"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 6 de julho de 2020

NOVA DENÚNCIA ENVOLVENDO MAIA E ALCOLUMBRE VIRA BOMBA NO CONGRESSO. "LULA E SUAS ARTICULAÇÕES"

A MINHA, A SUA E A VIDA DO MUNDO


APRENDIZADOS
ESTAMOS PRONTOS PARA REFLETIR SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES QUE VIVEMOS?



A pandemia é o assunto principal da pauta diária. Está na imprensa, nas redes sociais e nas conversas. Não poderia ser diferente. Pense no quanto a sua rotina ou pensamento foram alterados a partir dos efeitos da Covid-19 no Brasil. A minha e sua vida mudaram ou ainda irão mudar. O que dizer, então, sobre a vida do mundo?

Este é um momento único na história. Enfrentamos um vírus que parece retirado de filme de ficção científica ou de uma época remota. Com a ajuda do Fronteiras do Pensamento, a revista Época reuniu nove pensadores – e conferencistas do projeto – para refletirem sobre como a transformação dos fatos nos últimos cinco meses impactaram o mundo em que vivemos.

Foram entrevistados Camille PagliaTimothy Garton AshSteven LevitskyDeirdre McCloskeyLuc FerryGilles LipovetskyElisabeth RoudinescoBoaventura Sousa Santos e Joshua Greene. Ideias, visões e conceitos diferentes. Para que você também forme os seus.

Nesta temporada, o Fronteiras do Pensamento vai debater Reinvenção do humano. Os reflexos da pandemia, do isolamento social e da transformação global serão tópicos das conferências. Nesta newsletter de conteúdos especiais trazemos uma seleção de ideias de cinco pensadores entrevistados pela Época. O que você já aprendeu com a pandemia?

“A burguesia precisou sair de seu conforto e foi forçada a admitir que há coisas que ela não pode controlar ou comprar. Todo o seu sistema de crenças foi abalado. O coronavírus é um tremendo balde de água fria na arrogância da cultura burguesa ocidental. Não invejo os políticos que precisam tomar decisões sobre a volta ao trabalho e como equilibrar saúde e economia. Não sabemos se haverá novos surtos da doença quando a economia reabrir, apenas que as perdas serão maiores para os trabalhadores braçais e os pequenos comerciantes.”

Camille Paglia, professora e escritora norte-americana, conferencista do projeto em 2007 e 2015.


“Estamos em uma situação semelhante à do pós-guerra. A questão é: qual pós-guerra? O pós-guerra de 1945, cujo saldo é positivo ao menos para a Europa e para a América do Norte? Ou o pós-guerra de 1918, que nos deu Adolf Hitler, Benito Mussolini e outra guerra 20 anos depois? Meu grupo em Oxford conduziu uma pesquisa em toda a Europa em março e uma das conclusões mais extraordinárias é que 71% dos europeus apoiam a renda básica universal. É impressionante! Os que apoiam a imposição de um salário mínimo obrigatório são 84%. Esses dados ajudam a dar uma ideia de que mudanças positivas são possíveis. A crise pode nos levar a um futuro mais social-democrata, igualitário e verde.”

Timothy Garton Ash
, cientista político britânico e conferencista do projeto em 2007.


“Diferentemente do que parecem pensar o brasileiro Jair Bolsonaro, o americano Donald Trump e o britânico Boris Johnson, piadinhas infantis e pensamento mágico não afastam a doença. A longo prazo, vamos ter de investir mais em pesquisas científicas sobre os vírus e precisamos que os serviços públicos de saúde estejam prontos para enfrentar a próxima epidemia. Porque haverá outra, talvez pior. O Brasil precisa elevar o nível de seus institutos de pesquisa e também de suas faculdades de medicina para formar profissionais prontos para trabalhar no serviço público de saúde. Nós, liberais, não somos contra a ação governamental para impedir o desmatamento, a grilagem ou epidemias, especialmente quando a ação é rápida e decisiva.”

Deirdre McCloskey, economista norte-americana e conferencista do projeto em 2016.


“Como a magnitude desta pandemia não tem precedentes, há a tentação de 'começar de novo', de apostar em mudanças civilizatórias. A verdade é que existe uma chance de 99% de que tudo volte a ser como antes da pandemia, só que estaremos mais pobres e nossa convivência será mais difícil e restrita. Os políticos vão anunciar grandes mudanças. Suas vozes vão tremer quando nos disserem que outro mundo é possível, que vamos relocalizar, reindustrializar, reconquistar nossa independência sanitária e alimentar. Depois eles vão perceber — na verdade, eles já sabem — que os cofres do Estado estão vazios e suas promessas desaparecerão tão rapidamente quanto as que costumam fazer em época de eleição.”

Luc Ferry, filósofo conferencista do Fronteiras em 2019.


“Em primeiro lugar, o vírus nos ensina que o mercado não pode ser a única solução para nossos problemas. Precisamos de outras instâncias. Amanhã pode ser que haja outras, mas hoje essa instância é o Estado. Um Estado democrático forte, que proteja e não reprima, que vigie a saúde, e não as consciências. A segunda lição é que, com toda a violência ideológica com que adentrou a política, a extrema-direita fracassou. Vendeu-se como uma solução antissistêmica, mas olhe a situação dramática dos países que governa. O britânico Boris Johnson queria fechar as fronteiras aos imigrantes, mas pegou o vírus e foi salvo por um enfermeiro português e por uma enfermeira neozelandesa. Jair Bolsonaro quer colocar a culpa da catástrofe no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal. A extrema-direita vai sair desacreditada. Eles falam muito e fazem pouco. São bons para destruir, mas não para construir. Em terceiro lugar, ao agravar as desigualdades sociais, o vírus mostra que temos de diminuir a vulnerabilidade das pessoas. Depois do vírus, precisaremos pensar em como reorganizar a sociedade.”

Boaventura Sousa Santos, professor de economia português.



Esperamos que tenha gostado desta edição da nossa newsletter de conteúdos especiais. Nosso debate, enquanto a temporada não inicia, continua por aqui e nas redes sociais do projeto. Envie seus comentários. Nós seguimos próximos, mesmo a distância.

06 de julho de 2020

A CORTE NADA SUPREMA!


A CORTE NADA SUPREMA!

06 de julho de 2020

INGLATERRA CANCELARÁ NEGÓCIOS COM GIGANTE CHINESA

EUA PODEM ENTRAR EM GUERRA CIVIL


EUA PODEM ENTRAR EM GUERRA CIVIL

06 de julho de 2020

REVOLUÇÃO GLOBALISTA - O PODER DOS BANCOS

REVELAÇÃO BOMBÁSTICA: INSTALAÇÃO NUCLEAR DO IRÃ PODE TER SIDO DESTRUÍDA POR ISRAEL

ACABA DE ESTOURAR DESVIO MILIONÁRIO. BRASIL FICA CHOCADO E AGORA TUDO FAZ SENTIDO...

STF É DENUNCIADO! MINISTRO FUX ENTREGA TODA A CORTE! NÃO AGUENTOU E FALOU TUDO!

SEGUNDA INSTÂNCIA VIRA PESADELO. POLÍTICOS EM DESESPERO


11:08TOCANDO AGORA

DISCURSO DE RUI BARBOSA SOBRE O CORTA-JACA DE CHIQUINHA GONZAGA, LIDO POR MARIO LAGO