"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

MINISTROS DO SUPREMO DEVERIAM TER MANDATOS FIXOS OU SAIR AOS 70 ANOS?

Resultado de imagem para celso de mello
Celso de Mello só vai largar a toga quando fizer 75 anos
Quando se fez um referendo na Austrália para consultar o povo sobre a diminuição da idade de aposentadoria dos ministros da suprema corte, um dos magistrados protestou: pagar caro para um juiz ficar em casa sem fazer nada é desperdício de dinheiro público. Nas últimas semanas, aliados do presidente eleito Jair Bolsonaro ventilaram o desejo de alterar a Constituição para reduzir a idade de aposentadoria compulsória dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) – de 75 anos para 70 anos.
Na raiz da proposta, a vontade de interferir na atual composição do tribunal. Eventual redução permitiria a nomeação durante o mandato de Bolsonaro de três e não apenas um ministro para o STF.
APENAS PRESSÃO – Nenhuma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que interfira na atual configuração será declarada constitucional. É apenas uma agitação política para manter o Supremo sob pressão. Do jogo.
No entanto, discutir a vitaliciedade do cargo e a expulsória aos 75 anos é um debate legítimo. No modelo político ideal, de freios e contrapesos entre os poderes, a idade e o mandato de um juiz de uma corte constitucional são recursos que garantem a independência e força do judiciário. A permanência na corte além dos mandatos presidenciais é uma salvaguarda que estimula a imparcialidade.
Nos Estados Unidos, não há limite de idade. Hoje ali se discute o timing da aposentadoria de Ruth Ginsburg. Aos 85 anos, adoentada, a ministra de inclinação liberal (progressista) diz que pretende permanecer até os 90 anos na “Supreme Court”. Não seria novidade. John Paul Stevens se aposentou aos 90 anos.
LAR GERIÁTRICO – Ex-juiz auxiliar no tribunal americano, o escritor e professor Richard Posner chama a corte de principal espaço geriátrico do país. Ruth Ginsburg resiste porque a aposentadoria significaria abrir uma vaga para uma indicação do republicano Donald Trump.
Não há um consenso universal sobre o ponto de equilíbrio, sobre a conveniência da existência de mandatos fixos ou idade certa para aposentadoria. No Benin, na África, os ministros são indicados para um mandato de cinco anos, renováveis. Em Burkina Faso (de acordo sempre com World Factbook da CIA), não há limite de permanência. No Canadá, os juízes da suprema corte se aposentam compulsoriamente aos 75 anos, como no Brasil.
Do ponto de vista demográfico, médico e fiscal, não faz mais sentido reduzir a idade de aposentadoria dos ministros do STF. É preciso saber se uma aposentadoria aos 75 anos criaria um abismo geracional de valores entre a sociedade e o STF, se, mais velhos, os ministros não captariam os movimentos de uma sociedade em transformação.
AVANÇOS SOCIAIS – A sociedade como um todo envelheceu no Brasil. E nos últimos anos o STF não se comportou como um muro retrógrado que impediu avanços sociais. Pelo contrário. No lugar de ser uma câmara conservadora, análise crítica que se faz de cortes supremas mundo afora, sendo o Canadá um exemplo, o STF cooperou para o estabelecimento de avanços nos costumes.
Um mandato, digamos de 12 anos, como na Alemanha, poderia até oxigenar o STF, ao mesmo tempo em que garantiria a independência diante do Executivo (graças a não coincidência de mandatos).
Mas essa solução, de mandato fixo de 12 anos, permitiria que um ministro do STF deixasse o tribunal, em tese, aos 47 anos. De acordo com a Constituição, 35 anos é a idade mínima necessária para se tornar um ministro do Supremo.
PONTO FINAL – Há um problema evidente aí, como Posner anota. Para ele, o cargo vitalício (ou com aposentadoria compulsória tardia) permite ao juiz escapar à tentação de construir uma carreira futura baseada em suas decisões como magistrado.
“É melhor que o trabalho de juiz seja um ponto final numa carreira do que catapulta para outra” (Richard Posner, Aging and Old Age, University of Chicago Press, 1995).​

30 de novembro de 2018
Luiz Weber
Folha

OS DESAVERGONHADOS...


