"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 21 de abril de 2015

OS TUCANOS REALMENTE ADORAM FICAR EM CIMA DO MURO...



Aécio pede a FHC e Serra para não falarem mais bobagens
Os políticos tucanos são esnobes. Ainda julgam ser uma razão superior, porque na época da criação do partido reuniam a maioria absoluta da elite política e só não chegaram imediatamente ao poder porque se defrontaram, ao mesmo tempo, com dois fenômenos eleitorais – Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva, que impediram Mário Covas de chegar ao segundo turno.
Mas na eleição seguinte os tucanos conseguiram pousar no Planalto/Alvorada, “para ficar 20 anos”, como dizia o então ministro Sérgio Motta, sonhando acordado e embriagado pelo poder. Oito anos depois, o sonho virou pesadelo e a elegante elite política teve de aturar ser substituída por um partido de sindicalistas, professores e funcionários públicos, liderado por um operário sem instrução ou cultura, que jamais lera um só livro (e até hoje, quase 13 anos depois, ainda não o fez).
No primeiro mandato de Lula, que viria a ganhar mais títulos honoríficos do que o professor doutor Fernando Henrique Cardoso ou qualquer outro intelectual brasileiro, os tucanos tiveram uma grande chance de pedir o impeachment dele. Mas não o fizeram. O esnobismo não permitiu, eles preferiram vê-lo sangrar, mas Lula não sangrou nada e deu-lhes outra surra na eleição seguinte, em 2006.
DERROTADOS POR UM POSTE
A humilhação não parou por aí. Quatro anos depois, em 2010, Lula levou os tucanos ao desespero, ao eleger Dilma Rousseff, apelidada de “poste” porque nunca concorrera nem a eleição de síndica de condomínio. Não tinha carisma nem preparo, era arrogante e prepotente. Mesmo assim, o povo preferiu elegê-la, e os tucanos foram novamente obrigados a ficar no muro.
O governo do poste foi um fracasso retumbante, todos sabem. Mesmo assim, em 2014 Lula conseguiu derrotar mais uma vez a elite política, que desorientada, parecia voar em círculos.
Como dizia o genial João Saldanha, vida que segue, e agora surge a operação Lava Jato, com o esquema de corrupção na Petrobras, na Receita Federal, nos fundos de pensão, no BNDES, na ferrovia Norte-Sul, nas estatais de energia, é um nunca-acabar.
E o que fazem os tucanos? Do alto de sua prepotência, continuam inertes, a pretexto de deixar novamente os adversários “sangrarem”.
A FALA É DO CUNHA…
O quadro atual é muito diferente do mensalão, mas o ex-presidente FHC e o senador José Serra, candidato derrotado por Lula e por Dilma, continuam repetindo o que diziam àquela época, voltando a proclamar que não há razão para impeachment. É tudo o que o PT, o governo e o Instituto Lula queriam ouvir. Nem precisam se defender, pois há quem o faça, brilhantemente.
FHC e Serra jamais poderiam ter se posicionado assim. Esta fala pertence ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que por dever de ofício não pode se manifestar a favor do impeachment. Como cabe a ele julgar o pedido, Cunha tem de ficar repetindo que o documento precisa ter sólida base jurídica, o que é apenas o óbvio, aliás.
O QUE TEM DE SER DITO
Como líderes da oposição, FHC e Serra têm de jogar o jogo. Mas preferem bancar os bonzinhos, com posturas tipo politicamente corretas, quando a afirmação que se espera deles é a seguinte: “A situação é muito delicada, em meio a uma gravíssima crise política, econômica, social e ética. As provas estão se acumulando e o impeachment será inevitável, mas o pedido a ser encaminhado à Câmara precisa ser indefensável, irrespondível e inquestionável. No momento, estamos coletando os dados para preparar o pedido de abertura do processo. É preciso ter um pouco de paciência”.
O que não pode acontecer é o presidente do partido tucano, senador Aécio Neves, tomar uma posição, falando em nome da legenda, e dois líderes importantes como FHC e Serra dizerem exatamente o contrário, para permanecer em cima do muro. É muita incompetência.

21 de abril de 2015
Carlos Newton

SUCATEAMENTO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL E O MST


NÃO OUVI ATÉ O MOMENTO NENHUMA DISCUSSÃO A RESPEITO DESSE PROPOSITAL SUCATEAMENTO DO EBDA NA BAHIA EM QUE VEMOS NA REPORTAGEM UM REPRESENTANTE DO GOVERNO DEIXAR CLARO QUE O ESTADO FARÁ OU JÁ ESTÁ FAZENDO PARCERIA NA ÁREA DE ASSISTENCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL COM UM MOVIMENTO CLARAMENTE DE VIÉS TERRORISTA, MARGINAL QUE NÃO POSSUI NEM CADASTRO JUNTO À RECEITA FEDERAL (CNPJ OU QUALQUER OUTRO), ALÉM DE TAMBÉM NÃO ESTAR APTO A PRODUZIR NADA EM TERMOS DE TECNICA AGRICOLA, QUE É O MST, CONJUNTAMENTE COM ONG's E SEI LÁ DO QUE MAIS.

E ISSO DEVE ESTAR TAMBÉM OCORRENDO EM TODO O BRASIL EM QUE SÃO FINANCIADAS PELO MST FACULDADE DE VETERINÁRIA NO R.G.S. E INFILTRAÇÃO DE MILITANTES NAS ESCOLAS DE DIREITO QUE ENTRARÃO NAS INSTITUIÇÕES QUE CUIDAM DESSAS ÁREAS ESPECÍFICAS.

DESSA VEZ "ELE ENTRA NO SEU JARDIM E LHE ROUBA UMA FLOR".

A SOCIEDADE NÃO ESTÁ SENTINDO QUE HÁ UM AVANÇO PAULATINO DESSA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE O PRÓXIMO PASSO SERÁ IR SE APODERANDO DAS ORGANIZAÇÕES ESTATAIS QUE IMPLANTARÃO CADA VEZ MAIS EXIGÊNCIAS A SEREM CUMPRIDAS PELAS UNIDADES DE PRODUÇÃO RURAL DENTRO DESSAS PROPRIEDADES ATÉ QUE SE CHEGUEM AO ÂMAGO DO AGRONEGÓCIO QUE, COM A AJUDA DAS ONGS INTERNACIONAIS ELES IMPLANTARÃO UM NOVO ESTADO NO BRASIL, DESESTABILIZANDO A SOCIEDADE EM TODOS OS NÍVEIS, COM EXCEÇÃO APENAS DAQUELES QUE SÃO OS MILITANTES E O GRANDE CAPITAL QUE É SÓCIO DO PT COMO TEM MOSTRADO TODA A REDE DE CORRUPÇÃO ARMADA NAS EMPRESAS E ÓRGÃOS ESTATAIS.

E ELES PASSAM A TOMAR O LUGAR DE "DONOS DA VERDADE" COMO VIMOS NUMA RECENTE INVASÃO A UMA PROPRIEDADE QUE PLANTA EUCALIPTOS EM QUE UM LÍDER DESSA CORJA AFIRMA QUE:
"MESMO QUE O PROPRIETÁRIO CONSIGA NA JUSTIÇA A REINTEGRAÇÃO DE POSSE NÓS NÃO SAIREMOS DAQUI POIS A PROPRIEDADE ESTÁ DENTRO DA ILEGALIDADE, ESTANDO A MESMA INCORRENDO EM CRIME AMBIENTAL O QUE NOS DÁ DIREITO A QUE PERMANEÇAMOS NA ÁREA POIS NÓS QUEREMOS PLANTAR GÊNEROS DA AGRICULTURA ORGÂNICA MAIS SADIOS PARA A POPULAÇÃO".
E ESSES MERDAS NEM QUEREM SABER QUANTO CUSTARÃO OS ALIMENTOS ASSIM PRODUZIDOS, OS CHAMADOS ORGÂNICOS, POIS ESTES SÃO ORDINARIAMENTE MUITO MAIS CAROS E QUE IRÃO SER CONSUMIDOS PELA CLASSE MAIS BEM AQUINHOADA DO PAÍS!

