"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

SELEÇÃO MELHORES RODAS DE SAMBA



SELEÇÃO MELHORES RODAS DE SAMBA DO YOUTUBE VOL. 1 - CD COMPLETO - 2016-2017

19 de fevereiro de 2018

SAMBA DAS ANTIGAS - AS MELHORES

Samba das antigas ,as melhores... - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=P0BwbI1Tll4
31 de jan de 2013 - Vídeo enviado por July2050 July2050
https://www.facebook.com/julianaguimaraes1989 Ouça tbm Samba das Antigas parte II E parte III http ...

19 de fevereiro de 2018
m.americo

ZÉ RAMALHO SÓ AS MELHORES



ZÉ RAMALHO SÓ AS MELHORES

19 de fevereiro de 2018

O ÚLTIMO PASSEIO EM VIDA (LINDA REFLEXÃO DE VIDA)



O ULTIMO PASSEIO EM VIDA ( LINDA REFLEXÃO DE VIDA)veja essa história

19 de fevereiro de 2018

BELCHIOR "NA HORA DO ALMOÇO" - AO VIVO



BELCHIOR - "NA HORA DO ALMOÇO" - AO VIVO (Show)
19 de fevereiro de 2018

ZÉ RAMALHO & FAGNER - SÓ AS MELHORES (AO VIVO)



ZÉ RAMALHO & FAGNER - SÓ AS MELHORES (AO VIVO ) ♥♥♥ - ♫

19 de fevereiro de 2019

ZÉ RAMALHO - ENTREVISTA



Zé Ramalho - Entrevista

19 de fevereiro de 2018

FAGNER - CANTEIROS



RAIMUNDO FAGNER - CANTEIROS
19 de fevereiro de 2018

COMO O OCIDENTE ADOTOU O PEQUENO LIVRO VERMELHO DE MAO TSÉ-TUNG




Ao ler os ensaios reunidos na obra, você dificilmente perceberia que Mao foi responsável por uma das maiores catástrofes humanas da história registrada.

Nota de Olavo de Carvalho:

Dos saudosistas do maio de 1968, que o vêem como um momento memorável na história da liberdade e dos direitos humanos, não há UM SÓ que se lembre do ponto essencial: o símbolo unificador daquela porcaria era o Livrinho Vermelho dos Pensamentos do Presidente Mao e sua inspiração imediata a Revolução Cultural Chinesa, iniciada dois anos antes, em que o governo de Pequim usava massas de jovens “enragés” como tropa de choque para perseguir, humilhar, torturar e matar milhares de adversários do regime. (Publicada no Diário Filosófico em 6 de janeiro.)

Em 1968, uma publicação da Guarda Vermelha instruiu os cientistas a seguirem a determinação de Mao Zedong: “Seja resoluto, não tema sacrifícios e supere todas as dificuldades para conquistar a vitória”. Sem a orientação do grande líder, o conhecimento especializado não era válido e poderia ser perigosamente enganador. Exemplos de ciência revolucionária abundavam na época. Em um relato, um soldado que treinava para ser um veterinário achava difícil castrar porcos. Estudar as palavras de Mao permitiu-lhe superar essa reação egoísta e deu-lhe coragem para realizar a tarefa. Em outro conto inspirador, os pensamentos de Mao inspiraram um novo método para proteger as plantações do mau tempo: ao fazerem foguetes e dispara-los no céu, os camponeses conseguiram dispersar as nuvens e evitar as tempestades de granizo.

Quando a publicação da Guarda Vermelha apareceu, o Pequeno Livro Vermelho de Mao foi publicado em número suficiente para fornecer uma cópia a todo cidadão chinês em uma população de mais de 740 milhões. No auge de sua popularidade, de meados da década de 1960 até meados da década de 1970, foi o livro mais impresso do mundo. Nos anos entre 1966 e 1971, mais de um bilhão de cópias da versão oficial foram publicadas e as traduções foram emitidas em três dúzias de idiomas. Houve muitas reimpressões locais, edições ilícitas e traduções não autorizadas. Embora não seja possível estimar números exatos, o texto deve estar entre os mais distribuídos em toda a história. Na opinião de Daniel Leese, um dos colaboradores do Pequeno Livro Vermelho de Mao, o volume “perde apenas para a Bíblia” em termos de circulação impressa.

Originalmente o livro foi concebido para uso interno pelo exército. Em 1961, o ministro da defesa, Lin Biao – nomeado por Mao depois que o ocupante anterior do cargo havia sido demitido por expressar críticas sobre o desastroso Grande Salto Para a Frente – instruiu o jornal do exército, o PLA Daily, a publicar uma citação diária de Mao. Reunindo centenas de trechos de seus escritos e discursos publicados e apresentando-os sob rubricas temáticas, a primeira edição oficial foi impressa em 1964 pelo departamento político geral do Exército Popular de Libertação no design de vinil vermelho resistente à água que se tornaria icônico.

Com suas palavras destinadas a serem recitadas em grupos e a interpretação correta dos pensamentos de Mao sendo determinada pelos comissários políticos, o livro tornou-se o que Leese descreve como “o único critério da verdade” durante a Revolução Cultural. Depois de um período de “guerras de citações anárquicas”, quando foi utilizado como uma arma em uma variedade de conflitos políticos, Mao encerrou o uso descontrolado do livro. Começando no final de 1967, a lei marcial foi imposta e o PLA foi nomeada “a grande escola” para a sociedade chinesa. A citação ritual do livro tornou-se comum como forma de exibir conformidade ideológica; os clientes nas lojas intercalavam seus pedidos com citações ao fazer suas compras. Longas penas de encarceramento foram aplicadas a qualquer pessoa acusada de danificar ou destruir uma cópia do que se tornou um texto sagrado.

O editor do Pequeno Livro Vermelho de Mao escreve no prefácio que esta é “a primeira tentativa acadêmica de entender citações do presidente Mao como um fenômeno histórico global”. É uma descrição precisa, mas a coleção tem as falhas que se esperam em um livro de ensaios por autores acadêmicos. O estilo narrativo geralmente é indigesto e complicado, e os colaboradores parecem ansiosos em evitar qualquer coisa que possa cheirar a uma atitude negativa em relação às ideias e eventos que descrevem. “Como grupo”, continua o editor, “somos diversos em relação à idade, gênero, etnia e simpatias políticas”. Ele está certo, julgado pelos padrões predominantes, é um grupo bem equilibrado. Todas as disciplinas relevantes são representadas – história, estudos especializados, literatura, ciência política e sociologia – e, embora dez dos 13 colaboradores ensinem nos EUA, a coleção é representativa da gama de opiniões sobre a China que você encontrará nas universidades em grande parte do mundo. No entanto, o fato de refletir o estado atual da opinião acadêmica também é a limitação mais importante do livro.

