"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O COLAPSO DA ECONOMIA MUNDIAL

O COLAPSO DA ECONOMIA MUNDIAL - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=c4gDHkKfkuQ
1 de mar de 2016 - Vídeo enviado por Toca do Coelho
COLAPSO DA ECONOMIA MUNDIAL. Toca do Coelho ... Las cinco etapas delcolapso económico ...

29 de setembro de 2016
postado por m.americo

COLAPSO

Colapso - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=UfZSw21sdYQ

1 de dez de 2015 - Vídeo enviado por Mistérios da antiguidade
Colapso foi Produzido pela National Geographic no ano de 2010, e é baseado no livro de Jared ..

29 de setembro de 2016
postado por m.americo

TEMER SUSPENDE REPASSE DE RECURSOS A "BLOGS" SUJOS

COMO FUNCIONA A FÁBRICA DE MENTIRAS

COMO FUNCIONA A FÁBRICA DE MENTIRAS


29 de setembro de 2016
postado por m.americo

CASO MANTEGA É UMA HIPOCRISIA - MARCO ANTONIO VILLA

EU TIVE NOJO DO STF DURANTE POSSE DE CÁRMEN LÚCIA - MARCO ANTONIO VILLA

MEMBROS DO STF DE LULA ESQUECEM QUE PODEM SER JULGADOS POR TRAIÇÃO PELO STM

JANGO EM PARIS, QUANDO AINDA TINHA ESPERANÇA DE VIVER

Jango desobedecia aos médicos e continuava fumando

Faz 40 anos, neste setembro da 2016. Em 1976, acabada a Constituinte portuguesa (quando escrevi “Portugal, Um Salto no Escuro”, para a Francisco Alves), com vitória ao Partido Socialista de Mário Soares, iria começar a da Espanha. Viajei pela “IstoÉ” e “Correio Braziliense”. 

Antes dos comícios da Espanha, fui passar duas semanas em Paris e soube que o ex-presidente João Goulart estava na cidade, cuidando do sofrido e alquebrado coração. 
Estava hospedado no hotel Claridge (Champs Élysées, 74). 
Fui lá deixar-lhe um cartão com um abraço brasileiro. Saindo do hotel, encontrei o Carlos Castello Branco, do “Jornal do Brasil”, que fora conversar com ele. Estava preocupado: – O Jango não está bem, muito pálido e inconformado com o exílio.

Deixei um bilhete, com o telefone do hotel onde estava hospedado (o “Argentine”, ao lado do Arco do Triunfo). No dia seguinte, um recado do Presidente. Esperava-me para uma conversa. Conversamos horas. O Castelinho tinha razão. A ditadura militar estava assassinando Jango.

HITLER – Talvez eu tenha sido inábil ao lembrar-lhe a história rocambolesca do hotel dele. O “Claridge”, onde tantas vezes me hospedei quando era no máximo de 200 dólares a diária, faz parte da história cultural, política e militar de Paris. 

Nele viveram artistas, escritores e generais alemães. Colette, a dama das letras, morou lá, como o cantor Maurice Chevalier. Quando Hitler invadiu Paris em 1940, o marechal Von Rundstedt, com seu ajudante de ordem o coronel Paulus, ocupou a suíte central , a mais bonita.

Finda a guerra, o diretor M Machenaud, serviçal e puxa saco, foi preso e executado pelas tropas de De Gaulle. Em agosto de 45 os nazistas derrotados foram substituídos por gente melhor, como Marlene Dietrich e Jean Gabin, a divina Edith Piaf, o automobilista argentino Manoel Fangio, Evita e Juan Perón, Ella Fitzgerald, Scott Fitzgerald, o poeta Ezra Pound, o cantor Ray Charles, a atriz Jane Mansfield, o ator Curt Jurgens, o cineasta Luis Buñuel, de novo Perón em 73, já agora com sua Izabelita.E Pavarotti. Jango espichava a dura perna direita, olhava os móveis e cortinas do bar, bebia mais um uísque, ficava calado e infinitamente triste. Ia morrer.

EXCELENTE BIOGRAFIA – Voltei ao Brasil lendo a excelente biografia de João Goulart, bem documentada e sobretudo verdadeira, do professor e historiador Jorge Ferreira, da Universidade Federal Fluminense e pesquisador do CNPQ. 