RECENTEMENTE, O MST FOI TREINADO POR GRUPOS DA VENEZUELA E TREINADO EM QUÊ, QUANDO NÓS AQUI NO BRASIL TEMOS A EMBRAPA CONSIDERADA DE EXCELÊNCIA NO MUNDO?
ISSO TUDO E O MAIS QUE VIRÁ, SERÁ CERTAMENTE UMA SAÍDA "HONROSA" QUE O GOVERNO ENCONTROU PARA CONTINUAR FINANCIANDO O EXÉRCITO DE LULA E STEDILE QUE DEPOIS SERÁ USADO CONTRA OS PRÓPRIOS BRASILEIROS DE BEM!

E AÍ, SERIA A GUERRA CIVIL NO BRASIL, PREVISTA PELO FÍSICO MATEMÁTICO ESTRATEGISTA E FUTURÓLOGO HERMAN KHAN QUE MUITA GENTE NÃO SE LEMBRA MAIS, MAS QUE FEZ VÁRIAS PREVISÕES QUE FORAM CONFIRMADAS: ELE FALOU QUE O BRASIL AINDA SERIA SUBDESENVOLVIDO NO SÉCULO XXI E VARRIDO POR GUERRILHAS RURAIS. A PRIMEIRA CONTINUA A VALER E A SEGUNDA...

...NÃO ESTÁ LONGE DE ACONTECER, SE NÃO HOUVER UMA TOMADA DE POSIÇÃO POR PARTE DA POPULAÇÃO ENQUANTO AINDA TEMOS UMA CONSTITUIÇÃO NESTE PAÍS.

21 de abril de 2015
J.A.Mellow

A PORTA DOS FUNDOS


Chega de política. Vou falar de sexo. Antes, havia a “sexpol”, bandeira da política sexual dos anos 60. Hoje, temos no máximo a “polsex”, ou seja, como as ideologias dançaram, só a sexualidade explica muitos rumos do mundo e, claro, do Brasil, nosso grande motel das ilusões perdidas. Na verdade, falarei só sobre uma parte muito importante da sexualidade: a bunda.

Há um tempo, escreveram na internet um artigo com meu nome, no qual meu “falso eu” dizia que mulher não precisa ter bunda dura e que as celulites eram bem-vindas. Na rua, veio uma senhora toda contente e me declarou: “Eu tenho bunda mole!” e saiu sorridente pelo artigo que eu “não” escrevi. Por isso, escrevo hoje sobre a “bunda”, a famosa “preferência nacional”, um dos poucos monumentos culturais que ainda nos restam. Por isso, e para esquecer nossa pornopolítica, escrevo, como um apócrifo de mim mesmo.

Vamos a isso. Visto de frente, o Brasil anda para trás, parece um ex-Brasil. Por isso, vou olhar pela porta dos fundos: a bunda. A palavra já soa imprópria, obscena, já traz um adjetivo acoplado. Por isso, desculpem-me os leitores, mas a palavra “bunda” é a única de que dispomos. Temos eufemismos como “nádegas”, doces apelidos como “bumbum”, mas o termo que usamos na vida diária é “bunda” mesmo, com a ressonância africana dos “bundos”, de onde vieram as vênus negras que nos miscigenaram. A bunda não começou no descobrimento do Brasil; as índias, apesar de “oferecidas”, não as tinham avolumadas, mas escorridas “em pera”, barrigudinhas e frágeis. A bunda começou nas senzalas com senhores inflamados pelas negras, longe do tédio das sinhás.
Há uma espantosa separação entre a bunda e a dona da bunda. A bunda fica mais importante do que sua dona. Conheci uma moça que ficou meio paranoica por causa do lindo rabinho que portava. Quando conversávamos, não era a ela que servíamos, mas a “outra”. Ela vivia com ciúme de si mesma, e sua bundinha parecia dizer: “Prestem atenção nela; ela também é gente...”

Reparem que as mulheres de bunda bonita, mesmo quando estão de frente, estão de costas para nossos olhos. As mulheres de frente são mais inquietantes, porque são “sujeitos” com rosto e alma. Já as mulheres de costas aparentam um caráter mais passivo, mais “objetal”, diriam os filósofos. O desejo pelas costas é a defesa contra os perigos da vulva. A bunda é estéril; não inquieta como a vagina e seu mistério profundo. A bunda não procria – muito pelo contrário. Eu já vi belas bundinhas no passado, nas areias de Ipanema, e elas tinham uma florescência espontânea, inocente. Naquele tempo, não havia muito estímulo à punhetinha; raras eram as revistas pornográficas. Hoje, tanta oferta sexual angustia-nos, mostra que nosso desejo é programado por indústrias masturbatórias, provocando tesão para vender satisfação.

Nunca vimos tanta publicidade movida a sexo. A propaganda nos promete uma suruba transcendental. Em nenhum lugar do mundo vemos esse apelo sexual nas ruas, nas roupas das meninas – nosso feminismo resultou nisso. Quase todos os outdoors são de mulher nua. Outro dia, quase bati o carro por causa de um cartaz com uma lourinha nua da “Playboy”.

Hoje, sexo é uma imagem farta e colorida. Na época, punheta era literatura; para nos excitarmos, tínhamos de imaginar complicadas tramas de suspense com estrutura de filme policial, e o que acendia o desejo eram justamente os obstáculos a vencer até a satisfação final.

Babávamos, sim, diante das vedetes do teatro rebolado, de Angelita Martinez, de Carmen Veronica, Luz del Fuego, mas elas eram pessoas verídicas, inteiras, e sua nudez tinha algo de transgressivo, de liberdade e luta. Hoje, as mulheres travam uma competição frenética de bundas e seios, e eu me pergunto: O que querem elas provar? Querem nos levar para o fundo do mar como sereias, querem destruir os lares, querem mostrar que o sexo sem limites resolverá os problemas do Brasil?

E agora, nestes tempos sinistros, surgiu a bunda industrial. Ela fatura milhões para as revistas de sacanagem. Elas programam nosso desejo e limitam a imaginação criadora dos praticantes do vicio solitário, como chamavam os padres no confessionário.

A bunda virou um instrumento de ascensão social. Mesmo nossas meninas mais românticas, sonhando com casamento e filhos, são obrigadas a rebolados cada vez mais desbragados. Milhões de menininhas pelos grotões do país se olham no espelho e pensam: “Vou subir na vida”. A bunda é um capital. A pessoa não tem mais um corpo; o corpo é que tem uma pessoa, frágil, tênue, morando dentro dele. O corpo e a pessoa são duas coisas diferentes; a menina mostra sua bunda como se fosse uma irmã siamesa. Agora, com o surgimento da bunda digital na internet, a bunda perdeu aquela aura de objeto único, “erguida no altar de nosso desejo” (argh!). Viraram bundas em streaming, olhadas com tédio por nossos garotos, como um videogame superado. Depois da bunda, o que virá, já que a indústria cultural pede sempre mais? Ânus luminosos, entranhas profundas, o avesso do corpo?