Ao ler os ensaios reunidos na obra, você dificilmente perceberia que Mao foi responsável por uma das maiores catástrofes humanas da história registrada. Lançado por ele em 1958, o Grande Salto para a Frente custou mais de 45 milhões de vidas humanas. “Quando não há o suficiente para comer, as pessoas morrem de fome”, Mao observou laconicamente. “É melhor deixar a metade das pessoas morrerem para que a outra metade possa comer bem”. Ele não especificou como fez para que aqueles condenados a perecer aceitassem seu destino. Os eventos seguintes forneceram a resposta: as execuções em massa e a tortura, os espancamentos e a violência sexual contra as mulheres foram parte integrante de uma fome politicamente induzida que reduziu alguns setores da população à dieta a base de raízes, lama e insetos, e outros ao canibalismo. Quando Mao ordenou o fim do horrível experimento em 1961, foi para lançar outro. A Revolução Cultural não era tão dispendiosa em fatalidades, mas deixou um rastro de vidas destruídas e devastação cultural, cuja memória é uma das principais fontes da legitimidade do regime pós-Mao.

Haverá aqueles que objetam que todos sabem sobre os fracassos de Mao – por que insistir neles agora? No entanto, se hoje conhecemos a escala dos crimes de Mao, não foi o resultado de décadas de trabalho acadêmico sobre o assunto. O primeiro exame detalhado da fome, Hungry Ghosts (1996), foi escrito pelo jornalista Jasper Becker, que vive em Hong Kong. Foi apenas em 2010 que surgiu A Grande Fome de Mao do historiador Frank Dikötter, um estudo pioneiro baseado em anos de pesquisa em arquivos chineses recentemente abertos. Além dos relatos feitos nos escritos daqueles que sobreviveram, os custos humanos da Revolução Cultural foram melhor capturados por Simon Leys (o pseudônimo do sinologista belga e crítico literário Pierre Ryckmans) em seus livros Chinese Shadows (1974) e The Burning Forest (1987). O competente e revelador Mao: a História Desconhecida (2005) é o trabalho de Jung Chang e de seu marido, Jon Halliday. Com exceção de Dikötter, nenhum dos livros que capturaram a experiência humana da vida sob Mao foi escrito por um acadêmico profissional.

Evitando delicadamente qualquer referência às realidades opressivas dos anos de Mao, os acadêmicos foram fiéis seguidores da opinião convencional. A percepção ocidental predominante do regime de Mao era de um projeto político progressivo – se às vezes saísse um pouco do controle, era apenas a exuberância que decorre naturalmente de um empreendimento tão libertador. Quando na década de 1970 eu abordei um comunista britânico acerca dos milhões que foram mortos em expurgos rurais nos primeiros anos após Mao chegar ao poder, ele me disse: “Esses tipos de números são apenas para consumo ocidental”. Conversas posteriores mostraram que suas estimativas dos números reais eram significativamente inferiores aos admitidos pelo regime. Sem dúvida, involuntariamente, ele havia tropeçado em uma verdade curiosa: o prestígio do regime Mao no Ocidente estava no auge quando seu governo estava em sua fase mais despótica e assassina. Para alguns de seus admiradores ocidentais, a violência do regime teve um encanto atraente.

Julian Bourg conta como na França os pensamentos de Mao se tornaram modismo em agosto de 1967 com o lançamento de La Chinoise, o filme de Jean-Luc Godard sobre um jovem séquito maoísta parisiense. Entre os pensadores franceses, Bourg observa: “A linguagem de violência de Mao teve um certo apelo retórico”. Na verdade, foi sua combinação de violência retórica com lógica dialética subhegeliana que se mostrou tão irresistível para setores da intelligentsia francesa. Elogiando a distinção de Mao entre contradições principais e secundárias, Louis Althusser utilizou categorias maoístas como parte de uma defesa extremamente abstrata e, de fato, insignificante da “autonomia relativa da teoria”.

Alain Badiou (professor de filosofia durante muitos anos na École Normale Supérieure), estudante de Althusser, continuou a defender o maoísmo muito depois que a escala de suas baixas se tornou inegável. Recentemente, em 2008, enquanto louvava a si mesmo por ser “agora um dos poucos representantes notáveis do maoísmo”, Badiou elogiou o pensamento de Mao como “uma nova política de negação da negação”. De um ponto de vista, essa postura é meramente desprezível – uma pirueta acadêmica em torno de uma vasta pilha de cadáveres. Mas é preciso ter em mente a frivolidade insondável de alguns membros da esquerda francesa. Já em 1980, dois antigos militantes maoístas haviam anunciado sua rejeição do credo na linguagem da moda: “A China estava dentro… Agora está fora… já não somos maoístas”. Neste contexto, a persistência de Badiou é quase heroicamente absurda.

No Ocidente, o maoísmo tinha duas características definidoras: não apresentava relação com as condições na China, em relação à qual os seus defensores permaneceram ignorantes; e foi abraçada por seções de uma classe intelectual que, para fins políticos, era quase inteiramente irrelevante. Na Itália, o pensamento de Mao teve por um tempo uma influência um pouco maior. Como escreve Dominique Kirchner Reill, discutindo o maoísmo na Itália e na Iugoslávia, “na Itália, a mao-mania não era puramente um fenômeno de esquerda. Alguns grupos de ultra-direita citaram seus Pequenos Livros Vermelhos para justificar seus argumentos. “Em 1968-73, o partido neo-fascista Lotto di Popolo (“a luta do povo”) enalteceu Mao como um nacionalista exemplar e resolutivo oponente da hegemonia global dos EUA. Em uma nota de rodapé Reill observa que o “movimento nazi-maoísta na Itália incluiu muitas outras figuras e grupos” além do Lotto di Popolo. É uma pena que este aspecto da influência de Mao não seja explorado minuciosamente.

Apesar de suas limitações inevitáveis como um texto acadêmico, o Pequeno Livro Vermelho de Mao possui conteúdo de interesse. Em um ensaio introdutório programático, Alexander C. Cook compara o livro do líder chinês com uma “bomba atômica espiritual” e considera suas consequências globais. Mostrando como ele reflete a influência do canto coral, introduzido na China por missionários cristãos no século XIX, Andrew F. Jones fornece um relato iluminador do surgimento da música pop maoísta. Tomando como ponto de partida a distribuição global do Pequeno Livro Vermelho para mais de uma centena de países nos oito meses entre outubro de 1966 e maio de 1967, Xu Lanjun examina o processo de tradução no contexto das ideias maoístas da revolução global. Quinn Slobodian discute o impacto que o livro teve nas Alemanhas Oriental e Ocidental. No ensaio final, Ban Wang considera o Pequeno Livro Vermelho e a “religião como política” na China. Em outros lugares, a sua influência na Tanzânia, na Índia, no Peru, na Albânia e na antiga União Soviética é discutida.

Para mim, as contribuições mais esclarecedoras são as de Slobodian e Wang. Distinguindo entre “livros emblema” e “livros de marca”, Slobodian define o primeiro como “livros que expressam o significado através da sua forma externa”, enquanto os livros de marca são “mercadorias que são consumidas no espaço do mercado”. Na Alemanha Ocidental, no final da década de 1960, o Pequeno Livro Vermelho “parecia simultaneamente um acessório do movimento dos trabalhadores clássicos e uma mercadoria elegante da elite educada”. Nos teatros, em frente aos quitutes, havia caixas de vidro “cheias de belas bíblias vermelhas de Mao (dois marcos alemães cada)”. Como mercadoria anti-consumista, o livro tornou-se “um indicador de distinção social em um mercado comercial”.