SENADO JÁ INCORPORA REAJUSTE DO STF AO SALÁRIO-TETO DOS SEUS SERVIDORES

Resultado de imagem para servidor maraja charges
Charge do Renan Lima (Arquivo Google)

Uma pequena parcela do impacto que o aumento nos salários dos ministros do Supremo terá nos cofres públicos já pode ser contemplada. O Senado incorporou o reajuste nas folhas de pagamento do 13º de servidores que estão no topo da carreira e batiam no teto da remuneração, que agora subiu para R$ 39,2 mil. A Casa também rodou uma folha suplementar para incluir a diferença nos ordenados já pagos em 21 de novembro –a complementação dos valores será quitada em dezembro.
Com a sanção do reajuste, a lei que estabelece o novo salário dos ministros do Supremo entrou em vigor imediatamente, abrindo espaço para esse tipo de medida. Em alguns órgãos, como no Ministério Público Federal, o reajuste só será pago a partir de 2019 porque não está previsto no Orçamento.
Procurada, a assessoria do Senado confirmou a implementação da diferença e informou que o “pagamento da segunda parcela do 13º ocorrerá no dia 3 de dezembro”. A compensação pelos salários de novembro que já foram pagos virá no dia 5 de dezembro.
ENTÃO É NATAL – Logo com isso Ministros do STF esperam que o impasse em torno do indulto de Natal concedido por Michel Temer seja encerrado na próxima semana. Já há maioria contra a decisão de Luís Roberto Barroso que barrou o decreto presidencial.
Após a sessão desta quinta-feira (29), a responsabilidade pela prorrogação da indefinição foi colocada sobre os ombros da ministra Rosa Weber.
Ela votou pela validade do indulto de Temer, mas foi contra a derrubada imediata da decisão de Barroso que impede a aplicação do decreto. “Quer ficar bem com todo mundo, dá nisso”, criticou um ministro.
COMEÇOU O JOGO – O governo de Jair Bolsonaro (PSL) decidiu mesmo acenar para o Congresso. Futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS) já teve conversas com o MDB e o PR. Na próxima semana, vai receber o PSDB.
Após fazer o primeiro contato, Onyx prometeu marcar conversas das siglas com Bolsonaro. A expectativa é a de que o presidente eleito receba as bancadas do MDB e do PRB na próxima terça-feira (4).
E o futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, pediu a ajuda de parlamentares para aprovar ainda este ano um projeto que obriga o Brasil a dar cumprimento imediato a resoluções da ONU contra o terrorismo. O texto determina que instituições financeiras, operadoras de câmbio e corretoras de valores bloqueiem, sem aviso prévio, bens de pessoas investigadas ou acusadas de terrorismo e atos correlacionados.

30 de novembro de 2018
Daniela LimaFolha/Painel

CHINA CONSTRÓI "ORFANATOS" PARA PRENDER CRIANÇAS UIGHUR


A China está construindo dezenas de novos orfanatos para trancafiar milhares de crianças muçulmanas Uighur a partir dos seis meses de idade.

Durante um painel de discussão organizado pelo think tank libertário Cato Institute, Sigal Samuel, que vem cobrindo a repressão da China à minoria étnica muçulmana Uighur na província de Xinjiang, declarou:


Tenho certeza que todos vocês se lembram que aqui nos EUA, neste verão, houve um enorme clamor quando a política de separação de famílias do Presidente Trump tornou-se o foco da atenção nacional. Acho que o que precisamos internalizar em um nível emocional profundo agora é que na China, estamos vendo a separação de famílias em grande escala e está afetando muitos, muitos milhares de crianças.

Samuel sugeriu que o regime comunista da China está usando sua campanha de reeducação para doutrinar as crianças e torná-las leais ao partido comunista, informa o Breitart.


30 de novembro de 2018
Renova Mídia

O STF QUE LUTA CONTRA O POVO

Desde o final do "contrato" do programa "Mais médicos" que tenho tentado escrever um texto neste humilde espaço. Tenho mais quatro rascunhos à espera da arte final que nunca chega. Também é um pequeno bloqueio. 
Não consigo escrever no WORLD e depois de revisado postar no Blog. Só escrevo direto na página e vou corrigindo após a publicação. Então... Vai na marra mesmo e os outros textos ainda não sei se irei publicar por serem assuntos que já foram. Então meus caros quatro leitores. Aí vai!!