No século XXI, nasce a bunda distópica, a “pós-bunda”, pela fragmentação do desejo. Desejamos as partes, mas tememos o conjunto. O chamado “objeto total” de Melanie Klein (aquela mulher sem bunda e com seios enormes) foi substituído pelo objeto perverso, parcial, deliciosamente irresponsável, “da ordem do demônio”, ao contrário dos seios, “objetos de Deus”.

Hoje, com a sonda cósmica pousando em cometa, com robôs capinando em Marte, em meio a crise mundial, nós olhamos a bunda: a porta dos fundos, a entrada de serviço, em que talvez fiquemos para sempre. A bunda é nosso destino histórico.
21 de abril de 2015
Arnaldo Jabor

O NOVO CADERNO DE TESES DO PT É UM GRANDE PRESENTE PARA A DIREITA


pt
A direita ganhou um presente inesperado nesta semana: a publicação do Caderno de Teses, que será utilizado no 5º Congresso Nacional do PT. (Clique aqui para baixá-lo. É a partir da página 160 que o barbarismo toma conta, mas todos os cadernos são repletos de intenções totalitárias.)
E qual é o presente? Finalmente, em um documento oficial membros do PT reconhecem querer estabelecer a ditadura do proletariado, pedindo coisas como cassação de Jair Bolsonaro, estatização da Rede Globo, estatização de todas as emissoras que tenham programas religiosos, inimputabilidade do MST e de outros órgãos paramilitares do PT, impeachment de todos ministros do STF que condenaram mensaleiros e daí por diante.
Uma parte da direita achou que isso era motivo para pedir Forças Armadas, ou seja, continuar repetindo o discurso de propaganda que só serve para ajudar ao PT. Ao contrário, este é o momento onde alguns petistas se rebaixaram ao mesmo nível do discurso intervencionista. Quer dizer, agora é o momento de nós usarmos os “intervencionistas do lado de lá”. É o momento de expormos o partido por ter gente em suas alas defendendo a tomada de poder pela força, o que levaria o Brasil à escravidão, ao racionamento de alimentos e à crise endêmica.
É claro que todo o governo petista é baseado em dar golpes. Falamos de golpes jurídicos, golpes trabalhistas, golpes econômicos e golpes contra a liberdade de expressão. Projetos para censurar a mídia, “humanizar as redes” e outros não passam de golpes. Eles nunca vão parar de dar golpes. Esta é uma lei da natureza. Mas sempre são golpes disfarçados. No Caderno de Teses do PT existe um golpe não-disfarçado. Essa é a diferença do documento que menciona “um partido para tempos de guerra”.
Enfim, o momento é de aproveitarmos essa brecha dada pelo partido e desconstruirmos, linha a linha, esses “cadernos de teses”. E, enfim, desmascararmos de uma vez por todas o discurso da direita intervencionista ao exibirmos as atrocidades proferidas nos “cadernos de teses” petistas. Se aproveitarmos a oportunidade, geraremos um gravíssimo dano político ao PT somente com a exposição do que eles escreveram ali. E são danos do mesmo tipo que os intervencionistas tem causado a direita.
Agora é o momento dos direitistas democráticos agirem. Que os intervencionistas não venham atrapalhar de novo.
21 de abril de 2015
Luciano Henrique

NÁUFRAGOS E DESESPERADOS




Em mar revolto, tentando
salvar a última gota de
esperança diante da crise
política, econômica e social
que assola a sociedade brasileira.
Nunca na história política da republiqueta brasilis se observou um corolário de desfaçatez, desencantamento e desesperança com um governo democraticamente eleito.

Os governistas e opositores sucumbiram no mar revolto de um País sem rota, sem timoneiro, e, ambos ficam à deriva dos fatos dantescos que envolvem todos sem exceção no naufrágio das boas intenções.

Os partidos, dirigentes e militantes são submetidos pela virulência da corrupção que bate à porta de todos. Todos estão atônitos, vociferando que a prisão “ é política”!!! Não é política, é de políticos que vemos no cotidiano. Como diz aquele provérbio português : “Onde todo mundo peca, não há penitência”.

Para os governistas, o condomínio de partidos políticos se transformou num pardieiro, com o peso substantivo do petismo. Os dirigentes e militantes se transformaram em cegos ensandecidos pelas mãos sujas nas escandalosas transações de recursos públicos para abastecimento dos cofres do Partido, garantindo a aurora do “projeto de poder” duradouro.

Assim, os trabalhadores foram simbolicamente enganados por dirigentes inescrupulosos que subsumiram bandeiras programáticas, tais como: reforma agrária, reforma urbana, taxação de grandes fortunas, justiça social, e, o primor da flamula que era empunhada no mais alto mastro ideológico – a Ética na Política.

No findar de um ciclo político trágico, o lulo-petismo sucumbiu com a pecha de partido corrompido, degenerado e prostituído pelas alianças conciliatórias que o Criador (Lula) impôs as suas criaturas (militantes). Os militantes e simpatizantes se transforam em náufragos sem qualquer esperança de salvação.

Noutro lado a ilha, os desesperados oposicionistas, foram tragados pela onda de manifestos de rejeição simbólica as políticas de ajuste fiscal, e, empunhada a bandeira do impedimento e combate à corrupção, nada tem a oferecer. Neste cenário degradado, todos são produtores do sistema político que faz da máquina reeleitoral, uma matriz indutora de práticas continuadas de corrupção, favorecimento clientelística e compra de apoios simbólicos. No presidencialismo de cooptação todos se identificam na prática, em todos os níveis.

Na esteira da crise gêmea – econômica e política, a única esperança que resta é o aprofundamento em todos os níveis, forçando conjuntamente, náufragos e desesperados a lutar pela sua sobrevivência. Caso contrário, todos serão cúmplices da polarização político-ideológica com elevação da tensão social.

O Criador (Lula) da nova ordem política, social e econômica, nos deixou como legado, a governança para sua criatura (Dilma). Tal como Zeus, nos legou uma Caixa de Pandora, e, todos os males que nos desgraçam na atualidade são mitos criados pela nossa curiosidade mundana.



21 de abril de 2015
Eduardo Guerini
in canga blog

CONTRATAÇÃO DA KROLL: APERITIVO DENTRO DOS ESCÂNDALOS DO PT

Chartres, França - Diante dos escândalos bilionários do PT, está passando desapercebido dos brasileiros uma decisão da Câmara dos Deputados que se pode chamar de aperitivo dentro do banquete de escândalos no Brasil. Por decisão do presidente da Casa, Eduardo Cunha, a empresa Kroll foi contratada, sem licitação, por R$ 1 milhão de reais para prestar serviço à CPI da Petrobrás. A missão é vasculhar as contas dos diretores da empresa e seus intermediários envolvidos nos escândalos da corrupção. Essa empresa foi a mesma que atuou na CPI do PC Farias. Não se sabe até hoje qual foi a conclusão do seu trabalho e a contribuição dela às investigações da comissão. Sabe-se, entretanto, que na época surgiu a suspeita de que a empresa teria “molhado” a mão de alguns parlamentares para fechar o contrato.

