"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 21 de abril de 2015

ESTADO ISLÂMICO DIVULGA NOVO VÍDEO COM EXECUÇÕES DE CRISTÃOS

Ataque a



Cristãos etíopes na Líbia são levados para decapitação


Militantes do Estado Islâmico na Líbia mataram a tiros e decapitaram grupos de cristãos etíopes, de acordo com um vídeo supostamente diuvulgado pelos extremistras neste domingo (19). O ataque amplia a lista de países afetadas pelas atrocidades da milícia e mostra o crescimento do autodenominado “califado” na Síria e no Iraque.

A liberação do vídeo de 29 minutos ocorre um dia depois do presidente do Afeganistão culpar os extremistas por um ataque suicida em seu país que matou ao menos 35 pessoas e sublinha o caos que tem tomado conta da Líbia depois da guerra civil de 2011 e da morte do ditador Muamar Kadafi.

O vídeo também reflete um outro vídeo liberado em fevereiro que mostra os militantes decapitando 21 cristãos egípicos numa praia da Líbia, o que imediatamente levou o Egito a realizar ataques aéreos nas supostas posições do grupo na Líbia. Ainda não está claro se a Etiópia irá responder com uma força militar similar. Nenhum integrante do governo comentou imediatamente o vídeo.

ETIÓPIA E SOMÁLIA

A Etiópia há muito causa ira nos extremistas islâmicos em razão de seus ataques à vizinha Somália, cuja população é quase totalmente muçulmana. Apesar de um militante no vídeo dizer, em determinado momento, “o sangue muçulmano que foi derramado sob as mãos da sua religião não é barato”, ele não mencionou diretamente ações do governo etíope.

O vídeo, divulgado por meio das contas de militantes em redes sociais e em sites, não pôde ser independentemente verificado pela Associated Press. Entretanto, tem correspondência com outros vídeos liberados pelo EI e leva o símbolo do braço de mídia do grupo, o al-Furqan.

O vídeo começa com o que é descrito como uma história das relações entre cristãos e mulçulmanos, seguido por cenas de militantes destruindo igrejas, túmulos e ícones. Um militante mascarado brandindo uma pistola faz um longo discurso, dizendo que os cristãos têm de se converter ao Islã ou pagar uma taxa especial prevista no Alcorão.

21 de abril de 2015
Deu na AP

 17 comments

Nenhum comentário:

Postar um comentário