Assunto é o que não falta, falta mesmo é tesão. Ando sem gás para blogar. Para falar a verdade ando sem gás para continuar vivendo no Bananistão. Está chegando a hora de dar adeus? Talvez, ainda vou aguardar a posse do capitão e uns meses de seu governo para sentir qual rumo tomar nesta vida de Bananeiro com muito orgulho e muito amor.

Confesso que estou ficando meio com o pé atrás com alguns procedimentos do Capitão. Alguns ministros que ele convidou e o número de ministérios que não é lá bem assim como havia prometido em campanha. 
Acho que está abrindo as pernas um pouco demais, porém, darei um voto de confiança. Ou seria de esperança? Pois é..
Bem, hoje a minha indignação bateu nos píncaros da condição irracional em sair tocando o phoda-se.

Mais uma vez o STF está em total sintonia com a impunidade e literalmente cagando para a sociedade Tupiniquim. Perderam de vez o receio que eu acreditava que tinham de uma reação popular, não jogam mais para a torcida, 
escancararam a bandalheira e putaria em nome da constituição...Ou será Prostituição? Bem, a sinistrada do supremo simplesmente perdeu totalmente o medo. Acreditam que estar no supremo os torna semi deuses, deuses até.  

Falam em nome da constituição e saem beijando mãos e sacos dos mais podres e imundas da nação.
Estão visivelmente trabalhando para a impunidade, em consequência para o crime. 
Não é possível que tenham tamanha desfaçatez e covardia em se esconderem dentro de suas mortalhas negras e simplesmente esculhambarem o pouco que o país conseguiu em dignidade no combate à corrupção.

Esta composição do Supremo é a mais sabuja da história desta nação. Algo que deveria ser enterrado e esquecido.  Talvez com um cabo e um soldado com bastante determinação consiga-se mudar alguma coisa naquela casa de loucos que se tornou a corte.

Certo que não é bem culpa apenas dos sinistros, a constituição pessimamente, esquerdamente e atropeladamente feita nas coxas e promulgada em 1988 é a real culpada pelo descalabro que tomou conta da justiça do Bananal.  

A constituição "cidadã" deu tantos diretos e criou tantos subterfúgios legais que simplesmente ela ficou em rota de colisão com os anseios e necessidades do povo Tupiniquim.
Essa constituição não serve!!! 

Nunca serviu!!!  

É um emaranhado de leis absurdas que criaram um estado paternalista e leniente que foi se tornando um monstrengo sorvedor de recursos públicos facilitador de corrupção e gerador de impunidade.

A esquerda subiu ao poder com a proposta de mudar o país, e conseguiu!! Transformou o que já não era lá essas coisas em uma pocilga terceiro mundista onde nada funciona, apenas as leis para soltar os amigos "Del Rey" e a cumpanherada da quadrilha.

O único objetivo dessa corte é manter a impunidade, tudo tão cristalino quanto água de geleira.

As eleições deram um sentido de mudança no país, porém as mudanças poderiam cortar muitas cabeças coroadas no reino da bandalheira e a corte está simplesmente trabalhando para inviabilizar a punição dos ladrões do povo Tupiniquim e em contra partida desestabilizar o governo do Capitão.

A PF prende e o STF solta. Esse é o tom da música que está tocando pelos corredores de Brasília.
Quando uma suprema corte que deveria zelar pelo bem estar e segurança jurídica da população aplicando leis e fazendo com que sejam cumpridas as condenações pelo rigor das mesmas leis se torna um podre balcão de negócios para aliviar as punições de quem tem mais recursos percebemos que o povo escrachado, vilipendiado, roubado, morto, sacaneado e sem esperanças perde até a crença na justiça. 

Pobres, pretos e putas continuam na lista dos preferidos da justiça em matéria de rigor.  Entregaram o galinheiro nas mãos de raposas ideologicamente imorais. 
E salve-se quem TIVER $$$!!!

A função da esquerda e do STF é única, soltar o Cagalhambão antes da segunda condenação no processo do sítio de Atibaia. Antes do final deste ano teremos novidades que deixarão gosto de merda na boca. Escrevam aí.

O julgamento do "INSULTO" de Natal que o filhodaputa do morfético do Temer pensando na própria salvação enfiou no rabo do povo está perdido. 
A saída foi pedir vistas e segurar esse processo até a posse do Bolsonaro para ver no que vai dar. Tenho minhas reservas quanto a isso.
E mesmo assim, Gilmar Bocadevala, aquele FILHODAPUTA tentou manobrar de forma ilegal para liberar o INSULTO mesmo com o pedido de vistas e a não conclusão do julgamento.