O argumento do presidente da câmara para fechar o contrato com a Kroll é frágil, insustentável. A empresa vai rastrear as contas dos diretores corruptos da Petrobrás e dos petistas envolvidos no escândalo durante os seis meses de trabalho da CPI. Como é especializada nesse tipo de trabalho, argumenta Eduardo Cunha, não houve necessidade de fazer licitação. Não é verdade, no Brasil existem inúmeras empresas semelhantes que poderiam fazer esse trabalho, mas pelo que se sabe nenhuma delas foi consultada. Além disso, nenhuma empresa de investigação tem acesso a contas bancárias no Brasil e no exterior. Esses sigilos só são quebrados por força judicial em parcerias com outros países, o que vem ocorrendo entre o Ministério Público brasileiro e similares lá fora.

A decisão de Eduardo Cunha pegou o presidente da CPI, Hugo Motta, de calças curtas. Para não passar por paspalhão ou de “marido traído” procurou justificar a contratação da Kroll alegando que ela vai tentar descobrir contas no exterior dos envolvidos no escândalo da Petrobrás que eventualmente não foram reveladas pelos diretores. Caso isso aconteça, o dinheiro será repatriado. Argumento fajuto: não se conhece na história das CPIs da Câmara dos Deputados alguma ação investigatória que tenha levado corruptos a devolver dinheiro. Além disso, não é a função da CPI caçar dinheiro de corrupto lá fora., coisa difícil. A ela cabe concluir o relatório e enviar à Justiça que se encarrega de apurar com mais rigor tudo que foi investigado pelos parlamentares.

Como se pode ver, a Kroll foi empurrada goela a dentro da CPI. Como tudo isso não bastasse, os donos da empresa já estiveram envolvidos em vários escândalos no Brasil por interferência indevida em assuntos internos. A empresa esteve enrolada no caso do banqueiro Daniel Dantas, quando invadiu a privacidade dos seus adversários. Seus diretores responderam processo. Em 2044, no governo Lula, interceptou mensagens digitais do então Ministro da Comunicação Social, Luiz Gushiken e gravou imagens do ex-presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb num encontro reservado dele com representantes da Telecom Itália em Lisboa.

Além disso, não se conhece até hoje qualquer tipo de contribuição que a Krool teria dado a CPI do PC Farias até porque os relatórios – se foram feitos à época – nunca foram divulgados. Ora, se Eduardo Cunha – que foi um dos homens do governo Collor no Rio de Janeiro – contratou a Krool por ingenuidade ou por influência de lobistas ligados à empresa, ainda está em tempo de quebrar o contrato. Afinal de contas, um pais que tem a sorte de ter um juiz como Sergio Moro e sua equipe à frente dessas investigações, não precisa de birô de detetives estrangeiros para descobrir o que esses homens, com coragem e civismo, estão revelando para o Brasil. O mais grave também é levar para dentro de uma CPI, que teria por princípio investigar delitos, uma empresa que já esteve na mira da Justiça por crimes de invasão de privacidade, entre outros.


21 de abril de 2015
Jorge Oliveira

ADIDO FANTASMA

GOVERNO NOMEIA FANTASMA PARA ADIDO NA RÚSSIA
DILMA NOMEOU ADIDO AGRÍCOLA UM DESCONHECIDO ATÉ PARA O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA




A MINISTRA KÁTIA ABREU (AGRICULTURA) FOI COBRADA 
POR DILMA SOBRE O FANTASMA. FOTO: HI-SOKOLNIKI.RU


A presidente Dilma nomeou adido agrícola junto à embaixada do Brasil em Moscou, capital russa, um desconhecido até mesmo no órgão onde ele está lotado. Antonio Alberto Rocha Oliveira é lotado na Superintendência Federal da Agricultura na Bahia desde julho de 2014, mas nem mesmo em seu local de trabalho ele é conhecido: o setor de recursos humanos afirmou a esta coluna que ignora sua existência.

A ministra Kátia Abreu (Agricultura) foi cobrada por Dilma sobre o fantasma, nesta segunda, no único compromisso oficial da presidente.

O Ministério da Agricultura garante que o futuro adido em Moscou existe, mas sua área de recursos humanos da Bahia “nunca” o viu.

A nomeação do adido na Rússia foi publicada em 24 de março de 2015 no Diário Oficial da União. A previsão é que ele assuma em até 60 dias.

21 de abril de 2015
diário do poder

"RECADOS" DE VACCARI APAVORAM CÚPULA PETISTA

COMANDO DO PT TEM RECEBIDO 'RECADOS' DO EX-TESOUREIRO PRESO


JOÃO VACCARI NETO TEM FAMILIARES ENVOLVIDOS
NA OPERAÇÃO LAVA JATO. FOTO: MARCELO CAMARGO/ABR


O comando do PT já não sabe o que fazer com o tesoureiro, agora afastado e preso, João Vaccari Neto: ele tem mandado avisos que não vai aceitar o mesmo destino do ex-deputado cassado e também preso André Vargas (ex-PT-PR). Com parte da família enrolada no Petrolão, os petistas temem que, cedo ou tarde, Vaccari tente acertar uma delação premiada com o Ministério Público e a Polícia Federal.

Vaccari conhece a fundo as finanças do PT, foi alçado ao posto de tesoureiro em 2010. E mais: é amigo próximo do ex-presidente Lula.

A cúpula petista não sabe até onde ceder aos ‘recados’ de Vaccari, já que ele não se afastou voluntariamente do cargo de tesoureiro do PT.

Petistas entraram em pânico com o sumiço de Marice, a cunhada de Vaccari que se entregou à PF. Um deputado definiu: “parece confissão”

Réu em ação penal por corrupção, lavagem e formação de quadrilha, Vaccari foi citado por cinco réus em acordos de delações premiadas.


21 de abril de 2015
diário do poder

PEDALADAS FISCAIS SÃO CRIME, SIM. QUE VENHA O IMPEACHMENT.







Discordando do tucanato paulista (Serra e FHC), o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima, assume um discurso mais duro em relação ao governo Dilma. Não há dúvida, diz ele, de que a presidente cometeu crime de responsabilidade fiscal, o que é suficiente para dar início a um processo de impeachment:


Mais resistente à defesa do impeachment da presidente Dilma Rousseff que os deputados tucanos, a bancada do PSDB no Senado começa a adotar discurso mais duro contra o governo, postura vocalizada pelo líder do partido, Cássio Cunha Lima (PB). Para ele, a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de classificar de crime de responsabilidade fiscal as "pedaladas fiscais" do Tesouro, mesmo sem menção ao nome da presidente, é suficiente para pedir o afastamento de Dilma.

"É o crime de responsabilidade que leva ao impeachment. O crime foi praticado e a presidente está, portanto, exposta a um processo de impeachment", disse Cunha Lima, que discorda do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para quem o impeachment seria "precipitação".

O líder tucano, que em 2008 perdeu o mandato de governador, diz falar com conhecimento de causa. "Fui cassado por um delito eleitoral nas chamadas condutas vedadas e infinitamente menos grave do que está acontecendo em relação às acusações que a presidente Dilma responde."

Por que o sr. considera o impeachment uma possibilidade real? O que mudou?

Para que o impeachment aconteça, precisa de um cenário político e uma realidade jurídica. O cenário político está construído desde março, com as manifestações, com as mentiras colocadas na campanha. Faltava um elemento jurídico, que foi dado pelo Tribunal de Contas da União com a decisão sobre a contabilidade criativa, a pedalada fiscal, que nada mais é do que crime de responsabilidade. E é o crime de responsabilidade que leva ao impeachment. Não há mais o que discutir. O crime foi praticado e a presidente está, portanto, exposta a um processo de impeachment.

O advogado-geral da União, Luís Adams, diz que o sistema de pagamentos era usado desde 2001, no governo FHC. Isso não derruba o argumento de crime?