Para Wang, o livro “representava uma autoridade bíblica e emanava uma aura sagrada”. Durante a Revolução Cultural, as sessões de estudo foram uma parte inevitável da vida cotidiana para as pessoas na China. Envolvendo “confissões rituais de pensamentos errantes e escrita noturna de diários destinada a autocrítica”, essas sessões, ele escreve, “podem ser vistas como uma forma de doutrinação baseada em texto que se assemelha à hermenêutica religiosa e ao catecismo” – uma “prática quase religiosa de textos canônicos “.

Não demorou até que o Pequeno Livro Vermelho e qualquer pessoa ligada a ele caíssem no desagrado das autoridades chinesas. Em setembro de 1971, Lin Biao – que primeiro promoveu o uso das citações de Mao no exército – morreu em um acidente de avião em circunstâncias que nunca foram devidamente explicadas. Condenado por distorcer as ideias de Mao e exercer uma “influência generalizada e perniciosa”, o livro foi retirado de circulação em fevereiro de 1979 e cem milhões de cópias viraram pasta de papel.

Se fosse usado como escritura durante a Revolução Cultural, o Pequeno Livro Vermelho teria as mesmas funções para seus devotos ocidentais. Na China, acreditava-se que estudar o livro permitia que os camponeses controlassem o tempo. No Ocidente, sua eficácia prática foi mais limitada. Entre a intelectualidade radical, proporcionou uma fantasia de revolução que lhes permitiu esquecer que sua influência política era praticamente inexistente. Como a China abraçou um tipo de capitalismo e se tornou a segunda maior economia do mundo, as edições originais tornaram-se uma mercadoria escassa. Hoje, os pensamentos do grande líder juntaram-se a uma série de coleções inúteis – Ímãs de geladeira Mao, caixas de CD, isqueiros e cartas de jogo, entre outros penduricalhos – e se tornam itens cujo único valor reside no mercado comercial. O Pequeno Livro Vermelho já alcançou o que parece ser o seu significado mais duradouro: como uma obra de arte capitalista kitsch.


19 de fevereiro de 2018
John Gray.
Publicado na New Statesman.
Tradução: Cássia H.
Revisão: dvgurjao
http://tradutoresdedireita.org

AS OLÍVIAS - PAPO CABEÇA



As Olívias - Papo Cabeça

19 de fevereiro de 2018

O ATIVISMO DA PEDOFILIA: ORIGENS INTELECTUAIS DOS MOVIMENTOS POR TRÁS DA "QUEBRA DOS TABUS"

(Foto: À direita, Magnus Hirschfeld, fundador da Liga Mundial para a Reforma Sexual)

Em 1886, o psiquiatra alemão Richard von Krafft-Ebing, no livro Psychopathia Sexualis, foi o primeiro a categorizar homossexualidade e pedofilia igualmente como perversões ou psicopatias sexuais que podiam ser tratadas, incluindo aí o sadismo, zoofilia, necrofilia etc. Descreveu-as como “excitação da vida sexual por estímulos inadequados”. 
Alguns anos depois, em 1898, o médico e psicólogo britânico Havelock Ellis, deu uma outra abordagem para as perversões sexuais. Ele questionava abertamente a ideia de normalidade sexual, assinalando que as perversões provêm daquilo que chamamos normalidade. “Enquanto ignoramos os limites da sexualidade normal, não somos capazes de fixar regras razoáveis para a sexualidade”, dizia em seu livro Inversão sexual(1898).

Embora tratasse a pedofilia, junto do homossexualismo, zoofilia, necrofilia etc, como perversões doentias e perigosas, já começava a questionar os padrões de normalidade, o que o faz ser considerado um dos patronos da ideologia de gênero. Ellis pode ser considerado um impulsionador de uma série de movimentos contemporâneos, além do ativismo gay, mas também do ativismo contraceptivo, ao inaugurar a abordagem da sexualidade deslocada do seu caráter reprodutivo.
 O objetivo dos estudos dessa época era a descriminalização da homossexualidade mediante a sua consideração de anormalidade patológica, apesar de já estar presente o questionamento do conceito de normalidade, algo que viria a crescer no século seguinte.

O ativismo gay já existia por meio de seitas secretas como a Ordem de Queroneia, presidida por George Cecil Ives, que visava unir os homossexuais na luta por direitos civis e proteção contra a perseguição policial de então. A seita existe ainda hoje e conta como um dos seus objetivos a destruição da moral tradicional. Ives foi também o fundador da Sociedade Britânica para o Estudo da Psicologia do Sexo, da qual faziam parte Havelock Ellis e George Bernard Shaw.

Ao longo do século XX, muitos foram os estudos sobre o problema da pedofilia aliado ao homossexualismo. As abordagens, como a de Freud, buscavam a análise puramente cientifica e funcional da sociedade, apontando tais práticas como nocivas e prejudiciais à saúde social. Ao mesmo tempo, Freud deu início a um processo de sexualização da infância, que mais tarde começou a tomar forma através de seus seguidores. 
Paralelamente, no final da década de 1920, ocorriam as reuniões da Liga Mundial para a Reforma Sexual, para a qual o próprio Freud foi convidado e contou com a presença de Bertrand Russell e Dora Russell, um movimento mais ligado à eugenia e ao controle de natalidade. Tais reuniões criaram as bases do que hoje é aplicado em matéria de Educação Sexual e era organizado por ativistas como o médico Magnus Hirschfeld, ativista homossexual. Os defensores da ideia da “reforma sexual” ligavam-se às escolas funcionalistas e neomalthusianas. Tinham o claro objetivo da “racionalização” da atividade sexual, separando-a da função procriativa, em um contexto histórico de preocupação com avanço populacional.

A primeira abordagem de defesa da pedofilia veio por meio de um colaborador do dr. Freud, que se tornou quase um patrono da educação mundial: Wilhem Reich, membro do Partido Comunista Alemão. Em seu livro People in Trouble, no capítulo chamado Organizando a política sexual na Alemanha, Reich estimou existir na Alemanha daquela época aproximadamente oitenta organizações independentes estudando o tema sexual, com cerca de 350 membros. Em geral, reivindicavam direito ao aborto, controle de natalidade e fim da repressão ao homossexualismo. Reich percebeu que essas organizações falhavam no tratamento do problema da sexualidade na juventude e erravam ao não direcionar uma abordagem crítica radical nas estruturas de instituições como o casamento e a família.

Havia um embate entre duas correntes de pensamento muito influentes no início do século XX: funcionalistas e marxistas. Os funcionalistas, adeptos do conceito de reforma sexual, herdeiros dos neomalthusianos. Era a linha reacionária e cientificista, moderna, cujo objetivo estava no controle populacional, na racionalização da vida e administração funcional da sociedade. De outro lado, os marxistas propunham a abordagem da crítica total, da modernidade, da família, interessados na revolução social com fins na sociedade igualitária. Para isso, muitos (como Reich) acreditavam que a derrubada da superestrutura burguesa só poderia se dar por meio da destruição do conceito de família, já que, como dizia Engels em seu livro célebre A origem da família, da propriedade privada e do estado, o pátrio poder familiar, tal como a estrutura familiar tradicional, era a base real, o lastro, da propriedade privada e, com isso, do poder estatal burguês. Funcionalistas e marxistas se confrontavam em uma guerra que caminhava, dialeticamente, na mesma direção. Reforma sexual de um lado, revolução sexual de outro.