Tem gente nesse STF que só uma boa arma, uma boa bala, uma boa pá e uma boa cova darão jeito. 

 Lembram daquele PTralha que ameaçava a direita dessa forma e ficou impune? Então...

A falta de respeito com o povo chegou em níveis jamais imaginados até mesmo pelos mais pessimistas seres que ainda habitam as terras descobertas por Cabral. Que não era o governador heim?E por falar em governador... Pezão se phodeu!!

No dia seguinte ao absurdo, imoral e ilegal aumento de remuneração para essa corja de canalhas eles cospem na cara dos cidadãos que ainda insistem em ser honestos e cumpridores de seus deveres.

O que será que essa turma que está sendo beneficiada sabe sobre alguns sinistros da suprema que os levam a perder o respeito pelo povo, até pela própria biografia?

Porém tudo na maior legalidade tá?

Até quando o povo irá aceitar passivamente ser massacrado por um estado paquidérmico e corrupto, ineficiente e inchado que foi criado para sorver o suor do trabalhador e entregar bagunça, ineficiência e desesperança. Um estado feito para não funcionar.

Um país feito para não dar certo, sucateado, abandonado, espoliado e arrombado por dirigentes bandidos protegidos por juízes que deveriam ser colocados diante de um paredão em nome da salvação da pátria mãe gentil....

Pátria mãe gentil... É a potaquepareu!!

O descalabro vai continuar até o dia em que alguém de "cojones" dar um basta. Um basta bem dado junto com algumas punições exemplares e nada republicanas, pois essa cambada de bandidos só entendem um argumento. O da bala. 
A suprema corte não serve para o país. A constituição não serve para o povo. E os políticos não servem para nada.

O Bananistão só irá se tornar realmente uma nação com o expurgo de tudo o que deveria ter sido expurgado em 1964. Fizeram o serviço pela metade e a conta chegou.

E o povo vai se lascar pra caraleo sem hospital, sem médicos, sem educação, sem segurança e sem dignidade. e tudo mais que a impune corrupção consegue arrancar da gente.
Até quando?

30 de novembro de 2018
o mascate

AUDIÊNCIA DA EX-TODA PODEROSA REDE GLOBO DERRETE. NINGUÉM AQUENTA MAIS PROSELITISMO DE PSICOPATAS COMUNISTAS


O site da revista IstoÉ anota que a outrora toda poderosa Rede Globo de TV registra um revés em sua audiência. Depois de incorporar à sua programação os ditames da Agenda bundalelê 2030 da ONU queriam o quê os herdeiros de Roberto Marinho? 
Além disso passaram mais de uma década louvando Lula e seus sequazes e todas as iniquidades produzidas pelo deletério pensamento politicamente correto.

Além disso enfiaram definitivamente o pé na jaca ao tentar boicotar a candidatura presidencial de Jair Bolsonaro. 
Quem acompanha as redes sociais pode medir não só a insatisfação dos telespectadores, mas sobretudo o ódio de destilam contra a ex-toda poderosa Venus Platinada. 

Felizmente a dita mainstream media tende a desaparecer em curto espaço de tempo. Ninguém aguenta mais esses comunistas metidos a analistas políticos e artistas. 

Diz a nota do site da IstoÉ: "A audiência nacional da TV Globo nos últimos três anos vem trazendo muita dor de cabeça para a emissora, de acordo com informações do colunista Ricardo Feltrin, do UOL. 
Segundo a reportagem, novembro ainda nem chegou ao fim, mas a média de 12,4 pontos no Painel Nacional de Televisão (PNT), nas 24 horas do dia, registra que o ibope da emissora é o pior desde dezembro de 2015.

Embora a liderança da Globo em relação aos concorrentes ainda não esteja ameaçada, o momento é de reflexão na emissora. 
Por isso, o comando de alguns programas em crise deverá ser mudado buscando retomar o crescimento da audiência. Ainda de acordo com Feltrin, o jornalista Mariano Boni deverá assumir alguns programas que estão perdendo público."