Não. Traz à tona o argumento de crime continuado. Em vez de ser argumento de defesa, é agravante na situação. Não sei se no governo Fernando Henrique teve, mas se teve, a ilegalidade está praticada. Mas Fernando Henrique não é mais presidente. Ninguém pode "impeachar" um mandato que já foi cumprido.

A postura do PSDB vai mudar?


Acredito que sim. No âmbito da minha liderança no Senado, da liderança da Câmara e da liderança do Congresso, o partido vai intensificar esse enfrentamento em defesa da sociedade e dos brasileiros. Há outro processo que merece atenção: a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, a AIME, que tramita na Justiça Eleitoral, e o próprio TCU já atestou que houve ilegalidade na utilização dos Correios na campanha da presidente. Ali caracteriza abuso de autoridade e de poder político, com punição de cassação do mandato e realização de novas eleições. Seria uma solução menos traumática do que o impeachment, porque se chama novas eleições. E com um detalhe, a possibilidade de o próprio Lula disputar a eleição.

E Aécio Neves também?

Aécio e os outros que queiram. Nada mais consertador para o Brasil a Justiça Eleitoral cumprir a lei num julgamento isento, determinar novas eleições, zerar o processo e termos a chance de construir um futuro melhor. Temos conosco o DEM, o PPS, o Solidariedade e qualquer outro partido brasileiro que queira somar o esforço do PSDB para mudar o Brasil. Eu tive o mandato de governador cassado por muito menos: um jornalista escreveu no jornal estatal A União cinco artigos favoráveis ao governo. Outra razão foi um programa social muito parecido com o Bolsa Família. Por muito menos eu perdi o mandato de governador, então eu falo...

Com autoridade...

Falo com conhecimento de causa. Não fui cassado por improbidade, corrupção, nada. Fui cassado por um delito eleitoral nas chamadas condutas vedadas e infinitamente menos grave do que está acontecendo em relação às acusações que a presidente Dilma responde.
(Estadão).

21 de abril de 2015
in blog do orlando tambosi

OPOSIÇÃO FECAL NO BRASIL ESTÁ INFILTRADA DE OPERADORES PETISTAS


Marqueteiro é sinônimo de filhodaputa. E se o sujeito é fdp ele é, por definição, petista. Duvidam? Então vejam as recomendações dos marqueteiros do DEM, um partido que se diz de oposição: 
Marqueteiros do DEM, partido que sempre fez oposição aos governos do PT, acreditam que a crise política e o desgaste da presidente Dilma Rousseff são contornáveis. 
Uma prova disso seria a redução do número de manifestantes nos protestos de rua. Por isso, eles sugeriram que o DEM não se vincule aos pedidos de impeachment de Dilma. 
O plano dos marqueteiros é criticar duramente a presidente, apresentar propostas para o país, mas nunca defender o impeachment. 
Essa deve ser a linha a ser seguida pelos programas de 10 minutos do DEM, que vão ao ar na TV em junho.
21 de abril de 2015
selva brasilis

O PT CONTINUA O MESMO: FHC É QUEM DEU INÍCIO ÀS 'PEDALADAS'


O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou por unanimidade voto do ministro José Múcio Monteiro acusando a equipe econômica do Governo de possível prática crime de responsabilidade através de manobras que tentavam esconder descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) nas contas do Banco do Brasil, Caixa Econômica e BNDES. Em seu voto, o ministro disse que o Governo cometeu 'pedaladas fiscais'; 

A presidente Dilma não gostou e determinou que alguns auxiliares defendessem o Governo. Entre os que a defenderam estava o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, que logo aplicou uma fórmula bastante costumeira dos petistas: "Vou pedir ao TCU a análise das contas dos bancos oficiais de 2001 e 2002, últimos anos do governo de FHC, quando começou essa prática";

É a mesma cantiga, um um verdadeiro 'samba de uma nota só'. Ele vem com aquela coisa que Lula lançou quando foi pilhado no 'Mensalão' e alegou que o PT fizera o que sempre se fez no Brasil. 
O final da história já sabemos. Em outros escândalos, vem sempre a mesma desculpa: "Isso também era feito no tempo de FHC". Confessar o erro e pedir desculpas ao e em seguida fazer a correção, nem pensar;

A aprovação unânime do voto do ministro José Múcio tem um aspecto de seriedade, porque ele foi ministro do ex-presidente Lula, que o nomeou para o TCU. Maior isenção, impossível. O Governo está meio tonto, porque a cada dia surge mais munição para um possível pedido de impeachment de quem em última análise tem responsabilidade sobre as irregularidades: Dilma Rousseff.



21 de abril de 2015
Ponto e Vírgula,
Airton Leitão

NO BALCÃO DE NEGÓCIOS, A PECHINCHA CONTINUA...

FUNDO PARTIDÁRIO
DILMA SANCIONA SEM VETOS ASSALTO DOS PARTIDOS AO CONTRIBUINTE
DILMA SANCIONA O FUNDO PARTIDÁRIO TRIPLICADO: R$ 867 MILHÕES


ENQUANTO O POVO GRITA, NÓIS Ó... SÓ NO FIOFÓ!

Em meio aos desdobramentos da Operação Lava Jato e apesar das restrições impostas pelo ajuste fiscal em curso, a presidente Dilma Rousseff manteve o aumento da verba orçamentária destinada aos partidos políticos. Os recursos destinados ao fundo partidário foram triplicados para R$ 867,5 milhões por meio de emenda ao Orçamento da União. O PT, partido de Dilma, será o que receberá o maior volume de recursos públicos: R$ 116 milhões.

A proposta original do Orçamento da União já previa absurdos R$ 289,5 milhões ao fundo, mas, em março, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), o relator, elevou a dotação do fundo a R$ 867,5 milhões com uma emenda de plenário.

Representantes de partidos, como o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), e o presidente do PT, Rui Falcão, pediram à presidente a manutenção da emenda ao Orçamento que multiplicou por três os recursos destinados ao fundo, principal forma de financiamento das legendas. Em março, o Estado antecipou o movimento das siglas pela elevação dos recursos.

A sanção deve-se à fragilidade política de Dilma, evitando novos atritos com o Congresso, em um momento crucial para a aprovação das Medidas Provisórias do ajuste fiscal, ainda que o aumento do valor do fundo revela a falta de comprometimento dos próprios partidos com o corte de despesas.



21 de abril de2015
diario do podeer

O QUE SE ESTÁ FAZENDO COM IMPRESSORAS 3D !!!


Isto é capitalismo:
10 maravilhas desenvolvidas a partir de impressoras 3D
Órgãos humanos, casas, armas de fogo e comida: tudo - e muito mais - já pode ser impresso atualmente





CAVEIRA DE AÇÚCAR: IMPRESSÃO 3D É APLICÁVEL EM DIVERSAS ÁREAS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Nesta semana, pesquisadores australianos anunciaram a primeira turbina de avião feita inteiramente a partir da tecnologia de impressão 3D. Dentro de dois ou três anos, a novidade, que promete gerar um produto mais leve, barato e econômico, deve ser implementada em voos comerciais. Grandes empresas como Boing e Airbus já testam protótipos das impressões.

De acordo com os engenheiros ligados ao projeto, componentes que hoje levam três meses para serem manufaturados poderão ser impressos dentro de um prazo de seis dias. A redução no tempo de produção, em conjunto com a precisão dos mínimos detalhes e a redução de custos do produto final, transformaram a impressão 3D em um conceito que vai revolucionar o novo século. As possibilidades de criação beiram o infinito.