Em 1933, no livro Charater Analysis, Reich defendeu que a liberação sexual era o único caminho para haver saúde sexual, sem as quais, nenhuma reforma política teria êxito. De acordo com Anthony Giddens, “embora defendesse a igualdade da expressão sexual para as mulheres, [Reich] deu particular atenção aos direitos sexuais das crianças e dos adolescentes. Deve ser dado às crianças o direito de se envolver em jogos sexuais com outras crianças e também o direito de se masturbar; devem também ser protegidas do domínio de seus pais. Os adolescentes devem ter a oportunidade de satisfazer as suas necessidades sexuais sem qualquer controle, para que possam ser os agentes da futura mudança social”.


19 de fevereiro de 2018
Cristian Derosa
Reich era radicalmente contra a monogamia, defendendo “relacionamentos amorosos não orientados pela lei, mas pelo amor”. As crianças deviam ser criadas por comunidades estendidas, que as libertassem das “neuroses de seus país biológicos”.

Leia a matéria completa na edição de dezembro da Revista Estudos Nacionais. Adquira agora mesmo!

Outros tópicos da reportagem completa, na revista:
Alfred Kinsey;
Marcuse e a Revolução Sexual;
Ocultismo e a pedofilia
Ativismo pedófilo na universidade;
O ativismo na política;
A ideologia de gênero e a sexualização das crianças

A SABEDORIA SEGUNDO TOMÁS DE AQUINO




Frequentemente, durante uma discussão em sala de aula, ou até num discurso na igreja, o tema sabedoria costuma ser abordado. Geralmente, a definição é apresentada como uma prática ou como um ensinamento aplicado. Mas eu, particularmente, gostaria que a definição de sabedoria de Tomás de Aquino predominasse no dia-a-dia da civilização ocidental. Na verdade, as Artes Liberais teriam surtido um efeito muito melhor ao longo dos tempos, caso a definição tomista tivesse sido a única a ser ensinada e vivida.

Para Tomás e a maioria dos filósofos que precederam o mundo moderno, a filosofia era essencialmente o “amor à sabedoria”. Participar da prática filosófica consistia numa busca fiel pela sabedoria, onde quer que fosse encontrada. O entendimento primário da verdade era afirmar o que algo era realmente, ao invés de dizer aquilo que não era. Em um sentido mais amplo, a sabedoria significava uma profunda compreensão da verdade das coisas. A filosofia não era um olhar relativo, nem uma manipulação ideológica, mas uma busca diligente para entender o bem, o verdadeiro e o belo.

Tomás afirma na Suma Contra os Gentios I, 2:

“Entre os estudos humanos, o da sabedoria é o mais perfeito, o mais sublime, o mais útil e o mais alegre.

O mais perfeito, porque enquanto o homem entrega-se ao estudo da sabedoria já vai participando, de algum modo, da verdadeira beatitude. Por isso, diz o sábio: Feliz o homem que permanece na sabedoria (Eclo 14, 22).

O mais sublime, porque por ele o homem aproxima-se o mais possível da semelhança de Deus, o qual fez todas as coisas sabiamente (Sl 103, 24). E porque a semelhança é causa do amor, o estudo da sabedoria nos une de modo precípuo a Deus, pela amizade. Por esta razão se diz no livro da Sabedoria: A sabedoria é um tesouro infinito para os homens que, ao usarem dele, fazem-se participantes da amizade de Deus (Sb 7,14).

O mais útil, porque pela própria sabedoria chega-se ao reino da imortalidade, conforme se lê no mesmo livro: O desejo da sabedoria conduz ao reino eterno (Sb 6,21).

O mais alegre, finalmente, porque está também escrito neste livro: A sua companhia não é amarga, nem enfadonha é sua convivência, mas alegre e cheia de gáudio (Sb 8,16).”

Também vale a pena notar que, entre os maiores filósofos da tradição intelectual ocidental, não houve ninguém mais comprometido com a oração do que Tomás. Como grande exemplo, ele não apenas buscou a sabedoria como parte de seus esforços brilhantes e intelectuais, mas também rezou diariamente por sabedoria.

Isso pode surpreender a sociedade pós-iluminismo, saber que, antes do iluminismo, a sabedoria estava intimamente ligada ao divino. Para aqueles filósofos, raciocinar, refletir, imaginar, conjecturar, era parte do que significava agir fielmente em conformidade com a imagem de Deus. Sobre as quatro causas expostas por Aristóteles e aderidas por Tomás, a sabedoria era entendida como a compreensão da causa final (fim último). Infelizmente, quase tudo foi perdido na ciência e na filosofia de hoje.

É possível que uma das razões pela qual a Filosofia seja ridicularizada por tantos, hoje, como irrelevante e desatualizada, seja por ela ter perdido a direção há algumas centenas de anos e não ter encontrado o caminho de volta. Se filosofia ainda significasse a combinação entre o teórico e o prático, entre a reflexão e a ação moral adequada, pode-se imaginar que haveria muitos mais que a amariam e viveriam com sabedoria.


19 de fevereiro de 2018
Tradução: Raul Effting
[*] Robert é Colaborador Sênior do site Imaginative Conservative. Ele é o diretor da Covenant School, em Dallas, Texas, e leciona no programa de pós-graduação da Universidade de Faulkner. Seus trabalhos são publicados em inúmeros periódicos e ele escreve regularmente em seu site Musings of a Christian Humanist.
Fonte: The Imaginative Conservative

A IMPUNIDADE, SEMPRE A IMPUNIDADE!



Mesmo a turma que vive dentro de uma bolha, no mundo da lua, com fones de ouvido e óculos de realidade virtual concordará com a afirmação de que soltar bandido é um mau exemplo. A impunidade faz mal. Gilmar Mendes acaba de mandar outro para casa. Uhuh! A gangue do guardanapo respira ainda mais aliviada e já pode pensar em novas put**ias, para usar a desavergonhada expressão com que o próprio beneficiado pela medida se referiu a seus crimes. Mais adiante, a ação penal enfrentará nosso prodigioso sistema recursal.

Há três anos, o Brasil festejou a decisão do STF que autorizou a execução provisória das penas após decisão em segunda instância. Na vida real de todo criminoso abonado, a regra até então vigente funcionava como um habeas corpus de crachá. Sentença definitiva com trânsito em julgado era sinônimo de “nunca”. Por isso, a nação aplaudiu e reconheceu a importância social da decisão, enquanto as manifestações contra o novo entendimento resumiram-se ao círculo dos advogados criminalistas, bem como aos garantistas e desencarceramentistas (sim, isso existe e está em atividade).

Não obstante, subsistem inconformidades no STF. Há ministros que preferem a moda antiga, creem que coisas bem feitas exigem vagar, demandando a quase pachorra de certos artesanatos. Doze horas para um costelão bem assado, três anos para um pedido de vistas, no mínimo oito para um uísque e duas décadas para um processo bem julgadinho. Suponho que, nesse entendimento, a prescrição, arraste consigo a sabedoria do tempo. Eis por que a caneta usada por alguns ministros para soltar presos parece não ter tampa. É claro que a sociedade fica indignada com essa conduta. Afinal, ela é outra face da mesma impunidade que viabilizou o cometimento de tantos e tão danosos crimes ao longo dos últimos anos. Das esquinas aos palácios. Os indultos, as progressões de regime e as atenções dadas a dengues e privilégios de alguns fidalgos de elevada estirpe ampliam o mal-estar.