30 de novembro de 2018
in aluzio amorim

TODO CUIDADO É POUCO, PORQUE TEMER ESTÁ COM A CANETA ATÉ O DIA 1o. DE JANEIRO

Imagem relacionada
Charge do Clayton (O Povo/CE)
É preciso ficar atento que o governo Temer tem vida curta. Mais uns 30 dias só, embora seja tempo mais do que suficiente para pintar e bordar e numa canetada derrubar toda a Lava Jato. Depois, em 1º de janeiro de 2019, é Bolsonaro quem estará no poder. E como presidente da República ele tem um instrumento poderosíssimo que Fernando Collor usou contra o povo tão logo tomou posse no mesmo 15 de março de 1990: as Medidas Provisórias.
Collor baixou muitas no mesmo dia da posse, inclusive o confisco dos cruzados, dos depósitos bancários e cadernetas de poupança, deixando apenas 50 mil na conta. Bolsonaro não poderá repetir o mesmo porque sobreveio Emenda à Constituição que proibiu a edição de MP para este fim. Mas para outros fins, não. Não seria ilegal, nem inconstitucional, se Bolsonaro, uma vez empossado, e através de Medida Provisória revogasse o(s) indulto(s) que Temer tenha assinado em 2017 e 2018, no todo ou em parte.
MEDIDAS DE IMPACTO – Parece certo que das Medidas Provisórias que Bolsonaro assinará no próprio 1º de Janeiro de 2019, uma delas é a extinção da EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Mas virão outras. É só esperar. Não fiquemos pensando que os integrantes da equipe de transição que se reúne no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília estão transando e articulando apenas a montagem, o organograma, elegendo as pessoas para os cargos do novo governo federa, etc..
Eles também estão articulando medidas de impacto. Cremos que para o bem do Brasil e do povo brasileiro. Na área econômica espera-se a edição de Medida(s) Provisória(s) que vai (vão) deixar muita gente sem dormir. Mas fiquem tranquilos: confisco, não mais. A Constituição Federal proíbe. Proíbe mas nada impede que mesmo proibindo venham Medidas Provisórias inconstitucionais. E restará aos atingidos ir à Justiça para restabelecer o direito que a MP inconstitucionais lesou. São ações demoradíssimas. Até hoje, passados mais de 28 anos, ainda tramitam na Justiça ações em busca dos 84,32% que o Plano Collor impediu que os poupadores recebessem naquele mês de março de 1990!

30 de janeiro de 2018
Jorge Béja

PACTO GLOBAL DE MIGRAÇÃO DA ONU - O BRASIL VAI ASSINAR


PACTO GLOBAL DE MIGRAÇÃO DA ONU | O Brasil Vai Assinar

30 de novembro de 2018

ESSA NOTÍCIA JÁ ESTÁ EM TODO O BRASIL


ESSA NOTICIA JA ESTA EM TODO BRASIL30 de novembro de 2018

BOLSONARO RECEBE O EMBAIXADOR DE ISRAEL EM BRASÍLIA, JUNTO COM O CHANCELER

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, ao lado do embaixador de Israel, Yossi Shelley (à esq.) — Foto: Governo de Transição
Yousi Shelley (segundo à esquerda) festeja a visita no Torto
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu nesta quarta-feira (28), na Granja do Torto, a visita do embaixador de Israel, Yossi Shelley. A assessoria de Bolsonaro não informou o assunto do encontro, que teve a participação do futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
A visita acontece um dia depois que o filho do presidente eleito, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), declarar durante visita aos EUA, que a transferência da embaixada é uma decisão tomada.  “Não se sabe ao certo a data, quando ocorre, mas temos a intenção… A questão não é perguntar se vai, é perguntar quando vai”, disse Eduardo Bolsonaro, cheio de certezas.
BOLSONARO RELUTA – O presidente eleito anunciou depois da vitória na eleição que transferirá a embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.
Após a repercussão negativa por parte de países árabes, ele declarou que a decisão não estava tomada e, recentemente, afirmou em entrevista que a resposta sobre a mudança será dada em janeiro, após sua posse.
Por iniciativa do presidente norte-americano, Donald Trump, os Estados Unidos transferiram sua embaixada para Jerusalém em maio deste ano.
COM MINISTROS – Bolsonaro também se reuniu com futuros ministros de seu governo na manhã desta quarta. O presidente eleito convidou auxiliares para um café da manhã na Granja do Torto. Ele tem dormido na residência de campo oficial da Presidência da República durante suas passagens pela capital federal.
Participaram do café o ministro da transição e futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, além do general Augusto Heleno, que assumirá o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e de Gustavo Bebianno, que será o titular da Secretaria-Geral da Presidência.
O atual ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, também compareceu ao encontro na Granja do Torto. Rocha acumula a função com a subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil e foi anunciado como futuro secretário de Justiça do governo do Distrito Federal.
MAIS REUNIÕES – A agenda de Bolsonaro ainda prevê para esta quarta “despachos internos” e atendimento a autoridades no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde funciona o gabinete de transição. O presidente eleito tem previsão de embarcar para o Rio de Janeiro às 18h.
Entre os compromissos de Bolsonaro na quinta-feira (29), no Rio, está o encontro com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton. A gestão do futuro presidente quer se aproximar do governo de Donald Trump nos EUA.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Os filhos de Bolsonaro são muito mal educados. Comportam-se como se fossem porta-vozes do governo. É uma esculhambação familiar inaceitável num país em que nepotismo é proibido. (C.N.)