SAIBA MAIS

Menor impressora 3D do mundo mede 23,5 cm de altura; conheça
Bicicleta de titânio criada por impressora 3D inova com GPS

GQ separa 10 grandes exemplos do que uma impressora 3D pode fazer nos dias de hoje:



URBEE 2: O DESIGN NÃO É SEU FORTE (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Carros

O Urbee é um carro cujo interior e exterior é inteiramente construído da tecnologia de impressão 3D. Esta é parte da estratégia para construir o carro “mais verde já feito”, de acordo com os engenheiros e designers envolvidos com o projeto. A segunda versão do carro (a primeira foi lançada em 2013) deve ser lançada ainda neste ano, com motor de 23 cavalos auxiliado por duas baterias – e o mesmo design incomum/ esquisito do modelo original.






STEAMPUNK: OBRA-PRIMA 3D FEITA NA NOVA ZELÂNDIA (FOTO: EDITORA GLOBO

Instrumentos musicais

A Odd Guitars produz, além de guitarras, instrumentos como baterias, saxofones e teclados. Ou melhor, imprime. O acabamento dos produtos não encontra paralelos entre os concorrentes tradicionais. Tome a Steampunk, por exemplo: o corpo da guitarra, no formato da clássica Telecaster, é impresso em peça única, incluindo os pistões e engrenagens móveis.





FETO 3D: SERVE DE LEMBRANCINHA E TAMBÉM DE DECORAÇÃO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Fetos

Pais adoram mimos relacionados aos seus pimpolhos – sejam eles lembrancinhas de festas de aniversário ou até mesmo ensaios de mamães grávidas. A 3D Babies levou essa ideia a outra dimensão, e imprime fetos em 3D a partir de imagens de ultrassom. A empresa sugere que a pequena escultura pode ser usada para fazer o anuncio da gravidez e também de decoração.




LIBERATOR: REVOLVER MONTADO A PARTIR DE PEÇAS IMPRESSAS EM 3D (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Armas de Fogo

Cody Wilson considera-se anarquista e libertário. E é considerado pelo resto do mundo como o inventor da primeira arma de fogo montada a partir de peças 3D impressas. Mais do que isso: Wilson liberou o projeto na internet e, em dois dias, foram mais de 100 mil downloads em pessoas interessadas em montar o próprio revolver. A ‘Liberator’, como foi batizada por seu inventor, causou grande furor nos EUA sobre sua legalidade – debate que ainda persiste.





10 CASAS EM UM DIA: TECNOLOGIA 3D É USADA NA CONSTRUÇÃO CIVIL NA CHINA (FOTO: REPRODUÇÃO)


Casas

Imprimir casas é um negócio da China – literalmente. No ano passado, a companhia chinesa WinSun construiu 10 casas em um dia, apenas contando com uma impressora 3D gigante. Em janeiro passado, a empresa deu mais um passo rumo ao desenvolvimento da tecnologia, e divulgou a construção de um edíficio de cinco andares nos mesmos moldes. A meta da WinSun, de acordo com seus engenheiros, é imprimir arranha-céus feitos por impressoras 3D.




TORRÃO DE AÇÚCAR 3D: É PRA VER OU É PRA COMER? (FOTO: DIVULGAÇÃO)

ceDos

Difícil definir o que o Sugar Lab faz: doces ou obras de arte? A matéria prima principal da empresa é o açúcar, e as peças feitas a partir da impressão 3D funcionam tanto quanto complemento para peças maiores, como decorações de bolo de casamento, e também como elementos principais – como o torrão de açúcar da foto, em formato de caveira.

Esculturas hiperrealistas

Revier a história ganha um novo sentido com a impressão 3D. Museus se mostram entusiastas da tecnologia e trazem à vida – figurativamente – figuras do passado que antes só habitavam as páginas dos livros de história e a imaginação. O melhor exemplo é de 2010, quando a múmia do faraó egípcio Tutancâmon rodou o mundo em uma cópia idêntica, feita em várias camadas através de um processo de impressão 3D – complexo até hoje, 5 anos após o feito.




SANDUÍCHE DE SAPATO: CRIAÇÃO EM 3D (FOTO: DIVULGAÇÃO)


Sanduíches

Nem só de projetos vanguardistas e grandiosos vive a impressão 3D. Prova disso foi dada pelo designer Tristan Bethe, que criou um hambúrguer cujo pão tem o formato de seu sapato – tudo isso para participar de uma competição no trabalho. Após escanear o calçado, Bethe fez um molde em 3D do sapato, que foi preenchido com a fórmula de um pão comum. Se perdesse o desafio com os colegas, o designer disse que comeria o próprio sapato.




RIM EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO - OU MELHOR, EM IMPRESSÃO (FOTO: DIVULGAÇÃO/ WAKE FOREST INSTITUTE FOR REGENATIVE MEDICINE)

Órgãos humanos

A ciência – e por tabela, todos nós – se beneficia imensamente dos progressos da impressão 3D. O método surge como fonte de novas possibilidades para pesquisas e tratamentos de doenças. Orelhas, vasos sanguíneos, enxertos de pele, ossos e outros órgãos já são desenvolvidos através da tecnologia. Um rim, por exemplo, pode ser criado a partir da mistura de múltiplos tipos de células do órgão, envoltos em material biodegradável que serve de suporte – tudo feito a partir de uma bio-impressora 3D, já em uso e em fase de estudos pelo centro americano Wake Forest Institute for Regenative Medicine.




A COMIDA É ORGÂNICA, MAS A IMPRESSÃO É EM 3D (FOTO: DIVULGAÇÃO)


Comida

Uma série de comidas já é preparada automaticamente a partir de impressoras 3D, todas prontas para o consumo. A designer holandesa Chloé Rutzerveld foi além nessa arte: ela trabalha no desenvolvimento de cápsulas orgânicas de estruturas físicas complexas (e belíssimas), dentro das quais brotos e raízes comestíveis germinam e crescem com o tempo. A ideia ainda está na fase inicial, e não há previsão de quando chegue ao mercado.


Fonte: Internet
21 de abril de 2015

O HOMEM-BOMBA

"RECADOS" DE VACCARI, O TESOUREIRO, DEIXAM A CÚPULA DO PT APAVORADA.



O comando do PT já não sabe o que fazer com o tesoureiro, agora afastado e preso, João Vaccari Neto: ele tem mandado avisos que não vai aceitar o mesmo destino do ex-deputado cassado e também preso André Vargas (ex-PT-PR). Com parte da família enrolada no Petrolão, os petistas temem que, cedo ou tarde, Vaccari tente acertar uma delação premiada com o Ministério Público e a Polícia Federal.


Vaccari conhece a fundo as finanças do PT, foi alçado ao posto de tesoureiro em 2010. E mais: é amigo próximo do ex-presidente Lula.
A cúpula petista não sabe até onde ceder aos ‘recados’ de Vaccari, já que ele não se afastou voluntariamente do cargo de tesoureiro do PT.
Petistas entraram em pânico com o sumiço de Marice, a cunhada de Vaccari que se entregou à PF. Um deputado definiu: “parece confissão”
Réu em ação penal por corrupção, lavagem e formação de quadrilha, Vaccari foi citado por cinco réus em acordos de delações premiadas.