Eu ficaria até constrangido de examinar a possibilidade de que o caso Lula possa influenciar as posições dos ministros sobre a prisão após condenação em 2ª instância. Não farei isso. Meu assunto, aqui, diz respeito às consequências sociais do retorno à regra da impunidade. O país não suporta mais. A impunidade não é parteira, apenas, da criminalidade. Ela estimula o retorno ao estado de natureza, a uma situação hobbesiana. Se o comando do jogo fica com o crime, os indivíduos tomam as rédeas em que possam deitar mão. As vaias cada vez mais assíduas nos aeroportos e aeronaves nacionais são o preâmbulo de algo que não se pode tolerar, tanto quanto não se deve tolerar a impunidade.


19 de fevereiro de 2018
Pervival Puggina

BESTAS RUDES DO NOVO CONSERVADORISMO



Qual besta rude, vinda enfim sua hora,
Arrasta-se a Belém para nascer?

— W. B. Yeats, “A Segunda Vinda”
Intelectualidade no Sol e na sombra

É difícil se falar de um conservadorismo no Brasil. Não só pelos motivos que conhecemos bem (preconceito catedrático, censura ideológica, dominância política de esquerda etc.), mas também por motivos mais delicados e sutis que merecem destaque e estudo; aqui não posso dar senão uma breve pincelada.

As idéias têm a vantagem de poder se desenvolver na escuridão e aridez, como provam as experiências de vida de figuras como Viktor Frankl, o psicólogo judeu prisioneiro em Auschwitz, e Alexander Soljenítsin, o dissidente do comunismo que transformou seu cárcere nos gulags em obra-prima da literatura. Também não podemos esquecer que o mais influente pensador de esquerda do século passado, Antonio Gramsci, compôs o grosso do seu pensamento dentro da cadeia de Mussolini.

Portanto, a idéia de direita — e a idéia conservadora —, não importando o cerceamento ideológico que reina aqui no império tupinambá, também pode aqui criar corpo. O muito comentado, pouco lido e ainda menos entendido Sir Roger Scruton, por ter uma relação muito especial com os países da antiga Cortina de Ferro, nos conta no primeiro capítulo de How to Be a Conservative(lançado no Brasil com o título Como Ser um Conservador, pela Record) a história de intelectuais em países dominados pelo regime comunista que, em meio ao horror vermelho, se reuniam em porões e pequenos apartamentos para dar prosseguimento às suas atividades intelectuais. Intelectuais como Béla Hamvas (foto), que, expulsos da universidade, tiveram que ir trabalhar como mão-de-obra sem qualificação em usinas de energia ou na lavoura. Esses pensadores, diz Scruton, estavam perfeitamente conscientes de que havia um problema muito maior do que o caos político vigente, havia algo ainda mais doloroso e traumático — um trauma de consciência. Esse, assim acreditavam, podia ser atenuado (mas não excluído) se houvesse uma chama de sentido acesa quando os regimes de esquerda fossem derrubados. E assim foi feito. O trabalho de consciência prosseguiu mesmo sob a sobra comunista. A Hungria e a República Tcheca, países visitados por Scruton, fizeram exatamente isso e se deram muito bem. Se hoje não nos referimos a essas duas nações como grandes potências econômicas, tampouco ouvimos falar deles como epicentros de crises políticas ou culturais. Budapeste e Praga, ao contrário do que diz o prefeito londrino Sadiq Khan, são duas metrópoles que não têm o flagelo do terrorismo açoitando suas costas.
Conservadorismo é mais que anti-esquerdismo

A idéia do conservadorismo transcende o momento político presente. Russell Kirk e Titus Burckhardt, para citar dois exemplos, já avisavam que o debate político do dia era uma parcela muito reduzida da abrangência magnânima que a idéia conservadora carrega. Se não há essa noção de transcendência, o potencial conservador se transforma em mero reacionarismo atávico e babão — e reacionarismo, ao contrário do conservadorismo, não tem nem um sentido abrangente de trabalho de oposição e muito menos um aparato de ordem transcendente em seu arcabouço. As posições que o reacionarismo toma — apesar de poderem ser manifestações de conservadorismo — são muitas vezes as mais fugazes possíveis e levam aos paradoxos mais curiosos.

O Brasil tem um grande movimento de fundo conservador (vocalizado em geral pelos mais jovens, como aponta Francisco Escorsim em seu recente texto na Gazeta do Povo) que por várias razões se enrijece e esfarela em mero reacionarismo. Sabemos que, baseado nas pesquisas sobre desarmamento, aborto, na popularidade do findo governo do moribundo (mas ainda influente) Partido dos Trabalhadores e em praticamente todas as idéias defendidas pelos partidos e agentes políticos de esquerda, o Brasil tem uma população que, em sentido genérico, pode se considerar como “conservadora” (e, no fundo, qual não é?). Mas não há uma organização a esse espírito. A população de impulso conservador fica à mercê da impressão mais fugaz, à mercê de hipnotizadores carismáticos com tendências messiânicas. O senso comum — destacado do conhecimento que só a cultura pode oferecer — nada pode contra um vampiro político propulsado pela força da mídia.

E aí está a chave do enigma. Como o Prof. Olavo de Carvalho insiste há décadas, a memória cultural brasileira foi raptada e não sobrou ninguém para servir nem mesmo de baú ambulante no deserto da ideologia. Para citar Escorsim de novo, o povo brasileiro está divorciado da sua cultura e do diálogo com os seus antepassados. Isso perverte toda a possibilidade de um conservadorismo que transcenda o momento político, já que não é possível que se aprofunde a visão fugaz que o momento fugidio nos apresenta.

Um exemplo: num cenário conservador, veria-se o tratamento que a direita auto-intitulada dispensa a Jair Bolsonaro com reticência, pelo menos. Reticência porque ver Bolsonaro como o messias político que precisamos é retornar à década de 2000, quando o país olhava Lula e seu crescimento econômico como a nossa tábua de salvação. Reticência porque messianismo político é o primeiro pecado que os desesperados cometem e é o asfalto da histeria política. E reticência porque já era tempo de saber que não basta colocar uma pessoa “de direita” na presidência de um país para sanar o delicado problema da dominação ideológica num país. Na verdade, não basta nem mesmo para sanar aqueles mais profundos, como corrupção e desmantelamento da máquina estatal. Quem não sabe disso é dorminhoco ou é cínico.

Essa é uma breve imagem do nosso conservadorismo. Nos falta o senso histórico e nos falta o senso cultural. O drama do conservadorismo brasileiro não se concentra na falta de jornais e publicações conservadoras, ou na falta de um partido que carregue esse nome e essa bandeira. O que realmente nos falta é o preenchimento da imaginação, que é a própria essência do esforço conservador.

É preciso que se preencha o “guarda-roupa da nossa imaginação moral”, para usar o famoso termo de Sir Edmund Burke, com as coisas que valham a pena ser preservadas, e esse é, acredito, um esforço sagrado. Para que se componha o guarda-roupa da imaginação moral é preciso que tenhamos um mundo inteiro nas nossas cabeças, e isso significa que precisamos saber profundamente sobre a maior das obras de Deus: a própria Criação. E é exatamente por isso que o conservador preza tanto pela manutenção das coisas: que pecado imenso é se esforçar para compreender a majestade da obra divina, somente para deixar que alguém que acredita saber mais do que Deus a destrua?