Não era novidade para quem conhecia suas exemplares e convincentes pesquisas sobre o trabalhismo brasileiro: “O Imaginário Trabalhista – Getulismo, PTB e Cultura Política Popular”, “Prisioneiros do Mito – Cultura e Imaginário Político dos Comunistas no Brasil”, “O Populismo e sua Historia”.

Jango viajara para a Europa para fugir das ameaças que passara a sofrer na Argentina e tomar providências para encontrar uma residência em Paris, onde residiria até o retorno ao Brasil.

EXILIO – Em Paris, Jango encontrou-se com Abelardo Jurema e José Gomes Talarico, a quem pediu que procurasse Mário Soares para agradecer-lhe o convite para ir a Portugal. Não deveria aceitar, pelo constrangimento que causaria ao líder português, no início do mandato. Mas pedia que ele regularizasse a situação dos exilados brasileiros. Mário Soares manifestara preocupação com Brizola vivendo sob a ditadura uruguaia. E sugeriu que ele fosse para Portugal. Brizola foi.

O médico suíço concluiu que o coração de Jango era frágil como o de um homem de 80 anos, quando, na época, tinha 56. O médico francês disse que sem perder peso e parar de fumar a medicina nada poderia fazer:

-“Monsieur President, si on ne veut pas vivre, on ne vit pas.” (“Senhor Presidente, se não se quer viver, não se vive”)

Negava-se a parar de fumar. Escreveu para Cláudio Braga:

– “Estou concluindo exames com resultados bem razoáveis, especialmente considerando que não me sujeito a prescrições”.

Em dezembro de 76 Jango morria numa fazenda na Argentina. Por mais que fuçassem sua vida, os militares brasileiros e americanos nada encontraram para denunciá-lo. Seus ministros da Fazenda eram Moreira Sales e Santiago Dantas. Não eram o prisioneiro Mantega nem Palocci.



29 de setembro de 2016
Sebastião Nery

PARA ALIVIAR O MAU CHEIRO DO LIXO POLÍTICO BRASILEIRO, UMA CRÔNICA DE MARINA COLASANTI


PARA DESCANSAR DA POLÍTICA, QUE TAL LER UMA CRÔNICA DA MARINA COLASANTI


Resultado de imagem para marina colasanti frases

Dentro da vertente aberta pelo poeta, compositor e jornalista Paulo Peres, aproveito para postar a mais conhecida crônica de Marina Colasanti, um texto que considero atual, embora escrito há aproximadamente 30 anos.
Marina Colasanti nasceu em Asmara, na Etiópia, morou 11 anos na Itália e desde então vive no Brasil. Publicou vários livros de contos, crônicas, poemas e histórias infantis. Recebeu o Prêmio Jabuti com “Eu sei mas não devia”. É casada com o escritor e poeta Affonso Romano de Sant’Anna. Esta crônica foi extraída do livro “Eu sei, mas não devia”, Editora Rocco – Rio de Janeiro, 1999.
###

EU SEI, MAS NÃO DEVIA
Marina Colasanti
Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. 
E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez vai pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.
A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.
A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.

29 de setembro de 2016
Carmen Lins

O PILANTRA DO SÉCULO LASCANDO MENTIRA CABELUDA NA CABEÇA DOS PETISTAS SOBRE A PRISÃO DE MANTEGA

MUDANÇA DE PARADIGMAS (Dr. Lair Ribeiro)

Dr Lair Ribeiro MUDANÇA DE PARADIGMAS - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=52dEhJ121d0
29 de ago de 2015 - Vídeo enviado por Tiago Santos

29 de setembro de 2016
postado por m.americo

THE AFTERLIFE INVESTIGATIONS - EDIÇÃO BRASILEIRA (completo)

The Afterlife Investigations | Edição Brasileira (Completo) - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=v_SYq-EFuhE
22 de fev de 2016 - Vídeo enviado por Pozati Filmes
O reaparecimento das ''mesas girantes'' na europa poderia finalmente estabelecer a conexão ..

29 de setembro de 2016
postado por m.americo

O FATIAMENTO! JANOT PEDE AO STF NOVOS RUMOS NA LAVA JATO ATINGINDO PMDB, PT E PP

SOBRE A RESISTÊNCIA ÀS MUDANÇAS NESTE MOMENTO DE TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

TRANSIÇÃO PLANETÁRIA SEGUNDO INFORMAÇÕES PLEIADIANAS