30 de novembro de 2018
Guilherme Mazui
G1 — Brasília

DIVISÃO DE TAREFAS POR BOLSONARO É VISTA COMO SINTOMA DE DESPRETÍGIO DE ONYX


Onyx é do tipo autoritário e tem desafetos no Congressso
Os sinais emitidos por Jair Bolsonaro (PSL) de que seu futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), terá que compartilhar atribuições do cargo com outros nomes da confiança do presidente eleito foram recebidos no Congresso como sintomas de desprestígio. Nesta terça-feira (dia 27), Bolsonaro confirmou que a articulação política também estará no arco de tarefas do general Santos Cruz (Secretaria de Governo), ampliando a sensação de que o democrata terá pouca autonomia.
Onyx tem desafetos não só no Congresso, mas também dentro da equipe de Bolsonaro. Quem conversou com Paulo Guedes, o futuro ministro da Economia, relata que o clima entre ele e o próximo chefe da Casa Civil não é dos melhores.
VICE E VERSA – A antipatia é via de mão dupla. Aliados de Onyx também não costumam disparar elogios a Guedes. E há receio no Congresso quanto ao tipo de conversa que será imposta pelo general Carlos Alberto Santos Cruz aos parlamentares. A expectativa é a de que a articulação política ganhe caráter burocrático.
Outra novidade é que, na reunião com Bolsonaro, nesta terça-feira (dia 27), integrantes da Frente Evangélica indicaram o deputado Marco Feliciano (Podemos-SP) para o Ministério da Cidadania. A pasta englobaria Direitos Humanos, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Social.
MAIS É MAIS – A estrutura do Ministério da Economia foi definida nesta terça (27). Havia dúvida se Guedes comandaria seis ou quatro secretarias. Venceu o primeiro desenho.

Paulo Uebel, ex-secretário de Gestão da Prefeitura de SP, comandará a secretaria que, no próximo governo, vai desempenhar as funções que agora cabem ao Ministério do Planejamento. Uma outra área pode ficar com Waldery Rodrigues Junior, que já atua na Fazenda.
E a indicação de Tarcísio Gomes de Freitas para o Ministério da Infraestrutura foi bem recebida por diversos setores, inclusive os vinculados à fiscalização. Ele é visto como um quadro técnico, mas com variadas conexões: conhece o Legislativo, já atuou no governo e tem apoio dos militares.
RECURSO DE LULA – Aliados do ex-presidente Lula receberam com pessimismo a notícia de que o Supremo vai julgar mais um pedido de liberdade do petista na próxima semana. Nesse caso, os advogados usaram a indicação de Sergio Moro para o Ministério da Justiça de Bolsonaro para pedir a anulação da condenação proferida pelo ex-juiz no caso do tríplex.
A avaliação do PT é a de que a maioria dos ministros da Segunda Turma deve negar o pedido porque o julgamento se dará em torno de uma suposta parcialidade de Moro na condução processo. Os petistas acham que o STF não vai “mexer em uma peça fundamental do governo eleito”.
Partidários de Lula acreditam que o Supremo decidiu avaliar o caso ainda este ano para não ter que debater o assunto quando Moro já estiver sentado na cadeira de ministro, a partir de janeiro.

30 de novembro de 2018
Daniela Lima
Folha/Painel