Só que nós, homens, temos um handicap. Nós não podemos, como Deus, conhecer as coisas em sua totalidade, tanto as coisas do futuro como as do passado. O homem só conhece as coisas que já foram feitas. Ou seja, temos que viver o passado através das crônicas e dos relatos do que se passou naquele momento quando aquelas ações eram executadas. Temos que abrir uma porta perceptiva para que se realize uma conexão fundamental com o melhor da nossa história — tendo a certeza de que esse trabalho não é para ser finalizado agora.

Logo se vê, portanto, que a tarefa conservadora é infinitamente complicada. O conservadorismo não foi inventado por um “Grande Simplificador”, um teórico que inventa um sistema de crenças no qual todo o funcionamento ideal do mundo está contido; o conservadorismo não foi inventado por ninguém. Talvez por isso seja tão difícil anunciar uma idéia conservadora para as massas: o pensamento conservador não oferece soluções e nem tem um plano; ele se desenrola no tempo, puxando o que há de bom no passado, tomando os grandes feitos como exemplo e preservando a liberdade para as gerações futuras. Antes de ver o mundo horizontalmente, o conservadorismo vê o mundo verticalmente, de cima a baixo, desde o topo do Logos até as profundezas do anticristo. No campo de imaginação conservador há só o drama da humanidade.
Uma esperança

É justamente a ausência desse espírito de meditação e imaginação que mencionei que nos impede de construir uma mentalidade — ou mesmo uma intelectualidade — conservadora no Brasil. (Claro está que mesmo que tivéssemos o espírito meditativo e a imaginação moral, ainda não estaríamos garantidos de que teríamos um conservadorismo poderoso. Não há receituário para as coisas da vida.)

Não é minha intenção criar uma prescrição médica para o lançamento de um conservadorismo verdadeiro no Brasil — de um conservadorismo que seja mais do que um batido tupinambá de antipetismo, idéias liberais austríacas e de conservadorismo anglo-saxão. Minha intenção é somente apontar algumas impressões de um movimento que ainda está em estado latente em nosso país e que precisa superar o simples e recalcitrante antipetismo de última hora (por mais que esse tipo de ação política tenha se tornado extremamente lucrativo desde 2013).

Mas no fim das contas, há uma esperança. Talvez esse desejo imediatista que há no coração do brasileiro de hoje o leve a fazer esse trabalho de investigação da realidade; talvez, chegando a fazer essa investigação, se perceba que existe um senso moral em cada um de nós que transforma a vida humana numa sinfonia de desejos, ações, esperanças e sonhos. Que o destino do homem é servir ao próximo, perdoar e estabelecer um amanhã que não seja ideal, mas livre, e que dessa liberdade germine o melhor possível dentro das nossas capacidades e dentro do mundo que nossos pais deixaram.

Conservadorismo é mais que usar gravata e andar de barba feita: conservadorismo é um compromisso do indivíduo com a ordem transcendente da Criação. É a manutenção do contrato entre os vivos, os mortos e os que vão nascer. O conservadorismo é a própria preservação do sentido da Criação. Falta que entendamos isso e o caminho é terrivelmente longo. Ele não começa hoje: vem do ontem e vai para no fim dos tempos. Portanto, como somos parte — todos nós — do drama da humanidade, algumas coisas nunca mudam e preservam sua atualidade para sempre.


19 de fevereiro de 2018
Victor Bruno
in Estudos Nacionais

ZOOFILIA: COMO AS AGENDAS CONQUISTAM A OPINIÃO PÚBLICA



A zoofilia já tem seus apoiadores. Eles são discretos e não têm pressa alguma. Assim como os ativistas pedófilos, seus objetivos são evidentes: obter o tratamento de “vítimas de preconceito” e fazer de sua conduta, aos poucos, uma moda entre os jovens.

Vimos recentemente a pedofilia ser representada em obras de arte, diante da sociedade brasileira escandalizada. Trata-se do bom e velho “tapa na cara da sociedade”, dito por ativistas em tom de ousadia artística, cujo termo técnico apropriado é “dessensibilização”. O processo de tornar as pessoas mais afeitas a certas idéias se consagra em uma lenta escalada de “expressões de impressões” individualizadas, únicas e pessoais, sempre amparadas pela liberdade de expressão. Seu objetivo, no entanto, é o da mudança na recepção e percepção da realidade.

Utilizando as mesmas técnicas dos ativistas pedófilos e da ideologia de gênero, podemos imaginar como seria possível fazer a com que a sociedade aceitasse algo que hoje considera absurdo. Usemos um exemplo que em breve já não será tão absurdo, já que a pedofilia alcançou já o cume do processo, abrindo espaço para outras monstruosidades. Pensemos na zoofilia (bestialidade), uma causa que já possui sua militância teórica há algum tempo. Os direitos dos animais surgiram historicamente para lutar contra todo tipo de abuso ou violência contra animais. Ora, o abuso sexual é uma dessas formas de violência, o que sempre foi tratado com grande rejeição pelos adeptos da defesa dos bichinhos.

Uma das maiores ONGs de defesa dos animais é a ANDA (Agência de Notícias dos Direitos dos Animais), que repercute notícias sobre maus tratos. Recentemente, a ANDA repercutiu, com indignação, a matéria da ativista Gabriela M.O., para a revista Void, intitulada “Tirem os filhotes da sala“. Na matéria, Gabriela defende abertamente o sexo com animais, dizendo tratar-se de uma manifestação de amor, ampliando o clichê de que amor não tem idade, sexo, tamanho, nem espécie.




Para amparar a sua tese, Gabriela cita o filósofo iniciador das teorias pró-bichos, o australiano Peter Singer (foto) que, em um artigo intitulado Deares Pet: On Bestiality, diz que “a relação entre humanos e outras espécies não tem nada de criminoso, desde que seja mutuamente gratificante – e isso inclui o sexo com animais”.

Pergunta: se tanto Gabriela, ativista da revista Void, quanto os ativistas da ANDA se identificam como ativistas pelos direitos dos animais, por que motivo esta última não apoia as ideias inovadoras da sua colega e a considera absurdas e monstruosas? A resposta é muito simples: elas pertencem a estágios diferentes do ativismo. A dialética do absurdo consiste em colocar o tema em pauta mesmo que ele seja muito mal visto. O tempo e a ação discreta baseada na exposição e dessensibilização, vai forçando a formação de opiniões contrárias, lados opostos e um debate em torno do assunto. Os meios de comunicação não são capazes de nos dizer como pensar, mas podem, sem dúvida, nos dizer o que pensar, observou Bernard Cecil Cohen, no livro The Press and Foreign Policy.

A longa campanha contra a pedofilia não fez outra coisa senão abrir espaço para os ativistas que, de posse das provas da campanha de difamação e perseguição perpetrada pela sociedade arcaica e antiquada, surgem, aparentemente do nada, em assalto à “moral e os bons costumes”, que os ingênuos acreditam estar em perfeita saúde e vitalidade. A verdade é que a virgem já foi deflorada há muito tempo.

