa uma economia para o governo federal de aproximadamente R$ 30 bilhões/ano.
FALTA ESTIMULAR
Como as economias modernas são motorizadas pelo consumo, o ministro deveria, para as vendas de final de ano, ativar no que pudesse a combalida demanda, reduzindo um tanto o depósito compulsório (encaixe) dos Bancos etc.
Enfim, a presidente e o ministro devem ir “temperando” as medidas amargas (redução da despesa pública e aumento de impostos), com a visão de grandes ganhos futuros para todo o povo, depois de passada a dura fase do ajuste fiscal.
Para se construir um prédio de 50 andares, tem-se que no começo cavar quase o mesmo tanto em fundações. Agora estamos fazendo fundações em nossa economia. Ou melhor, deveríamos estar fazendo.

28 de outubro de 2015
Flávio José Bortolotto