21 de abril de 2015
diário do poder, in aluizio amorim

"TCU PÕE GOVERNO CONTRA A PAREDE"


A chamada “contabilidade criativa”, inventada pelos petistas para maquiar as contas públicas e disfarçar a desídia do governo no controle fiscal, foi colocada a nu pelo relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) que, com todas as letras, definiu como crime o flagrante desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) representado pelas “pedaladas fiscais” praticadas em 2013 e 2014.
A LRF, aprovada pelo Congresso em maio de 2000 contra o voto do PT, “estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal” (art. 1.º), inclusive a proibição de que bancos públicos financiem seus controladores, os governos. Essa restrição objetiva impedir, por exemplo, a quebradeira de bancos estaduais que até os anos 90 financiavam os governos que os controlavam e não recebiam o dinheiro de volta. No plano federal, a prática desse calote resultou frequentemente na necessidade de forte capitalização do Banco do Brasil e da Caixa Econômica. A LRF baniu esse tipo de irresponsabilidade.
Mas, coerente com a postura adotada quando era oposição, uma vez no governo o PT se manteve fiel à irresponsabilidade fiscal, como demonstra o minucioso relatório de quase 100 páginas do ministro do TCU José Múcio Monteiro. Um exemplo: o repasse dos recursos do Tesouro para os beneficiários do Bolsa Família é feito por intermédio da Caixa. O Tesouro deposita o dinheiro no banco e o banco o transfere para os beneficiados pelo programa. No biênio 2013/2014, o Tesouro chegou a atrasar em 15 meses o repasse de verbas do Bolsa Família para a Caixa, que obviamente foi forçada a desembolsar recursos próprios para pagar em dia os beneficiários. Em outras palavras, para maquiar suas contas, o governo usou os bancos públicos para cobrir despesas que deveriam ser pagas pelo Tesouro.
“Operações” como essa, que se tornaram rotina da “contabilidade criativa” e foram batizadas de “pedalada”, eram um recurso usado pelo governo para reduzir as despesas contabilizadas, empurrando-as para a frente e, assim, equilibrar suas contas naquele período. Um truque que, no exemplo citado, implicava a Caixa financiar seu controlador, a União. O que, mais uma vez, é claramente proibido pela LRF. Estima-se que a soma das “pedaladas” financiadas pelos três bancos oficiais entre 2013 e 2014 – a Caixa, o Banco do Brasil e o BNDES – supera a casa dos R$ 40 bilhões.
O ministro Joaquim Levy, a quem a presidente da República delegou a responsabilidade de colocar em ordem as contas públicas, já deixou claro que a era das “pedaladas” terminou. Quando mais não seja, o governo estará deixando de infringir a lei.
Mas não é exatamente essa a opinião do advogado-geral da União, ministro Luis Inácio Adams, que informou que vai entrar com um embargo de declaração para que seja revista a decisão do TCU. Em termos que demonstram claramente a intenção de confundir mais do que de revelar a verdade, “explicou” Adams: “O que houve no caso de 2014 é que vivemos situação de estresse fiscal maior, que também estressou essas dinâmicas de sistemática de pagamentos”. E tentou ainda, como recomenda o manual de comunicação petista, lançar a culpa sobre ombros alheios: “É muito estranho. Afinal, desde 2001 (sic), quando foi criada a LRF, essa sistemática de pagamento acontece. Por que só agora estão questionando isso?”.
São compreensíveis a preocupação do ministro Adams, notório e fiel militante petista, e sua tentativa de levantar a suspeita de que existe uma conspiração contra a presidente Dilma e o PT. O relatório do TCU, aprovado por unanimidade – todos os ministros daquela Corte seriam conspiradores -, ao evidenciar o descumprimento da lei pelo governo, oferece argumentos para eventualmente embasar um pedido de impeachment da presidente da República.
Tanto assim que o senador Aécio Neves, presidente nacional do maior partido de oposição, o PSDB, já se prepara para ir às últimas consequências da decisão do TCU: “Precisamos averiguar quais foram os responsáveis por essa fraude. Temos que ver se esse crime se limita à equipe econômica ou vai além dela”. Está certíssimo o senador. Afinal, é esse o papel da oposição.

21 de abril de 2015
Editorial d'O Estadão

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Tese de Levy envolve Dilma com diretores da Petrobras que podem ser processados por "aditivagem" ilegal


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Sem querer (ou querendo), em almoço com investidores na sede do Federal Reserve em Nova York, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, facilitou ontem a tese de advogados, na Justiça norte-americana, para ferrar os dirigentes da Petrobras cujos atos causaram prejuízos aos acionistas. Quando Levy ressaltou que "os administradores brasileiros são pessoalmente responsáveis por irregularidades nas empresas, não se passando todo custo somente aos acionistas", falou aquilo que os norte-americanos queriam ouvir.

Investidores internacionais e nacionais vão processar dirigentes da Petrobras por descumprimento do Decreto 2.745, assinado pelo ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, em 24 de agosto de 1998, que fixou o regulamento do Procedimento Licitatório Simplificado da Petrobras. A regra determina que aditivos aos contratos só podem custar 25% a mais do valor contratado inicialmente. O Tribunal de Contas da União atesta que tal procedimento foi violado em praticamente todos os grandes empreendimentos da Petrobras, alimentando esquemas de corrupção, conforme as investigações da Operação Lava Jato têm demonstrado.

A regra sobre os limites nos "aditivos" está mais que clara no item 7.2 (letras a e b) do Regulamento: ""Os contratos regidos por este Regulamento poderão ser alterados, mediante acordo entre as partes, principalmente nos seguintes casos: a) quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos; b) quando necessária a alteração do valor contratual, em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, observado, quanto aos acréscimos, o limite de vinte e cinco por cento do valor atualizado do contrato".

O Regulamento tem várias regras muito bonitinhas no papel, porém claramente desobedecidas na prática: "Nenhuma obra ou serviço será licitado sem a aprovação do projeto básico respectivo, com a definição das características, referências e demais elementos necessários ao perfeito entendimento, pelos interessados, dos trabalhos a realizar, nem contratado, sem a provisão dos recursos financeiros suficientes para sua execução e conclusão integral".

Outra: "Nenhuma compra será feita sem a adequada especificação do seu objeto e indicação dos recursos financeiros necessários ao pagamento". Mais uma, que pode até mexer com dirigentes que tinham parentes fornecendo para a empresa: "Estarão impedidos de participar de licitações na PETROBRÁS firma ou consórcio de firmas entre cujos dirigentes, sócios detentores de mais de dez por cento do Capital Social, responsáveis técnicos, bem assim das respectivas subcontratadas, haja alguém que seja Diretor ou empregado da PETROBRÁS".

Exagero levyano?


Os gringos só devem ter morrido de rir da outra declaração de Levy nos EUA: "O Brasil é um dos países mais transparentes do mundo. É um país onde tudo é discutido, onde o governo é responsável por tudo que faz, e temos eleições regularmente. Pessoas que infringem a lei vão para a cadeia. Quando você tem chefes de empresas indo para a cadeia porque violaram a lei, isto é bom". Quem deve ter achado nada engraçado foi a Presidenta Dilma Rousseff. Pela "tese" de Levy, como ex-presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Dilma corre risco de ter seu nome envolvido no processo que cobra indenizações milionárias da Petrobras.