Continuando nosso esforço imaginativo de previsão, se os ativistas da zoofilia desejam que a sua prática seja mais bem vista, precisam de muita dessensibilização, isto é, notícias de abusos sexuais de animais, mesmo que isso escandalize a sociedade. O escândalo é a própria dessensibilização, que vai ganhando força à medida que estágios anteriores vão se sedimentando no imaginário. Como no caso da pedofilia, é possível estabelecer uma distinção entre o zoófilo abusador, e portanto criminoso, e o pobre coitado do indivíduo que tem uma inclinação, uma atração irrefreável por quatro pernas. Este, obviamente, precisa de um tratamento e, quando não for possível, a sua atividade deve ser, então, tolerada, já que a culpa é do desejo e não dele. O indivíduo vitimado por esse fardo também não deve ser discriminado, podendo no máximo ser encaminhado a tratamento, tal como o usuário de drogas que nem mais pode ser preso.

A sociedade é colocada em uma posição de débito para com o cabriteiro, que passa a ter na opinião pública um algoz temível. A própria palavra zoófilo precisa, então, ser trocada por uma menos ofensiva (que tal “zooafetivo”?) e as uniões entre homens e animais passarão a ser defendidas, quando for prazeroso para o bicho, é claro. Diferente da pedofilia, esta prática não fere alguém que de fato é sujeito de direitos, como a criança, um ser humano, mas um animal. A sociedade, tão protetora e zelosa dos animais passará, então, a defender o abuso e a sodomização de bichinhos. E o fará com o ar de quem defende um direito, usando dessa defesa para incrementar sua personalidade benevolente diante das necessárias aparências do politicamente correto, para que o chefe não o olhe feio. Isso funciona porque as pessoas já estão totalmente prontas para isso.

Qualquer tópico de agenda que prescinda do estágio informativo, isto é, da colocação do tema em pauta, estará fadado ao fracasso. Disso os engenheiros sociais sempre souberam. Mas há um nível de seleção para a informação que deseje cair nas graças da fé pública. Não se trata de uma loteria. Ninguém ganha a mídia sem um aporte sólido. As informações disponibilizadas a jornalistas, seja qual for o tema, em geral vieram de longo esforço intelectual, fruto de décadas de estudo aprofundado e empenho científico. Depois de tudo isso, a instância que colocará o tema nos jornais está já plenamente convencida e nenhum argumento a fará mudar de ideia. A última esfera dessa verdadeira viagem rumo ao público é a política e qualquer ação política que se inicie sem essa retaguarda científica e intelectual, será apenas uma onda passageira usada e ressignificada pelas agendas atuantes para o seu próprio fortalecimento.

Grupos: a engenharia com poucos recursos
Como os pedófilos ou zoófilos, a militância LGBT se tornou uma massa de manobra de movimentos revolucionários que buscam a desestruturação moral da sociedade para a aplicação de leis e mudanças que teriam a moralidade como obstáculo. Esses ativistas se vêem forçados por suas próprias inclinações a lutarem por uma causa comum. O agrupamento de ativistas com desejos e anseios em comum é a primeira etapa de um fortalecimento das militâncias e ampliação de um exército para a guerra cultural. Nada disso seria possível sem a integração de grupos, usados para os estudos de recepção comunicativa.

Os estudos de recepção, na comunicação, começaram já na década de 1960, quando nomes como Paul Lazarsfeld e Kurt Lewin empreenderam longas experiências, dando origem a uma obra de engenharia até hoje utilizada. As chamadas “dinâmicas de grupo”, utilizadas até hoje, seja em empresas, sindicatos ou igrejas, foram e são responsáveis por um processo de integração do indivíduo em um grupo e a sua consequente domesticação. É mais fácil controlar indivíduos quando eles integram grupos. Trata-se de uma medida de economia de recursos que tornou possível a ação em grande escala.


19 de fevereiro de 2018
Cristian Derosa é jornalista e autor do livro ‘A Transformação Social – Como a Mídia de Massa se Transformou numa Máquina de Propaganda’.
http://estudosnacionais.com

NARCOTERROR COMUNISTA: PRESENÇA DE VENEZUELANOS NO ELN É DIRETRIZ DO CHAVISMO



A presença de terroristas venezuelanos no ELN é política de Estado do chavismo contra a Colômbia, e não somente o resultado do desespero de alguns dos jovens que fogem da miséria e do regime ditatorial de Maduro, pontuou o coronel da reserva ativa do Exército da Colômbia, em entrevista com o jornalista Julián Ospina, do programa Nocturna, da cadeia básica de RCN Radio, em 31 de janeiro de 2018.

Em resposta às múltiplas perguntas da extensa entrevista de 40 minutos, o coronel Villamarín agregou:

1. Os principais cabeças do ELN têm acampamentos na Venezuela e esta atividade é coordenada com o regime castro-chavista de Caracas. Analisar este tema tem elementos geo-políticos, estratégicos, políticos e táticos.

2. Desde a época de Hugo Chávez há sólidos nexos do ELN com o chavismo, a auto-denominada República Bolivariana e o Socialismo do Século XXI, devido a que a Venezuela é um país rico em petróleo a ditadura cubana aproveitou a ignorância e loquacidade de Chávez, para pôr esse país como epicentro da extensão do comunismo para o resto do mundo.

3. Quando Chávez era vivo, as FARC e o ELN chegaram a ter escritório próprio na sede do Forte Tiuna, que é como a espinha dorsal do Ministério de Guerra venezuelano.

4. Desde a década de 1990, a Quarta e Quinta Brigadas da Colômbia apreenderam do ELN armas e munições com selo oficial das Forças Armadas Venezuelanas.

5. No livro intitulado “Os segredos das FARC”, baseado nos achados dos computadores de Raúl Reyes, o Instituto de Estudos Estratégicos de Londres corroborou com documentos muito comprometedores a estreita e sinistra relação do comunismo venezuelano e do castro-chavismo com as FARC e o ELN.

6. Em dezembro de 2017, os cabeças do ELN realizaram uma cúpula terrorista na Venezuela, para planejar uma série de ataques terroristas tão-logo terminasse a falsa trégua ou cessar fogo bilateral imposto a Santos e seu fraco delegado Juan Camilo Restrepo. De remate, Restrepo foi levado por Gustavo Bell, desconhecedor do tema porém que ademais demonstrou uma pobre gestão na luta contra o terrorismo, quando por politicagem ocupou o cargo de ministro da Defesa e não porque tivesse nem o perfil nem as qualidades para exercer esse cargo. Essa é uma das razões pelas quais o ELN impõe agenda, tempos e condições. Finalmente, os delegados do ELN são os mesmos que há 27 anos deram três voltas em Humberto de la Calle e Horacio Serpa em Caracas e Tlaxcala. Obviamente a vantagem política e estratégica está a favor dos terroristas.

7. O cérebro das ações terroristas do ELN, desde quando intencionalmente as FARC cederam preponderância é “Pablito”, o mesmo sujeito que escapou de um cárcere colombiano e se escondeu na Venezuela onde vivem Gabino, Pablo Beltrán e outros cabeças do ELN, protegidos pelos organismos de segurança do país vizinho.

8. O terrorista assinalado de atacar a Polícia em Barranquilla, esteve várias vezes na Venezuela antes de consumar estas ações.

9. O ELN dirige um plano estratégico que denominam “Vôo de Águia”, cuja orientação essencial é a tomada do poder. Porém, como isso é uma utopia e uma impossibilidade, a obcecada mentalidade do ELN conduz ao terrorismo, às guerras internas contra grupos delinqüenciais e o prolongamento da violência e da miséria no país.