Levy pode ter vendido a alma de Dilma aos vorazes investidores, querendo ou não, até quando tentou defendê-la. Indagado se Dilma poderia saber do esquema de corrupção na Petrobras, Levy saiu pela tangente, mas acertou na Dilma: "Alguns dos gestores, aqueles que sabiam, estão na cadeia. Muitas vezes não há como saber tudo. Estou confiante na Petrobras porque houve uma mudança na sua governança. Todos sabemos sobre como a comunicação acontece dentro da empresa faz muita diferença. A governança continuará a ser melhorada lá, assim como a expectativa de ter um novo Conselho que será formado por pessoas do setor privado e que podem dedicar muito mais tempo para supervisionar a companhia do que quando você tem figuras públicas no Conselho".

Dilma estaria ferrada, se aqui não fosse o Brasil da Impunidade. Relatórios do Tribunal de Contas da União já admitem que Dilma pode ser responsabilizada em pelo menos um dos 40 processos que tratam dos descalabros na Petrobras, sobretudo com contratos (com indícios de serem superfaturados) que sofrem inexplicáveis aditamentos (novos contratos na forma de "termos aditivos) que encarecem vários projetos, sem uma plausível explicação técnica e de planejamento.

Levy chegou a ressaltar ontem aos investidores norte-americanos que a publicação do balanço da Petrobras, agora prevista oficialmente para esta quarta-feira, marcará "um novo passo reconstrução da empresa".     

Testemunha assinada do Petrolão


Pela primeira vez, um documento com a assinatura da presidente Dilma Rousseff será apresentado aos procuradores que investigam o Petrolão.

Trata-se do contrato que deu início a implementação do Estaleiro Rio Grande, em 2006.

Dilma, na época ministra da Casa Civil, assina como testemunha, e Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras e hoje na cadeia, assina como interveniente, uma espécie de avalista do negócio.

Delação

A Operação Lava Jato já concluiu que, a partir de 2010, pelo Estaleiro Rio Grande, escoaram propinas de cerca de R$ 100 milhões para os cofres do PT e aliados.

Uma nova testemunha vai revelar aos procuradores que desde a sua implementação o Estaleiro vem sendo usado para desviar recursos púbicos e favorecer empresas privadas a pedido do PT.

O delator revelará que o contrato para a implementação do Estaleiro é fruto de uma “licitação fraudulenta, direcionada a pedido da cúpula do PT para favorecer a WTorre Engenharia”.

US$ 500 milhões de rombo

O "colaborador" garante que, depois de assinado o contrato, servidores da Petrobras “foram pressionados a aprovar uma sucessão de aditivos irregulares e a endossarem prestações de contas sem nenhuma comprovação ou visivelmente superfaturadas”.

O denunciante calcula que tais falcatruas teriam lesado a estatal em mais de R$ 500 milhões.

A diferença é que, desta vez, aparece a assinatura da Dilma em um contrato que virou falcatruagem.

Todo o caso vazou para a revista Isto É. 

Praga de Urubu


Corrupção aditivada?

Citando relatórios do Tribunal de Contas da União, o Jornal Nacional de ontem, na Rede Globo, fulminou com a tese de Joaquim Levy sobre gestão responsável na Petrobras:

Amazonas: gasoduto Coari-Manaus. Orçamento inicial em 2006: R$ 2,4 bilhões. Valor final da obra, três anos depois: quase R$ 4,5 bilhões, praticamente o dobro. Um dos contratos do gasoduto Coari-Manaus teve aditivos de R$ 563 milhões: 84% acima do contratado.

Pernambuco: refinaria Abreu e Lima. Previsão em 2005: R$ 7,4 bilhões. Dinheiro gasto até o ano passado: R$ 35,7 bilhões, quase cinco vezes mais. Na refinaria Abreu e Lima, um aditivo aumentou o valor do contrato em R$ 150 milhões, 568% a mais.

Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro: duas refinarias. Orçamento em 2008: US$ 8,4 bilhões. Na época, cerca de R$ 16,8 bilhões. Hoje, sete anos depois, o custo, mesmo em dólares, aumentou quase quatro vezes: 30,5 bilhões. E em reais, 95 bilhões.

Escândalo do Comperj

No ano passado, o Tribunal de Contas da União identificou aditivos de altíssimo valor em obras do Comperj.

Quatro unidades industriais receberam R$ 5,5 bilhões em contratos e mais R$ 2,2 bilhões só em aditivos.

O Tribunal de Contas diz que a Petrobras fechou contratos de R$ 7,6 bilhões sem concorrência. 

Salvação partidária

O lema do é dando que se recebe continua funcionando direitinho na politicagem tupiniquim.

Dilma Rousseff sancionou ontem o orçamento federal triplicando a verba pública destinada aos partidos políticos.

Os R$ 867 milhões destinados ao Fundo Partidário, que não sofreram cortes da tesourinha nervosa do Joaquim Levy, devem dar uma ajudinha na operação de salvação para Dilma nem ser cogitada de ser submetida a um processo de impeachment...

Por que não te calas?

Recadinho do médico Humberto de Luna Freire Filho ao ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso - intelectual orgânico que está merecendo um título de "Doutor Honoris Causa do Petismo":

"Senhor Fernando Henrique Cardoso, por que não te calas? Não faça o jogo sujo dessa quadrilha que tomou conta do país. Não dê opinião contrária ao que pensa e quer a grande maioria dos brasileiros. Curta sua aposentadoria, dê mais assistência à sua casa afinal o senhor tem uma esposa jovem e bonita".

Por falar nisso, o Fernando Gabeira também deu um recado duro ao FHC em artigo publicado no jornal o Globo:

“Fernando Henrique está equivocado sobre a necessidade de seu partido manter distância do movimento das ruas. E está equivocado quando diz que impeachment é uma bomba atômica. O impeachment pedido pelas multidões não é uma bomba atômica. É uma batata quente nas mãos de um grupo que não gosta de combater, que sonha em cruzar as estradas enlameadas sem sujar o guarda-pó.”

Cunhada legal

Nem o PT sabia que Marice Corrêa de Lima, recebeu, em 2011, R$ 200 mil do partido a titulo de “danos morais” pelo envolvimento do seu nome no mensalão - conforme ale declarou ontem em depoimento na Lava Jato.

O dinheiro, segundo Marice, foi usado para comprar um apartamento em construção da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários) em 2011.

Acontece que esse apartamento foi vendido, posteriormente, para a OAS, que lhe pagou numa única parcela o valor de R$ 432 mil.

Negando tudo

O Ministério Público Federal suspeita que o dinheiro seja fruto de propina.

A cunhada do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto negou ter recebido R$ 400 mil de propina do doleiro Alberto Youssef e afirmou ter ido ao Panamá em um congresso sindical.

Acusada de lavar dinheiro desviado da Petrobras, Marice pode ter sua prisão temporária convertida em preventiva pelo juiz Sérgio Moro.

Piada eleitoral cubana


O historiador Carlos I. S. Azambuja faz uma observaçãozinha sarcástica sobre a aparição eleitoreira de Fidel Castro, aos 88 anos, agora não mais vestindo seu tradicional casaco Adiadas, mas sim um da marca Puma:

"O kamarada Fidel votando nas "eleições" cubanas. Eleições? Como, se só tem um partido? Uma piada!".

Piada de mau gosto é a imprensa amestrada tupiniquim dar tratamento privilegiado de grande líder e democrata ao kamarada Fidel, fundador do Foro de São Paulo, junto com Lula da Silva, que nunca foi "camarada", mas apenas um grande companheiro da esquerda, radical ou não...

Panelaço programado


Pergunta idiota

Se Tiradentes estivesse vivo hoje, pediria o Impeachment da Dilma Rousseff, ou seria novamente enforcado por reclamar da criminosa carga tributária?

Gatos e lebres



Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

21 de abril de 2015
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.