10. Para combater adequadamente o ELN é imperioso compreender dois assuntos pontuais: 1. O que é o ELN? E 2., o que o ELN quer? Em resposta a estas duas questões: 1. O ELN é uma organização ilegal marxista-leninista que gravita suas ações ideológicas em torno da dissensão católica da teologia da libertação e que utiliza o terrorismo ou violência minoritária para avançar em seu utópico argumento da tomada do poder por meio da combinação de todas as formas de luta. 2. O ELN quer dilatar as conversações com Santos para comprometer o novo governo, enquanto as FARC e seus cúmplices avançam na implementação das imposições ao governo Santos em Cuba, a desarticulação das Forças Militares e a consolidação do governo de transição. Esse é o projeto… Que o consigam é assunto diferente, porém, essa é a intenção do ELN em conchavo com as FARC. O ELN e as FARC desenvolvem uma estratégia integral a respeito dos diálogos, do terrorismo, do narco-tráfico, da próxima campanha eleitoral e da visão comunista da paz na Colômbia.

11. Há um erro compartilhado e generalizado dentro da opinião pública e dos “analistas” do conflito que são ignorantes crassos do DNA do ELN. Por estranha interpretação, ninguém ou quase ninguém menciona que no ELN milita um importante setor de sacerdotes e monjas clandestinos afins com a teologia da libertação, que desde suas paróquias organizam as chamadas “comunidades eclesiais de base” e as bases revolucionárias de massa, com fortes laços clandestinos com sacerdotes internacionais, cujos nexos chegaram até a intrigar no Vaticano para que na visita do Papa Francisco à Colômbia, ele abençoasse as conversações de Santos com o ELN.

12. Do mesmo modo o ELN tem sociólogos, engenheiros petroleiros, pedagogos e outros profissionais de disciplinas universitárias, que interpretam muito bem a linha revolucionária terrorista do ELN, que têm impresso um selo desviado do catolicismo violento, mas que além disso manipulam contatos internacionais para esconder dinheiro em paraísos fiscais, fazer lobby e multiplicar em cenários políticos e acadêmicos internacionais, o que denominam a “justeza de sua causa”.

13. Por estratégia integral, há células do ELN incrustadas em sindicatos petroleiros, sindicatos oficiais, magistério, universidades públicas, colégios oficiais de nível secundário e congregações religiosas. Note-se que os terroristas do MRP ou rede urbana do ELN são estudantes universitários, docentes e profissionais diplomados em centros de educação superior, mas a hipocrisia e a dupla moral de “aqui não acontece nada” e “conveniências politiqueiras” escondem essa realidade.

14. O exposto acima indica que o ELN não está interessado em concretizar nenhum acordo de paz com Santos, tal como disseram seus cabeças há dois anos na Venezuela no início dos encontros com os delegados do governo colombiano, e os escritos na web do grupo terrorista corroboram, nos quais afirmam que se está EXPLORANDO a possibilidade de traçar uma rota para a paz, quer dizer, a paz comunista que significa governo marxista-leninista na Colômbia.

15. O ELN está jogando com o afã protagônico de Juan Manuel Santos com o conto da paz. Sabem que Santos deseja terminar seu governo para dedicar sua ilimitada vaidade em viajar pelo mundo com o fim de tirar lucro econômico de seu imerecido Prêmio Nobel, cobrando conferências caras nas quais se auto-apresentará como um salvador da paz na Colômbia. Portanto, o pressionam para que ceda e ceda, com a aquiescência cúmplice do Congresso da República, ente inferior ao desafio histórico que lhe correspondeu assumir.

16. O terrorismo do ELN não se estende só à Venezuela mas ao Equador. A Colômbia deve ser cautelosa com a atitude de aparente amizade de Lenin Moreno. Este mandatário é marxista-leninista, comunga da mesma linha ideológica de Rafael Correa que desde o movimento político equatoriano Alianza País apoiou o terrorismo comunista contra a Colômbia, e tem muitos cúmplices das FARC entre os militantes desse grupo político no país vizinho. As diferenças entre Correa e Moreno nem são ideológicas nem de capitalismo contra comunismo: são por egos, por vaidades e por problemas de corrupção afins aos dirigentes políticos de todo o continente.

17. É óbvio que ao ser inclinado ao terrorismo comunista, a suposta boa-vontade de Lenin Moreno para que haja paz com o ELN é mais parte de uma conspiração internacional orquestrada pelas FARC e o ELN com todos os seus cúmplices, do que uma intenção genuína de paz para a Colômbia.

18. As FARC não se desmobilizaram nem muito menos renunciaram à luta armada. Estão desenvolvendo um refinado livreto do Plano Estratégico e de quebra a permissividade de Rafael Correa e alguns de seus co-partidários com as FARC na fronteira colombo-equatoriana, já trouxe o primeiro atentado terrorista desastroso em Esmeraldas. E o pior é que virão mais ações similares. Os comunistas armados são iguais aos islâmicos: só vêem lucros políticos na violência, mesmo que o repúdio público lhes diga o contrário.

19. As milícias populares do ELN e as milícias bolivarianas das FARC, mais um importante grupo de terroristas supostamente desmobilizados, estão na Venezuela treinando e integrando os comitês de defesa da revolução chavista. São parte integral da subsistência da ditadura de Maduro.

20. Não se pode demonizar os milhares de venezuelanos que chegaram à Colômbia por culpa do regime opressivo castro-chavista. Nesse sentido é ilógico que os terroristas venezuelanos que atuam em consórcio com o ELN e as FARC, provêm desse segmento da população. É mais lógico inferir que esses terroristas venezuelanos provêm dos comitês de defesa da revolução chavista e que por sua natureza fazem parte do internacionalismo comunista, quer dizer, dispostos a ir cometer ações criminosas em qualquer parte do mundo onde a denominada “solidariedade de classe” marxista-leninista necessite deles.

21. Por sua posição geográfica, projeção geopolítica, importância geoestratégica e riquezas naturais, a Colômbia sempre foi a jóia da coroa que os comunistas internacionais ambicionam dominar, desde cuja óptica consideram que, se cai em seu poder o extremo norte-ocidental da América do Sul, sua revolução se estenderá ao Centro e América do Sul com maior facilidade.

22. O que está em jogo nas próximas eleições não é a ascensão ao poder de um novo presidente, senão o futuro da liberdade na Colômbia. Em 1999 os militares e o chamado estabelecimento duvidavam que Chávez fosse capaz de converter a Venezuela em outra Cuba, e hoje o é. Parece que muitos colombianos não entenderam que a revolução comunista é um processo dinâmico a longo prazo, como tampouco entenderam o que é o ELN e o que ele pretende.


19 de fevereiro de 2018
Luis Villamarin Pulido
Especialista em Defesa Nacional, Geopolítica e Estratégia, o coronel Luis Alberto Villamarín Pulido é autor de 33 livros e mais de 1500 artigos relacionados com suas especialidades. Duas de suas obras se relacionam com o ELN. Além disso, é membro de várias academias de história, analista em diversos meios de comunicação no mundo e conferencista convidado em diferentes cenários de análise política internacional.

Tradução: Graça Salgueiro